Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar baterista na capital pernambucana

De Glicia, publicado dia 27/12/2018 Blog > Música > Bateria > Onde fazer aulas de bateria em Recife?

Você mora na região nordeste e deseja fazer aulas de bateria? Em Recife há diferentes opções de cursos, tanto em escolas e conservatórios musicais, como pela internet!

Se você é um amante de bateria, provavelmente sabe que ela é o principal instrumento de uma banda. Chamada de “coração” da banda, a bateria é responsável pelo ritmo e sem ela, a harmonia musical seria totalmente comprometida.

Houve, na história da música, grandes baterista que se tornaram conhecidos mundialmente. Se fossémos citar todos, a lista seria bem extensa. Entretanto, é impossível não falar de John Bonham, o baterista da lendária banda de rock Led Zeppelin, conhecido como o “mestre das baquetas”.

Seu talento incomparável é unanimidade entre os músicos ou apreciadores dessa arte. Mesmo após 30 anos da sua morte Bonham continua recebendo muitos prêmios e é referência para centenas de jovens músicos. O baterista é lembrado principalmente por sua velocidade ao tocar o instrumento, orquestrando com singularidade o pé direito e os braços.

Já pensou marcar seu nome na história da música como um grande baterista? Nada é impossível e para alcançar um objetivo é preciso muita dedicação e treino.

Hoje nós trouxemos várias dicas para você que mora em Recife e quer aprender a tocar bateria, seja de maneira profissional ou por hobby. Continue lendo!

Escolas de música para aprender bateria em Recife

Se você quer melhorar seus conhecimentos em solfejo, desenvolver seu próprio estilo musical ou descobrir outros instrumentos de percussão, a escola de música é a melhor maneira de se tornar um baterista profissional.

Diríamos mesmo que é a forma mais correta de buscar uma formação musical, pois geralmente as escolas de música oferecem cursos com alto nível de exigência.

formação para ser baterista em um escola de música Escolha bem sua escola de música em recife.

De forma concreta, os cursos de bateria oferecidos nas escolas de música são pensados de maneira a abranger diferentes aspectos da música e proporcionar uma formação completa ao aluno:

  • Aulas de teoria musical;
  • Aulas de percepção musical;
  • Musicalização;
  • Iniciação musical;
  • Cursos de diferentes instrumentos de percussão;

A vantagem de morar em Recife é que se trata de uma cidade com grande movimentação cultural. A música está fortemente ligada à cultura e à história do povo nordestino. Assim, você não terá problema algum em encontrar escolas de música na região.

Nós, do Superprof, fizemos uma pesquisa rápida e identificamos alguns estabelecimentos que oferecem bons cursos de música:

  • Clube da Música: uma instituição privada que existe com o objetivo de oferecer o aprendizado musical, valorização da cultura popular e atividades entre músicos recifenses. Na escola são oferecidas aulas de mais de dez tipos diferentes de instrumentos, com professores gabaritados e especializados;
  • Sonata: oferece cursos de diversos instrumentos musicais, canto, musicalização para crianças e bebês e teoria musical. As aulas são ministradas na escola, mas existe a possibilidade de fazer aulas a domicílio;
  • BL Music: fundada em 1998, pelo jovem músico Bernardo Luiz, com a proposta inovadora de iniciar o aprendizado musical através da prática instrumental. Conta com uma estrutura de doze salas de aula e vinte professores capacitados para ensinar diferentes instrumentos musicais.

As escolas citadas acima são, sem dúvidas, muito boas para o aprendizado da música e da bateria, mas se você deseja ir mais longe e estudar em um estabelecimento de prestígio, o conservatório de música é a escolha mais acertada.

Veja mais detalhes no próximo tópico.

Aprenda bateria no Conservatório Pernambucano de Música

Para se beneficiar de uma formação musical completa e se tornar um grande baterista, é essencial integrar uma instituição de prestígio. Os conservatórios geralmente separam os alunos por nível, oferecendo, assim, aulas adaptadas.

O Conservatório Pernambucano de Música é uma renomada instituição de ensino musical em Recife. Veja a seguir a descrição que encontramos no site do estabelecimento e os cursos que são oferecidos:

aprender a tocar bateria profissional no conservatório Os conservatórios oferecem formação musical completa.

O CPM possui hoje cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 167 professores. Funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo Cursos Regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo) e Cursos Livres. Promove, também, cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em suas dependências, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos. O CPM possui ampla Biblioteca especializada em Música (Biblioteca Henrique Gregori), Memorial Ernani Braga, e um dos melhores estúdios de gravação do Estado. Oferece cursos nas seguintes áreas:

  • Canto: Canto Erudito e Canto Popular.
  • Cordas Dedilhadas: Bandolim, Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Violão Popular, Violão Erudito, Violão de Sete Cordas e Viola de Dez Cordas.
  • Cordas Friccionadas: Contra Baixo Acústico, Violino, Viola e Violoncelo.
  • Percussão: Bateria, Percussão Erudita e Percussão Popular.
  • Piano/Teclado: Piano Erudito, Piano Popular, Cravo, Acordeom e Teclado.
  • Sopros: Clarinete, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversa, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompete e Tuba.

Em relação à bateria, ela está normalmente relacionada à música popular, como o jazz e o rock, por conta de suas origens. Todavia, é possível tocar praticamente todos os ritmos na bateria.

Lembre-se que, para crianças e adolescentes é possível ingressar em qualquer curso com maior facilidade. Adultos geralmente necessitam passar por uma prova de seleção, dependendo do estabelecimento.

Paralelamente às aulas de bateria você pode fazer também aulas de canto e/ou de instrumentos de sopro, cordas ou teclas.

Estude bateria na Universidade Federal de Pernambuco

Conhecida no âmbito nacional e internacional pela excelência de seus cursos, a Universidade Federal de Pernambuco oferece cursos de graduação e pós-graduação em música.

Os cursos de música na UFPE tiveram início em 1958, na Escola de Belas Artes da então Universidade do Recife. Atualmente, o Departamento de Música oferece 3 cursos de graduação:

  • Bacharelado em Instrumento
  • Bacharelado em Canto
  • Licenciatura em Música

Na pós-graduação, o departamento oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Música e vários cursos de especialização, além de atividades de pesquisa e extensão.

Sobre o bacharelado em instrumento, que permite aprender bateria e outros instrumentos, veja a descrição do site da universidade:

O curso de Música/Instrumento tem por finalidade formar bacharéis nos instrumentos Piano,Cravo,  Violino, Viola,Violoncelo, Contrabaixo, Violão, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Fagote, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Percussão. O mercado de trabalho pode ser ocupado por meio de grupos instrumentais de Câmara, apresentações como solistas e ingresso em Orquestras Sinfônicas e em bandas musicais.

  • Vinculação: Departamento de Música
  • Localização do Curso: Centro de Artes e Comunicação
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 15 na 1ª Entrada
  • Turno: Manhã
  • Carga Horária: 2.430 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 10 Semestres/Máxima – 15 Semestres

Como as demais universidade federais e estaduais brasileiras, o ingresso na UFPE passa obrigatoriamente por um processo seletivo (vestibular), e o candidato deve fazer uma prova de conhecimentos específicos em música, além da prova de conhecimentos gerais comum a todos os candidatos de todas as áreas.

Aplicativos para aprender a tocar bateria

Hoje em dia, graças à tecnologia e a à internet, se formar em qualquer disciplina é muito mais acessível. Pagando muito pouco – ou muitas vezes, nada – é possível aprender a tocar qualquer instrumento musical usando apenas seu smartphone!

Descubra os melhores aplicativos para tocar batertia Você já testou as aulas de bateria pelo smartphone?

Ainda que os aplicativos não permitam adquirir um conhecimento aprofundado sobre bateria e instrumentos de percussão, afinal, nada substitui aulas com um profissional qualificado, para quem deseja aprender a tocar bateria por conta própria existem diferentes aplicativos para dispositivos móveis com lições simples e eficazes.

Os dois aplicativos mais famosos para aprender bateria são Drum Guru e Real Drum. As principais características e diferenças entre eles são as seguintes:

  • Drum Guru: o Drum Guru vem com várias lições para quem toca ou quer aprender a tocar bateria. Todas elas vêm em vídeos que podem ser encontrados para todos os níveis de aprendizado. As lições ensinam a tocar vários estilos de música e vêm junto com transcrições que podem ser acessadas junto com os vídeo, que são divididos em pacotes cobrados separadamente. Os bateristas que dão as aulas são um dos pontos altos do aplicativo. Entre eles estão lendas do rock como Mike Portnoy, um dos fundadores da banda Dream Theater, Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, Steve Gadd e muitos outros. Vale lembrar que o aplicativo é todo em inglês;
  • Real Drum: o Real Drum é totalmente gratuito e vem com 60 lições de bateria que ensinam a tocar vários ritmos e 24 músicas para tocar junto. Para aprender não é preciso ter uma bateria, pois o aplicativo simula uma bateria real na tela do dispositivo: basta tocar com os dedos na tela que o som é reproduzido na hora. Dá até para trocar pratos e adicionar instrumentos de percussão à sua bateria virtual.

Com certeza a maior vantagem dos aplicativos é que eles podem ser usados a qualquer momento e em qualquer lugar. Mesmo se você estiver de férias, ainda assim você pode levar seu curso de bateria no bolso!

Aulas particulares de bateria em Recife

Você é daqueles que preferem estudar no seu próprio ritmo e as aulas individuais são o que você procura? Não se preocupe! Nós trouxemos uma solução para você também.

aprender bateria rápido através de aulas particulares O Superprof tem os melhores professores de bateria!

A melhor maneira de fazer aulas de bateria em todos os níveis fora de uma escola de música são as aulas particulares! Ministradas por professores experientes e qualificados, eles permitem ao aluno aprender todos os conceitos importantes para se tornar um expert dos instrumentos de percussão.

O professor particular te permitirá aprender bateria sob diferentes aspectos:

  • Aulas para iniciantes;
  • Master classes de aperfeiçaomento;
  • Aulas sobre os diferentes estilos musicais que podem ser tocados na bateria;
  • Aulas de bateria por webcam;
  • E mais.

No Superprof, contamos com várias dezenas de professores em recife, prontos para acompanhá-lo e orientá-lo em seu projeto de formação musical. Seja para se preparar para um vestibular, como passatempo ou para se tornar baterista profissional futuramente, Superprof encontrará um professor que corresponda às suas expectativas.

O que você está esperando para fazer seu cadastro e começar a aprender bateria com um músico profissional?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar