Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Material necessário para fazer aulas particulares online

De Camila, publicado dia 09/11/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > O que é preciso ter para seguir um curso à distância?

O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”
Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço

O número de estudantes que demandam por aulas particulares extracurriculares aumenta a cada ano. Esses cursos podem ser realizados com um professor particular que vá à casa do aluno, com alunos que vão à casa do professor ou ainda em locais como bibliotecas e escolas especializadas em aulas particulares. Para economizar tempo e custos de viagem, os alunos também têm a oportunidade de fazer aulas por meio de videoconferência, sem que nenhuma das partes envolvidas precise sair de casa.

Segundo a BBC Brasil, “ao redor do mundo, a indústria de ensino privado está crescendo. Segundo previsões, seu faturamento vai alcançar US$ 227 bilhões (cerca de R$ 895 bilhões) até 2022, impulsionado pelo crescimento na Ásia e pelo desenvolvimento de aulas on-line, na medida em que mais empresas conectam estudantes a professores, independentemente da distância física.”

Os benefícios de aulas via webcam são muitos:

  • Mais em conta;
  • Maior disponibilidade de professores;
  • Possibilidade de usar a internet para fazer exercícios…

Mas qual equipamento o aluno precisa para fazer aulas via videoconferência? Se esta é uma pergunta ainda sem resposta para você, então confira nossa matéria, pois te explicamos tudo sobre o assunto!

Preparamos também um guia sobre como ter aulas via webcam.

Um computador para aulas a distância

Após várias horas de pesquisa, você encontrou o professor particular ideal. No entanto, existe um pequeno detalhe que inviabiliza o processo: ele mora a 300 quilômetros de sua casa… Você pode até tentar encontrar outro professor, mas esse caiu como uma luva para o que você precisa e você não quer perder mais tempo pesquisando?

Felizmente, existe uma solução: os cursos a distância via webcam em tempo real. Para que isso se torne possível, é preciso possuir materiais de hardware básicos para conseguir se conectar com seu mais novo professor.

Um tablet também pode ser utilizado para se fazer aulas online.

Para começar, um computador funcional.

Você pode escolher um computador desktop ou laptop, desde que ele funcione corretamente. Evite computadores antigos, daqueles que levam 15 minutos para ligar e oferecem uma atualização sempre que você o inicia.

Mac, PC, ou tablet?

Alguns aconselham usar um PC em vez de um Mac, porque existem mais softwares de videoconferência para a primeira opção. No entanto, esses são elementos que  podem ser discutidos com seu professor, pois se seu computador está em bom estado, não faz sentido trocá-lo apenas para fazer suas aulas particulares.

Você pode até fazer uma aula particular de inglês ou matemática usando um tablet!

Como encontrar um professor particular que dá aulas online.

Prepare-se com 15 minutos de antecedência

Outra dica: não ligue o computador ou tablet imediatamente antes do início da aula com o professor. Reserve pelo menos quinze minutos antes da aula para iniciar o dispositivo e verificar se tudo está funcionando corretamente.

Lembre-se de atualizar regularmente seu aparelho para que uma atualização não comece no meio de uma sessão de aula.

Equipamento de curso online: conexão à Internet

Aonde quer que você faça sua aula particular a distância, é preciso que seja um lugar com boa conexão à internet.

Uma boa conexão à Internet também é essencial para ter aulas particulares de português, matemática ou física à distância.

Uma conversa por vídeo usa muita largura de banda (capacidade de conexão e transmissão). Para que a aula seja produtiva, a conversa entre aluno e professor não pode ser interrompida o tempo, senão o aprendizado fica comprometido.

A fibra ótica é a melhor opção para garantir a qualidade da recepção na Internet. No entanto, o ADSL pode ser suficiente para ter uma conversa fluente com o professor de inglês, matemática ou de reforço escolar.

Para saber se a velocidade da internet é suficiente, você pode digitar “speedtest” na barra de pesquisa do Google. Vários sites aparecerão nos resultados da pesquisa. Eles permitirão que você faça um teste de velocidade para saber se sua internet é rápida o suficiente para aguentar videoconferências sem cortes.

Para se ter uma ideia, o Skype recomenda no mínimo 1,5 Mbps para uma ligação de vídeo de alta qualidade. Caso seu wifi seja mais lento que isso, pense em conectar um cabo Ethernet ao seu computador, pois isso aumenta muito o fluxo. Se a velocidade ainda deixar a desejar, então pode valer a pena mudar de provedor, caso você realmente queira fazer suas aulas via videoconferência.

Possíveis custos de aulas particulares via webcam.

Ferramentas para aulas via webcam: um microfone

Um curso de reforço, uma aula de história ou um curso de espanhol precisa ser uma troca entre professor e aluno. O professor fornece conselhos, mas também faz perguntas que o aluno deve poder responder oralmente.

Seguindo a mesma lógica e o mesmo princípio, o aluno também deve ser capaz de fazer perguntas ao professor de maneira fluente, como em uma sala de aula ou uma tutoria particular presencial. No caso das aulas em videoconferência, o microfone é, então, um elemento essencial para que ambas as partes envolvidas consigam se comunicar e trocar informações, resultando em uma tutoria e um aprendizado eficientes.

Fones com microfone podem ser muito práticos durante as aulas online.

Você pode se contentar com o microfone do seu computador, desde que o teste com antecedência e verifique se ele funciona corretamente, sem ruídos. Caso ele não funcione bem, existem alternativas baratas para substitui-lo, solução que pode ser eficaz e de fácil execução.

Pode-se investir em um microfone para computadores gastando por volta de trinta reais. Você ainda pode optar por um fone de ouvido que já venha com um microfone acoplado, o que permitirá ouvir o professor e falar com ele ao mesmo tempo, fazendo com que a comunicação fique mais clara. Tais aparatos também podem ser encontrados por volta de 30,00 reais.

Escolha a solução que melhor lhe convier para que você possa desfrutar de um suporte ideal, permitindo que os conselhos do seu professor do curso a distância sejam realmente valiosos para o seu aprendizado.

Câmera para as aulas na internet

Você pode apenas ouvir seu professor, pois vê-lo não é necessariamente obrigatório na hora de se fazer uma aula. No entanto, uma sessão com imagem e som é muito melhor aproveitada que uma só de som. Além disso, o contato visual ajuda a desenvolver um relacionamento humano real entre professor e aluno, como se eles estivessem mesmo próximos um do outro. Sem contar que o professor pode precisar mostrar itens em um gráfico ou fazer um diagrama para explicar melhor um determinado conceito.

O aluno também pode precisar explicar algo visualmente. Portanto, é importante ativar sua webcam durante um curso online.

A maioria dos computadores de hoje já possui uma webcam embutida. Se esse não for o se caso – ou se a que você possui não funcionar ou for de má qualidade – é fácil comprar uma avulsa por cerca de trinta reais.

Se você possui uma câmera digital, verifique se ela pode ser conecta ao seu computador para desempenhar o papel de webcam. Muitas delas possuem essa função.

Não se esqueça de verificar se a câmera e o microfone estão configurados corretamente no seu computador. As configurações podem estar desabilitadas ou programadas incorretamente, causando o mau funcionamento das ferramentas.

Como cursos via Skype e similares funcionam

Programa de videoconferência para se conectar com seu professor

A webcam e o microfone não são suficientes para se conectar com os professores particulares. É preciso ainda fazer o download de um software de videoconferência para garantir a conexão entre as duas partes. Algumas plataformas de tutoria oferecem seu próprio sistema de videoconferência.

Se esse não for o caso, você pode fazer baixar programas como Google Hangouts, Skype ou, para quem possui iOs, FaceTime. Geralmente, você pode ter acesso a um bate-papo para enviar arquivos. O professor também pode compartilhar a tela para mostrar a correção de um exercício, por exemplo.

Webcams avulsas podem ser adquiridas por preços módicos caso seu computador não possua uma embutida.

Cursos de música a distancia

No caso de aulas de música, você pode precisar de material adicional. Desde a primeira aula, você pode discutir com o professor a compra de equipamentos. De fato, fazer um curso de música significa ser capaz de reproduzir o que o professor faz.

O professor do instrumento precisa ver o que você está fazendo e ouvir bem o som produzido pelo instrumento. Portanto, sua câmera deve estar orientada para suas mãos e seu microfone também.

Você também precisa ser capaz de fazer perguntas ao longo da aula. É por isso que comprar um segundo microfone pode ser útil. Assim, um deles será direcionado para as mãos e outro para a boca, para que você possa conversar com o professor. O melhor é optar por um fone de ouvido com microfone embutido e um microfone a parte para o instrumento.

Mais dicas para ter cursos a distância

Escolha um local tranquilo para não se incomodar durante as aulas de química, o curso de piano ou as aulas preparatórias para o enem. Se estiver em casa, diga à sua família que você não estará disponível durante o horário da sessão, pois assim você evitará ser incomodado.

Elimine todas as distrações ao seu alcance: notificações por e-mail e telefone, por exemplo. Feche também as janelas do navegador para que você se sinta tentado a dar uma espiada  nas redes sociais durante a hora de aula. A concentração é mais frágil quando se está na frente de um computador do que na presença de um professor em sua casa.

Agora que você está por dentro do que precisa, basta providencia o seu equipamento e dar início às suas aulas via webcam!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar