"Os treinadores treinam o jogo, os melhores treinam os homens." Bum Philipps

Muitas vezes nos lembramos que, para perder peso e perder gordura, é preciso seguir uma dieta saudável. Em relação às pessoas com sobrepeso, muitas vezes pensamos: "se você se alimentar de maneira saudável, perderá quilos".

Ter bons hábitos alimentares evita o ganho de peso, mas isso não é suficiente: o exercício regular queima a gordura ainda mais rápido.

Então preparamos um top 8 com dicas para quem deseja perder peso em casa, de preferência com a ajuda de um personal treiner fera no assunto para auxiliar!

Confira também nossas dicas de soluções na on-line para emagrecer em domicílio!

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1. Exercícios para perder peso com personal em casa

Seja para diminuir o quadril ou as nádegas, para afinar o corpo de maneira geral, para firmar a pele ou ainda ter uma barriga reta, a nossa dica principal é manter uma rotina de atividade física regular para perder peso.

A boa notícia é que não há necessidade de se inscrever em uma academia para isso: você pode praticar em casa, desde que tenha vontade de se lançar neste desafio! E nada melhor para a motivação do que ter um personal treinner que vá em casa e desenvolva um programa de acompanhamento personalizado.

Porque, de fato, de acordo com cada objetivo, é aconselhável fazer atividades físicas todos os dias, de preferência seguindo à risca um cronograma desenvolvido

O exercício regular evita o armazenamento de gordura e elimina as toxinas do corpo.

Mas se você fizer uma sessão intensa de duas horas antes de tirar um mês de folga, perderá todos os benefícios do esporte. E mais, você não ganhará massa muscular.

Aqui está uma lista de exercícios que podem ser feitos em casa fora dos horários de aula com seu personal trainner. Todos eles contribuem para a queima de gordura:

  • Agachamento - para trabalhar as coxas (3 séries de 20 movimentos),
  • Prancha -  para fortalecer a região abdominal (mantenha a posição por 20 segundos e aumente gradualmente),
  • Tríceps banco ("dips") - para fortalecer seus braços (3 sessões de 10 repetições, intercaladas com tempo de descanso),
  • Lunges alternados - para ter abdominais, músculos das nádegas e pernas (3 séries de 10 de cada perna intercaladas com folgas),
  • Flexões - 3 séries de 10,
  • Prancha lateral - para fortalecer os abdominais oblíquos (segure 20 segundos de cada lado, depois aumente gradualmente).

Perder gordura da barriga rapidamente depende do seu metabolismo: quanto mais rápido ele for, mais rápido você emagrece. Mas não desanime se os resultados não aparecerem do dia para a noite e continue treinando!

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Um personal trainner vai te ajudar a atingir seus objetivos de emagrecimento.

Te mostramos também onde achar exercícios para perder peso na internet.

2. Inicie um programa de personal trainning com treinos de intervalo

Infelizmente, a perda de peso não ocorre quando fazemos apenas alguns poucos exercícios cardiovasculares sem frequência.

A atividade esportiva é realizada por um conjunto de contraturas musculares que provocam o movimento.

Quando o corpo está sujeito ao gasto calórico, ele começa a queimar calorias nos estoques de glicogênio armazenados nos músculos e no fígado.

Em seguida, fornece aos músculos três tipos de energia, chamadas ATP: Tri-Fosfato de Adenosina.

Isso é chamado de limiar anaeróbio. Ele é o momento em que os grupos musculares são colocados em movimento para um esforço intenso e breve, até que se esgote a capacidade máxima do organismo.

Se o esforço continuar, o corpo produz ácido lático, causando uma sensação de queimação nos músculos, o que o leva a interromper o esforço.

Durante o treinamento mais intensivo, o corpo converte ATP em oxigênio, e oxida a glicose (carboidratos) nos tecidos. Isso é chamado de limiar anaeróbio.

É a resistência conferida pela repetição das passagens até o limiar anaeróbio que possibilita a queima de calorias a longo prazo.

O treino de intervalos (como Crossfit e HIIT ) continua a ser a melhor opção alcançar a perda de peso.

Ele envolve esforços intensos em intervalos regulares, com curtos períodos de descanso. Assim, ele estimula a queima de gordura, aumentando a velocidade do seu metabolismo.

Um estudo de junho de 2012 sobre a relação entre exercícios e perda de peso descobriu que os praticantes de HIIT perdem sete vezes mais massa corporal do que aqueles que fazem exercícios normais de cardio.

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Independente das suas necessidades, um personal treinner estará sempre ao seu lado para de motivar.

3. Beba muita água para emagrecer ao treinar com seu personal

Parece paradoxal, mas beber água impede que você ganhe peso.

A ingestão de água pode aumentar seu metabolismo em 30% por cerca de uma hora.

Estudos científicos demonstraram que beber meio litro de água uma hora antes das refeições leva a uma perda de peso mais eficaz.

Na verdade, beber antes das refeições incentiva a ingestão de muito menos calorias, pois o estômago fica mais cheio. Portanto, comemos menos, ganhamos menos.

Estar bem hidratado também ajuda a conservar energia no corpo, além de contribuir para a eliminação de fluidos corporais e água através da urina, fezes, suor e respiração.

Esta desidratação natural, se não sanada pela ingestão de água, reduz o nível de energia e também a capacidade de concentração.

Conclusão: beber muita água todos os dias e a cada treino não causa retenção de líquido mas, ao contrário, ajuda a emagrecer.

Listamos ainda 10 aplicativos para perder peso.

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4. Coma ovos pela manhã

Comer ovos no café da manhã contribui para a luta contra o excesso de peso.

Na verdade, consumir ovos em vez de grãos ou leite ajuda a reduzir o consumo de calorias por até 36 horas.

Os ovos são realmente muito proteicos e promovem o ganho muscular e por isso são uns dos principais ingredientes das dietas protéicas para perda de peso.

Os atletas também privilegiam os ovos, junto com o frango, na alimentação e no preparo físico.

Dupla treinando em prancha
Nada melhor que um personal treiner para manter a motivação de perder peso!

5. Uma dieta saudável além das aulas com treinador pessoal

Aqui estamos: a perda de peso depende muito da dieta que adotamos.

Mesmo que um estilo de vida sedentário seja um fator contraproducente em termos de perda de peso, é importante comer e beber de forma saudável.

Isso não significa que comer será sinônimo de frustração e privação.

Uma alimentação saudável ajuda a manter, teoricamente, um peso saudável ao aumentar o consumo de ingredientes que saciam a fome, energeticamente ricos e com poucas calorias.

Portanto, é necessário escolher produtos com baixa densidade energética.

Por exemplo, comer um punhado de amendoim nos faz consumir mais calorias do que várias maçãs e, no entanto, o primeiro não sacia a fome.

Os ingredientes de baixa caloria são logicamente frutas, vegetais, grãos integrais e legumes.

Portanto, é adequado aumentar o consumo de fibras, água e micronutrientes (minerais e vitaminas).

Portanto, se você quer perder peso, reduza carnes, queijos e pães.

Evite ainda doces e balas, frituras, biscoitos e bolos industriais, pizzas e molhos, frios e manteiga.

6. Reduza o consumo de açúcares

Na luta pela perda de peso, é absolutamente necessário combater os maus hábitos que levam à saturação do corpo de açúcares.

Os açúcares estão por toda parte nos produtos manufaturados: glicose, frutose (sacarose), lactose, sorbitol, maltitol, manitol.

Treino de boxe
De boxe a yoga, o personal treinner pode te acompanhar em todos os tipos de atividades físicas.

Adquira o hábito de ler os rótulos dos produtos comprados no supermercado, pois assim você ficará informado sobre os valores nutricionais dos alimentos.

Além disso, você pode avaliar a quantidade de açúcar presente em um determinado produto.

Não se prive completamente de gorduras e açúcares. Caso contrário, seu corpo, faminto por açúcar, o lembrará de sua deficiência, e você ficará mais inclinado a abusar do seu consumo uma vez em contato com ele. E isso é ruim para a perda de gordura.

Mas aqui está uma regra de ouro que deve ser aplicada a todos: banir os refrigerantes, açucarados ou não, assim como limitar o consumo de álcool, pois ele contém muitos açúcares.

Prefira alimentos que queimam gordura a produtos calóricos: peixes, crustáceos e alimentos ricos em amido em cada refeição, além de privilegiar o consumo de chá verde, limão ou abacaxi. Por outro lado, abandone as carnes vermelhas.

Dito isso, comer quinoa com tomate, camarão e um copo d'água é muito menos divertido do que comer um hambúrguer com batata frita e meio litro de cerveja.

O truque é encontrar um equilíbrio entre as duas práticas, sem proibir os prazeres calóricos.

Veja também sites para fazer atividades físicas e emagrecer.

7. Controle as porções consumidas

Está comprovado que comer em pequenas porções reduz a quantidade de calorias ingeridas.

Nós explicamos:

Quanto maior o prato, mais temos "olhos maiores que o estômago".

Então, se você quer perder peso, experimente comer em pratos pequenos!

Uma dica: talvez mantenha um diário para registrar o número de calorias consumidas durante as refeições.

8. Emagrecer com treino de força com seu coach esportivo

Você está se perguntando como perder peso de forma eficaz e sem gastar muito dinheiro?

É possível fazer um treinamento de peso corporal para solicitar todos os grupos musculares, e sem precisar gastar rios de dinheiro.

Flexões, posturas de ioga, lunges e agachamentos, além de qualquer outro tipo de exercício de força podem ser feitos diariamente em casa, com ou sem personal.

Na verdade, você poderá perder peso em casa enquanto controla seu peso.

Você pode adquirir equipamentos de musculação muito baratos para ajudá-lo, tais como:

  • Corda,
  • Halteres pequenos,
  • Kattel bell.

O mais difícil será manter a motivação quando seu treinador pessoal não estiver ao seu lado!

E você, já consultou a comunidade de personal trainers na plataforma Superprof? Temos certeza que você encontrará uma personal trainer mulher ou homem para te auxiliar na perda de peso!

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.