Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para escolher um bom curso de coaching

De Camila, publicado dia 26/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Curso coach: como encontrar o melhor para você

“Daqui a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que  você não fez do que pelas que fez. Então jogue fora as amarras, navegue para longe do seu porto seguro, agarre o vento em suas velas. Explore, sonhe, descubra.”
Mark Twain.

Mudar sua carreira ou ter sucesso em seu gerenciamento de carreira não é fácil em um momento em que nossas vidas são definidas, muitas vezes, pelo nosso emprego e os negócios que fazemos.

Diante das dificuldades quotidianas, na falta de autoconfiança ou na difícil correspondência entre as posições e as habilidades necessárias para preenchê-las, o coaching profissional é cada vez mais necessário durante o desenvolvimento profissional do trabalho de um indivíduo.

Você está à procura de um curso de líder coach, mas não sabe muito bem onde procurar, como encontrá-lo ou qual escolher? Confira então as dicas que o Superprof preparou para te ajudar a definir a melhor aula de coach para o seu perfil.

Professor coach: conheças os diferentes tipos

Você está procurando um curso de desenvolvimento pessoal e profissional, mas não encontra nada que atenda às suas expectativas e que caiba no seu orçamento?

Então confira uma breve análise de diferentes perfis de curso coach que poderão te ajudar nesta busca!

Um professor coach para desenvolvimento pessoal não será, necessariamente, bom para o coach de um desenvolvimento profissional.

Critérios para escolher um curso coach

Para muitas pessoas, muitas vezes uma ajuda externa vinda de alguém que entende do assunto é necessária na hora de alcançar seus objetivos. E esse alguém pode ser um bom coach!

Defina seus objetivos

Identificar os objetivos profissionais pode acabar sendo uma grande motivação para a pessoa que deseja receber cursos de desenvolvimento profissional.

Uma boa maneira é começa se perguntado para que você deseja fazer um treinamento.

  • Para melhorar o seu autoconhecimento?,
  • Para melhorar suas habilidades de tomada de decisão?
  • Para dominar melhor o gerenciamento de conflitos?
  • Para aprender a gerenciar o estresse?
  • Para encontrar o caminho certo quando se é vítima de desemprego a longo prazo?

Defina parâmetros para o coach

Para encontrar um bom treinador, você precisa reunir um conjunto de parâmetros, tais como:

  • Verifique qual treinamento para se tornar um profissional o coach seguiu;
  • Um coach deve ser formado em alguma área ou possuir grande experiência na mesma: a supervisão por um coach mais experiente que você é uma garantia de legitimidade;
  • contrato: o número de sessões deve ser limitado e fixado por um contrato;
  • Um coach deve exibir um código de ética.

Oferta de uma sessão exploratória

As sessões de coaching são sessões individuais e, portanto, variam de acordo com os perfis dos clientes: para cada cliente, é necessária uma primeira entrevista para estabelecer as bases para uma relação de confiança entre o coach e o cliente.

Os diferentes status de um professor de aula de coach

Os perfis dos treinadores profissionais também podem variar de acordo com o status profissional escolhido por eles.

A maioria dos coaches profissionais assume o status de autônomos. Isso quer dizer que eles possuem uma microempresa com apenas uma pessoa trabalhando dentro dela: o próprio coach.

As diferentes aulas de coaching profissional

Coaching não é uma profissão que pode se beneficiar de um treinamento específico. Os profissionais devem considerar passar por uma formação para se tornarem coaches profissionais.

Estudos em gestão

Escolas de negócios e de gestão treinam seus alunos no gerenciamento de equipes em geral. Trata-se de saber como motivar uma equipe, como criar a coesão do grupo, como conversar com os funcionários, ajudar as equipes a alcançar seus objetivos e assim por diante.

Treinamento em recursos humanos

Muitas pessoas que têm uma carreira em recursos humanos também se dedicam ao coaching profissional de maneira autônoma. Isso porque esse tipo de profissional aprecia o contato e as relações humanas acima de tudo.

Marketing e gerenciamento de projetos

Profissionais com estudos em marketing e gerenciamento de projetos são pessoas altamente organizadas que podem ajudar outros profissionais colocar suas prioridades em ordem, assim como a organizar suas pesquisas de emprego. Essas pessoas também são muito competentes quando o assunto é a organização de currículo, pois podem estão aptos a fornecer informações úteis. Saber priorizar é uma habilidade muito valiosa!

Autodidata

Como não existe uma formação específica para se tornar um coach de desenvolvimento profissional, muitas pessoas aprendem a ser-lo no trabalho, lendo livros ou através de experiências de trabalho anteriores.

Este pode ser, por exemplo, o caso de empresários. Montar sua própria empresa, embora exija muita habilidade, pode ser feito por um pessoa que não possua nenhum tipo de formação específica na área. Todos podem criar um negócio.

Cada profissional possui uma demanda diferente a ser apresentada ao seu coach.

Cursos coach de acordo com suas necessidades

Cada pessoa passa por um momento diferente na carreira profissional, o que acarreta em demandas distintas na hora de fazer um curso coaching.

Alguns coaches podem ter dificuldade em ajudá-lo para uma reorientação de carreira, mas, por outro lado, podem ser muito bons quando o assunto for a busca por um emprego (redação de CV, preparação para entrevistas, etc.).

Quanto custa um curso de coach?

Interessado em fazer um curso com um coaching, mas ainda não sabe se tal investimento cabe no seu orçamento e quer saber quanto custa um curso de coach?

Saiba mais sobre os preços que os clientes podem pagar, em média, para encontrar um coach e mudar sua vida profissional.

Cursos de coaching: por que oferecer tal serviço?

Qualquer um pode, uma vez ou outra, ser confrontado com dificuldades de gestão de carreira, tais como:

  • Obstáculos para encontrar seu caminho quando terminada a universidade;
  • Criar sua própria empresa;
  • Regular carga emocional relacionada a um trabalho inútil;
  • A falta de autoconfiança

Existem ainda muitos outros problemas que impedem o progresso na vida profissional.

Um coach fará perguntas e mobilizará ferramentas de coaching – PNL, abordagem sistêmica, análise transacional – para mudar uma determinada situação.

Pagar um preço elevado para se obter um apoio que gere mudanças pode, às vezes, ser compensador, pois pode acabar sendo rapidamente reembolsado se o benefício esperado for maior (por exemplo, triplicando seu salário).

Cursos de coach individual no Superprof: tarifas

Na plataforma do Superprof é possível encontrar vários coaches prontos para ajudar. Isso porque qualquer pessoa competente suficiente pode se aventurar a se tornar professor coaching: não existe nenhum tipo de treinamento ou formação específica para se tornar um, já que esta ainda não é uma profissão reconhecida oficialmente no Brasil.

Em São Paulo, por exemplo, um serviço de coaching profissional custa, em média, 105,00 reais por hora.

A vantagem de se fazer aulas de coach particulares é que, em várias ocasiões, não há necessidade de muitas sessões individuais para a obtenção de resultados concretos.

As tarifas em São Paulo variam de 15,00 a 320,00 reais por hora com uma infinidade de perfis em torno de 100,00 a 150 reais por hora.

Preços de aulas de coaching em empresas

Em média, o preço de uma sessão pode chegar a custar mais de 1.000,00 reais quando uma empresa utiliza uma companhia especializada em coaching para orientar um grupo de funcionários.

O intervalo de preços vai de 100,00 a 1.000,00 reais por sessão. Essa é uma faixa de preço bastante ampla, pois cada provedor é livre para definir seus próprios preços e é impossível fazermos um inventário exaustivo de todos os preços cobrados.

Ao final do plano de ação, um plano de consultas com  um coach pode chegar rapidamente a quantias substanciais: um profissional certificado cobra geralmente entre 4.000 e 8.000 reais por um coaching empresarial completo para funcionários. Quando se trata de oferecer coaching para cargos elevados como gerentes e diretores, os preços podem atingir de 20 a 30.000 reais por módulo, dependendo do período de experiência do profissional encarregado pelo coach curso.

O preço da sessão da aula coaching vai variar de acordo com a demanda do aluno e a experiência do professor.

Quanto custa um curso de desenvolvimento pessoal e profissional particular?

Não fique horrorizado ou entre em pânico ao se deparar com de tarifas de três dígitos: na maioria das vezes, o programa de treinamento de coaching gira em torno de 4 ou 5 sessões de duas horas.

Se fizermos as contas, o valor fica igual ou até mesmo abaixo, em termos monetários, das horas de aula particular para um estudante durante um ano letivo inteiro.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as taxas ainda são mais altas do que em outros lugares do Brasil, já que os imóveis e o custo de vida são mais altos.

Esta é a razão pela qual, em média, encontramos taxas que variam de 50 a 320 reais a sessão de coaching pessoal (financiado por um indivíduo) em São Paulo, e entre 30 e 200 reais em outras regiões.

Por exemplo, um plano de treinamento em Belo Horizonte pode custar entre 350 e 1.000 reais: o equivalente a um aluguel, um imposto sobre moradia.

Isto é certamente um sacrifício, mas não necessariamente um empobrecimento.

Na verdade, as sessões individuais de coaching devem ser consideradas como um investimento para garantir uma melhor renda em um futuro próximo.

Curso de coaching: gerenciar expectativas antes das aulas

Antes de se lançar como um profissional de cursos de coach online ou presencial – ou antes de solicitar um – é preciso dar um passo importante: compreender quais são as expectativas de quem procura por tal serviço!

Aqui estão nossas dicas para estabelecer metas para aulas de coach antes de se lançar neste desafio.

Expectativas dos clientes de um curso coach

Um coach profissional precisa saber como ser empático, assim como ser um expert em ouvir ativamente os problemas de cada pessoa. Afinal de contas, esta é uma das maiores expectativas apresentadas por clientes que procuram por este tipo de orientação e acompanhamento.

Resumindo: é necessário entrar no cérebro do cliente para conhecer sua postura.

Uma empresa de coaching não recebe tal denominação sem antes conhecer a demanda dos seus clientes, principalmente quando eles estão cientes que as taxas cobradas pelos profissionais da área podem acabar representando uma soma considerável do orçamento de cada um deles.

Conheça a sua situação antes de procurar um professor coach

O cliente – você mesmo – deve ser capaz de descrever um conjunto de coisas que gostaria de alcançar.

Pode ser bom nesta fase estabelecer uma lista de critérios e desejos. Entregá-la ao futuro treinador pode ser uma boa alternativa para ajudá-lo a colocar em prática sessões de coaching ainda mais eficazes.

Então, pergunte a si mesmo se você é capaz de seguir um programa de coaching com uma duração de 6 meses a um ano, com diligência e compromisso pessoal suficiente para obter um benefício significativo, assim como um bom retorno sobre o investimento.

Curso de desenvolvimento profissional: identificando metas alcançáveis

Obviamente, devemos estabelecer metas razoáveis e, antes de tudo, alcançáveis ​.

Eixos para definir metas

Três eixos principais permitem definir os objetivos acima mencionados:

  • Os objetivos relacionados a personalidade,
  • Os objetivos relacionados a dinâmica da equipe,
  • Os objetivos relacionados a relacionamentos interpessoais.

Coaching pessoal

O objetivo do coaching pode primeiramente ser relacionado a um traço da pessoa que precisa ser melhorado. Para tal, trabalhar em exercícios de timidez, relaxamento e respiração para falar melhor em público, ou ainda conseguir administrar melhor a vida profissional à vida em família podem ser algumas das alternativas apresentadas.

Coaching corporativo

O coaching corporativo pode diminuir e até mesmo acabar com os atritos existentes na comunicação interpessoal. Para tal, treinamento em comunicação não-violenta ou sessões individuais para colocar as pessoas em uma posição de mediador são utilizados para minimizar os conflitos internos e servem até mesmo para recompor o caráter social do grupo.

Você pode acabar conquistando muito mais do que o esperado ao final de um coaching curso.

Aulas de coaching: um sucesso pode esconder outro!

Definir expectativas compatíveis com sua personalidade e o ambiente profissional antes de dar início a um treinamento com aula coaching também é muito importante para a motivação na hora de seguir todo o programa.

Mirar muito alto pode criar um desafio a ser alcançado, mas a perspectiva de um fracasso pode desapontar rapidamente e ter um efeito contraprodutivo.

Durante um curso de desenvolvimento profissional, um conjunto de benefícios e efeitos virtuosos às vezes ocorrem, mesmo sem que eles tenham sido previamente previstos.

Isso é chamado, em macroeconomia, de externalidades positivas.

Pronto para se lançar na aventura de um curso de coaching?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar