Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como reconhecer os dialetos chineses mais falados?

De Joseane, publicado dia 28/01/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Quais são as diferentes línguas chinesas?

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração. Nelson Mandela

Se existe uma língua que nos enche de curiosidade, que  nos faz viajar, nos deixa de boca aberta quando a entendemos devido a sua complexidade, esta é , sem dúvida, a língua chinesa (ou seriam as línguas chinesas?). Entre o chinês mandarim, a caligrafia chinesa e a pronúncia, a língua dos chineses pode, às vezes, parecer impossível de se dominar para nós ocidentais.

Veja aqui curso de mandarim!

Além disso, existem muitos idiomas e dialetos repletos de técnicas e que são completamente diferente das línguas ocidentais que conhecemos, o que não facilita em nada o aprendizado do chinês.

A língua chinesa tem cerca de 1,3 bilhão de falantes, aproximadamente um quinto dos habitantes da Terra fala alguma forma de chinês como língua materna, tornando a língua chinesa a mais falada no planeta, embora não seja a mais difundida.

Do chinês de Xangai ao mandarim, língua oficial chinesa e que conhecemos melhor, passando pelo cantonês e também pelo Min de Taiwan, verifica-se que a China não é de forma alguma uma nação mono linguística.

Para aqueles que gostam de aprender línguas estrangeiras complexas, a China é realmente um prato cheio!

Ficou curioso para saber quais são as diferentes línguas chinesas? Continue lendo para descobrir…

Aprenda a falar o dialeto cantonês

Quanto custa uma aula de chinês Falado em regiões específicas, o cantonês é uma das línguas mais importantes da China, sendo falada por uma grande parte da população

Quando se fala de cantonês, a primeira coisa que nos vem a cabeça é o arroz cantonês, especialidade da culinária chinesa! Mas, além do arroz, o que sabemos sobre o Cantão e o cantonês?

O cantonês é uma das três línguas chinesas mais faladas no país, e muitas vezes é comparado ao mandarim. As origens e a forma de aprendizagem do cantonês é, no entanto, muito interessantes.

Falado no sul do país (na província do Cantão), o cantonês ou cantonense é considerado o décimo sexto idioma mais falado do mundo como língua materna. O cantonês também é o idioma principal em Hong Kong, que pertence à China continental. Foneticamente falando, o cantonês é considerado uma língua mais suave e mais fluída do que o mandarim.

Os defensores do cantonês chinês defendem que essa língua data de mais de mil anos, enquanto o mandarim fora criada ha apenas cem anos. Isso significa que o dialeto cantonês é um pioneiro entre os vários idiomas chineses, tendo contribuído para a fonética da língua.

Com um vocabulário próprio e uma fonética particular, o cantonês se mostra como um dialeto/língua único. Dos diferentes dialetos chineses, o cantonês é o único que, à parte do mandarim, tem uma forma escrita. Esta utiliza alguns caracteres chineses que não existem em mandarim, e reutiliza outros com significados diferentes.

Os caracteres do cantonês falado no Cantão são simplificados se comparados aos caracteres do cantonês falado em Hong Kong. Há também muitas diferenças e distinções linguísticas, que um aluno iniciante no estudo do chinês e seus variantes não poderia realmente compreender sem a ajuda de um professor de chinês.

Para finalizar, é preciso ter em mente que somente se utiliza o cantonês escrito em situações informais, como por exemplo, na hora de escrever uma mensagem ou cartas para os amigos, ou nos foros de Internet ou em algumas formas de literatura popular. Em situações formais o cantonês escrito segue as normas do mandarim.

Você conhece a língua chinesa de Xangai?

Como aprender chinês pagando pouco? O pinyin: Hànyǔ, sistema de escrita chinês, representado em forma de letras do alfabeto romano

É um fato que existem diferentes dialetos na China sendo falados por diferentes estratos do povo chinês. A grande Xangai não infringe a regra e tem o idioma chinês wu como língua comumente falada por aproximadamente 7% a 8% dos chineses.

Aprender wu chinês para viajar para Xangai é com certeza a melhor escolha que você poderia fazer. Falar a língua local vai te dar a possibilidade de melhor conhecer e obter o melhor da riqueza dessa cidade de linguagem mista.

É verdade que, ao contrário do mandarim, o Wu chinês não é um idioma tão conhecido fora da China, Não se trata de uma língua oficial mas isso não a torna menos importante. Ao contrário, aprender o Wu pode ser interessante por várias razões, a descobrir:

  • Pode-se acessar um pedaço extra da cultura chinesa,
  • Nós conseguimos entender melhor o povo chinês em certos lugares,
  • Podemos descobrir mais profundamente as áreas onde Wu é falada, como Xangai,
  • Nós acessamos uma língua pouco falada no ocidente,
  • Nós gradualmente chegamos a uma melhor aquisição de línguas estrangeiras,
  • E muito mais!

Essa megalópole global a qual conhecemos como “Xangai” que, ao pé da letra, significa “no mar” é a cidade mais populosa da China e uma das megalópoles mais populosas do mundo. Ainda que língua oficial no local é o mandarim, grande parte da população fala mesmo é o Wu chinês no cotidiano. Assim, o idioma Wu é usado de forma ampla e maciça em conversas mais informais e permanece presente em toda a cidade.

Dessa forma, podemos dizer que aprender o idioma chinês wu pode ser uma ótima maneira de mergulhar em uma cultura, conhecer melhor uma uma população e entender melhor o funcionamento e as crenças desta. Uma verdadeira escola de idiomas ao ar livre! Entre o alfabeto latino e as palavras chinesas, é verdade que existe uma grande lacuna. Mas, desde que você esteja em Xangai, você conseguirá compreender a língua, seja por analogia ou mesmo fazendo um curso de Wu.

Há quatorze milhões de falantes de Wu no mundo, isso faz com que o Wu seja a língua não oficial mais falada do mundo e é a segunda língua da China, logo após o mandarim, vindo mesmo antes do cantonês.

Se você está pensando em ir para a China e vai se instalar na área de Xangai, além do mandarim, você deveria realmente começar a aprender a falar xangainês.

Características do dialeto Min falado no Taiwan

Aprenda o dialeto local do Taiwan Se o mandarim é a língua ensinada nas escolas taiwanesas, nas ruas é o dialeto Min que se usa na comunicação…

Um outro dialeto, tão interessante quanto o wu xangainês, falado no sudeste do país é o Min. Esse tipo de chinês é usado particularmente na província de Fujian e tem cerca de 70 milhões de falantes. Um dialeto amplamente falado!

Mas quais são as características do chinês min? O que faz esse dialeto tão particular?

A região de onde o min se origina está localizada em Fujian, no sudeste do país, perto da ilha de Taiwan. Na época, a região abriu para assentamentos chineses após a derrota do estado de Minyue. Isso foi por volta do ano 110 aC.

Existem diferentes variedades de min chineses, que são tecnicamente diferenciados pelas regiões em que é falado. Estas variedades são:

  • O Minbei, falado nos arredores da cidade de Nanping, província de Fujian,
  • O Mindong, falado na área de Fuzhou, ainda na província de Fujian,
  • O Minnan, que é a língua minima mais falada, e é praticado em muitas cidades, mas também em Taiwan, onde às vezes é chamado até mesmo de Taiwan “, simplesmente,
  • O Minzhong, que é uma variante do chinês min falado na área de Sanming, uma cidade ainda na província de Fujian,
  • O Puxian, que está sendo falado, em torno de Putian e Xianyou County, na província de Fujian, claro!

O min utiliza (quase sempre) os mesmos caracteres do mandarim, o que o torna uma dialeto mais fácil de ser aprendido se você já domina o mandarim.

Razões pelas quais você deveria aprender uma das línguas chinesas!

Quanto custa uma aula de chinês Aprender os idiomas chineses pode significar uma porta de entrada para o universo chinês

Se você ainda não está convencido de que aprender os dialetos chineses é uma excelente ideia, confira essa lista de razões pelas quais você deveria dominar todas as línguas chinesas:

  • Aprenda os dialetos chineses e viaje tranquilo pela China
  • Conheça melhor a China falando os seus diferentes idiomas
  • Aprenda chinês e tenha um “upgrade” no seu currículo
  • Domine os vários dialetos chineses e saia na frente no mercado de trabalho

Aprender uma língua estrangeira sempre é uma boa ideia! Mas quando se trata de uma língua tão específica como o chinês, você certamente ganha pontos e destaque social e profissional.

Dominar os diferentes dialetos chineses é um conheciemento considerável, especialmente quando se trata de conhecer o país dos ideogramas e a cultura chinesa em si.

Graças aos dialetos, podemos viajar “melhor” na China, no sentido de que uma viagem à China será muito mais fácil e agradável se você não tiver a barreira da língua . Além de poder aprender o chinês online, é possível aprender frequentando um curso de chinês ou tendo aulas com um professor particular.

Essa última opção é, sem dúvida, aquela que apresenta melhor custo benefício. Já que a aula com professor particular, além de flexível, é geralmente feita sob medida para atender os interesses dos alunos.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar