Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Teclado interativo: o caminho para tornar-se pianista

De Marcia, publicado dia 16/07/2018 Blog > Música > Piano > Aprenda tudo sobre o piano virtual

Quantas pessoas você conhece que têm algum talento musical? É claro que não estamos falando apenas de profissionais do ramo, mas sim daqueles que tocam algum instrumento como hobby. Vocês sabiam que o piano tem caído nas graças de muita gente nos últimos tempos?

Há ainda aqueles que têm vontade de tocar o instrumento, mas simplesmente não se sentem preparados por não contar com um piano de cauda em suas casas.

Se esse for o seu caso, não há motivos para entrar em pânico ou desistir do seu sonho: você pode aprender a tocar em sua própria casa, a partir de um piano virtual. E você ainda conta com a vantagem de poder levá-lo para onde for, em seu computador, smartphone ou tablet.

Dessa forma, você pode começar suas aulas de piano agora mesmo. Nunca foi tão fácil!

Toque de qualquer lugar Por que não começar suas aulas e piano agora mesmo?

Essas ferramentas vêm sendo aperfeiçoadas com o passar do tempo, e hoje já contam com as melhores tecnologias para emitir sons que se aproximam ao máximo de um piano real, e ainda permitem um aprendizado prazeroso e divertido.

O que é o piano virtual?

A história da música engloba a criação de diversos instrumentos e acordes. E cada mudança ocorrida representa uma espécie de transformação para o mundo da música.

Desde o primeiro cravo, construído na Itália, a história do piano passou pelo advento dos teclados digitais, em alta nos anos 80, até chegar aos virtuais, que vêm invadindo a internet hoje em dia.

Ainda que os pianos reais e sintonizadores nunca deixem de ser relevantes, a internet tornou-se um importante meio de inclusão no mundo da música para muitas pessoas. Isso porque basta ter um computador com conexão à rede para acessá-la.

Normalmente, trata-se de ferramentas fáceis de usar, com as quais você pode tocar a partir do seu próprio teclado. Mas, seriam os pianos virtuais um mero complemento ou os futuros substitutos do piano real?

O piano virtual agrada e atende à necessidade de diferentes perfis de usuários. Pessoas que estão dando seus primeiros passos na música, podem começar por ele para, futuramente, quando tiverem melhores condições financeiras para investir e a certeza de que desejam tocar o instrumento, adquirirem um piano de cauda.

Autodidatas também adoram esse tipo de ferramenta, já que podem tomar aulas por si mesmos, sem enfrentar o trânsito e as adversidades climáticas ao sair de casa.

Os compositores encontram nele uma oportunidade de compor seus acordes e testá-los antes de partir para uma real gravação e as crianças se divertem enquanto aprendem a tocar.

Embora possa ser usado por pessoas em todos os níveis, profissionais não conseguem grandes progressos com ele, já que os recursos são de certa forma limitados. Ainda assim, podem utilizá-lo para praticar e exercer a sua paixão entre um compromisso e outro do dia a dia, a partir de seu smartphone.

Como tocar um piano virtual?

Teclados virtuais normalmente são bastante intuitivos. O grande segredo é aprender as corretas associações dos acordes com as teclas do seu computador.

Dessa forma, você vai aprendendo a emitir seus primeiros acordes. Apesar de as teclas do computador não terem o mesmo peso das de um piano e serem muito mais leves, é possível sim, praticar para tocar o instrumento no futuro. Você pode ainda utilizar o mouse para emitir sons a partir de cliques nas teclas que aparecem na tela. Entretanto, utilizar o teclado é um meio muito mais simples de progredir.

Normalmente, trata-se de um instrumento gratuito, portanto a única conta que você precisará pagar para utilizá-lo será a da internet.

Em seu smartphone ou tablet, as teclas aparecerão direto na tela e será possível dedilhá-las, como se estivesse tocando um piano de verdade. Já pensou em transformar o seu dispositivo em um instrumento musical? Sim, o teclado virtual torna isso possível.

É possível aprender a tocar piano online?

Fazer música a partir do seu computador pode parecer bem interessante e divertido, mas será que é possível realmente aprender a tocar piano a partir de ferramentas virtuais?

A composição musical, os dedilhados, os acordes, os nomes das notas, as partituras… aprender tudo isso demanda uma boa dose de dedicação. Você precisa realmente levar a sério, como se estivesse frequentando aulas de piano convencionais.

Aprendizado deve ser completo Partituras também fazem parte do aprendizado do piano.

Os pianos virtuais estão disponíveis em formato de softwares, aplicativos, sites e contam com diferentes recursos. Há algumas plataformas que oferecem aulas para que você possa desenvolver habilidades básicas, como utilizar as duas mãos, memorizar acordes e trabalhar a coordenação.

Muitos pianistas começam suas carreiras com o piano online, simplesmente por não encontrarem escolas de música próximas à sua casa ou por causa dos preços. Aqueles que conseguem, de fato, se manter motivados realmente podem alcançar grandes progressos por esse meio.

Realmente o piano online permite que você aprenda em seu próprio ritmo, respeitando sua disponibilidade: horários de aulas não são impostos, é você mesmo que define em que períodos vai estudar.

Entretanto, esse autocontrole também não é tão fácil quando você tem uma agenda cheia de compromissos. Daí a grande importância da motivação.

Além disso, as aulas podem acontecer onde você preferir: na sala de estar da sua casa, na varanda, em uma biblioteca ou onde você se sentir melhor.

Outra grande vantagem é que o piano virtual se adapta bem à todas as idades. Os pequenos vão manter-se atentos aos jogos e recursos divertidos, enquanto adolescentes se sentirão motivados pelos desafios que surgirem.

Iniciantes em idade adulta também podem lograr vantagens dessa ferramenta. Porém, é necessário levar em conta que não tocamos da mesma forma em um piano real e no computador e que por mais eficiente que seja a ferramenta escolhida, ela jamais substituirá totalmente um professor de piano.

Aulas particulares

Você pode tomar aulas de piano com um professor particular. O piano virtual seria utilizado para praticar os conhecimentos aprendidos com o profissional.

Na plataforma Superprof mesmo, você encontra diversas opções de professores. Alguns contam com um espaço equipado com piano, no qual você poderá acompanhar as aulas. Há ainda aqueles que ensinam via webcam, mas é necessário ter um piano em casa para fazer as aulas.

Os valores por hora/aula variam de acordo com sua localização, necessidades e negociações com o professor contratado. Afinal, esse preço é definido por cada profissional: não existe hoje uma tabela que determine quanto deve ser cobrado por hora para ensinar piano.

Além disso, existe a questão do perfil. Para estudar um instrumento em aulas particulares, é necessário que haja um verdadeiro entrosamento e empatia com o profissional envolvido.

Não é necessário comprar Professores contam com ferramentas para você praticar.

Mas tudo isso pode ser observado antes da contratação: a maioria dos professores particulares de piano oferecem a primeira aula gratuita para que a metodologia seja conhecida. A partir dessa experiência, o aluno define se vai ou não contratá-lo.

Quais os principais pianos virtuais disponíveis?

Em computadores, tablets e smartphones, há diversas opções de aplicativos para tocar piano online. E eles contam com muitos recursos para atrair usuários de todos os perfis.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de utilizá-los em qualquer lugar, até mesmo no transporte público, uma ótima forma de otimizar o trajeto de volta do trabalho em horários de trânsito intenso.

Além disso, quanto mais você praticar, mais flexibilidade e destreza ganhará nos dedos para progredir mais e mais. Outra vantagem é que a maior parte dessas ferramentas são gratuitas e compatíveis com sistemas Android e iOS.  E as tecnologias utilizadas são realmente avançadas: embora haja algumas diferenças, os pianos virtuais não têm motivos para invejar os pianos reais.

Para quem quer experimentar a arte da composição, existem algumas opções que permitem realizar gravações de teste. A partir delas, é possível tocar diversos ritmos e vertentes.

Para escolher a melhor opção, leve em conta o seu nível, suas expectativas e sua idade. Afinal, cada um se adapta melhor a um tipo de ferramenta.

Que jogos de piano escolher?

Teclados virtuais não são apenas oportunidades de aprender a tocar o que você quiser. Eles também podem ser encontrados em forma de jogos para todas as idades.

Assim, é possível interagir com outros usuários, enfrentar desafios e se divertir enquanto aprende. Trata-se também de uma maneira de progredir no aprendizado, que não deve ser desmerecida.

Os teclados virtuais, ainda que em formato de jogos, guiam o aprendiz quanto às teclas a serem acionadas. Dessa forma, é possível desenvolver tanto o ouvido musical quanto a flexibilidade dos dedos. E ainda existem rankings que ajudam a motivar os jogadores.

E é assim que, sem perceber, você vai aprender os acordes da sua música favorita.

Como aprender a partir de sites de piano?

Quer coisa melhor que aprender a tocar um instrumento sem precisar sair do seu quarto? Há sites de piano que permitem tomar verdadeiras aulas, basta organizar-se para acompanhá-las.

Além da prática dos dedos, você ainda poderá aprender outros tópicos como teoria musical, acordes, uso das mãos, ritmo, improvisação, dentre outras habilidades.

Não saia de casa O piano virtual pode ser tocado em seu próprio quarto.

Após esse primeiro aprendizado, muitos se animam a comprar um piano de verdade e continuar a tocar. Entretanto, como qualquer outro método, há vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Economia de tempo;
  • Gratuidade;
  • Portabilidade;
  • Diversão.

Desvantagens:

  • Teclas diferentes de um teclado real;
  • Os sons podem não ter a mesma qualidade;
  • Não se equipara a um professor.

E você? Gostaria de tocar a partir de um teclado virtual? Que tal começar a escolher agora mesmo?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar