Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Entenda a importância dos pais no desempenho do aluno

De Marcia, publicado dia 24/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Acompanhar seu filho na vida escolar é fundamental

Se você sente que, como pai ou mãe, é o verdadeiro responsável por ajudar seu filho a melhorar o desempenho na escola, saiba que você pode, sim, fazer muito por ele nesse sentido.

Um dos principais caminhos para isso é proporcionar a ele atividades também fora da escola.

Existe uma vasta gama de reforços escolares: professores particulares, canais online, aulas gratuitas em associações específicas, aplicativos para celular, dentre outros.

Você pode optar por qualquer um desses meios para que o seu filho melhore suas notas, aprenda mais ou tome gosto pelos estudos.

Entretanto, dois fatores que devem ser levados em conta na hora de fazer a escolha são a qualidade do ensino que é oferecido e o perfil do aluno. Uma boa tutoria é fundamental, porém, cada aluno tem suas particularidades e, muitas vezes, a forma como a matéria é apresentada pode influenciar positiva ou negativamente no aproveitamento.

Independentemente de a dificuldade do seu filho ser em matemática, química, ciências ou português, se você encontrar o modelo perfeito para ele, o progresso certamente será percebido pelas notas na escola.

Aliás, se você tem grande interesse em acompanhar as notas do seu filho, por que não oferecer a ele também um apoio extra para melhorá-las?

Isso sem contar a facilidade em acompanhá-lo nessas atividades fora da escola e observar de perto os resultados.

As aulas de apoio são uma forma pela qual a família deve demonstrar que se preocupa com os estudos do filho. Entenda que o aluno não está sozinho na vida acadêmica. O dever dos pais é acompanhá-lo.

Essa também é uma forma de aproximar-se mais do seu filho, entender quais são seus anseios, necessidades e receios. Assim, será possível encorajá-lo a dedicar-se com afinco aos estudos. As aulas particulares exigem maior autonomia do aluno e isso pode ser positivo para que ele desenvolva um senso maior de responsabilidade com relação à vida acadêmica.

Porém, você jamais deve esquecer-se da valorizar seus esforços e enfatizar os bons resultados. Dessa forma, ao mesmo tempo que se torna mais responsável, ele também desenvolve a autoconfiança e se sente mais seguro.

Tudo isso que falamos acima está ao seu alcance. Portanto, você pode começar agora mesmo a ajudar seu filho a alcançar o sucesso acadêmico desejado.

Reconheça as necessidades do seu filho

O primeiro passo para realmente ajudar seu filho com o desempenho escolar é reconhecer quais são suas necessidades.

Ele não consegue entender física? Costuma ir mal nas provas de ciências? Apresenta dificuldades para aprender português? Entenda que ele pode ter excelentes notas em alguns assuntos e encontrar problemas em outros. O ideal é visualizar onde estão essas dificuldades para que elas possam ser sanadas.

Há também casos nos quais é necessário apenas aprofundar os conhecimentos do aluno de modo geral ou específico. Alguns precisam se preparar para provas ou vestibulares, enquanto outros querem prosseguir com sua vida acadêmica em colégios específicos, que exigem conhecimentos prévios para ingressar.

Todas essas questões podem tornar-se um motivo para proporcionar a ele alguma espécie de tutoria.

Outra observação importante está relacionada à forma pela qual ele aprende. Trata-se de um autodidata? Ou ele necessita de regras expressas para conseguir organizar seus estudos?

Ele se adapta melhor com lições em áudio e vídeo ou praticando por exercícios escritos?

A partir dessas informações, é possível determinar que tipo de curso de apoio trará melhores resultados. E esses resultados devem ser acompanhados em tempo real, é claro.

Estar atento a esses itens auxilia você a entender em quais matérias seu filho precisa de ajuda e que tipo de tutoria é melhor oferecer a ele.

Alguns alunos sentem dificuldades em fazer as lições de casa e nem sempre os pais têm tempo ou conhecimentos para ajudá-los. Nesse caso, a tutoria online ou a presença de um professor particular costumam ser meios eficientes.

Entretanto, se além das dificuldades escolares, o seu filho for muito tímido, talvez aulas de reforço escolar em grupo sejam uma forma de auxiliá-lo nessas duas frentes. As aulas em grupo o colocam frente a frente com outros alunos e essa é uma forma de forçar a interação.

Nesse caso, além dos resultados relacionados à notas escolares, ele tende a desenvolver o hábito de comunicar-se e vence a vergonha e o medo de aceitar que precisa de ajuda em alguns pontos.

A timidez pode ser vencida através de grupos de estudos que permitem a integração entre estudantes. Interagir com outros alunos ajuda a desenvolver também a consciência e habilidade social.

Afinal, colocá-lo em contato com outros estudantes que apresentam dificuldades similares ou diferentes das suas proporciona melhor visão do todo e faz com que ele não mais se sinta diferente dos demais. Ele precisa aprender a ver além da sua realidade e entender que dificuldades escolares fazem parte do cotidiano de todo estudante. Cabe a cada um realizar os esforços necessários para vencê-las.

Compreenda as mudanças na vida do seu filho

Ritmo escolar

Com o passar do tempo, é normal que a escola exija mais do seu filho.

A medida que ele avança nos estudos, mais responsabilidades vão surgindo. Pode ser que você precise mudá-lo para uma escola melhor, que provavelmente será mais longe de casa. Com isso, viagens de ônibus passam a fazer parte do dia a dia dele e as horas de sono diminuem.

A sensação de “ter que dedicar mais horas do dia aos estudos” pode fazer com que o aluno se sinta cansado e/ou desmotivado.

É por isso que os pais precisam entender o ritmo da escola e auxiliar o aluno em suas tarefas fora dela. Além de acompanhá-lo nos deveres de casa e aulas de tutoria, é importante reservar alguns momentos de lazer para vocês desfrutarem juntos.

Pais precisam estar dispostos a realizar, junto à criança, a "maratona" que é a vida de estudante. Acompanhar o ritmo escolar intenso do seu filho é uma forma de ajudá-lo no aproveitamento às aulas.

Dessa forma, seu filho verá em você um aliado, que está disposto a acompanhar até mesmo o ritmo exaustivo do seu dia a dia.

Organização

Nos primeiros anos escolares, um único professor ministra todas as matérias e é a ele que o aluno deve prestar contas. Com o passar do tempo, ele passa a ter vários professores, um para cada matéria. Se levarmos em conta que cada um tem seu estilo de trabalhar, será necessário aprender a organizar-se.

É importante que a criança aprenda, desde cedo, a lidar com essas diferenças e entender que é ela que precisa adaptar-se ao ritmo de cada professor. Essa também é uma forma de prepará-la para a vida adulta que, muitas vezes, exigirá dela adaptações rápidas.

Quando, além da escola, o aluno também tem aulas particulares, isso significa que há mais um ponto de adaptação. Sendo assim, ele deverá organizar seu tempo para estudar, fazer as lições e dedicar-se à tutoria com o mesmo afinco que se dedica aos estudos convencionais.

Aliás, o professor particular é um agente de suma importância nesse quesito. Com o tempo, ele perceberá o ritmo do aluno e poderá oferecer atividades que o ajudem a manter-se organizado. Tudo isso através de um trabalho que envolve os pontos fortes da capacidade de foco e atenção da criança.

Volume de tarefas

O volume de tarefas também aumenta com o avanço escolar.

Muitas vezes, as lições de casa se tornam mais longas e elaboradas. E pode ser que ele tenha semanas mais tranquilas quanto à quantidade de lições, mas precise preenchê-las se preparando para um exame na semana seguinte.

O professor particular do seu filho deve ser colocado a par de tudo isso, para que ele também possa auxiliar de modo que essas atividades não fiquem de lado.

Supervisão

Um curso de reforço escolar, seja ele online, em grupos ou com professor particular precisa ser levado tão a sério quanto a escola convencional. Caso contrário, todo o seu esforço em buscar essas fontes podem acabar indo por água abaixo.

Os resultados costumam ser positivos somente quando o aluno realmente se disponibiliza a aprender e se dedica realmente aos estudos. É por isso que você não pode simplesmente deixá-lo “se virar”.

É importante estar atento à forma pela qual ele se organiza.

O professor particular é responsável por apresentar a parte técnica ao seu filho da forma que ele perceber que há melhor aproveitamento. Entretanto, cabe a você acompanhar de perto esse trabalho. Funciona como uma parceria, entende?

Se você optou por aulas de reforço online, precisa oferecer ao seu filho todos os recursos necessários para aproveitá-las.

Qualquer modelo de reforço escolar precisa do acompanhamento dos pais.

Acompanhe o ritmo escolar do seu filho

Seu filho passa algumas horas diárias na escola. Com o professor particular, também é definido um período semanal, que costuma ser dividido em uma ou duas vezes.

Além disso, será necessário realizar os deveres de casa e estudar para preparar-se de antemão para os testes. E você precisa reservar um tempo para acompanhá-lo nisso.

Nesse caso, você funciona como uma espécie de coordenador, que garante que os prazos para tarefas não serão perdidos e que o trabalho do professor particular também será respeitado.

Ajude seu filho a ser mais autoconfiante

Apesar da importância da sua supervisão, seu filho também precisa aprender a caminhar por si mesmo. Ele deve entender sua responsabilidade com as tarefas e estar ciente de que será o único prejudicado se não cumprí-las.

Também é importante buscar o equilíbrio entre exigir que ele faça seu melhor e não humilhá-lo diante das falhas. Expectativas em excesso também podem acabar desencorajando ou até mesmo bloqueando o aluno.

Adultos ansiosos demais podem acabar passando esse sentimento para a criança, que se sentirá ainda mais cobrada. Pais não devem deixar que suas próprias preocupações se tornem mais um fator de ansiedade para a vida escolar dos filhos.

Ele deve entender que é capaz de progredir por si mesmo. E você não deve jamais tornar-se mais um elemento de estresse.

Prepare o ambiente de estudos

Seu filho precisa de um local para receber as aulas particulares (ou acessar a internet para a tutoria online).

Certifique-se de que esse espaço é seguro, confortável e livre de ruídos ou distrações que podem prejudicar o rendimento do aluno. Também é importante ter à mão cadernos, livros e todo o material necessário para acompanhar as aulas.

Quando o assunto são as aulas de reforço escolar, o papel dos pais não se resume a escolher um bom professor e pagar por seus serviços. O apoio, o acompanhamento e o investimento emocional são fatores igualmente importantes para o sucesso das aulas.

E você? Está disposto a acompanhar o seu filho no que for preciso quanto aos estudos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar