Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de mandarim espalhados por aí…

De Joseane, publicado dia 29/01/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Onde aprender chinês?

Não é novidade: o chinês é uma das línguas estrangeiras mais complexas e faz parte da lista de línguas mais difíceis de aprender.  Alunos do curso básico  de chinês que o diga! Basta começar as aulas de chinês para perceber … Seja na fonética, história e civilização, ou gramática chinesa, em um primeiro momento, a língua chinesa faz um pouco de medo aos estudantes.

Ao mesmo tempo que é uma língua “complicadinha”, a língua chinesa pode ser muito excitante! A começar pelo sistema de escrita que é completamente diferente do sistema de escrita do nosso português.

É possível aprender chinês de várias formas. Você pode aprender chinês durante um intercâmbio linguístico na China, você também pode aprender chinês em uma escola de idiomas, em um curso de chinês com um professor particular mas também na internet, online, ou em uma instituição de iniciativas associativas!

O curso de chinês em uma associação tem uma grande vantagem: você pode ter aulas gratuitas de chinês ou ter aulas de mandarim pagando muito pouco!

Nesse artigo, te daremos dicas de como aprender chinês de forma eficaz, sem gastar muito. Continue lendo para saber mais:

Aprenda chinês em uma associação de apoio à cultura chinesa

Quer saber como é o Ano Novo Chinês? Como desenhar a caligrafia chinesa? como se diz as “palavrinhas mágicas” em chinês? Tudo isso você pode aprender em seu curso de chinês. Um bom curso de chinês não vai se focalizar apenas na aprendizagem teórica, ao contrário, um bom curso de mandarim vai também trabalhar a prática oral da língua, além de apresentar a cultura chinesa!

Quanto custa uma aula de mandarim? Aprenda mandarim e viaje tranquilo pela China!

Geralmente, considera-se que o aprendizado de idiomas em uma associação é sempre mais leve, mais acessível. Assim, entre as atividades realizadas dentro de uma associação chinesa, podemos encontrar:

  • Uma introdução à língua e à cultura chinesa,
  • Uma aula de escrita chinesa com tinta indiana
  • Uma aulas de pintura chinesa antiga
  • Um curso de idiomas baseado nas variantes de chinês, como pinyin, wan ou cantonês.

Aprender chinês em uma associação é uma excelente maneira de se manter conectado com a língua e a cultura chinesa. Com sorte, você encontrará uma associação de apoio à língua e a cultura chinesa que oferece curso de chinês mandarim gratuitamente!

Veja aqui curso de mandarim!

Algumas associações costumam cobrar uma taxa associativa, podendo ser um valor entre pouco significativo e razoável. Ao contrário de uma escola de idiomas que visa, sobretudo, o lucro, as associações estão mais interessadas em fomentar o aprendizado da língua chinesa, fazendo com que mais pessoas se interessem pela língua, pela cultura, e pelos valores da China.

Na associação das empresas chinesas você pode obter informações de locais onde fornecem aulas de mandarim por um valor razoável.

Na sua comunidade, sobretudo se você morar em uma cidade grande como Rio de Janeiro ou São Paulo, será bem mais fácil encontrar uma associação chinesa onde você possa ter aulas de mandarim. Se você mora em uma cidade menor e que você não encontre uma associação, você ainda pode acessar o site da associação a-china, que é uma associação sem fins lucrativos  cujo objetivo é a promoção da língua e da cultura chinesas.

Aulas de mandarim para crianças

Não é segredo para ninguém de que a infância é o melhor momento para aprender uma língua estrangeira. Os pequenos possuem muito mais facilidade para falar uma língua estrangeira do que os adultos.

Como aprender chinês? matricular o seu pequeno em uma escola chinesa é uma ideia genial!

Você sabia que:

  • as crianças que aprendem uma língua estrangeira têm mais chances de aprender a pronúncia perfeita?
  • aprender outro idioma na infância estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração?
  • quem aprende um segundo idioma passa a usar melhor sua língua-mãe?
  • se aprender da forma adequada, a criança vai sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido, e que, desta forma, nunca mais vai parar de aprender?
  • aprender uma língua estrangeira na infância pode melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades em outras disciplinas, inclusive na matemática?

Pois bem, por que não incentivar o seu filho ou filha a aprender a língua chinesa? Como já sabemos, o inglês virá com o tempo. As possibilidade de se aprender inglês na fase adulta é bem maior do que aprender chinês, diga-se de passagem. Isso por quê o inglês é um idioma bem mais popularizado e acessível do que o chinês.

Encontrar um curso de chinês para crianças pode ser mais fácil do que se pensa. Algumas associações de fomento à língua e a cultura chinesas são específicas para o ensino de chinês às crianças. Alguns cursos de chinês possuem turmas específicas para os pequenos e, claro, você pode sempre contar com um professor de chinês particular para ensinar o mandarim ao seu filho ou filha pequenos.

Tenha em mente que uma aula de chinês para crianças não pode ser algo maçante sob pena de desmotivar a criança por todo o sempre. As crianças, sobretudo as pequenas, devem ser incentivadas a aprender. Isso significa que elas devem aprender de forma criativa. Por exemplo, em um curso de chinês, a criança pode ser apresentada a caligrafia do chinês durante um ateliê de artes chinesas, por exemplo.

E por que não prender o vocabulário do chinês durante um ateliê de culinária chinesa, ou em um desfile simbólico como fazem os chineses durante o Ano Novo chinês?

Existem mil e uma maneiras de ensinar chinês para crianças de forma criativa, e todo bom professor de chinês sabe disso! Então fique de olho quando for escolher um curso de chinês para crianças.

Associações para aprender mandarim de graça (ou quase)

Muita gente justifica o fato de não poder aprender uma língua estrangeira devido ao alto custo das aulas de línguas em escolas de idiomas.

Aprenda mandarim sem pagar nada O Superprof informa: não é mais necessário ser rico para fazer aulas de mandarim!

O que pouca gente sabe é que é definitivamente possível de aprender um idioma estrangeiro gratuitamente ou, pelo menos, gastando muito pouco.

É isso mesmo que você está lendo: você pode aprender mandarim de graça! sem pagar nada ou pagando muito pouco.

Quer saber como aprender mandarim gastando pouco? O Superprof te conta…

Algumas associações e institutos oferecem aulas de mandarim de graça para a comunidade. Conheça alguns:

O Instituto Confúcio da Unesp -Universidade Estadual Paulista:

O Instituto Confúcio oferece curso gratuito de mandarim para alunos em todos os níveis. Os interessados precisam se inscrever no Instituto Confúcio. Há, no site oficial, uma lista dos módulos oferecidos. Por exemplo, é possível optar pelo Básico, pelo Intermediário ou mesmo Conversação Avançada. Na mesma listagem, é possível consultar a grade horária.

Além das aulas em si, os estudantes têm acesso a plantão de dúvidas e ao laboratório de línguas. A supervisão pedagógica fica a cargo da Universidade de Hubei, na China, que é parceira no projeto.

Há, ainda, feiras de recrutamento organizadas pelo Confúcio, que mobilizam diversas empresas chinesas.

Gostou ou quer mais?

Associação a-China.info:

Essa associação que já foi citada nesse artigo, oferece aulas de chinês mandarim online! Você pode aprender mandarim sem nem ao menos sair de casa. É possível aprender a caligrafia do chinês, aprender os caracteres chineses, os sons do chinês mandarim, além, é claro, de aprender o vocabulário do mandarim.

No site da associação você poderá ler dicas que te ajudaram a memorizar mais facilmente os caracteres chineses, você também pode consultar informações práticas sobre a China e o estilo de vida dos chineses, dicas de história e cultura da China.

Com toda essa ferramenta só não aprende chinês se você não se dedicar ou não quiser!

Depois não poderá dizer que não aprende mandarim por não ter oportunidade!

Cursos de mandarim em universidades

Se você não mora em São Paulo ou em alguma outra cidade que possua um campus da Unesp, você deve está se lamentado por não poder fazer aula pelo Instituto Confúcio, pare agora mesmo!

Aula de mandarim em universidades Aprenda chinês com os professores do futuro!

Talvez na sua cidade não exista um instituto ou associação que ofereça aulas de mandarim completamente de graça, mas, muito provavelmente, você pode achar um curso de mandarim de baixo custo muito perto de você.

E aqui o Superprof traz mais uma carta na manga:

Você pode não saber ou nunca ter ouvido falar, mas quase todas as universidades oferecem cursos de idiomas, quando não de graça, por um valor bem acessível!

Isso mesmo!

Muitas universidades formam os seus alunos não somente na teoria mas também na prática. Alunos dos períodos finais dos cursos de idioma tem a possibilidade de dar aulas no polo universitário. O aluno sai ganhando por poder exercer a sua profissão sendo supervisionado por um professor experiente e a comunidade ganha por poder ter aulas de idiomas de qualidade pagando muito pouco.

Você pode aprender mandarim de graça em uma universidade perto de você. Sugerimos que você dê aquela “vasculhada” na internet, e procure as universidades perto da sua casa que possam oferecer aulas de chinês mandarim!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar