Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossas dicas para você encontrar sua aula particular ideal

De Fernanda, publicado dia 08/11/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > O reforço escolar para estudantes em dificuldade

“Todo mundo é um gênio. Mas se julgarmos um peixe por sua capacidade de escalar uma árvore, ele passará a vida acreditando que é estúpido.” Albert Einstein

As dificuldades na escola começam no primeiro ano do Ensino Fundamental e, se não forem identificadas a tempo, podem levar a grandes atrasos, ao baixo rendimento escolar e até ao abandono escolar.

No Brasil, há mais de 35 milhões de estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio. Desses, mais de 7 milhões vão à escola, mas estão em situação de distorção idade-série, ou seja, têm dois ou mais anos de atraso escolar. A informação é de estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de 2018.

Para que seu filho não seja mais um número dessa pesquisa, existem algumas soluções, como as aulas particulares de reforço. Mas como fazer aulas de apoio quando você está com dificuldades?

Siga nossas dicas!

Alunos em dificuldade: definindo sua necessidade de aulas particulares

Como fazer aulas em casa? Saiba como identificar claramente suas necessidades de apoio acadêmico para encontrar seu professor rapidamente.

Ao iniciar sua busca por professores particulares, você tem que fazer várias perguntas para definir suas expectativas e critérios para selecionar o educador ideal para você ou seu filho.

Um professor particular não está lá apenas para ensinar uma matéria ou aprimorar seus resultados acadêmicos. É mais do que isso! Pode ser uma fonte de inspiração e motivação, uma maneira de recuperar a confiança em suas habilidades por meio de seu suporte educacional personalizado.

Portanto, é importante escolher bem. As avaliações de ex-alunos podem ajudá-lo, mas isso em geral não é suficiente. Elas costumam ser bastante genéricas e não substituem a troca que você pode ter com seu professor em casa.

Faça as perguntas certas antes de pensar em contratar suas aulas particulares em casa:

  • Qual é o seu nível de escolaridade? Uma pergunta fácil, mas decisiva na hora de escolher seu professor,
  • Quais são suas dificuldades, suas fraquezas? Com o que você precisa de ajuda?
  • Como você aprende melhor? O professor pode ajudá-lo a determinar isso, mas você economiza tempo se já identificou a metodologia mais adequada;
  • Quando você está disponível para frequentar as aulas do professor?
  • Você prefere aulas online (via webcam) ou presenciais?
  • Deseja ter aulas individuais ou em grupo?
  • Qual é o seu orçamento?  Para conhecer o mercado, informe-se sobre os diferentes valores praticados pelas aulas particulares antes de definir seu professor,
  • Deseja um reforço intensivo ou de longo prazo?

Se você é o pai ou a mãe de um estudante em dificuldades, faça algumas perguntas para entender melhor as necessidades de seu filho. É importante conhecer as diferentes razões pelas quais seus filhos estão em dificuldade: está relacionado à pedagogia do professor na escola? Ele está desinteressado no assunto? Existe falta de organização ou confiança nele? Ele aceita a ideia de apoio escolar em casa ou não?

Como fazer aulas particulares? Como encontrar um curso de reforço para um aluno em dificuldade?
Muitas plataformas podem ajudá-lo a encontrar seu professor.

Lembre-se de que nem todos os seus critérios podem ser atendidos. Por isso, procure estabelecer quais são os mais importantes: o nível do professor? A pedagogia dele? O valor de suas aulas? Horários dos cursos?

Você pode então iniciar o processo de contratação das aulas particulares em casa. Quanto mais precisa for sua solicitação, maior a probabilidade de você receber uma resposta, positiva ou negativa:

  • O curso que você está procurando: ajuda com a lição de casa, revisão de final de ano, aula de química ou física, aula de matemática …
  • O nível de escolaridade do aluno: anos iniciais ou finais do ensino fundamental, ensino médio, preparação para Enem ou vestibulares…
  • O objetivo do curso: preparação para avaliações nacionais, preparação para exames, vestibular de universidades públicas, treinamento metodológico na escola …
  • As dificuldades do aluno,
  • Sua disponibilidade: durante as férias escolares, toda quarta-feira à tarde após as 15h, todas as noites da semana entre 18h e 20h, exceto quinta-feira, sábado de manhã entre 9h e 12h …
  • O tipo de curso necessário: aulas de suporte doméstico, aulas de webcam, aulas em pequenos grupos, aulas individuais …
  • A duração do acompanhamento: cursos intensivos e pontuais, por um período, durante todo o ano …

Envie sua solicitação a professores responsivos que praticam valores de acordo com seu orçamento, para que você tenha mais chances de obter respostas e encontrar rapidamente aulas para seu filho.

A quem recorrer para encontrar aulas particulares?

Onde encontrar seu professor em particular?
Procure por anúncios nos comércios do bairro!

Várias possibilidades estão disponíveis para você encontrar seu professor de acompanhamento escolar e fugir do fracasso.

Você pode pesquisar primeiro na OLX, muitos professores publicam seus anúncios por disciplina ou especialidade. Por outro lado, você não terá uma opinião sobre a metodologia deles.

Você também pode encontrar anúncios no comércio local ou nos locais na vizinhança. Não hesite em contatá-los por telefone ou mensagem de texto, lembrando sempre de deixar bem claro suas necessidades de aulas particulares.

Mesclando organização e anúncio, hoje em dia você também encontra plataformas online que oferecem os serviços de professores de todas as disciplinas. Alguns exemplos dessas plataformas são: Tutores, Profes.com ou Superprof. Lá você pode pesquisar em função de sua cidade e a disciplina escolhida (curso de matemática, língua portuguesa, curso de inglês em casa…). Em geral a inscrição é paga, na forma de uma assinatura, permitindo que você entre em contato com quantos professores desejar. No Superprof, o acesso ilimitado aos anúncios custa 29 reais por mês.

Outra vantagem: em geral o primeiro curso é gratuito, permitindo uma primeira troca com o professor, com o objetivo de conhecer sua metodologia e seu perfil.

Como encontrar aulas particulares de graça para alunos em dificuldade?

Não hesite em ajudar um ao outro entre os pais.  Está sem orçamento? Como encontrar aulas particulares de graça? Sim, isso é possível!

As desigualdades escolares sempre foram discutidas. E a escola também reproduz as desigualdades sociais, apontam alguns estudos.

Em um sistema escolar onde o nível de crianças está diminuindo constantemente, muitos reclamam que apenas crianças favorecidas podem recorrer a um professor em particular para progredir. Mas muitas organizações oferecem aulas de reforço.

As reformas escolares se sucedem, mas, diariamente, para os pais, a urgência é acompanhar seus filhos para empurrá-los para o sucesso acadêmico.

Você não tem um orçamento para contratar um professor particular de reforço escolar? Saiba que algumas oportunidades existem e elas permitirão que seu filho se beneficie do monitoramento regular.

Muitas vezes oferecidos por associações, eles fornecem ajuda para crianças matriculadas do ensino fundamental ao ensino médio e apoiam famílias em dificuldade. Muitas organizações locais – e até mesmo grupos de apoio dentro da própria escola –  podem ser iniciativas semelhantes às existentes em sua cidade. Entre em contato com os serviços municipais que podem colocá-lo em contato com associações que oferecem ajuda gratuita nas lições de casa.

Conheça algumas das muitas associações reconhecidas no Brasil:

  • Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos
  • Ong Florescer
  • Instituto Educação Sem Fronteiras
  • Ensina Brasil
  • Ong Favela Mundo
  • EduAction

Também é possível encontrar outras soluções de suporte acadêmico gratuitamente.

Nas  próprias escolas, é comum que os professores do ensino fundamental ofereçam ajuda personalizada às crianças em dificuldade, especialmente durante as horas de estudo. Se isso não existe na escola do seu filho, não hesite em enviar a ideia para os explicadores.

Se outros pais também estiverem interessados, a ideia provavelmente encontrará o caminho para sua realização.

Se esse não for o caso, nada impede que você organize entre os pais para encontrar uma solução . Por sua vez, cada pai pode cuidar de 2-3 crianças para dar aulas em grupo de reforço escolar.

Dependendo das necessidades, você poderá personalizar as lições: aulas de português, aulas de matemática, história, geográfica, aprendizado de metodologia … Uma solução acessível para dar um impulso às crianças.

Encontre um tutor gratuitamente Muitas escolas oferecem reforço fora do horário normal

Caso não tenha interesse em aulas particulares presenciais em casa, a internet oferece muitos recursos para ajudar seu filho a preencher suas lacunas. Sites gratuitos são numerosos. Eles oferecem cursos e exercícios online por nível e assunto (português, matemática, inglês, espanhol, história, geografia, biologia, física…).

Em alguns casos, a criança pode ser acompanhada remotamente e fazer perguntas em um fórum ou e-mail para professores à distância. A Internet está cheia de professores particulares prontos para ajudá-lo por trás da tela.

Mesmo que isso seja diferente da educação em casa, os pais podem, graças a esses recursos, fornecer soluções para seus filhos, sejam quais forem suas necessidades (apoio escolar, desenvolvimento, atualização …).

A internet está cheia de recursos para superar as dificuldades acadêmicas. É grátis e de acordo com os sites, é possível ter um aconselhamento personalizado. Uma boa dica é perguntar para os professores da escola regular quais os melhores fóruns ou espaços para conseguir complementar as aulas habituais, já que nem sempre os espaços online tem a qualidade necessárias.

Os alunos muitas vezes se sentem desafiados pelas aulas em casa porque não conseguem encontrar um professor particular rapidamente. Mas você sabia que os professores Superprof respondem em menos de 24 horas ( essa é a média de  milhares dos professores!)?

E então, está pronto para encontrar a solução perfeita e combater o fracasso escolar?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar