Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas particulares para alunos do ensino fundamental

Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como ter bons resultados escolares com um professor à domicílio?

A transição do ensino infantil para o ensino fundamental é um momento crucial na escolarização das crianças e  as aulas particulares podem contribuir positivamente  para ajudar nesta nova fase da vida escolar do seu filho.

Para algumas crianças este é um momento difícil, pois ele marca não somente uma mudança escolar, mas também a entrada na adolescência, etapa particularmente conturbada para a maioria dos estudantes.

Algumas crianças que são suficientemente maduras, autônomas e que adquiriram todas os conhecimentos básicos necessários durante a escola primária, podem adaptar-se com mais facilidade ao ensino fundamental.

Já para outros, esta transição pode ser mais difícil! As lacunas deixadas no aprendizado poderão tornar a adaptação ainda mais difícil,  sem falar da falta de motivação e dificuldades em realizar as tarefas com autonomia.

a auto-estima é uma das chaves do sucesso escolar Com as aulas particulares o estudante ganhará confiança em si mesmo e se sentirá mais motivado.

Por estas e por diversas outras razões, a demanda por aulas de apoio escolar tem crescido muito nos últimos anos. Seja para aulas de reforço, aulas de recuperação, cursos intensivos ou preparatórios para vestibulares e concursos, o fato é que este mercado tem muito a oferecer, tanto para os alunos quanto para os professores.

As aulas particulares são a melhorar maneira de lidar com todas as dificuldades encontradas em qualquer fase da escolaridade do seu filho. Com uma pedagogia adaptada, o professor particular poderá ajudar a criança a organizar suas tarefas escolares e seus horários de estudo. Ele também poderá ensiná-lo os melhores métodos para desenvolver sua autonomia e aumentar sua motivação.

Vamos descobrir juntos os inúmeros benefícios de contratar um professor particular?

Como as aulas particulares podem ajudar na fase de adaptação?

Diferentemente da escola primária, onde seu filho estava acostumado a ter um único professor para todas as matérias durante todo o ano letivo, no ensino fundamental ele terá vários professores diferentes.

Outra grande mudança em comparação à escola primária é que a partir de agora ele também vai começar a estudar novas disciplinas. Sua aprendizagem tomará uma outra importância, o que pode constituir uma fonte de angustias e falta de confiança em si mesmo.

Por um lado, seu filho deverá consolidar seus conhecimentos adquiridos anteriormente e aprofundá-los para conseguir acompanhar os novos conteúdos. As aulas ficarão cada vez mais complexas e as leituras mais densas. As aulas de português, por exemplo, são mais exigentes no ensino fundamental em termos de ortografia e gramática.

um professor à domicílio pode ajudar a criança a aprimorar os conhecimentos já adquiridos Para se adaptar à nova rotina escolar o aluno precisa ter assimilado os conceitos básicos durante a ensino primário.

As redações serão  particularmente difíceis para aqueles que não têm uma boa base e não estão habituados a usar a norma culta da língua com frequência. No que diz respeito às aulas de matemática, a tendência é que o conteúdo se torne mais complexo também, principalmente durante as aulas de geometria.

Por outro lado, ele deverá lidar com novas disciplinas, até então desconhecidas para ele. Durante as aulas de ciências, por exemplo, os estudantes começam a aprender os conceitos de universo, entender o papel dos outros corpos celestes que fazem parte do universo junto com a Terra, a composição do nosso planeta, dentre outros assuntos.

É normalmente no ensino fundamental que as crianças começam a estudar línguas estrangeiras também. As mais comuns são inglês e espanhol e o objetivo das aulas é aprofundar as bases gramaticais e dar ênfase à expressão oral.

Em outras palavras, o ensino fundamental exige do aluno maior senso crítico e analítico, além da capacidade de reflexão e de auto-avaliação.

Devido à multiplicação do número de matérias estudadas, esta etapa escolar requer maior autonomia e uma metodologia adaptada. Assim, um professor particular à domicílio oferecerá um ensino complementar ao da escola, que ajudará seu filho a desenvolver suas habilidades, organizar os estudos e se sentir mais seguro e confiante.

Como o professor particular pode ajudar em caso de repetência?

Em qualquer escola existem alunos bons e outros nem tanto. O papel dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores é garantir que todos os alunos possam avançar.

Em algumas escolas, o suporte oferecido aos pais e alunos inclui aulas de reforço, aulas de recuperação e até mesmo treinamento para professores. No entanto, a grande maioria das escolas, sobretudo as escolas públicas, não possuem investimentos suficientes para este tipo de suporte.

O ensino é padronizado, nada individualizado e o aluno precisa “se virar” para aprender os conteúdos!

Por conta disso, não é raro vermos estudantes muito abaixo da média, com péssimas notas e baixo rendimento. Mesmo que o bom desempenho dependa em parte do esforço pessoal do aluno, o fracasso escolar não é exclusivamente culpa dele. Há diferentes estudos na área da educação que mostram que uma abordagem única para o ensino sempre deixará alguns alunos para trás.

Aulas particulares são uma importante ferramenta contra a repetência Se seu filho se sente perdido com relação à escola, talvez seja o momento de procurar a ajuda de um professor particular.

Infelizmente, a solução mais fácil encontrada por grande parte das escolas brasileiras é a repetência. Segundo diversos especialistas em educação, expectativas, percepção das próprias habilidades e autoestima são fatores fundamentais no processo educacional. A repetência coloca em questão todos estes fatores e leva o aluno a perder o interesse pela escola.

Com boas aulas de reforço e um acompanhamento personalizado, este quadro pode ser revertido. Os pais tendem a buscar ajuda de um professor particular somente quando o aluno já passou pela difícil experiência de repetir o ano letivo. No entanto, se as aulas de reforço forem oferecidas ao aluno ao longo do ano, ele será capaz de recuperar o atraso e melhorar seus resultados.

A intervenção de um professor à domicílio desde as primeiras dificuldades apresentadas pela criança ajudará a evitar as notas baixas e, consequentemente, a perda de auto-estima, um dos aspectos mais importantes para evitar o fracasso escolar.

O acompanhamento individualizado permitirá que seu filho aprofunde seus conhecimentos e preencha as lacunas deixadas pela escola primária.

Após uma repetência, é interessante efetuar uma revisão dos conhecimentos adquiridos e dos que ainda precisam ser assimilados, para determinar quais são as lacunas a serem preenchidas e as dificuldades a serem superadas.

As grandes mudanças que estão ocorrendo na vida da criança (tanto na vida escolar quanto na pessoal) podem ser a causa da perda de confiança em si mesmo, o que pode ter como consequência uma queda no desemprenho escolar.

Com a pedagogia adequada, o professor particular será capaz de transmitir os conhecimentos necessários ao seu filho. Além disso, ele poderá também identificar os bons “gatilhos” a serem acionados para corrigir de forma rápida e duradoura a situação.

De que forma o professor pode contribuir para melhorar o nível do seu filho?

Para conhecer o nível do aluno, é necessário fazer uma avaliação das competências do estudante. Esta avaliação permitirá ao professor identificar os pontos fracos e as lacunas que seu filho possui. Isso possibilitará também saber qual disciplina precisa ser mais trabalhada.

Que o seu filho tenha chegado ao ensino fundamental com muitas deficiências ou apenas um certo atraso, as aulas particulares só trarão benefícios e o ajudarão a progredir cada vez mais. Usando de seus conhecimentos pedagógicos e uma metodologia de ensino personalizada às necessidades do seu filho, o professor à domicílio o ajudará a recuperar o atraso e a nivelar seus conhecimentos de acordo com os requisitos exigidos pela escola.

com a ajuda do professor particular o estudante poderá acompanhar os novos conteúdos Com organização e disciplina, aos poucos o aluno conseguirá seguir o novo ritmo de aulas.

De fato, se um estudante não domina as operações matemáticas mais básicas, por exemplo, ele muito provavelmente não será capaz de resolver uma equação de segundo grau ou aplicar um teorema. O professor particular deve, desta forma, se assegurar que seu filho assimilou todos os conceitos importantes dos anos anteriores.

Quando um estudante do ensino fundamental apresenta dificuldades para resolver exercícios, pode ser devido a uma falta de compreensão de texto ou a um déficit de atenção na hora de ler o enunciado.

O enunciado é como uma receita de bolo e 50% da resolução de um exercício está na sua leitura. Para saber o que é preciso fazer, quais fórmulas ou operações usar em um problema de matemática, por exemplo, é preciso primeiro entender o que está sendo pedido.

O aluno também pode estar tendo dificuldades em outros aspectos que o estejam impedindo de aprender e progredir, como por exemplo:

  • dificuldades em entender o que o professor espera dele;
  • quais conceitos aplicar na hora de resolver um exercício;
  • como organizar seu tempo para se dedicar mais aos estudos em casa;
  • administrar as diferentes disciplinas e as tarefas escolas.

O professor poderá trabalhar estes aspectos com seu filho, ensiná-lo a organizar seu tempo e espaço de estudos de maneira a aumentar a produtividade. Ele também poderá ensinar métodos e técnicas de estudo que o ajudarão a entender melhor o conteúdo das aulas e assim, conseguir aplicar os conceitos aprendidos na hora de resolver exercícios e provas.

O papel do professor particular é acompanhar o seu filho ao longo do ano letivo ou em períodos específicos (épocas de provas, necessidades pontuais, etc) para que ele adquira o nível de conhecimentos necessário para o sucesso escolar.

Para que seu filho não se sinta sobrecarregado e chegue ao ponto de se desesperar no período de provas, é melhor buscar ajuda o quanto antes, pois assim ele conseguirá estudar as disciplinas nas quais tem mais dificuldade.

As aulas à domicílio serão um apoio incontestável para seu filho, pois elas o ajudarão a melhorar seu nível escolar e intelectual de forma rápida e permitirão que ele assimile os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar