Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra como combinar culinária e vida estudantil

De Fernanda, publicado dia 22/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Como cozinhar quando somos estudantes?

Comer quando você está com fome ainda é um prazer, simples, mas sempre agradável – Vincent Ravalec

Batata-doce, brócolis, pimentão, grão de bico, queijo de cabra fresco, alcaparras… Quando se trata de ter ideias de receitas, ingredientes não faltam! E, no entanto, a maioria de nós luta para combinar receitas simples e rápidas e receitas gourmet.

Os estudantes, por conta de seu estilo de vida, sua falta de recursos ou equipamento culinários, são os primeiros afetados. Segundo pesquisa de 2018 realizada pelo Ibope Conecta, em parceria com a Centrum Vitamints, dois a cada três brasileiros afirmam ter dias agitados e, nesses dias, 77% optam por refeições rápidas, enquanto apenas 23% afirmam se preocupar em comer alimentos saudáveis.

No entanto, cozinhar pode realmente se tornar uma atividade prazeirosa e barata. Você que entrar para esse universo? Que tal conhecer todas as dicas agora!

O top dos pratos simples para estudantes!

O top dos pratos simples para estudantes! Descubra as receitas mais práticas para estudantes!

Quando falamos de receitas simples e rápidas, isso significa que é preciso adaptar vários elementos da nossa vida diária para que possamos conseguir comer bem e a baixo custo.

Mas então, quais são as receitas mais populares para estudantes? Vamos conhecer duas delas agora mesmo!

Macarrão de limão, combinando culinária e originalidade

Aqui está uma receita que lhe permite variar os prazeres, enriquecer aquele macarrão básico com manteiga e tudo isso por a baixo custo! De fato, tanto original como fácil de fazer, este toque vai dar personalidade a um prato que já se tornou clássico, e não necessariamente muito saboroso.

O limão tem essa acidez que imediatamente dá ao prato uma perspectiva diferente, entre originalidade e profundidade. E para fazer macarrão de limão para duas pessoas, é simples, você precisa de:

  • 200 gramas de massa (obviamente!),
  • 30 gramas de manteiga com sal,
  • 200 ml de creme,
  • 30 gramas de parmesão ralado (para um toque extra!),
  • 1 limão,
  • 1 ramo de estragão ou erva-doce,
  • Sal e pimenta.

Rale o limão e misture suas raspas com o queijo ralado. Em paralelo, cozinhe o macarrão na água. Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente as raspas de limão, o queijo, o creme de leite e o suco do mesmo limão. Tempere a gosto.

Adicione o macarrão ao molho (depois de escoar a água) e cozinhe em fogo baixo por dois minutos, até que o molho fique cremoso. Adicione um pouco de estragão. E aqui está um prato barato, e bastante original para participar do “Top Chef”. Ou quase!

O croque-monsieur revisitado, um prato estudantil simples e chique

Longe das receitas tradicionais, esta versão do clássico sanduíche francês agrada a todos, já que combina queijo e fonte de proteína animal. Nesta versão, o lado refinado fica por conta do salmão e do queijo de cabra. Nem precisamos dizer que montar um sanduíche é algo bem simples de se fazer!

Para duas pessoas, você precisa:

  • 4 fatias de salmão defumado
  • 120 gramas de creme de queijo de cabra, se possível com alho e ervas finas,
  • 4 fatias de pão.

O princípio é relativamente fácil, já que não é nem mais nem menos que o do croque-monsieur clássico. Primeiro, faça torradas com as fatias de pão. Coloque uma fatia de salmão no pão com o queijo, espalhe mais uma camada de queijo, depois mais uma fatia de salmão, depois mais uma camada de queijo. Pronto, agora você só precisa comer!

Esta receita simples vai fazer maravilhas no seu prato e tudo a baixo preço!

Estudantes: faça receitas de menos de 15 minutos!

Estudantes: faça receitas de menos de 15 minutos! Descubra os pratos mais rápidos de se fazer para estudantes

Entre sanduíche, lasanha, espaguete, espinafre, omelete, feijão ou grão de bico, tudo é possível, desde que você tenha ideias originais e motivação.

Hoje em dia, as novas gerações têm menos paciência e preferem optar por pratos prontos. O fast food invadiu os hábitos brasileiros e contribui para uma alimentação cheia de vícios, aumentando os riscos de obesidade e outras doenças.

Mas com um pouco de vontade e com essas nossas dicas práticas, não há quem resista a essas delícias saudáveis! Confira agora duas receitas que podem ser preparadas em menos de 15 minutos!

O bolo-mármore de caneca, uma delícia em três minutos

Sabe o clássico bolo da caneca? O mug cake, originário dos Estados Unidos, é uma técnica que permite que você faça um bolo em menos de 5 minutos com um forno de microondas, simplesmente! Praticamente todo tipo de bolo é possível graças a esta maneira de cozinhar, mas aqui está uma receita de baunilha de chocolate marmorizada, para uma pessoa:

  • 5 colheres de farinha,
  • 1 colher de sopa de cacau amargo,
  • 2 colheres de sopa de farinha de avelã
  • 30 gramas de manteiga,
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de fermento.

É simples de fazer. Derreta a manteiga no microondas por 30 segundos. Em seguida, adicione todos os ingredientes, exceto o cacau. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Separe a massa ao meio e adicione o cacau no segundo pote.

Coloque as duas massas na mesma caneca, uma sobre a outra, de modo a criar um mármore. Microondas por 1 minuto e pronto!

Procurando por uma aula de culinária?

Creme de abacate com caranguejo, um lanche saudável e rápido

Esta receita é nada mais do que um guacamole com um toque especial, pois adicionamos carne de caranguejo. Dez minutos são suficientes para preparar e servir, é por isso que qualquer estudante pode fazer o prato para um almoço ou jantar. Para 4 pessoas, você precisa de:

  • 2 abacates maduros,
  • 100 ml de leite de coco
  • 1 colher de chá de alcaparras em conserva,
  • 1 limão
  • 10 raminhos de coentro,
  • 200 gramas de carne de caranguejo,
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 pitada de pimenta,
  • Sal.

Depois de reunir tudo isso, o resto é simples! Misture a carne de caranguejo com o limão e algumas das suas raspas. Em paralelo, prepare um guacamole com abacate amassado, leite de coco, alcaparras e uma pitada de pimenta. Coloque o guacamole em uma tigela pequena, adicione o caranguejo por cima e pronto!

Deguste com um bom pão! Esta receita será devastadora até para um aperitivo com amigos.

Porque cozinhar em casa é melhor do que o delivery?

Porque cozinhar em casa é melhor do que o delivery? Estudantes: quais os motivos para preparar sua comida em casa?

Que se trate de espinafre, cenoura, bolo de chocolate, nhoque ou molho bechamel: fazer suas próprias receitas é milhares de vezes mais saudável, independentemente do número de calorias no prato. E por uma boa razão: a maioria dos serviços de entrega são apenas transportadores de sabor.

Isso quer dizer que nesse ramo de mercado de entrega, o que conta na hora da elaboração dos pratos, antes de qualquer coisa, é o sabor. Esta é a razão pela qual os preparadores adicionam muita gordura (óleo, manteiga), mas sobretudo sal.

Os pratos prontos, quando você é estudante, são frequentemente sinônimo de prática, mas também de diversão! Do yakisoba à pizza, passando pela comida árabe e prato comercial, a refeição ganha um sabor dez vezes mais potente graças a estes intensificadores de gosto, que são bem viciantes e nada saudáveis.

Cozinhar em casa também é ter a liberdade de remover ingredientes, adicionar outros, de acordo com seus desejos, mas também com suas alergias ou suas preferências culinárias. E isso é muito melhor do que ter um menu fechado e sem possibilidade de adaptações!

Porque a entrega, mesmo que seja útil em certos momentos, significa também colaborar para a lei do mínimo esforço, ou seja, você aceita tudo o que é oferecido, sejam quais forem os ingredientes que se colocam lá… E, no entanto, a comida caseira traz muito mais valores positivos quando se é estudante!

Como cozinhar quando se tem pouco dinheiro?

Como cozinhar quando se tem pouco dinheiro? Qual a melhor maneira de preparar suas refeições quando se é estudante?

Quando se trata de cozinhar e economizar dinheiro, você pode começar preparando alimentos em grandes quantidades, o que vai suavizar o valor das suas compras a cada semana. Fazer uma boa comida também passa pela organização!

E para fazer isso, uma boa ideia é congelar suas refeições. Isso possibilita refeições saudáveis, sem ter que sair todas as noites atrás de mercados abertos e caros da vizinhança, ou então ter de pedir hambúrgueres muito gordurosos e muito caros para entrega.

E sim, os alimentos congelados em geral mantêm as mesmas propriedades nutricionais como se tivessem permanecido frescos, razão pela qual ter um compartimento de congelados é muito conveniente para todos.

Outra dica é comer frutas e legumes da estação, pois faz bem para a saúde e para o bolso! E você sabe por quê?

Veja os muitos motivos:

  • Produtos sazonais têm mais sabor,
  • Os produtos sazonais correspondem às necessidades do nosso corpo neste momento,
  • Os produtos sazonais são mais baratos que outros alimentos,
  • Os produtos sazonais são muito mais ecológicos,
  • E muito mais!

Por fim, saiba que algumas maneiras são muito úteis para economizar dinheiro ao fazer boas refeições. Entre elas: o famoso fim de feira! Porque sim, a maioria dos feirantes, depois de realizarem suas vendas do dia, preferem baixar seus preços para eliminarem seu estoque de perecíveis.

Esta técnica não é vergonhosa porque evita o descarte de bens perecíveis, e além disso beneficia o comércio local e os clientes em busca de produtos frescos! Alguns feirantes chegam a doar alguns produtos. Aproveite!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar