Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de mandarim na capital gaúcha

De Glicia, publicado dia 13/11/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Onde estudar chinês em Porto Alegre?

Apesar do mandarim ser um idioma bem complicado e parecer quase impossível de ser aprendido em um primeiro momento, qualquer pessoa pode aprendê-lo, basta querer!

O mandarim é falado por mais de 1 bilhão de pessoas e já é uma das línguas mais ensinadas no mundo. Mas, para aprender a riquíssima língua de Confúcio é preciso muita disciplina, dedicação e uma boa metodologia de ensino. Por isso, um professor pedagogo e disponível é a melhor solução que você pode encontrar para estudar o idioma  e progredir rapidamente.

o mandarim está em voga, em especial no mundo dos negócios Já parou para pensar que o chinês pode abrir diferentes oportunidades profissionais?

Você deve estar se perguntando por que cargas d’água você deveria aprender uma língua tão difícil como o chinês, não é mesmo?

Bom, existem inúmeras boas razões para estudar essa língua, a começar pelas oportunidades profissionais que ela pode te trazer. A China é hoje a segunda maior potência econômica mundial e a tendência do seu crescimento é exponencial.

Com um PIB que cresce em média 10% ao ano, a China expandiu seus negócios em diferentes lugares do mundo e possui relações diplomáticas e econômicas com diferentes países, dentre eles o Brasil.

Fato é que, poucos brasileiros dominam o chinês, portanto falar o idioma fará certamente toda a diferença quando você candidatar para trabalhar em uma multinacional chinesa. Se você leva em consideração seus  objetivos profissionais a médio e longo prazos na hora de escolher um idioma, você deve considerar o mandarim como uma opção.

Falar essa língua te deixará um passo à frente de outros candidatos, pois as empresas que possuem relações comerciais com a China buscam pessoas atentas à movimentação da economia mundial e às necessidades das grandes corporações.

Dito tudo isso, achar um bom curso de mandarim nem sempre é uma tarefa fácil! Mas, não se preocupe, nós do Superprof estamos aqui para te ajudar e tirar suas dúvidas sobre as aulas de chinês na sua cidade.

Se você é de Porto Alegre e quer aprender chinês, fique tranquilo! A cidade oferece muitas opções de cursos, escolas de idioma e aulas particulares.

Vamos às dicas?

China: uma cultura de mais de 5.000 anos

A China está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, juntamente com o Egito, a Índia e a Babilônia. Nesse gigantesco país de dimensões continentais, a cultura e os costumes são milenares. Para se ter uma idéia a escrita chinesa já tem mais de 3 mil anos.

A riqueza cultural da China está em diferentes aspectos: arte, caligrafia, culinária, dança, música, literatura, artes marciais, medicina, religião, astrologia, arquitetura e mais.

A língua chinesa também é muito rica e cheia de nuances. O chinês é uma família de línguas de grande diversidade e complexidade. Os dialetos do chinês originaram-se da língua sino-tibetana, mas são totalmente diferentes entre si.

a civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo A cultura chinesa tem mais de 5.000 anos e conservou até hoje grande parte de suas tradições.

O termo “mandarim” tem duas definições: ele pode tanto designar o idioma oficial da China e de Taiwan, assim como uma das quatro línguas oficiais de Singapura; quanto o conjunto de dialetos falados no norte e sudoeste da China.

Assim, o mandarim é o nome dado à principal variação da língua chinesa e se trata do idioma oficial da China.

Uma das principais características do mandarim é que se trata de uma língua tonal, ou seja,  algumas palavras mudam completamente de significado dependendo da entonação que se usa para pronunciar. Em mandarim, uma mesma sílaba pode ter cinco tons diferentes e pode significar até 45 palavras diferentes.

Outro aspecto interessante da cultura chinesa é a caligrafia, que está entre as artes tradicionais chinesas. Ela teve início durante a dinastia Shang, por volta de 3 mil anos atrás. É uma tradição milenar, que influenciou diretamente os países vizinhos, e é dividida em cinco categorias:

  • Selo
  • Oficial
  • Formal
  • Corrida
  • Cursiva

Cada um dos estilos reflete um momento histórico e político chinês. Existem mais de 60 mil símbolos (ideogramas) no alfabeto chinês, dos quais cerca de 10 mil são utilizados atualmente!

Conheça 5 boas razões para aprender mandarim

As razões para estudar chinês são muitas, mas se você ainda está em dúvida se vale à pena ou não investir tempo (e dinheiro) para aprender o idioma de Confúcio, aqui estão 5 bons motivos para ajudá-lo a tomar essa decisão.

a escrita em chinês é muito diferente da língua falada O alfabeto chinês possui cerca de 60 mil ideogramas!

1 – China, segunda potência mundial

A China é atualmente uma das maiores potências mundiais. Isso faz com que o mercado internacional esteja com  a atenção sempre  voltada para o país, já que o que acontece por lá reflete diretamente na economia mundial.

2 – Brasil e China: um dupla de sucesso

Com o desenvolvimento do intercâmbio comercial entre esses dois países, surge a necessidade de profissionais que atendam às necessidades do público chinês no Brasil – isso nos mais variados setores e serviços.

Quem domina bem o mandarim se destaca e leva vantagem no mercado de trabalho. Segundo empresários que já trabalham com o público chinês,  por questões culturais falar mandarim estreita laços de confiança e facilita o fechamento de negócios, pois ainda que eles falem inglês, os chineses preferem fechar negócios falando a sua própria língua.

3 – Uma cultura rica e fascinante

Aprender mandarim pode ser um incentivo para aqueles que admiram a cultura milenar da China e desejam aprofundar seus conhecimentos sobre ela. O estudo do idioma ajuda a contextualizar tradições e peculiaridades dos chineses.

4 – Fugir do óbvio

Nós já estamos carecas de saber que o inglês é um idioma essencial no mundo globalizado no qual vivemos. No entanto, muitos estudantes de línguas estrangeiras buscam um diferencial e desejam agregar valor ao currículo.

Você sabia que, entre os norte-americanos o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, depois do espanhol?

5 – Melhores salários

Saber falar mandarim pode agregar valor ao seu currículo e aumentar suas chances de encontrar um emprego com melhor salário. Segundo empresários e agências de recrutamento, saber o idioma pode aumentar os ganhos em até 50%. Isso mesmo, você não leu errado! Eles afirmam que o salário base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale mandarim.

Onde estudar mandarim em Porto Alegre?

Na capital gaúcha há muitas opções para quem deseja  aprender mandarim: escolas de línguas, universidades ou ainda aulas particulares.

Mas, antes de procurar seu curso de chinês, é importante conhecer bem seu nível na língua. Geralmente, as escolas de idioma oferecem testes de nível antes de atribuir o aluno a uma das turmas. Os professores particulares também podem passar um teste de nivelamento.

Para te dar uma idéia do que se espera como competências linguísticas a cada nível, veja os critérios a seguir:

  • Nível iniciante: Como se trata de uma introdução à língua estudada, não espera-se nenhuma competência específica do aluno;
  • Nível intermediário: no nível intermediário o estudante já é capaz de se comunicar com certa autonomia e o objetivo das aulas é de melhorar a pronúncia e aumentar o vocabulário;
  • Nível avançado: aqui o aluno já é praticamente fluente no idioma, conhece bem a gramática e a fonética e busca, na realidade, um aperfeiçoamento.

opções de aulas de mandarim em poa Não é preciso ir até a China para aprender mandarim!

Agora que você já conseguiu se situar em um nível, vamos descobrir onde você pode estudar chinês em Porto Alegre.

Aprenda chinês na UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece aulas de chinês através de uma unidade do Instituto Confúcio. Veja a descrição do site:

O Curso de Língua Chinesa oferecido pelo Instituto Confúcio na UFRGS tem por objetivo ensinar aos alunos todos os aspectos deste idioma: compreensão, fala, leitura e escrita. 

O Curso tem um foco no ensino da língua e da cultura, a partir do princípio da interdependência entre os dois, o Curso busca introduzir aspectos da cultura chinesa que sirvam simultaneamente como ferramenta de aprendizado do idioma e como formação acadêmica e moral, a partir do diálogo intercultural. 

Os ministrantes são professoras e professores de origem chinesa que vêm ao Brasil através da parceria com a UCC e com a Hanban e também professores locais, treinados pelo Instituto Confúcio na UFRGS de acordo com as exigências da Hanban. As aulas ocorrem de segunda à sexta à tarde e aos sábados pela manhã em diversos campi da UFRGS.

As aulas são direcionadas para diferentes níveis e públicos. Para mais informações acesse o site da universidade: https://www.icufrgs.com.br/curso-de-lingua-chinesa/

Escolas de idioma em POA

Porto Alegre é uma grande metrópole, dessa forma encontrar uma escola que ensine mandarim  não é muito complicado. Selecionamos para você duas escolas que ensinam chinês em POA:

Escola Nin Hao

Descrição dada pelo site da escola:

A Nin Hao foi criada tendo como objetivo permitir e facilitar o contato dos brasileiros com a língua Chinesa, por meio do ensino do idioma, bem como facilitar a comunicação entre povos por meio de seus serviços de tradução e interpretação.

O ensino deste idioma é oferecido por meio de cursos que seguem o padrão internacional estabelecido pelo governo chinês e que tem seu foco no ensino da língua Chinesa para brasileiros. Por isso, nosso material é exclusivo e foi desenvolvido para brasileiros que querem aprender este idioma tão interessante e cada dia mais importante, de forma descontraída e eficaz.

Nossos cursos de língua chinesa são unicamente presenciais e são divididos em 03 estágios principais – Básico, Intermediário e Avançado – subdivididos em 06 módulos – Básico 1 e 2 , Intermediário 1 e 2 e Avançado 1 e 2.

Eles podem ser regulares, com duração de 05 meses, ou intensivos, e nossos alunos podem decidir entre aulas em turma, particulares e in-company.

Para mais informações acesse o site da escola Nin Hao: http://www.ninhao.com.br/

Escola de idiomas Wizard

A Wizard é uma conhecida escola de idiomas e está presente em diferentes lugares do Brasil, inclusive em Porto Alegre. O que nos diz a descrição do site sobre os cursos oferecidos:

Os alunos Wizard conseguem se qualificar rapidamente no mercado de trabalho e ficam devidamente preparados para a vida bilíngue. A metodologia exclusiva de ensino, aliada à tecnologia possibilita um aprendizado contínuo e simplificado. 

O objetivo educacional da metodologia pedagógica Wizard é promover o desenvolvimento completo das habilidades de comunicação: fala, audição, leitura e escrita. Com um método pedagógico completo e alinhado a inúmeras experiências de sucesso, os alunos têm a oportunidade de conhecer muito mais do que um idioma. Por meio de avançadas técnicas de ensino, os alunos desenvolvem os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos, além de liderança e automotivação. Assim, são estimulados a se expressar livremente, vencendo suas inibições e bloqueios durante o aprendizado.

A Wizard oferece cursos de mandarim para todos os níveis, desde o básico ao avançado. Acesse o site para mais informações: https://www.wizard.com.br/curso/curso-de-chines/

Aulas particulares de chinês em Porto Alegre

Nada melhor para aprender um idioma e dominar corretamente as regras gramaticais de uma determinada língua do que fazer aulas particulares. Com aulas de mandarim você saberá usar os diferentes tons e será capaz de usar os milhares de caracteres do alfabeto chinês sem nenhuma dificuldade.

Você provavelmente já ouviu falar do Superprof, uma das  plataformas especializadas em aulas particulares mais conhecidas e respeitadas. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de chinês para todos os níveis e públicos: crianças, adolescentes, universitários, aposentados, etc.

O Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de chinês presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de chinês online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, você só precisa ter uma boa conexão à internet.

Para ter acesso aos melhores professores de mandarim, basta acessar o site do Superprof (https://www.superprof.com.br/) e fazer o seu cadastro como aluno!

E aí, o que achou das nossas dicas para aprender chinês em Porto Alegre?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar