Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quantos meses de estudos para sonhar no idioma da França?

De Carolina, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > A partir de quando sonhamos em francês?

Certamente, você já escutou seus amigos que já moraram no exterior dizerem: “É incrível. Agora eu sonho em inglês!” Ou em francês? Embora isso possa ser irritante para os monolíngues, é um fenômeno real!

Muitas pessoas já viveram essa experiência! Mas há uma explicação científica?

Você quer sonhar em francês (veja algumas dicas)? Será que você está estudando francês o suficiente?

Vamos ver o que podemos fazer para te ajudar a sonhar em francês…

Existem estudos que nos permitem atingir esse resultado?

Antes de procurar explicações bizarras ou falar sobre as experiências dessa ou daquela pessoa… vamos tentar focar em evidências mais tangíveis.

Precisamente, temos a nossa disposição uma prova tangível como a + b.

Qualquer pessoa pode sonhar em uma língua estrangeira em qualquer momento?

Visite a cidade luz e as obras dos impressionistas Conheça o patrimônio, as artes e a língua francesa

Existem pistas na internet sobre um estudo que finalmente nos dá a receita desse mistério da vida?

Infelizmente, você terá que se contentar com uma resposta negativa… Na verdade, apesar de muitas investigações (você pode achar a super resposta em algum lugar – se assim for, envie um comentário!): nenhum vestígio de uma experiência surreal realizada por um sábio com um louco como cobaia. Nada!

Por que isso é falado entre as pessoas que moraram fora? Podemos realmente sonhar em outro idioma? Pode um brasileiro, da noite para o dia, sonhar em francês, nessa língua que não é deles, mas que são fluentes?

A resposta é, obviamente, sim! Ninguém sabe o porquê ou quando, mas há muitas pessoas que podem testemunhar esses sonhos!

A partir dessas duas informações, o que fazer? E se reunimos todas as peças do quebra-cabeça para tentar localizar os ingredientes, o que é preciso para sonhar em outro idioma? Vamos ver…

O fenômeno não parece ter um limite de idade. Nunca é tarde para aprender francês e tentar sua sorte.

Qual é o nível necessário para sonhar em francês?

Essa é a segunda questão que vem à mente, depois de ter ouvido tanto falar sobre esse fenômeno.

Venha conhecer a capital e a língua francesa O francês é uma língua linda como a cidade luz!

Certamente, você concorda que a probabilidade de sonhar em francês depois de ter estudado dois anos a língua de Molière, é relativamente pequena… Mesmo se você tiver estudado muito.

O mesmo acontece se você terminar os estudos na língua francesa sem ter colocado o pé na França, na Suíça ou no Quebec…

Resumindo, vamos parar de dar voltas… Para poder abordar um fenômeno como sonhar em uma língua estrangeira, é preciso abordar em paralelo o bilinguismo.

Ser bilíngue é mais ou menos entender o que é “un pastis, s’il vous plaît”. Se você é capaz de explicar o que é um pastis, a evolução da história francesa e recitar um poema de Baudelaire para a garota na frente de você… Tudo em francês… Nós acreditamos que você seja capaz de sonhar na língua de Molière!

Se você acabou de iniciar suas aulas de francês, não crie ilusões… Um conhecimento quase perfeito da língua é a condição mínima para viver esse fenômeno noturno.

Então, você já sabe o que você tem que fazer do ponto de vista linguístico. Recupere seus cadernos, suas anotações. Coloque seus filmes favoritos de François Truffaut sem legenda, evidentemente!

Mas por que continuar a estudar francês?

E quanto tempo eu preciso para aprender a língua francesa?

Você precisa estar no exterior para sonhar em francês?

Outra parte do quebra-cabeça: a questão da imersão em um país estrangeiro. No caso do francês: França, Suíça, Bélgica, Quebec, Senegal, Madagascar, Guiana Francesa…

Do nosso ponto de vista, é impossível sonhar em francês sem estar em um país francófono. A menos que a língua francesa seja sua língua materna. Mas se for esse o caso, é mais que normal.

No Superprof, pensamos que você pode ter um super nível, mas se você não fala o idioma ou não o escuta regularmente… Não vai funcionar! Segundo estágio da nossa experiência: compre uma passagem de avião para Paris. E sem mais, por favor.

Se você não respeitar estritamente esta condição (você pode escolher outra cidade ou outro país francófono…), parece impossível.

O que também deve ser observado é que gastar apenas uma semana de férias no hotel não será suficiente.

Terceira fase: ligue para o seu chefe e diga que está disposto a passar alguns meses em Madagascar. É necessário ter tempo para se acostumar a um novo ambiente linguístico.

Uma solução: mergulhe 100% na língua francesa!

A partir daí, o que você faz quando já está in loco? Você estará cercado por francófonos! Na loja, nos filmes, na televisão, nos bares, na praia, na rua… em todos os lugares.

Mas não basta estar ali. Essa é só uma parte, é claro. Se você está na França e conviver só com brasileiros, isso não vai funcionar.

Assim, sonhar em francês exige uma integração total na sociedade. Isso implica, entre outras coisas, uma acomodação compartilhada com outros francófonos. Portanto, não haverá interrupções com a língua francesa, nem mesmo quando você entrar em sua casa.

A imersão é indispensável e deve ser absoluta! O mais rápido possível, uma vez que não há idade mínima para estudar francês.

Outro elemento que você não deveria evitar durante sua imersão: trabalho. Como fazer uma imersão 100% sem trabalhar? Aceitar um trabalho no exterior e praticá-lo em um idioma que você está aprendendo que não é sua língua materna é sempre sinônimo de um grande progresso.

Acima de tudo, você estará em um ambiente onde será estimulado em todas suas habilidades intelectuais, várias horas por semana. Seu cérebro será imerso na língua francesa!

Finalmente, acrescentaríamos que uma relação francófona também ajudaria muito. Muitos falam que o melhor método para aprender uma língua é ter um(a) namorado(a) nativo(a). Mas claro, você não vai se envolver amorosamente com alguém graças a seu idioma, né? O amor é precisa de muito mais que isso.

O aprendizado do idioma condiciona o sonho em francês?

Para finalmente sonhar em francês (e ensinar para crianças), pode ser interessante estudar a língua em paralelo. Mas é claro que, para sonhar só estudando, você deve ter um nível avançado. Algo mais fácil de fazer quando você começa a aprender a língua desde cedo.

A capital francesa é uma destinação conhecida para quem quer aprender a língua francesa Viver na cidade luz é o sonho de muita gente!

Como dissemos anteriormente, é necessário dedicar toda a sua capacidade intelectual a esse idioma estrangeiro para que ele se impregne na sua cabeça.

Você que é um grande conhecedor da gramática francesa, da conjugação ou da fonética, você pensa muito nesse idioma? Se adicionarmos isso a uma vida no exterior, a imersão é total. E os sonhos poderiam vir…

Pensar sem parar em francês…

O que queremos dizer com isso?

Vamos falar sobre experiências. Se você passou vários meses em um país estrangeiro, vivendo plenamente (convivendo com a população local, trabalhando no local, etc.), você já pensou mais do que o habitual na língua desse país.

Vamos pegar o francês como exemplo. Em um contexto semelhante ao que acabamos de descrever, você pode ter pensado e repensado dúzias de frases todos os dias.

Imagine essa ou aquela situação possível no trabalho ou em casa e pronuncie na sua cabeça em francês uma frase banal que você falaria em português. Porque ser bilíngue e aprender uma língua é pensar em francês todos os dias e a qualquer hora.

Você também pode pensar em uma conversa com um amigo para falar sobre algo que acabou de acontecer com você.

Ao fazer isso, novamente, você vai começar uma boa parte de suas faculdades intelectuais “em francês”. Pensamentos, arredores, conversas, trabalho… Filmes e séries em francês e sem legenda: há algo para ativar seus primeiros sonhos!

A importância de criar um ambiente francófono…

Se não encontramos nenhum estudo que ofereça uma solução milagrosa para sonhar em inglês, francês, alemão, etc, encontramos inúmeros artigos sobre a interpretação dos sonhos. É algo que homens e mulheres se interessam ​​desde tempos imemoriais.

Por nossa parte, sem ser cientistas ou filósofos, descobrimos que o que acontece durante o dia pode ressurgir nos sonhos da mesma noite ou pouco depois. A memória de curto prazo tende a condicionar os sonhos.

Aprenda a língua francesa e visite o país! Conheça o belo patrimônio e o idioma francês

Então, as pessoas que você vê todos os dias, mesmo algumas vezes por semana, podem facilmente chegar à sua cabeça à noite. São as conversas e situações que vivem juntas que podem ser o pequeno remédio para você sonhar em francês.

Finalmente, um último argumento que vai te convencer a se tornar amigos de francófonos. Você nunca ouviu seu amigo falar português, certo? A realidade de quando estão juntos é o francês. Eles se expressam assim, riem assim e se comunicam com você em palavras 100% francesas. Você, portanto, minimiza as chances de vê-los aparecer em seus sonhos falando em português! Claro que é possível, todos sabemos até que ponto nossos sonhos podem ser (muitas vezes) estranhos.

Mas se há alguma possibilidade de você finalmente sonhar em francês, você sabe que certamente será através desses amigos e outros conhecidos que você normalmente encontra. Então você pode sonhar com conversas com eles ou grandes aventuras, das quais apenas o subconsciente tem o segredo…

Não esqueça que você também pode aprender francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar