Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A cozinha e o idioma: as joias da Itália

De Carolina, publicado dia 15/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > A língua e a culinária italiana no mundo

Curso de italiano“, “curso de italiano online” ou “aulas particulares”, aqui estão alguns dos métodos que a grande maioria dos estudantes da língua italiana escolhem para se aperfeiçoar no idioma de Dante.

Mas por que não se desviar um pouco do caminho mais conhecido e escolher uma rota alternativa? Mais baseado na cultura italiana? Um aprendizado que passaria por “il teatro”, os filmes de Pier Paolo Pasolini ou Dario Fo ou os escritos de Machiavelli?

Como a cultura italiana é uma das mais ricas e densas do mundo, vamos mergulhar nela para aprender italiano!

Começando com a mundialmente famosa cozinha italiana, que há anos já ensinou você a falar italiano…

O “macarrão” é realmente italiano?

“E se fôssemos em um restaurante italiano?”

“Vamos comer na pizzaria da esquina?”

Aqui estão duas frases que são pronunciadas em todo o Brasil, e mesmo nos quatro cantos do planeta. A gastronomia italiana conquistou o mundo!

Porque, para muitos gourmets dos 5 continentes, a cozinha italiana geralmente significa que a refeição será convivial, gostosa, saudável e colorida! A pizzaria é freqüentemente associada a um lugar popular, onde você vai com amigos, familiares ou namorados para desfrutar de uma grande variedade de pratos deliciosos. Podemos falar sobre restaurantes bastante populares, não chiques.

Isso é um sinal de que a gastronomia da Itália conseguiu fazer nossos hábitos alimentares ao longo do tempo, tornando-se um reflexo recorrente. Além disso, para muitos de nós (os olhares se voltam para os estudantes!), macarrão é uma base da alimentação de todos!

Barato, nutritivo, fácil e prática de fazer! As várias massas italianas podem ser acompanhadas por muitas carnes ou molhos. Ela é a rainha no reino dos gulosos!

Os ingredientes italianos dão sabor para todas as cozinhas do mundo Qual é o prato mais comido do mundo?

No entanto, parece que um dos maiores símbolos da culinária italiana em todo o mundo não é originário da terra do Renascimento e do idioma que fala também com as mãos…

Na verdade, uma lenda, bastante antiga, diz que Marco Polo foi o responsável pela importação de macarrão na Itália no século 13, após uma de suas viagens à China! Os chineses seriam os verdadeiros pais da receita?

Parece que não, infelizmente para os nossos amigos asiáticos…

Estamos citando uma verdadeira lenda urbana que, com o tempo, permanecem teimosos nas mentes coletivas.

Gregos e romanos seriam os criadores da famosa massa! Eles já preparavam um tipo de lasanha desde muito tempo. Nodus, nó em latim, representa uma variedade de macarrão que ficou conhecida como “noodles” em inglês!

E para colocar um pouco mais de paternidade italiana no prato, saiba que há um túmulo em Roma do século III a.C. representando um rolo e um cortador de massa.

A culinária italiana é, portanto, amplamente inspirada em pratos romanos, mas não só… Por isso um curso italiano online pode te ajudar a desvendar a cozinha italiana como um verdadeiro italiano!

A culinária árabe também fazia parte das inspirações, uma vez que o macarrão seco teria sido importado da Palestina entre os III e IV século.

Você sabia que o italiano também é uma das mais línguas mais bonitas do mundo?

Cozinha italiana e sua reverberação mundial!

Se determinássemos as 44 grandes cozinhas deste mundo, certamente haveria debate.

Debate porque o gosto permanece algo subjetivo. Alguns preferem alimentos picantes, outros gostam de alimentos leves, alguns preferem a quantidade, a riqueza do prato, enfim…

No entanto, em termos de “adoção”, parece que as cozinhas italiana, francesa, chinesa e japonesa estão entre as mais difundidas no mundo. Esses quatro países têm restaurantes espalhados em todo o mundo. E não é à toa, eles levaram os alimentos para o domínio das artes!

Claro que muitos vão revidar com relação a escolha dessas quatro culinárias do mundo. Poderíamos também falar sobre cozinhas árabe, espanhola e até sul-americana.

Mas entre todos esses países, parece que a Itália está ganhando a palma da gastronomia mais feita na Terra e nos seus 5 continentes. Não somente na culinária! A mais belas canções são também italianas!

Podemos falar sobre macarrão, pizzas, queijos como mozarela e parmesão!

Para sustentar essa afirmação que pode parecer totalmente arbitrária, tenha em mente que cerca de 14 bilhões de pratos de massa são consumidos cada ano no mundo. 14 bilhões!

Vamos comer italiano? A massa seria realmente italiana com uma pitada de herança palestina!

Observe também que a mídia também diz que o famoso massa à la carbonara, que muitos de nós lutam para cozinhar e faz com creme de leite, seria a receita mais feita no mundo a cada ano! E saiba que não há creme de leite na receita, somente ovos…

A culinária italiana e a cultura popular da Itália são copiadas e revisados em todos os lugares!

Não vamos esquecer de outros grandes clássicos da alimentação como pizza, risoto ou tomates com mussarela!

Termos e receitas italianas utilizadas ​​em português

Através da cozinha, mas também da música, do cinema ou da história da arte da Itália, a língua italiana foi adotada em todo o mundo. Tanto que, em todos os lugares, usamos termos da língua de Dante Alighieri, às vezes sem saber disso!

Você fala italiano sem perceber ouvindo ópera (ou ópera lírica), aprendendo música e teoria musical (concerto para piano, a capella, forte, crescendo, decrescendo, mezzo tempo, presto…). Ou mesmo descobrindo a música de grandes compositores como Antonio Vivaldi, Gioachino Rossini, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti, Francesco Cavalli, Giacomo Puccini…

Sem saber, tudo isso faz parte da história da arte e da Itália que você já sabe. Quando você fala das obras de pintores Rafael, Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giovani Bellini, Amadeo Modigliani, Giuseppe Arcimboldo… ou filme estrelas como Roberto Benigni, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Monica Bellucci, Terence Hill, Claudia Cardinale, Nanni Moretti, Bud Spencer, Ettore Scola… Tudo isso é conhecimento geral sobre a Itália!

Mas o seu conhecimento da cultura, do vocabulário, dos termos e das palavras italianas vai muito além disso, como temos tentado demonstrar desde o início deste post.

Isso, inevitavelmente, vem de receitas de cozinhas internacionalmente conhecidas e revisadas, provavelmente por você também. Elas devem estar presentes regularmente em seus pratos!

O italiano não é sua língua materna, mas uma língua estrangeira. Mesmo assim, você já dominou muitos aspectos dela!

A pizza

Se há uma receita que, junto com o macarrão, representa a Itália em todo o mundo é obviamente pizza!

Comê-la no restaurante com amigos, na frente da televisão vendo um jogo de futebol, vendo um filme de terror. Quantas vezes a gente já não ficou com vontade de comer uma pizza?

Você pode pedir este prato em qualquer lugar do mundo Este é um prato italiano?

Sem contar quando a gente está com preguiça de cozinhar, a gente pode pedir e ela vem com uma garrafa PET de refrigerante!

“Pizza” é provavelmente um dos termos italiano mais usado no mundo.

A receita é originalmente napolitana, da cidade italiana de Nápoles no sul da Itália. Hoje encontramos pizzas de todos os tipos, todos os tamanhos e com recheios cada vez mais variadas.

Porém, a pizza original tem 35 cm de diâmetro e 2 cm de espessura no nível da borda.

Descubra por que falando italiano você pode trabalhar na moda

O carpaccio

Passamos imediatamente para algo mais leve.

Quando se pensa em preparar ou encomendar um carpaccio (carne por exemplo), imediatamente a gente pensa em algo fresco e, especialmente, para saborear a finesse das fatias que vamos comer. Que tal um pouco de azeite e “parmigiano”?

Mas a prova de que o termo e a receita do carpaccio foram adotados em grande escala é que ele foi revisitado em quase todos os lugares. Hoje, um carpaccio significa fatias muito finas cruas, marinadas que são servidas como lâminas.

Portanto, não é raro encontrar carpaccios de salmão, atum, abobrinha italiana, etc.

A mussarela

Apesar do sucesso global de gorgonzola ou queijo parmesão, a mozzarella continua sendo o best-seller italiano em termos de queijos!

A mussarela com tomates é uma delícia em termos de sabor e frescura. Muitas vezes são colocadas juntas em pizzas.

Para aqueles que consomem regularmente sem saber sua composição, saiba que o mozzarella tradicional é feita com leite de búfalo.

À Milanesa

Aqui outro prato tipicamente italiano e milanês!

Nós falamos muito mais frequentemente de filet à milanesa ou cotoletta alla milanese! De fato, são costeletas de bezerro empanadas, cobertas com parmesão e douradas na panela.

Mas claro que no Brasil a gente faz com frango, carne de boi…

Esse é outro sinal de que o prato italiano foi adotado e revisitado em todo o mundo. Podemos dizer que todos os pratos “milaneses” são cozidos no forno e com queijo parmesão.

O risoto

Como os pratos à milanesa, pizza ou macarrão (massa de todos os tipos), o risoto é um prato perfeitamente italiano. Ele é uma base que todos podem embelezar à sua maneira.

Um arroz que é preparado com óleo ou manteiga antes de ser cozido com um caldo.

Livre para adicionar cogumelos, carne, peixe, queijo, vegetais, etc.

A lasanha

Durante uma viagem à Itália para fazer curso italiano ou simplesmente visitar (Veneza, Roma, Nápoles, Toscana, Sardenha ou Sicília), você já provou a lasanha local?

O prato de lasanha é quase sempre parte do menu em restaurantes e pizzarias italianas do mundo. Elas são muito solicitadas e emblemáticas do país.

Como fazer aulas de italiano no exterior? Aproveite moradores locais para falar no idioma de Dante

Acima de tudo, é possível encontrar diferentes tipos de lasanha: carne, frango, salmão e até vegetais.

Aprender a língua italiana (por que?) pode, em grande parte, ser feito através da sua cultura e da sua gastronomia.

Obviamente, isso não é suficiente para falar italiano fluentemente. Assim, para aperfeiçoar seu conhecimento na língua de Dante, é possível confiar em vários métodos: aprender italiano em curso, aulas em escola de idiomas, na universidade, fazer um curso de italiano online para aqueles que preferem aprender italiano no conforto de sua casa…

Ou por que não descobrindo o idioma com um professor de italiano em casa através de aulas particulares? Agora você já tem todas as razões para se expressar na língua italiana!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar