Ter um espírito de família é amar estar entre seus entes queridos, não para se trancar, mas para ganhar força para se abrir melhor aos outros - Janine Boissard

O yoga é um esporte que permite que todos se reconectem. Ligando o físico, o espírito e o mental, esse é o objetivo dessas posturas tão inventivas quanto conhecidas por todos. Relaxamento, melhor respiração, flexibilidade, tantos benefícios que uma sessão de prática de yoga em família (como fazer você mesmo) pode proporcionar para você.

E por que não compartilhar todos esses benefícios com toda a nossa família? Com o seu companheiro, sua companheira, seus filhos, todos poderão se beneficiar da atenção plena e deixar-se levar graças às aulas de yoga.

Segundo Statista, 54% dos pais gostariam de passar mais tempo com a sua família. Esse número é, portanto, um sinal de que não passamos tempo suficiente o resto do ano com eles, e a cumplicidade só pode ser reforçada.

Alongamentos são necessários e relaxantes

Então, quais são as oficinas de yoga para toda a família? Onde encontrá-las no Brasil? Uma rápida visão geral das sessões de yoga para todos, de 7 a 77 anos!

Aulas de yoga em família em São Paulo

Do que é feito um workshop de yoga em família?

São Paulo é a maior cidade do Brasil, portanto, um terreno fértil para aulas de yoga em família! Aqui está a nossa seleção!

Fazer yoga com sua família nunca foi tão fácil! Na capital ou em seus arredores, os cursos florescem para todos, independentemente de sua idade. Há muitos workshops para compartilhar os exercícios e a autoconfiança entre pais e filhos.

Yoga em São Paulo

São Paulo é o templo para os amantes de yoga! Entre ashtanga, yoga nidra ou yoga pré-natal, todos os tipos de prática de yoga florescem. Essa é a razão pela qual, naturalmente, é mais do que possível fazê-lo em família.

Entre as oficinas que oferecem aulas para toda a família, encontramos a "Casa Yoga com Histórias", no bairro Bela Vista.

Veja aqui as descrições do curso de acordo com o site organics news Brasil:

"No local, serão oferecidas aulas de yoga para crianças, aulas para pais e filhos, cursos sobre a arte de contar histórias, livraria e uma cantina com alimentos veganos.

A casa foi criada em 1994 pelos professores João Soares e Rosa Muniz, o Yoga com Histórias é uma iniciativa que visa incentivar e aprofundar o conhecimento sobre a prática para crianças, de uma forma lúdica e divertida. Desde 2009, já formou mais de 300 professores de yoga para crianças".

Portanto, a casa é um centro dedicado ao yoga em família.

Semanalmente, são organizadas aulas de dança, música, mas também de yoga, é claro!

Portanto, regularmente, a cada semana, é realizado um workshop simultaneamente para crianças de idades variadas, acompanhadas pelos pais.

Um tapete de yoga, a única coisa necessária para praticar

A ideia é simples: desenvolver juntos exercícios respiratórios, posturas clássicas, exercícios de flexibilidade, com seu pai ou sua mãe.

Aulas divertidas, certificadas como "Yoga Verde". Observe que é possível alugar o espaço para um aniversário. Uma maneira original e relevante de vincular corpo e mente à festa!

Também em São Paulo, encontramos oficinas de yoga em família na Vila Madalena no Gam Yoga. Além de cursos para adolescentes e adultos, as aulas permitem que todos aprendam sobre o yoga pais-filhos em relaxamento completo. Porque, não esqueçamos, no yoga, como em muitas disciplinas, o professor é uma figura importante, pois é ele / ela quem administrará todo o curso.

Yoga na grande São Paulo

O que é yoga em família?

A região metropolitana de São Paulo é tão desenvolvida quanto a própria cidade em matéria de oferta de cursos de yoga. Os cursos de yoga em família estão presentes para permitir que todos desenvolvam suas habilidades!

Você não mora em São Paulo? Isso não é um problema, pois muitas aulas familiares estão surgindo em todos os lugares! Entre esses cursos para adultos e crianças, há alguns em Ribeirão Preto.

Um exemplo é o Yoga para Pais e Filhos do "Despertar do Parto" no bairro Ribeirânia.

Veja os detalhes sobre o curso disponíveis no site do ateliê:

"Você sabia que a qualidade do tempo com as crianças é tã importante quanto a quantidade?
Sabendo disso, que tal aproveitar o mês de férias das crianças para se unir à elas durante uma prática de Yoga?

A ideia é unir pais e filhos para uma aula muito divertida, onde nos surpreendemos ao perceber quão delicioso é se adequar ao mundo dos nossos filhos, percebendo toda sua imaginação, criatividade e tamanha energia, através de jogos e brincadeiras do Universo do Yoga!

A diversão tanto para os pais/mães quanto para os filhos e filhas é garantia nossa!

Reunir a família para a prática da yoga é uma excelente forma de estreitar os laços.

Os gatos já fazem, suas crianças poderão fazer também

Assim estimulamos o respeito, a confiança e a compreensão, liberando as emoções e sentimentos entre pais/mães e filhos(as).

O que será visto durante as aulas?

  • Yoga dos Bichos
  • Yoga com elementos como: bexiga, palitos, bolinha de isopor, canudo, entre outros
  • Ásanas e brincadeiras
  • Concentração sensória (sentido: tato)
  • Muita respiração em dupla :)​

Para quem é o evento?

  • Crianças de 4 a 7 anos anos e seus respectivos cuidadores (mães e pais preferencialmente).​"

As aulas em família são organizadas uma vez por semana, por pouco mais de uma hora. As sessões ensinam o básico do yoga, para melhor apoio do corpo e energia vital aprimorada... com a família!

Na mesma linha, há o Brinca Yoga em Campinas que oferece vários tipos de aulas de yoga para crianças, adultos e  família, O desafio não é outro senão compartilhar os benefícios do yoga com crianças e pais.

Lembre-se de reservar com antecedência! Finalmente, eles recebem crianças de todas as idades, mesmo bebês!

Yoga familiar no Rio de Janeiro

Onde posso encontrar aulas de yoga para pais / filhos?

Em grupo ou em pares, o yoga é praticado em família, qualquer que seja o nível ou experiência na prática.

Se você ensina um homem, ensina uma pessoa. Se você ensina uma mulher, ensina toda a família - Provérbio indiano

O yoga em família não existe apenas em São Paulo. Você também pode encontrá-lo na segunda cidade maior do Brasil, Rio de Janeiro.

Entre massagens, posturas, cumplicidade, as crianças (de 4 a 10 anos) redescobrem o corpo e seus movimentos com os pais.

Em alguns casos, as aulas podem ser em grupo em uma academia, um estúdio de yoga ou em casa. Dos 4 aos 12 anos, as crianças podem, portanto, se esticar, relaxar. E quem disse que a mãe e o pai não podem? Eles também têm a sua vez!

A escola Ananda Espaço de Yoga em Copacabana oferece aulas para crianças e adultos. Veja a descrição da aula para crianças de acordo com o site do espaço:

"Yoga para Crianças é uma prática específica desenvolvida para o universo infantil que traz tranquilidade física e mental.

Essa vivência é exclusiva a esse público. Pais, familiares ou responsáveis são convidados a participar da aula apenas para conhecer o ambiente, e sugerimos que os mesmos pratiquem nos horários determinados para os adultos.
Público Alvo: Yoga Kids: Idades entre 4 e 9 anos;

O mundo está cada vez mais acelerado e as crianças estão vivendo com um excesso de atividades, o que gera a ansiedade e estresse. Com a prática regular do Yoga elas se sentem mais plenas de paz, amor e alegria, desenvolvem concentração, autoconfiança, autoestima, equilíbrio físico e emocional para uma vida saudável.

Brincadeiras, jogos colaborativos e contação de histórias estão no roteiro das aulas para crianças, que contam com o apoio de almofadas, blocos, mantas, faixas, instrumentos musicais, lápis de cor, papel e tudo que a imaginação permitir.
Durante todas as práticas os alunos experimentam as posturas específicas do Yoga, reconhecem as partes do corpo, percebem a respiração, além do relaxamento e da meditação.
Os temas abordados nas aulas são: amor, empatia, não violência, cidadania, tolerância, saúde, bem-estar, ecologia, arte, cultura.
Com o Yoga podemos descobrir juntos novas formas de viver melhor; em união, com paciência e tolerância.

A Prática do Yoga:

  • Aumenta a Consciencia Corporal e os Seus Limites;
  • Fortalece a Mente e Ensina a Ver o Lado Positivo;
  • Fortalece os Músculos e Ossos;
  • Aumenta o Ânimo e a Força de Vontade;
  • Desenvolve a Coordenação Motora;
  • Ajuda a Manter a Calma e a Concentração;
  • Acalma os Pensamentos;
  • Aumenta a Autoestima e a Autoconfiança;
  • Desenvolve a Criatividade e a Imaginação."

Yoga familiar em Porto Alegre

Quanto custa a aula de yoga em família?

De norte a sul, yoga familiar, por que não? Se você já pratica yoga, sua família também pode gostar dessa atividade.

As crianças podem fazer yoga brincando

Destinado a pais e filhos de 4 a 10 anos, aulas de yoga (por que fazê-las?) para passar um momento juntos e para exercitar corpo e mente e aumentar o vínculo familiar. Isso seria incrível, não?

A escola Balasana Kids Brasil faz parte dessas estruturas que acolhem pais e filhos de 4 a 6 anos, para serem mais zen... juntos! Desacelere, celebre a beleza da vida, tudo sobre os desafios das posturas mais relaxantes e tônicas possíveis.

Finalmente, uma pequena revolução para todos aqueles que desejam fortalecer os laços do corpo e do coração com seus filhos.

A estrutura recebe grupos que querem desfrutar de um tapete de yoga por um momento juntos!

Venha aprender  os movimentos de yoga de pai para filho em simbiose.

E por boas razões, entre alongamento e meditação, o yoga reúne as pessoas, permite que elas compartilhem momentos e simplesmente as torna mais revigorantes. Um momento unificador da semana, esse envelope de beleza é chamado espírito de família.

Os professores normalmente se adaptam aos tipos de alunos, ou seja, desde crianças pequenas a adolescentes: às vezes menos sérios, menos técnicos. Eles também sabem agradar os pais, para ter um momento familiar perfeito. Então, pronto para viver essa experiência? Yoga em família não é mais um mistério para você. Então, vamos praticá-lo?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Carolina

Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.