Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Exercitar o idioma da Alemanha no tablet e smartphone

De Camila, publicado dia 13/11/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Melhores aplicativos para aprender alemão

As possibilidades de se aprender alemão se diversificaram enormemente nos últimos anos.

Além de ir a aulas em escolas de idiomas, recorrer a professores particulares ou fazer estudos universitários para se capacitar na língua de Goethe, os amantes do alemão ainda podem contar com dispositivos tecnológicos a favor do aprendizado.

Na era da internet, tablets e smartphones, aprender o idioma falado na Alemanha pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, seja durante a pausa no trabalho ou durante um tempo livre no conforto do próprio lar.

Tanto o computador quanto o tablet e o smartphone podem ser utilizados na hora de aprender e revisão alemão. Com os aplicativos para se aprender alemão, os estudos podem acontecer através do iPad, iPhone ou iMac.

Vários aplicativos que ensinam a língua dos irmãos Grimm podem ser encontrados online ou nas lojas de apps. Eles permitem ao aprendiz não só adquirir novos conhecimentos sobre o idioma, mas também exercitar as competências já absorvidas.

Esta matéria se concentra a apresentar algumas destas ferramentas que podem ser facilmente encontradas e utilizadas em qualquer um destes dispositivos, seja com suporte iOS, Android ou o bom e velho computador.

Confira nossas dicas para dominar rápido a língua alemã!

Top 4 aplicativos para aprender alemão

Apresentamos aqui os quatro melhores aplicativos para quem deseja utilizar o smartphone, tablet, iPad ou iPhone para aprender e lapidar as habilidades na língua falada na Alemanha.

São estes os top 4:

  • Duolingo
  • Busuu
  • Mosalingua
  • Babbel

Duolingo

Duolingo não é uma daquelas aplicações que prometem milagres como ensinar uma língua estrangeira em apenas cinco minutos.

Conhecida e reputada dentre os programas de aprendizado de idiomas, Duolingo foi desenvolvido de maneira profissional para acompanhar o desenvolvimento e o avanço do aprendizado do utilizador, seja ele iniciante, intermediário ou bilíngue em alemão.

O principal diferencial –  e a cereja do bolo – deste aplicativo é o caráter lúdico empregado no método de ensino disponível. O aprendizado do alemão é proposto a partir de uma divisão de pequenas unidades que se assemelham a um jogo. Ao longo dos capítulos, os exercícios capacitam os utilizadores a ler, escrever, falar e compreender o que é falado em língua alemã.

A cereja do bolo de Duolingo é o caráter lúdico das lições! A “cereja do bolo”deste app é que você aprende brincando!

Foco principal

Todos os pontos fundamentais do idioma de Goethe são apresentados aos alunos para que eles possuam um aprendizado completo. Alguns destes pontos são:

  • aquisição de vocabulário geral e específico;
  • aprendizado e prática de expressões;
  • exercícios de gramática;
  • prática da expressão oral e treino de pronúncia.

Objetivo

O objetivo de Duolingo é bem claro: acompanhar o aprendiz, motivando-o e estimulando-o para que ele não abandone o curso virtual.

Comunidade

Para ficar ainda mais próximo do aluno e garantir um suporte extra, o aplicativo propõe ainda um fórum de discussão intensamente ativo, assim como a possibilidade de trabalhar com outros aprendizes que também utilizam o programa.

A partir da criação destas comunidades, Duolingo visa estimular ainda mais a participação dos aprendizes de alemão. Sem contar que os participantes têm a possibilidade de avaliar e medir o nível de domínio do idioma de Angela Merkel.

Outra particularidade desta aplicação é que ela não visa apenas pessoas físicas, mas também empresas que desejam traduzir, por exemplo, seus sites na internet.

Estudar alemão através de produções cinematográficas também pode ser muito lúdico!

Busuu

Utilizado por mais de 50 milhões de aprendizes, Busuu foi considerado pela gigante Apple como “melhor aplicativo de idiomas de 2014”.

Alguns anos se passaram e o programa que propõe, dentre outras línguas, o aprendizado do alemão, continua dentre os melhores da sua categoria quando o assunto é estudar um idioma estrangeiro através do tablet ou smartphone.

Principais funcionalidades

Busuu possui várias funcionalidades, dentre elas:

  • aprendizado das bases da língua falada na Alemanha graças à transmissão de conteúdo de vocabulário e gramática, assim como exercícios contendo diálogos em áudio e testes interativos;
  • possibilidade de compartilhar os exercícios com uma comunidade de utilizadores que possuem o mesmo objetivo: o de aprender alemão através uma aplicação. Tal possibilidade apresenta ainda a oportunidade aos utilizadores de mostrarem o trabalho desenvolvido a nativos da língua, contribuindo para o avanço do aprendizado;
  • oportunidade de estabelecer um objetivo sob-medida de acordo com os anseios e necessidades do estudante, contribuindo para a conclusão das lições com sucesso;
  • um aplicativo personalizado que corresponde ao tipo de aprendizado de cada utilizador, aumentando a eficiência e os bons resultados na hora da aquisição de conhecimento;
  • acesso a mais de 150 assuntos diferentes, possibilitando ao aprendiz a aquisição de um vocabulário de, no mínimo, 3000 palavras;
  • teste de conhecimentos através de um quiz que analisa o progresso do aluno e detecta em qual nível ele se encontra.

Escutar alemão é importante para o aprendizado do idioma. O desenvolvimento da compreensão oral é explorado pela maioria dos apps.

Mosalingua

Este aplicativo deve ser o menos conhecido dentre os apresentados neste top 4. Mosalingua é, no entanto, um dos programas mais promissores dentro do nicho de aprendizado de idiomas através de aplicativos e vem ganhando cada dia mais adeptos ao método.

O interessante de Mosalingua é que o utilizador aprende de maneira séria sem deixar de se divertir, pois o aplicativo apresenta, assim como Duolingo, um lado lúdico.

O vocabulário é assimilado sem que o aprendiz se dê conta; a pronúncia é praticada e aperfeiçoada; diálogos presentes no programa contribuem para o desenvolvimento da compreensão oral e escrita.

Várias categorias são disponibilizadas a fim de diversificar o conhecimento sobre o vocabulário e seu aprendizado. Alguns do temas apresentados são:

  • habitação;
  • alimentação;
  • transporte;
  • turismo;
  • lazer;
  • meios de comunicação;
  • meteorologia;
  • etc.

Mosalingua possui ainda várias outras características que oferecem ao aluno a possibilidade de, dentre elas:

  • trabalhar as bases essenciais da gramática alemã: verbos irregulares, pronomes, emprego do pretérito, etc.;
  • integrar um clube de aprendizes de acesso gratuito onde ele tem acesso a conteúdos exclusivos, brindes, conselhos úteis sobre como aprender alemão  e acesso a várias outras ferramentas online;
  • exercitar a pronúncia através de atividades de expressão oral nas quais o sotaque e a dicção são treinados: todas as palavras e frases são pronunciadas por locutores nativos;
  • acessar 17 diálogos com situações da vida quotidiana;
  • passar por 10 níveis de dificuldade enquanto iniciante, assim como enquanto bilíngue, fazendo uso de vocabulários cada vez mais específicos.

Vários canais de podcasts podem, ainda, complementar os estudos do idioma alemão.

Babbel

Não poderíamos falar de aplicativos de aprendizado de língua estrangeira sem mencionar este que deve ser um dos mais conhecidos atualmente no mundo todo.

O funcionamento de Babbel é semelhante ao do Duolingo, porém menos lúdico. Outra grande diferença é que para se ter acesso ao conteúdo de nível intermediário e avançado, é preciso pagar pelo programa. O custo benefício vale a pena, principalmente se o utilizador for um aluno assíduo.

Babbel propõe um acompanhamento individualizado ao usuário e se preocupa em sempre atualizar os conteúdos.

Atualmente, este é um dos aplicativos mais completos a ser utilizado para aprender alemão.

Com os curso de alemão online e as ferramentas oferecidas pela internet e pelos aparatos tecnológicos (utilizar a webcam para conversar ao vivo com um professor de alemão ou ainda acessar exercícios para melhorar a pronúncia), Babbel adquiriu um papel importante no aprendizado de línguas estrangeiras, como o idioma falado na Alemanha.

Outras opções de apps para aprender alemão

Acima citamos os top 4 aplicativos mais conhecidos e reputados quando o assunto é aprender um idioma estrangeiro como o de Goethe.

Obviamente, outras opções estão disponíveis no mercado de apps e não custa nada testar-las no tablet ou smartphone!

Semper

O app Semper permite ao utilizador sair um pouco dos programas tradicionais.

A função “Unlock your brain” (algo como “destrave seu cérebro”) substitui o bloqueio de segurança da tela do aparato digital: o portador do smartphone ou tablet só consegue desbloquear o aparelho para utilizá-lo se escrever a tradução correta da palavra mostrada.

Ótima maneira de ficar em dia com a revisão do vocabulário!

Muitos aplicativos colocam os alunos de alemão para treinar a fala.

50 languages

Esta aplicação oferece 30 lições gratuitas de diversas línguas como o alemão.

Cada uma delas permite ao aprendiz de conhecer e revisar pontos básicos do aprendizado do idioma germânico, como conhecimento de frases úteis, gramática, conjugação e vocabulário.

O diferencial deste app é a possibilidade de utilização do alemão em situações concretas do quotidiano, como fazer um pedido em um restaurante ou reservar um quarto de hotel.

BBC Learn German

A famosa rede BBC coloca à disposição dos seu usuários vários curso de alemão em forma de diálogos em áudio com transcrições disponíveis ao final de cada lição.

Excelente maneira de adquirir um enorme fluxo de vocabulário sempre lidando com questões práticas do dia-a-dia. Sem contar com o ótimo exercício de compreensão oral que é a escuta dessas conversas.

Este aplicativo é ainda mais eficiente quando utilizado como complemento aos cursos seguidos através de outros apps, como, por exemplo, os apresentados na lista dos top 4.

Rosetta Stone

O curso de alemão oferecido pelo aplicativo Rosetta Stone são úteis não só para os alunos que desejam aprender alemão para a vida quotidiana, mas também para profissionais desejosos em complementar as habilidades apresentadas no currículo.

Este app tem um foco, sobretudo, nas particularidades da língua germânica e no fluxo do aprendizado, que pode ser adaptado à disponibilidade de dedicação de cada aluno.

Aprendizes no nível básico (iniciantes) têm a oportunidade de aprender rapidamente a manter uma conversação fluente, enquanto os intermediários e avançados podem treinar o diálogo com interlocutores nativos. É possível, ainda, a troca de informações online com outros utilizadores que seguem o programa.

DeutschAkademie

100% gratuito, DeutschAkademie oferece a oportunidade de revisão do vocabulário e da gramática alemã através do celular e / ou do tablet.

Ele disponibiliza:

  • mais de 20.000 exercícios de gramática;
  • exercícios organizados por níveis de domínio do idioma ou por temas;
  • possibilidade de acompanhamento do progresso graças a ferramentas de estatísticas pessoais e avaliações;
  • oportunidade de entrar em contato com um professor para um curso de alemao online para esclarecimento de dúvidas.

Sites na internet podem ser tão úteis para estudar alemão quanto os aplicativos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar