Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça todas as dicas para se tornar bilíngue na língua espanhola!

De Fernanda, publicado dia 18/07/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como falar a língua de Cervantes fluentemente?

Você entende espanhol, fala ocasionalmente, mas tem dificuldades em manter uma conversação por muito tempo? Você gostaria de estudar a língua de Cervantes como idioma estrangeiro?

E, apesar de todos os seus esforços, você ainda está longe de ser uma pessoa bilíngue?

Na verdade, a pessoa bilíngue consegue compreender e se comunicar em duas línguas, tanto oralmente como por escrito, mas também por meio da escuta ativa e da leitura. Ser bilíngue é ser capaz de manter uma conversação, seja num contexto privado familiar ou entre amigos, seja utilizando uma linguagem profissional no trabalho.

Se este ainda não for o caso, você vai precisar recorrer a diferentes recursos para aprimorar o nível do idioma e assim progredir em espanhol.

Para se tornar bilíngue em espanhol, você precisa aprofundar o seu conhecimento linguístico e, portanto, mergulhar ainda mais na cultura hispânica.

Caso você pretenda começar a fazer um curso de espanhol online em casa, pelo trabalho ou nas suas próximas férias: seja paciente, pense positivo e utilize bons recursos didáticos. Isso irá facilitar a sua aprendizagem da língua!

Televisão, rádio, livros, conversação: não hesite em variar seus materiais de aprendizagem, pois é por meio deles que seus esforços serão recompensados!

Vamos ver quais são as melhores alternativas disponíveis para você se tornar bilíngue em espanhol?

Se prepare psicologicamente para aprender espanhol

Por razões pessoais ou profissionais, você decidiu se tornar bilíngue em espanhol.

Tenha em mente que esta decisão precisa ser também sinônimo de prazer.

A aprendizagem da língua espanhola deve ser uma diversão e você não pode se sentir na obrigação de entender e estudar. Só assim irá conseguir progredir com eficácia.

Para aprender a falar espanhol, e sobretudo se você quer se tornar bilíngue, você tem de estudar com regularidade.

Como se tornar bilingue na língua espanhola. Pensamento positivo e gosto pelo estudo são elementos chave na hora de aprender espanhol.

Confira agora algumas dicas para conseguir estudar um pouquinho de espanhol todos os dias:

Elabore o seu próprio guia de espanhol

Em um caderno específico para seus estudos, comece a anotar seus comentários pessoais, registrar as palavras com as quais você encontra mais dificuldade durante as aulas, descrever suas viagens ou suas experiências na língua, fazer um balanço do seu dia, adicionar um novo vocábulo recém aprendido… Este caderno será uma espécie de guia ou registro pessoal para ajudá-lo a trabalhar sua escrita e melhorar seu vocabulário a cada dia.

Pense em espanhol

Você já deve estar careca de saber essa dica: para progredir rapidamente é preciso falar a língua de Cervantes todos os dias, de preferência com nativos.

Se você não conhece  ninguém que esteja disposto a praticar com você ou não consiga treinar tranquilamente em casa na frente do computador ou do espelho, nada o impede de simplesmente pensar em espanhol.

Você se esqueceu de alguma coisa? Você costuma cantarolar músicas ao longo do dia?

Pensa em voz alta?

Pois bem, basta fazer tudo isso em espanhol! Ao praticar este exercício diário, você adquire reflexos automáticos da língua e acostuma seu cérebro a pensar e raciocinar em espanhol.

Encontre as ferramentas certas para falar bem espanhol

Existem muitos recursos disponíveis para aprender e praticar o espanhol. Como os vídeos do Youtube em espanhol, por exemplo.

Seja por meio de sites da Internet ou na livraria da sua cidade, você consegue encontrar materiais muito úteis para progredir nos seus estudos e se tornar bilíngue em espanhol. Basta estudar com determinação, motivação e paciência.

Nada é de graça, não é mesmo?

Encontrar materiais didáticos de espanhol na biblioteca

Depois que terminamos a escola, ambientes de estudo como a biblioteca podem parecer muitas vezes esquecidos!

Descubra literatura espanhola! Para se tornar bilíngue que tal visitar as bibliotecas e estudar em um lugar tranquilo e rico em materiais didáticos?

Para melhorar o seu espanhol, você pode se informar na biblioteca mais próxima se existem atividades como clubes de leitura, oficinas de escrita ou sessões de conversação para praticar o espanhol.

A biblioteca também é o lugar ideal para você explorar toda a bibliografia referente à aprendizagem da língua espanhola. Livros, audiolivros, podcasts, vídeos… Todos os recursos são possíveis!

Fazer aulas particulares para se tornar bilíngue

Fazer aulas particulares de espanhol lhe permitirá progredir rapidamente, e estudando no seu próprio ritmo. Em casa ou em um lugar calmo, você pode fazer aulas de espanhol adaptados ao seu nível e seu orçamento.

De acordo com seus desejos e objetivos, você pode decidir estudar mais a pronúncia, os textos de autores espanhóis ou melhorar a sua expressão oral.

Além disso, se preferir, você pode optar por estudar com um professor nativo de algum país de língua espanhola, como Argentina, Espanha, Peru ou Colômbia… Sucesso garantido a um custo menor!

Faça aulas de espanhol

O seu nível de espanhol, mesmo que seja muito bom, não é suficiente para considerá-lo necessariamente bilíngue.

Fazer aulas é sempre a melhor opção para progredir!

Para melhorar seu nível da língua espanhola, fazer aulas é extremamente eficaz ou talvez até mesmo obrigatório!

Seja com aulas à noite, em uma escola especializada, numa associação ou pela web, você tem muitas opções na hora de escolher a modalidade de seu curso.

Baixe aplicativos espanhóis para o seu telefone

Como em muitos outros casos, o seu smartphone pode ser um bom aliado na hora de estudar espanhol.

Disponíveis em versões gratuitas ou pagas, hoje em dia há muitos aplicativos para aperfeiçoar espanhol como Babbel, Duolingo, Nemo ou Mosalingua.

Esses aplicativos dispõem de ferramentas variadas: reconhecimento de voz para melhorar sua pronúncia, jogos, exercícios com progressão didática… Esses recursos têm a vantagem de estar sempre à mão e ainda podem ser usados de onde você estiver, como no ônibus, no parque e até no banheiro!

Ouça rádios espanholas

Ficar antenado nas notícias internacionais, ouvir música ou acompanhar as discussões para ampliar seu conhecimento geral: uma maneira agradável e culta de aprender a língua estrangeira.

Cadena100, Cope, Rádio Nacional de Espanha ou ainda Les 40 principales são rádios disponíveis on-line que oferecem informações, entrevistas, notícias variadas ou podcasts para aprender espanhol disponíveis online gratuitamente.

Ouvir rádios em espanhol com frequência vai ajudá-lo a se tornar fluente no idioma. Fique antenado nas melhores ondas hispânicas!

Aperfeiçoar o idioma com a ajuda de podcasts

Disponíveis para telefones e tocadores de MP3, os podcasts foram criados para permitir que você ouça novamente programas em espanhol para a aprendizagem da língua.

News in slow spanish, notes in spanish, coffee break spanish ou ainda Ivoo: eles são organizados em temas (arte, jogos, saúde…) e estão disponíveis gratuitamente on-line. Podem ajudá-lo diariamente na progressão dos seus estudos de espanhol.

Que tal estudar de pés pro ar?

Mergulhe na cultura espanhola

Assista a filmes e séries espanhóis em versão original

Se você quer aperfeiçoar o domínio de uma língua estrangeira, uma boa dica é assistir a filmes ou séries em espanhol na versão original. Uma ótima maneira de associar estudos e diversão!

Se o seu nível de linguagem permitir, evite colocar legendas em português. Assim você pode treinar seu ouvido com o auxílio dos gestos e da interpretação dos atores.

Assim, você aos poucos vai se acostumar com o idioma e as expressões vão se tornar mais naturais para você.

O cinema sem legendas: imersão e diversão. Para estudar espanhol e quem sabe se tornar um verdadeiro bilíngue, que tal assistir a seus filmes prediletos na versão original?

Se você não conhece muitas séries em espanhol, experimente descobrir novos títulos com a ajuda do site Adoro Cinema.

Se corresponda com um espanhol

Se você não tem ninguém ao seu redor com quem conversar no idioma, você pode também optar por uma troca de correspondências.

Por correio ou por e-mail, essa correspondência lúdica lhe permite conhecer uma nova pessoa, discutir os temas de sua escolha em espanhol e realmente melhorar sua escrita e ortografia.

Sites como NekoPlaza podem ajudá-lo a encontrar correspondentes em todo o mundo.

Aprenda espanhol pelo Skype

Com o Skype, não há mais desculpas! Agora você tem acesso a conversas, mensagens totalmente gratuitas e vídeos em todas as línguas, inclusive espanhol!

Você pode postar mensagens em fóruns de intercâmbio de idioma, colocar um anúncio em universidades ou bibliotecas em sua cidade e divulgar a todos que você está disponível para conversar em espanhol via Skype…

O formato do vídeo é uma ótima maneira de aprimorar seu espanhol por meio de gestos, expressões faciais e pronúncia, sempre com a ajuda do seu parceiro de chat.

Viajar para um país de língua espanhola

A viagem é uma das melhores maneiras de mergulhar em uma cultura e aprender sua língua. Há muitos destinos de língua espanhola ao redor do mundo para aprender a falar espanhol rapidamente!

Para se tornar bilíngue, o ideal é a imersão total em um país de língua espanhola. Descubra o idioma através de viagens!

Praticar espanhol na Espanha ou na América do Sul pode contribuir muito para que você progrida de nível.

Converse com os locais em diferentes ocasiões, participe de eventos regionais, tome um drink ou almoce com algum nativo, explore os diferentes locais da cidade em que estiver… Não importa o motivo da sua viagem: passeio estilo mochilão, intercâmbio linguístico, estudos universitários ou carreira profissional: o importante é criar vínculos com os habitantes e se infiltrar na cultura local!

Você deve saber que se tornar bilíngue não é tarefa fácil. Você precisa estudar regularmente, com o auxílio de recursos didáticos variados, mudar seus hábitos diários e quem sabe realizar uma grande viagem para consolidar seus conhecimentos. Certamente você vai sentir a diferença depois de investir tanto!

Muitos métodos estão disponíveis para ajudá-lo a se tornar fluente em espanhol, mas nem todos eles são necessariamente prazerosos…

É por isso que só você é quem poderá identificar os métodos mais adequados ao seu ritmo e necessidades pessoais.

Lembre-se de que a aprendizagem de uma língua estrangeira deve ser, acima de tudo, agradável e divertida!

Boa aventura!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar