Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dê aulas de reforço escolar por videoconferência

De Glicia, publicado dia 16/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como dar apoio estudantil por webcam?

Você gostaria de iniciar sua carreira como professor particular, mas mora em uma zona geográfica onde a demanda é baixa? Você sabia que é possível dar aulas e ter quantos alunos desejar sem sair da sua casa?

Hoje em dia a demanda por professores online tem crescido cada vez mais. Devido a falta de bons professores próximos de seus domicílios, alguns pais acabam encontrando a solução para as aulas de reforço dos filhos na Internet. Sem precisar sair da sua casa você pode exercer uma profissão promissora e ainda concilia-la com outra atividade profissional se desejar.

E por falar em aulas online, você sabia que no Superprof você também pode dar aulas particulares por videoconferência? Para isso, nada mais simples: indique no seu perfil que você aceita os cursos por webcam e dessa forma, você terá acesso a alunos de todo o Brasil!

Neste artigo preparamos alguns conselhos e dicas úteis para você começar a dar suas aulas online .

Quer saber como se tornar professor particular à distância?

Compre um material de audio e som de boa qualidade

Para dar aulas a distância é primordial que você disponha de um material de qualidade. Dar aulas por webcam pode  ser um pouco difícil no começo, tanto para o professor quanto para o aluno. Interagir com alguém que está do outro lado de uma câmera pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas.

Junta-se a isso o fato de que transmitir certos conhecimentos pode ser um pouco difícil em uma aula por webcam. O professor terá que encontrar uma metodologia que o permita ensinar de forma clara todos os aspectos importantes da disciplina. Ter um material que facilite a comunicação e a compreensão para ambos, professor e aluno, será essencial para o bom funcionamento das aulas.

Muitos professores experientes acreditam que para entender as dificuldades do aluno, é necessário interpretar seu comportamento físico, ou seja, é preciso analisar seus gestos. Por exemplo, se seu aluno diz que entendeu a matéria que foi explicada, mas você percebe que durante a aula ele está disperso, muito provavelmente ele não está preocupado em aprender algo naquele momento, ou talvez algo o esteja incomodando.

Escolha um equipamento audio-visual de qualidade. Um material de qualidade te permitirá otimizar suas aulas e a produtividade dos alunos.

Reconhecer esses sinais quando você está face a face com seu aluno é muito mais simples. Entretanto, discerni-los durante uma aula por webcam pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Para perceber todos esses pequenos sinais que podem interferir na produtividade da aula e na progressão do estudante, é necessário que o professor possa ver e ouvir o aluno corretamente.

Além disso, uma má comunicação pode fazer com que sua aula fique mais longa do que o necessário, pois as falhas e interferências no material de audio e som te obrigam a repetir constantemente as mesmas coisas, e te impedem de avançar no assunto trabalhado. Uma perda de tempo considerável tanto para o professor, quanto para o aluno!

Aqui estão 3 conselhos importantes se você pretende começar a dar aulas por webcam:

  1. Compre uma câmera de qualidade. Hoje em dia é possível encontrar excelentes equipamentos de audio e video por um preço relativamente acessível;
  2. Se você já tem uma câmera digital de boa qualidade, você pode usa-la para dar suas aulas. Basta comprar um cabo adaptado para poder conecta-la ao seu computador;
  3. Invista em um microfone externo. Apesar de algumas pessoas acharem que este é um equipamento desnecessário, na verdade se trata de um equipamento indispensável para professores que dão aulas online. O microfone do computador ou da câmera não é de boa qualidade geralmente, o que dificulta a boa comunicação entre o professor e seu aluno.

Com o equipamento correto, você poderá garantir um apoio escolar eficaz e de qualidade.

Qual software ou plataforma escolher para dar aulas por webcam?

Se você quer começar a dar aulas particulares de reforço através da Internet, cabe a você escolher o software que melhor lhe convém. Para ajudar seu aluno a se aprofundar em um determinado conhecimento e tirar o melhor proveito das aulas, o ideal é escolher um programa interativo e de alta performance.

No entanto, não existe um software milagroso que resolverá todos os seus problemas! Na verdade você deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e à sua metodologia de ensino. Comece definindo suas expectativas e objetivos com relação ao programa escolhido:

  • Você precisará enviar documentos?
  • Será necessário uma ferramenta para desenhar (no caso das aulas de geometria ou educação artística, por exemplo)?
  • Você precisará de um espaço para chat, para poder copiar e colar textos, por exemplo?

Evidentemente, a escolha do programa ideal para você também dependerá da disciplina ensinada. Para aulas de língua estrangeira, por exemplo, o melhor é escolher um software com boa qualidade de audio. Se você é professor de matemática, um programa que ofereça uma ferramenta de desenho é o mais indicado. Em todo caso, caberá a você definir quais serão suas principais necessidades na hora de preparar suas aulas.

Programas com ferramenta de desenho. Para ensinar algumas disciplinas, como a geometria, por exemplo, é necessário um software que ofereça uma ferramenta de desenho.

Os melhores softwares:

  • Skype: líder no mercado de programas dedicados a bate-papo online e video conferência, muitos professores usam o Skype para dar suas aulas. Um dos aspectos interessantes desse software é a possibilidade de criar uma videoconferência em grupo, o que nem sempre é possível com outros programas;
  • Google Talk: semelhante ao Skype, este software permite fazer bate-papo de video e audio. Pode ser usado diretamente através da sua conta Gmail, ou você pode baixa-lo no seu computador;
  • Plataformas de aula online: algumas plataformas são especializadas em aulas a distância e oferecem aos professores cadastrados um software integrado;
  • Dica bônus: Dropbox. Apesar de não ser voltado para aulas online, o programa é muito útil para compartilhar documentos de forma rápida e segura.

Testar a qualidade do equipamento antes de começar a dar aulas

Para garantir a qualidade das aulas e o bom desempenho dos seus alunos, é necessário ter uma boa conexão à Internet. isso evitará problemas de corte e outros inconvenientes que podem vir a atrapalhar suas aulas. Mas, essas condições são válidas para ambos os lados. Se seu aluno não tiver acesso a uma conexão de qualidade também, o bom funcionamento das aulas corre o risco de ser prejudicado.

Para verificar a qualidade da sua conexão à Internet é muito simples! Há inúmeras ferramentas online e gratuitas que te permitem calcular a velocidade da sua conexão. O ideal é ter uma recepção de no mínimo 40 Mo/segundo.

Evite trabalhar em cybercafés ou locais de co-working muito cheios, pois devido ao fato da conexão ser compartilhada entre muitas pessoas, ela será lenta e isso terá uma consequência negativa na qualidade das suas aulas.

Para dar aulas é necessário uma conexão internet de qualidade. Os locais de co-working não são recomendados para os professores. O ideal é usar uma conexão pessoal e não compartilhada.

Se possível, aconselhamos você a optar por um pacote de Internet por fibra ótica, pois a conexão será infinitamente melhor e mais rápida. Com uma boa conexão você poderá propor aulas de reforço escolar de qualidade, em qualquer disciplina e em qualquer zona geográfica. Você poderá colocar, assim, sua pedagogia à disposição dos seus alunos e os ajudará a melhorar os resultados em sala de aula ou a passar no vestibular.

Não hesite em dar informações sobre a qualidade do seu equipamento em seu anúncio. Dessa forma o aluno se sentirá mais seguro e com certeza entrará em contato com você.

Adapte suas aulas de acordo com as dificuldades do aluno

Mesmo que você tenha um diploma em uma determinada disciplina, isso não garantirá que você seja um bom professor. Para dar aulas online de qualidade, você deve estar atento às dificuldades de cada um dos seus alunos.

O professor deve saber transmitir as noções básicas da disciplina ensinada, mas na maioria dos casos, quando um estudante procura a ajuda de um professor particular, é porque ele sente dificuldades em aprender o conteúdo de uma determinada matéria. Dessa maneira, o professor deve ser capaz de ajudar o aluno não apenas a aperfeiçoar seus conhecimentos, mas também a dominar o assunto estudado para melhorar seus resultados em sala de aula.

Saiba também como assegurar o acompanhamento dos seus alunos mesmo ensinando à distância!

Seguem alguns conselhos:

  • Estabelecer um cronograma adaptado às disponibilidades do aluno (aulas logo após a saída da escola, a noite, nos fins de semana…);
  • Ser pontual com os horários estabelecidos e em caso de possível ausência, avisar o aluno com antecedência. Esta regra é válida para ambos, então não hesite em exigir o mesmo dos seus alunos;
  • Oferecer aulas estruturadas, que respeitem um plano de aula definido por você. Uma aula online não deve ser diferente de uma aula presencial e precisa seguir uma metodologia pensada com antecedência para evitar improvisações de última hora;
  • O professor de reforço também pode aconselhar seus alunos sobre possíveis formações adaptadas ao perfil intelectual deles;
  • Ajudar o estudante a se preparar para os exames e vestibulares, mesmo que esse não seja o motivo inicial pelo qual o aluno recorreu aos seus serviços. Se você é professor de português, por exemplo, você pode dar conselhos sobre como escrever um bom texto e desta forma ajudar o aluno a se sair bem na prova do ENEM, ou no vestibular;
  • O objetivo principal das aulas de reforço é melhorar o desempenho do aluno e assim, evitar que ele tire notas ruins;
  • Incentivar o estudante a buscar se aperfeiçoar cada vez mais, mostrando-o suas qualidades e pontos fortes;
  • Avaliar a progressão dos alunos com frequência;
  • Se necessário, organizar aulas de revisão intensiva antes dos períodos de provas.

Prepare suas aulas e evite improvisos. Assim como as aulas tradicionais a domicílio, as aulas online também devem ser preparadas e organizadas com antecedência.

Como você pode constatar, as aulas online não diferem em nada das aulas tradicionais a domicílio! Além disso, o ensino a distância tem inúmeras vantagens tanto para os professores, como para os alunos: flexibilidade na organização dos horários de aulas, ganho de tempo e produtividade para o aluno, possibilidade de ter um número maior de alunos caso o professor more em uma zona com pouca demanda, maior possibilidade de escolha de professores para os alunos que moram em uma região onde a oferta é baixa, etc.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar