Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

5 bons motivos para fazer aulas particulares de balé

De Fernanda, publicado dia 13/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Aulas de dança clássica: por que escolher um professor particular?

Dança de salão, bachata, sapateado, zumba, forró, aulas de flamenco ou hip hop… Ritmos que seduzem muitos, mas no fundo não são a sua praia. O que te move é, na verdade, a dança clássica.

Se você ainda está em dúvida se quer começar a fazer aulas, ou então se quer retomar a dança depois de alguns anos parado, por que não optar por um professor particular neste caso?

Seja ele um profissional independente ou vinculado a alguma instituição, seu professor precisa ter um histórico comprovado na educação. Não se esqueça de que um bom bailarino não faz necessariamente um bom professor. Mas tornar-se professor de dança também é algo que pode ser aprendido.

Ainda precisa de alguns argumentos para convencê-lo?

Aqui estão 5 boas razões para fazer aulas particulares e aprender de vez o balé!

1. Fazer aulas particulares de dança porque você tem medo do olhar dos outros

Em vez de fazer uma aula coletiva em uma escola ou associação da sua cidade, com cerca de 30 alunos por turma, experimente a aula particular!

Em uma sociedade baseada principalmente em aparências, o olhar dos outros em você pode ser um elemento que a longo prazo prejudica sua evolução. Especialmente se você estiver começando a dar seus passos pela primeira vez, e sobretudo com algo novo e complicado que é a dança clássica.

Encarar um estúdio de dança todos os dias, repleto de outros bailarinos de todos os níveis para aprender balé clássico pode ser assustador para um aprendiz de dança.

A idade

5 bons motivos para aprender a dançar. O fato de ser menino não impediu Billy Elliot de realizar seus sonhos e entrar para o mundo da dança!

Depois de uma certa idade, começar o balé pode ser encarado por certas pessoas como algo “vergonhoso”.

“O que? Você quer vestir um tutu e uma sapatilha?” o“Não, na dança clássica, se você não começar aos 5 anos, já era!” são algumas frases desmotivadoras que você pode ouvir por aí.

Ignore esses clichês! A dança clássica pode ser aprendida em qualquer idade e e não há problema algum em colocar suas sapatilhas de dança pela primeira vez aos 20, 40 ou 60 anos.

Mesmo assim, apesar de tudo, enfrentar os outros em uma aula de balé em grupo pode ser intimidante. Optar por um professor de dança particular é uma boa solução, pelo menos, para ganhar a confiança necessária no começo.

Timidez e falta de autoconfiança

Muitas vezes ligada a uma falta de autoconfiança, a timidez pode acabar com o desejo de se tornar um bailarino clássico. Algumas pessoas não ficam à vontade ​​em grupo, apesar de não existir nada para se envergonhar.

Se o reflexo do espelho é um problema no começo, em poucas aulas se tornará algo indispensável. Na verdade, saber encarar o espelho é fundamental, porque a dança é uma boa maneira de aceitar seu corpo como ele é.

Acima do peso, muito magro, muito alto, muito baixo… O professor particular não está nem aí para seus atributos e isso o libertará de seus complexos por meio da linguagem corporal e dos gestos de dança.

Ser menino ou homem

Muitos jovens não se atrevem a dançar (clássico, moderno, contemporâneo, salsa cubana, samba, dança oriental, forró etc.) por medo do olhar julgador dos outros e do que os outros vão falar.

“O balé é para meninas” ou “todos os bailarinos clássicos são homossexuais” são rótulos de gênero que, infelizmente, são difíceis de combater, ainda no século XXI.

Mesmo que eu lhe diga que os bailarinos não vão julgá-lo em uma aula de grupo (alguns professores vão ficar até felizes em finalmente ter como aluno um menino / homem), fazer uma aula particular pode ser reconfortante para satisfazer seu desejo de coreografia lírica.

2. Escolher aulas particulares de dança clássica: a falta de disponibilidade

Fazer uma aula por semana, no mesmo dia e no mesmo horário em uma escola de dança pode ser um desafio para muitas pessoas.

Trabalho excessivo, reuniões, estudos na universidade, trabalho nos fins de semana, vida familiar, filhos… existem muitos motivos para não conseguir participar de uma aula regular de balé clássico.

Às vezes, o cronograma da aula de iniciantes para adultos simplesmente não se encaixa com a disponibilidade do aluno, que apesar disso está louco para aprender a dançar como um bailarino russo.

O aluno novato também pode ter dificuldades de transporte ou deslocamento: ainda não tem carteira de motorista, não possui carro, e mora longe do centro da cidade…

  • Está impossível aprender a dançar por conta dessas condições?
  • E se o professor de dança pudesse se deslocar até a sua casa?

Abra espaço na sua sala de estar e se prepare para fazer seus primeiros pas de deux, entrechatsgrands pliés e outros passos!

Ok, não é a mesma coisa do que treinar em um salão de dança com estrutura específica para isso, mas se você conseguir dez metros quadrados de espaço já é o suficiente. Sobretudo porque você vai ser o único aluno. Você não vai precisar tomar cuidado para não esbarrar no colega do lado.

Para progredir ainda mais depressa, uma ideia é instalar um espelho para que você se veja realizando os exercícios. Na hora que o professor o corrigir, o espelho pode ajudá-lo a visualizar melhor sua postura e a não reproduzir seus erros.

Além disso, se você está ensaiando sozinho uma sequência coreográfica, por exemplo, é mais fácil de ver se seu posicionamento está correto e se o que você está fazendo está bonito e harmonioso.

3. Um objetivo limitado no tempo: optar por aulas de balé em casa

Por que contratar um professor particular de balé? Aulas particulares de dança podem ser uma boa opção, mas é preciso ter disciplina e motivação.

Se você está se preparando para entrar num curso de bacharelado de dança, ou para um evento específico como uma apresentação de final de ano, fazer aulas particulares pode ser uma boa opção.

O professor particular irá apontar seus erros, ajudá-lo a corrigi-los e fazê-lo avançar muito mais depressa. Basta lhe dizer qual a sua disponibilidade de tempo e ele vai criar um programa feito sob medida, com a quantidade de horas necessárias para alcançar seu objetivo final.

Caso você esteja elaborando uma coreografia, ele pode lhe dar conselhos, desbloqueá-lo em caso de falta de criatividade e motivá-lo nos momentos mais difíceis, para que a sua apresentação de dança saia da melhor maneira possível.

Aulas particulares também podem preparar você para competições de dança ou para se tornar um professor de dança. Esta é uma boa maneira de observar a didática utilizada e fazer perguntas adicionais ao seu professor particular.

Um professor de dança ainda é com certeza o método mais adequado para se preparar para competições de dança, você não acha?

4. A atenção total do professor particular da dança clássica

Em uma aula de grupo, às vezes temos a impressão de ser apenas mais uma agulha no palheiro. O professor pode tentar fazer correções individuais; mas ele é humano e não consegue ver todos os erros. Em particular os erros de postura, que podem ser problemáticos à medida que o aluno progride.

Um professor particular também está lá para ajudá-lo a realizar seu alongamento, reforço muscular ou alongamento postural de acordo com suas necessidades e desejos. Ele está lá exclusivamente para você durante a aula, isso é uma dica para todos os estilos: aulas de zumba, aula de flamenco, dança clássica…

A aula é totalmente personalizada e personalizável.

Precisa adquirir mais facilidade na improvisação, aquecer para ter mais flexibilidade, precisar treinar mais algum passo em particular, quer expandir sua cultura musical? Este é modelo ideal de aula! É você que faz o que quer e decide como trabalhar um conteúdo em particular.

Um professor com boa didática pode se adaptar a todos os seus pedidos e neste caso, aconselhá-lo.

Fazer uma aula particular de balé, por fim, é uma ocasião para você progredir no seu próprio ritmo, sem a pressão da apresentação final ou a comparação com outras bailarinas no nível mais avançado da mesma escola.

5. Como complementação da sua aula de grupo de dança clássica

Uma introdução à dança é essencial antes de começar? Você quer aprender dança contemporânea? Uma aula particular de balé pode ser um curso complementar!

Ter toda a atenção do seu professor particular também é uma boa maneira de progredir mais rapidamente. Você gosta das aulas movimentadas em grupo e da sua escola de dança, mas você tem a impressão que quer progredir ainda mais rápido?

As aulas particulares com um bailarino e coreógrafo profissional podem ajudá-lo. Se você quer pular do nível iniciante para o nível de dançarino profissional, vai precisar de muito esforço e disciplina, mas será muito mais fácil com um professor particular à sua disposição.

Além de ensinar você a dançar, ele vai estar mais atento à sua anatomia e fisiologia para ajudá-lo a progredir sem forçar os limites do seu corpo. Você vai poder lhe fazer todas as perguntas necessárias e ele lhe dará todos os conselhos específicos para o seu caso.

Para encontrar a sua aula de dança ideal, você também pode fazer uma aula de teste. No portal do Superprof, a primeira aula é em geral gratuita.

Em síntese:

  • Muito tímido, muito velho, muito grande, muito alto, muito musculoso… Saiba que todas essas características nunca serão empecilho para fazer aulas de balé. Mas se você quiser fizar 100% tranquilo, o professor particular pode ser uma boa ideia.
  • Não tenho tempo é a sua expressão favorita? Se eu lhe disser que o professor particular vai até a sua casa, você não tem mais desculpas!
  • Você vai se casar no próximo verão e precisa aprender alguns passos clássicos para abrir o baile? Não entre em pânico, nossos superprofs estão lá para ajudá-lo.
  • Os professores particulares de balé clássico são especialistas em elaborar aulas personalizadas e um programa adaptado ao seu próprio ritmo. É um bom complemento para uma aula de grupo se você quiser progredir mais rápido.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar