Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar baterista na capital mineira

De Glicia, publicado dia 27/12/2018 Blog > Música > Bateria > Onde fazer aulas de bateria em Belo Horizonte?

Mora em Belo Horizonte e está a procura de aulas de bateria? Saiba que a cidade oferece muitas opções como escolas de música, universidades e aulas particulares online ou em domicílio.

Aprender a tocar instrumentos de percussão é relativamente fácil, no entanto é necessário muita dedicação para atingir um bom nível rapidamente. Os treinos precisam ser diários para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da percepção musical.

Além disso, é preciso trabalhar bastante a coordenação motora através de exercícios específicos, treinar o ouvido para a música e ter senso de ritmo.

Para ter conhecimentos aprofundados do instrumento é preciso também que o aluno estude teoria musical. Todavia, em paralelo com as aulas teóricas é necessário treinar o movimento do corpo. Primeiro mentalmente, entendendo e assimilando o movimento dos braços e pernas, e em seguida realizando os movimentos.

Antes de investir na técnica, seria interessante treinar o ritmo e para isso você não precisa da bateria. Você pode trabalhar a marcação fazendo o som com as duas mãos e contando o tempo. Conte mentalmente e a cada número ímpar bata seu pé direito – caso seja destro, o esquerdo se for canhoto. É esse o movimento que irá acionar o bumbo da bateria e determinar a marcação do som.

Uma bateria é composta por apenas três partes básicas:

  • O chimbau, ou “prato”
  • A caixa
  • O bumbo

O bumbo é o que determina a função e o uso dos pés na bateria. Por isso é necessário que o baterista tenha coordenação motora harmoniosa, para executar os movimentos de dois braços e uma perna ao mesmo tempo.

Neste artigo nós vamos te apresentar as soluções mais interessantes para aprender a tocar bateria em Belo Horizonte. Se você mora na capital mineira, nossas dicas irão ser muito úteis para você.

E não deixe de conferir nosso artigo sobre aulas de bateria em todo o Brasil!

Estude bateria em uma escola de música em Belo Horizonte

Seja qual for seu estilo musical de predileção, aprender a tocar bateria exige prática e comprometimento.

escolas de música para aprender bateria em Belo Horizonte Aprenda tudo sobre bateria e instrumentos de percussão em uma escola de música.

Nas escolas de música de BH você pode optar por:

  • Aulas de conhecimentos gerais sobre música;
  • Cursos de iniciação musical;
  • Teoria musical;
  • Cursos de instrumentos, individuais ou em grupo;
  • Aulas para todos os níveis, do iniciante ao avançado.

Aprender a tocar bateria não é algo que se improvisa; ou vovê sabe, ou não! É por esta razão que as escolas são a melhor maneira de progredir e se tornar um baterista profissional, seja tocando bateria acústica ou elétrica.

Para começar a praticar bateria em Belo Horizonte, veja a seguir algumas boas escolas de música:

  • Núcleo Villa-Lobos: criado em 1971 com o objetivo de oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa;
  • Cavallieri Escola de Música: trazendo um conceito diferente, a escola propõe que o aluno participe da criação musical, colaborando segundo seus interesses e assumindo funções diversas no uso de suas habilidades;
  •  Som Maior: escola de música livre, especializada no ensino de teoria, técnica e prática de instrumentos musicais e canto (gênero popular) com diversos programas de aperfeiçoamento da performance musical;
  • Escola de Música Popular: oferece cursos para todos os instrumentos e canto para alunos nos níveis básico, intermediário, profissionalizante e técnico. Além disso, a escola também oferece cursos de gravação e produção musical e DJ;
  • Avant Garde: oferece a opção de cursos presenciais ou online de bateria, cavaquinho, contrabaixo, áudio e produção musical, DJ, especialização em jazz, entre outros.

A maioria das escolas oferecem cursos de todos o tipos, desde os mais profissionalizantes até aulas básicas. Uma vantagem de estudar em uma escola de música é que você pode aprender diferentes instrumentos de percussão, cordas ou sorpo, e até mesmo canto, teatro e teoria musical.

Agora, se você já é músico e busca um maior aperfeiçoamento para trabalhar como produtor musical ou professor de música, a melhor opção é, sem dúvida, a graduação em música, como veremos a seguir.

Veja também todas as opções de aulas de bateria em SP!

Aprender bateria fazendo uma graduação em música na UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais oferece cursos de graduação em música, com opção de bacharelado e licenciatura. O bacharelado tem um excelente nível e diferentes habilitações, dentre elas composição, regência, canto e instrumento.

aprender instrumentos musicais de percussão em uma universidade Tocar bateria exige muita coordenação motora, pois usa-se os braços e os pés ao mesmo tempo.

Navegamos no site da universidade e encontramos algumas informações úteis sobre o curso:

Habilitações do Bacharelado:

Composição, Regência, Canto e Instrumentos (Oboé, Clarinete, Flauta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Harpa, Piano, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão).

As habilitações Composição têm duração padrão de dez semestres. Todas as demais habilitações do Bacharelado prevêem oito semestres.

Formação Complementar e Formação Livre:

Estas são possibilidades opcionais que o aluno de Música tem para cursar atividades em outras áreas do conhecimento. Na Formação Livre, o aluno pode freqüentar disciplinas de qualquer outro curso da UFMG até um limite de 10% do seu currículo. Já a Formação Complementar é um percurso previamente traçado que visa dar ao aluno condições de atuar em áreas que exigem um conhecimento interdisciplinar. Ex.: um aluno de Composição que queira trabalhar com trilhas sonoras poderá freqüentar disciplinas do curso de Comunicação Social ou na Escola de Belas Artes para se inteirar do processo de elaboração de vídeos, filmes, etc.

Disciplinas e Atividades obrigatórias:

Este é o núcleo mais rígido do curso. É constituído por aquelas disciplinas e atividades consideradas imprescindíveis para a formação musical básica.

Ex.: Instrumento
Laboratório de Criação
Percepção Musical
Fundamentos de Harmonia
História e Música, etc

Disciplinas Optativas:

Aqui o aluno é incentivado a cursar disciplinas em vários campos do conhecimento e atuação musical, podendo também dedicar mais atenção ao campo pelo qual tem mais interesse. As disciplinas optativas estão distribuídas em grupos, sendo que exige-se um mínimo de créditos em cada grupo para a integralização curricular.

O curso de música da UFMG é muito completo e é ideal para aqueles que buscam transformar a música em uma profissão. Ao terminar a graduação o estudante estará apto a atuar em diferentes ramos da área musical, assim como a ensinar música (caso opte pela licenciatura) em escolas públicas, particulares ou conservatórios.

O ingresso no cursos se dá por meio de processo seletivo, com provas de conhecimentos gerais e específicos. É indispensável que o candidato possua conhecimentos em algum tipo de instrumento antes de se inscrever para o vestibular.

Mora no Rio? Conheça os estabelecimentos que oferecem aulas de bateria na capital carioca.

Cursos gratuitos para aprender bateria online

Na era da internet, aprender a tocar um instrumento musical ficou muito mais fácil e acessível. A web oferece inúmeros sites e plataformas onde é possível fazer aulas online, assistir a vídeo-aulas e mesmo, receber conselhos e orientação de músicos experientes. E tudo isso, de graça.

aprender a tocar bateria usando o smartphone Graças à tecnologia e à internet, aprender bateria está ao alcance de todos.

Sites e plataformas

Alguns sites oferecem curso de bateria gratuito. É o caso do site www.cursosgratisonline.com.br, que reúne um repertório de cursos gratuitos na web. O objetivo da plataforma é ensinar o conteúdo básico e teórico de diferentes disciplinas, para que o interessado possa adquirir as bases mais importantes.

Os cursos de bateria permitem que o aluno que nunca teve contato com o instrumento assimile conceitos básicos, abordando desde as partes que compõem o instrumento, postura, técnicas aplicadas, ritmos e viradas.

O conteúdo das aulas é, de fato, bem simples e não permite um maior aprofundamento, entretanto constitui uma excelente base para aqueles que desejam fazer aulas em uma escola ou com professor particular futuramente.

Vídeo-aulas no Youtube

Todo mundo que cresceu na era da internet conhece o Youtube, a plataforma de vídeos mais famosa do mundo. O que muitas pessoas não sabem é que no Youtube você não encontra apenas entretenimento, mas também muita informação e conhecimento.

Existem canais que se dedicam a transmitir conhecimento sobre os mais variados assuntos, e a música não poderia ficar de fora. Músicos autodidatas, professores experientes ou ainda, experts especialistas em música produzem conteúdo útil e instrutivo para quem deseja aprender a tocar bateria de forma totalmente gratuita.

O canal Tocando Bateria do Zero, por exemplo, traz um conteúdo muito rico e completo e ensina bateria para iniciantes de forma muito didática. Vale a pena dar uma conferida!

Aplicativos para aprender a tocar bateria

Para quem deseja aprender a tocar bateria por conta própria, existem diferentes aplicativos para smartphone com lições simples e eficazes.

Os dois aplicativos mais famosos para aprender bateria são Drum Guru e Real Drum. As principais características e diferenças entre eles são as seguintes:

  • Drum Guru: o Drum Guru vem com várias lições para quem toca ou quer aprender a tocar bateria. Todas elas vêm em vídeos que podem ser encontrados para todos os níveis de aprendizado. As lições ensinam a tocar vários estilos de música e vêm junto com transcrições que podem ser acessadas junto com os vídeo, que são divididos em pacotes cobrados separadamente. Os bateristas que dão as aulas são um dos pontos altos do aplicativo. Entre eles estão lendas do rock como Mike Portnoy, um dos fundadores da banda Dream Theater, Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, Steve Gadd e muitos outros. Vale lembrar que o aplicativo é todo em inglês;
  • Real Drum: o Real Drum é totalmente gratuito e vem com 60 lições de bateria que ensinam a tocar vários ritmos e 24 músicas para tocar junto. Para aprender não é preciso ter uma bateria, pois o aplicativo simula uma bateria real na tela do dispositivo: basta tocar com os dedos na tela que o som é reproduzido na hora. Dá até para trocar pratos e adicionar instrumentos de percussão à sua bateria virtual.

No nordeste também é possível aprender instrumentos de percussão! Veja aqui as melhores opções de aulas de bateria em Recife.

Aulas particulares de bateria em Belo Horizonte

Você provavelmente já ouviu falar da plataforma de aulas online Superprof! Se trata de uma das mais conhecidas plataformas especializadas no ramo. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de bateria e outros instrumentos musicais.

encontrar professor particular de bateria em Belo Horizonte Se inscreva no Superprof e encontre seu professor ideal de bateria.

Se você nunca cogitou a possibilidade de fazer aulas particulares de bateria, saiba que em Belo Horizonte, assim como em diferentes cidades brasileiras, esta é uma excelente opção, especialmente se você é iniciante.

Isso porque as aulas serão pensadas e preparadas de acordo com as suas necessidades e objetivos específicicos. Outro ponto positivo de fazer aulas particulares é a comodidade de poder estudar no conforto da sua casa, pois os professores se deslocam até o seu domicílio se necessário.

Sem dúvida alguma, uma grande vantagem quando se mora em uma cidade com o trânsito caótico e poucas opções de transporte público.

Além das aulas em domicílio, você também pode optar por fazer aulas online, por webcam. O princípio é o mesmo: aulas totalmente personalizadas, pensadas de acordo com seu nível e seus objetivos. O diferencial desta modalidade de ensino é a flexibilidade que ela traz na hora de escolher os horários de aulas.

Como nem você, nem seu professor precisam se deslocar, as aulas podem ser feitas a qualquer momento. Incrível, não acha?

Nosso conselho para encontrar o professor e as aulas que melhor se adaptam ao que você busca, é que você converse sobre os aspectos práticos desde o primeiro contato com o professor.

Aspectos como preço, frequência semanal e duração das aulas, assim como os objetivos do cursos devem ficar claros logo de início. E lembre-se, é muito mais interessante fechar um pacote de aulas por módulo e por períodos (mensal, trimestral ou semestral), pois os preços serão mais atrativos e você poderá até negociar um desconto!

Pronto para aprender bateria? Não perca mais tempo e faça seu cadastro no Superprof hoje mesmo!

Descubra como aprender bateria no Distrito Federal!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar