Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como encontrar um professor online focado no ENEM?

De Fernando, publicado dia 13/12/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Atividades de reforço pela web para o Ensino Médio

O Ensino Médio é um marco para muitos estudantes. Esse período marca uma preparação maior para a próxima fase da vida, com estudos mais focados e a possibilidade de escolher melhor as suas habilidades para serem desenvolvidas de olho na Universidade.

Assim, muitos pais não hesitam em oferecer aos seus filhos em dificuldades (ou em busca da excelência) aulas de reforço escolar.  Esta é realmente uma boa maneira de melhorar a média geral ou dar mais atenção para as notas em uma matéria específica.

No entanto, as aulas particulares requerem um orçamento que algumas famílias não podem assumir. O bom é que com a ampliação dos serviços online, existem diversos sites que podem ajudar o seu estudante a encontrar as melhores maneiras de aprender. Que tal procurar ajuda online? E como encontrar recursos gratuitos na internet para ajudar os alunos a alcançar o sucesso acadêmico?

como você escolhe suas referências Os estudantes do ensino médio podem aproveitar a tecnologia para atualizações constantes

Como encontrar reforço escolar para o Ensino Médio?

Quer você queira ajudar seu filho a progredir em aulas de matemática, português, química, física ou história, sempre existem boas oportunidades para fazer isso.

Se você estiver procurando opções gratuitas,a primeira dica é procurar sites especializados em disciplinas específicas, com professores conceituados entregando os melhores conteúdos para a revisão do que foi passado em sala de aula. Com o conteúdo explicado em forma de texto, gráfico e até vídeos, o aluno pode tentar compreender melhor o que ele pode ter tido dificuldade na aula normal.

Também nesses sites especializados podem existir exercícios e seus gabaritos para reforçar o aprendizado. Lembrando que o apoio mais personalizado, com foco nas dúvidas específicas, geralmente é pago. Os valores para as modalidades online são mais baixos que as aulas particulares presenciais e esse pode ser um bom investimento para o seu estudante do ensino médio progredir mais rápido, se ele estiver realmente se dedicando a isso.

Descubra também quem oferece tutoria online para alunos do ensino fundamental.

Preparação para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação utilizada para selecionar alunos para as instituições de ensino superior e substituiu boa parte dos vestibulares das universidades públicas do país. Desde 2009 o Enem é reconhecido como a porta de entrada para as universidades federais e também para programas como Prouni, Fies e Sisu.

Os temas abordados nessa avaliação estão divididos em linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Com 90 questões e uma redação dissertativa, esse é um momento chave para o estudante do ensino médio. Além de revisar todos os conhecimentos que foram apresentados durante toda sua jornada escolar e colocá-los em prática, é preciso ter uma boa gestão do tempo, já que existe um horário pré determinado para a realização das provas.

Existem diversos sites com as avaliações dos anos anteriores e seus gabaritos pela internet e essa é uma ótima maneira de se preparar, conhecendo bem o perfil da prova, como as questões são abordadas e também para tentar simular a resolução dentro do prazo estabelecido para a avaliação real. Outro bom ponto para ser pesquisado durante esse estudo é encontrar vídeos de solução de questões, mostrando como cada uma delas chegou ao resultado correto.

E não deixe de se preparar para a redação: você precisa atender os critérios exigidos tecnicamente, mas também estar de olho em temas atuais que podem ser cobrados. O bom aluno para o Enem precisa estar de olho nos temas de sala de aula e também nas notícias, já que muitas das questões abordarão atualidades e os fatos acontecidos no último ano como base para as perguntas e opções.

O currículo costuma ser bem completo Veja a bibliografia das disciplinas e procure suas referências

Os benefícios da tutoria online para estudantes do Ensino Médio

As aulas superlotadas não permitem que os alunos aprendam em boas condições. E no Ensino Médio, quando as disciplinas se tornam bem mais complexas, fica muito complicado para que os professores possam dar a devida atenção a todos alunos de uma sala. As dúvidas acabam ficando no ar e deixando o progresso de uma parte deles um pouco mais lento.

Há muitos benefícios para a utilização de novas ferramentas online para um estudante desse nível. E o reforço não precisa necessariamente ser presencial, ele pode encontrar muitos materiais bons pela internet, tendo sempre o cuidado de pesquisar bem quais seriam as melhores fontes.

Obviamente, a primeira das vantagens de se buscar esse tipo de conhecimento na web diz respeito ao custo. Isso pode ser até mesmo nulo se o aluno já tiver bons métodos de trabalho e precisar apenas de encontrar bons exercícios para treinar ou tirar pequenas dúvidas. Esse tipo de metodologia pode ser algo novo na vida dele, que agora, com mais maturidade, pesquisa e entende as melhores maneiras de se aprender ou algo construído desde a infância, quando se organizava bem para estudar sozinho e contava com apenas o apoio necessário dos pais ou professores particulares.

Um aluno autônomo que tem suficiente predisposição de trabalhar sozinho tem todos os motivos para praticar online ou para revisar pontos específicos na internet. De fato, com a grande seleção de sites existentes, é fácil encontrar os recursos que o ajudarão a entender um conceito visto na aula com mais calma e continuar os estudos com a devida autossuficiência.

Os professores têm classes cada vez mais cheias e longas, o currículo exigido para o Ensino Médio é denso e eles não têm tempo para cuidar de cada aluno individualmente. A ajuda baseada nas aulas da escola regular encontrada pela web pode, portanto, ser um meio que incentiva e agiliza a curiosidade e a autonomia no trabalho dos alunos.

Acima de tudo: o que é interessante sobre a tutoria pela internet é que os estudantes encontram outras maneiras de aprender suas lições.  Eles podem fazer perguntas em fóruns, assistir a vídeos em temas específicos ou usar jogos de vídeo educacionais – sempre avaliando bem quais são as referências e qual o nível de confiabilidade de cada um desses serviços. Tente entender com professores quais as melhores opções e vá em frente com mais confiança!

Procure bons livros com seus professores Estude com qualidade

Pais e alunos: algumas dicas para saber o que pesquisar online

Utilizar a web como uma ferramenta educacional adicional é uma boa ideia. A Internet é uma ferramenta fabulosa, mas ainda precisa de certas precauções.

A primeira coisa a saber é nunca deixar crianças sozinhas em frente a uma tela. Para isso, prefira colocar o computador em uma sala comum em vez de no quarto do seu jovem aluno. Então, você pode dar assistência e avaliar o que ele está fazendo com facilidade. Claro, considere permitir a proteção parental para evitar que seu filho veja conteúdo que não seja adequado à idade ou que seja afetado por informações maliciosas ou golpes.

No Ensino Médio, os adolescentes já tem uma perspectiva melhor para consultar de forma mais independente as fontes do que lêem e vêem, mas acabam encontrando muitas distrações e podem cair em sites pouco confiáveis.

Falando sobre isso, verifique todas as informações que você lê na Internet . Especialmente nos fóruns. Em qualquer caso, não hesite em pedir o conselho dos professores de seus filhos para ajudá-lo. Seria uma vergonha apontar os alunos para conteúdo falso ou incompleto que os confunda.

A Internet não deve ser usada constantemente para fazer todos os trabalhos de casa ou para revisar cada lição. Como pai, deve ser sua responsabilidade levar algum tempo com seu filho para descobrir se é necessário usar a web ou não. Se ele não compreende um ponto em uma lição e não pode explicar isso, procure recursos juntos que o ajude.

Incentive-o a entender melhor a disciplina e criar seu cronograma de estudos para que possa realizar todas as atividades com tranquilidade e qualidade.

Qual o seu método de estudo Mantenha uma rotina de estudos e revisões

Também cuidado: a internet é uma enorme fonte de entretenimento. Observe e tenha um pouco de controle se seus filhos fazem bem seus exercícios e que vejam bons vídeos. Ao não acessar os recursos certos, seu filho pode se perder e tornar-se desmotivado. O que não é bem o propósito dessa iniciativa. A ideia é que ele encontre um apoio complementar ao seu estudo normal.

Lembre-se: a internet é uma ferramenta. Não deve se tornar um hábito que toma conta de grande parte do tempo de um estudante do ensino médio. Isso pode ser contraproducente no longo prazo. Ele precisa encontrar o necessário por lá, mas também se dedicar a outras atividades, especialmente as artísticas e esportivas, para ter um momento de novas maneiras de pensar, relaxar e se concentrar.

Usando a internet como um meio de apoio, você tem acesso a uma ampla escolha de recursos de qualidade, boa parte dela grátis. Agora cabe a vocês, pais, ficar com seu filho para ajudá-lo a usar o computador do jeito certo e mais focado.

Além disso, a grande vantagem da tutoria online é permitir que os adolescentes  compreendam a web e saibam tirar proveito do melhor que ela oferece desde uma idade muito jovem .

Aproveite essa leitura e descubra como encontrar as melhores opções de tutoria online.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar