Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Todas as nossas dicas para estudar matemática de forma eficiente

De Glicia, publicado dia 07/11/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como acabar com as dificuldades nas aulas de exatas?

A matemática é a grande vilã das notas baixas. A grande maioria dos alunos detestam essa disciplina e consideram que, além de difícil, ela é inútil.

Infelizmente, nossas desavenças com a matemática começam cedo, logo nos primeiros contatos. Somos ensinados desde pequenos que essa é uma disciplina que somente os muito inteligentes são capazes de entender. Cria-se, assim, uma falsa idéia de que exatas é um bicho de sete cabeças.

Para estimular o gosto e interesse pela matemática nas crianças é preciso mostrá-las a importância dessa disciplina e incentivá-las a estudar e entender o que está por trás de todo esse emaranhado de números, figuras geométricas e fórmulas.

Neste artigo nós fazemos um apanhado de dicas que vão ajudar você a estudar matemática de forma mais eficaz e a descobrir que os números não são assim tão complexos quanto parecem.

Como ser um excelente aluno em matemática no ensino fundamental?

A matemática é uma disciplina que demanda diferentes competências do aluno: raciocínio lógico, boas capacidades analíticas, além de um bom nível em interpretação de texto.

Por essas e outras razões, muitos estudantes apresentam muitas dificuldades em aprender matemática. No entanto, apesar de ser uma disciplina exigente, a matemática é também muito instigante, pois ela é a base para diversas ciências e está presente em praticamente tudo que nos cerca.

ser um excelente aluno em álgebra no ensino secundário O aprendizado correto da matemática no ensino fundamental é essencial para as próximas etapas da vida escolar.

A chave para o sucesso e boas notas é treino! Não há muito segredo, se você não está entendendo a matéria, peça ajuda ao seu professor, explique suas dificuldades e tente reverter a situação antes das provas chegarem. Pratique em casa, com seus amigos, assista aulas online.

A chegada ao ensino fundamental é uma etapa marcante na vida estudantil do aluno. Ela marca a saída da educação infantil e além das novas matérias, surgem também os novos desafios, pois os conteúdos estudados tendem a se tornarem mais complexos.

Todo o  conhecimento que uma criança adquire nos primeiros anos de sua escolaridade será levado para os anos seguintes e servirá como base para a aquisição de novas competências.

Nossas dicas para tirar o melhor proveito das aulas de matemática na escola e melhorar seu desempenho são:

  • Escute as explicações com atenção e faça anotações,
  • Preste atenção mesmo nas perguntas de seus colegas, pois a dúvida de outra pessoa pode ser a sua também,
  • Anote as dúvidas que forem surgindo para perguntar ao professor depois,
  • Participe da aula, tente responder as perguntas que o professor faz e não tenha medo de falar sobre as suas dificuldades.

Como solucionar as dificuldades em matemática e tirar boas notas?

A maioria dos estudantes, de qualquer idade, apresentam dificuldades em matemática ou dizem não gostar da disciplina. A implicância com a matéria começa desde os primeiros anos de escolaridade.

A maior dificuldade de estudar e aprender matemática nem sempre está associada aos conceitos. Muitos alunos conseguem realizar operações como adição, subtração e multiplicação. Outros conseguem ainda resolver problemas simples quando são interrogados fora do contexto escolar.

soluções para as dificuldades nas aulas de álgebra Uma boa rotina de estudos é o primeiro passo para aprender o conteúdo de matemática.

Entretanto, o bloqueio da maioria dos estudantes aparece quando eles se deparam com o exercício escrito. Parece que tudo trava e não conseguem desenvolver o raciocínio lógico. A maioria das dificuldades encontradas em matemática são, na realidade, de natureza psicológica e não necessariamente um problema na aprendizagem do aluno.

O primeiro passo para melhorar seu desempenho é organizar uma rotina de estudos. Para isso você precisa antes descobrir onde estão suas maiores dificuldades e só então,  preparar um cronograma de estudos coerente e eficaz. Todos os dias, separe alguns minutos para revisar a matéria aprendida. Releia suas anotações, tente entender os conceitos e faça alguns exercícios.

Outra forma de superar as dificuldades é com a ajuda de um professor particular. Cursos online, aulas de reforço, aulas particulares em domicílio, ou por webcam, as opções não faltam!

Uma das grandes vantagens de fazer aula particular de matemática é  a possibilidade de personalizar o que você vai aprender, de acordo com os seus objetivos necessidades.

Ter um professor pedagogo e totalmente dedicado ao seu aprendizado da matemática é a garantia de que você conseguirá progredir mais rápido e de maneira eficaz e duradoura.

Você poderá revisar cada assunto separadamente, fazer exercícios e ter um feedback do professor, avaliar quais são suas lacunas e maiores dificuldades, estudar para as provas com acompanhamento, etc.

Como estudar e aprender matemática em casa?

Muitas plataformas e sites complementam, e às vezes esclarecem dúvidas e dificuldades que os alunos encontram na sala de aula. Como já dissemos algumas vezes em outros artigos, a internet é uma ferramenta incrível para aprender, independente da disciplina estudada!

sites e plataformas onde estudar exatas A internet é uma ferramenta incrível para estudar matemática em casa e complementar os conteúdos da escola.

Lá encontramos, por exemplo, todo o programa curricular do ensino fundamental e médio, além de fichas de revisão, vídeo-aulas e muitos exercícios corrigidos. Veja abaixo alguns dos assuntos de matemática que você pode encontrar facilmente na internet:

  • cálculo literal,
  • proporções,
  • números racionais,
  • equações e inequações,
  • fórmula de Bhaskara,
  • teorema de Pitágoras,
  • cálculo de área de uma circunferência,
  • potenciação,
  • frações,

Esses e diversos outros temas podem ser facilmente encontrados em sites especializados no ensino de matemática como por exemplo, o portal somatematica.com.br, que coloca à disposição do aluno um material de apoio super completo, dividido por nível de escolaridade (ensino fundamental, médio…) e por temas.

Além disso, o site também oferece exercícios interativos, quiz, vídeos explicativos e muito mais. Outro portal dedicado à matemática e que oferece um excelente suporte através de materiais didáticos de qualidade é o claculemais.com.br. Nessa mesma pegada, o site oferece conteúdo de qualidade para os diferentes assuntos abordados em matemática nos ensino fundamental e médio.

Para obter boas notas em todas as provas, é necessário começar a estudar e revisar os novos conceitos à partir do início do ano letivo. Apenas as aulas oferecidas na escola não são suficientes para você se tornar um craque das exatas.

Estudar matemática exige dedicação, disciplina e organização, se não todos os seus esforços serão inúteis.

Diferentes formas de estimular o conhecimento matemático

Quem disse que matemática precisa ser uma matéria chata e enfadonha? Através dela podemos descobrir um universo de possibilidades e ver o mundo sob diferentes ângulos.

O conhecimento também pode ser adquirido através de jogos ou de tarefas simples do dia a dia da criança. O entretenimento como forma de aprendizagem é o caminho mais fácil e eficaz para despertar o interesse das crianças pela matemática.

formas lúdicas e alternativas de aprender exatas Filmes, aplicativos ou ainda aulas de música podem te ajudar a aprender matemática.

Através dos filmes, por exemplo, é possível mostrar às crianças a importância da matemática em nossas vidas e como ela ajudou a moldar o mundo no qual vivemos hoje.

Há filmes que relatam a história de grandes gênios das ciências exatas, como Alan Turing, John Nash e Katherine Johnson. Veja aqui nossa lista de filmes para se inspirar e se apaixonar por matemática:

  • O Jogo da Imitação,
  • Uma Mente Brilhante,
  • Gênio Indomável,
  • O Homem que Mudou o Jogo,
  • Estrelas Além do Tempo.

Outra forma de melhorar o desempenho em matemática é através do aprendizado de música. Estudar música traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças, além de estimular o raciocínio lógico e espacial, o que aumenta as competências matemáticas, sobretudo no que diz respeito à geometria.

Tocar um instrumento solicita o uso de vários sistemas sensoriais, como a audição, a visão e a coordenação motora. No caso do aprendizado dos instrumentos de teclado, a disposição espacial do próprio instrumento permite que o aluno use e aprimore seus conhecimentos espaciais.

Isso se dá porque a representação visual das relações intervalares entre as alturas de som têm correspondência com a geometria da música escrita. Assim, a configuração física do teclado reforça a importância dos conteúdos matemáticos aprendidos na escola.

Você também pode estudar matemática através de aplicativos para smartphone. Os aplicativos são uma forma simples, lúdica e objetiva de aprender matemática.

Esses apps educativos são verdadeiras ferramentas que transformam o aprendizado da matemática em algo muito mais divertido e estimulam o senso analítico e o raciocínio lógico de forma leve e descontraída.

No entanto, é muito importante ter em mente que essa não é uma fórmula mágica que irá transformá-lo em um gênio da noite para o dia. Os jogos e aplicativos irão ajudá-lo a desenvolver o pensamento matemático e para isso é preciso  que você entenda a lógica por trás de cada operação.

Nada é mais eficaz para aprender matemática do que estudo, dedicação e muita concentração. Veja a seguir alguns apps que podem ajudar pessoas de qualquer idade a melhorar o desempenho em matemática:

  • O Rei da Matemática: joguinho que permite resolver diferentes problemas matemáticos enquanto você sobe de nível,
  • Cola Matemática: excelente aplicativo para verificar o passo a passo de um exercício,
  • MathYou: um gerador de contas para quem quer se tornar craque em cálculos.

Com todas essas dicas incríveis você com certeza irá melhorar seu desempenho e terá excelentes notas em matemática.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar