Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as melhores ferramentas para aprender a tocar violão?

De Marcia, publicado dia 13/01/2019 Blog > Música > Violão > O guia da guitarra para iniciantes

Você já parou para pensar em quantas horas de música estão disponíveis no Youtube? Plataformas de vídeos recebem, a cada dia, milhares de novas postagens, tornando-se o paraíso de músicos amadores que sonham viver da sua música (ou simplesmente vêem nela um hobby).

Hoje em dia, o computador ocupa um importante espaço na vida das pessoas: difícil encontrar alguém que não o use. Isso faz com que essas postagens tenham um alcance a cada dia maior.

Provavelmente você já tenha se deparado com aquele seu amigo que tem uma banda, ao pesquisar canais no Youtube. Isso porque a plataforma é democrática: há espaço para todos na rede, independentemente do ritmo ou fama.

O sucesso de cada canal é determinado pelo público. Se você tiver um bom alcance, talvez seja possível começar a lucrar com anúncios publicitários, já que empresas se interessam por vídeos com grande audiência.

Além disso, há ainda os tutoriais, afinal, quem é autodidata pode utilizá-los para aprender os primeiros acordes (ou progredir a partir das bases aprendidas em aulas).

Aliás, para quem deseja progredir no violão, existem diversas ferramentas disponíveis. E nem sempre será preciso pagar por elas! Para descobrir mais, acompanhe abaixo o nosso post e escolha a melhor para você.

Os melhores sintonizadores online

Para começar a tocar violão, melhor apostar em um bom instrumento e um bom amplificador. Outros acessórios  também serão necessários, mas há aqueles dos quais você pode encontrar versões online, muitas vezes gratuitas.

Você já tem um metrônomo e um afinador?

Obter som com êxito Os sintonizadores online são ótimos para afinar a sua guitarra.

Saber como afinar a sua guitarra deve ser uma das primeiras coisas a aprender antes de começar a tocá-la. E você deve ser capaz de fazer isso sozinho, afinal, um instrumento mal afinado interfere na sua percepção e na evolução do seu aprendizado.

É impossível tocar guitarra sem sintonizar. Você encontrará vídeos na internet para ensiná-lo a afinar a sua nos moldes padrão. Você verá que, com o tempo, pode ser que consiga inserir um toque pessoal a esses modelos pré-estabelecidos.

E a ferramenta essencial para ajustar sua guitarra, quando você está arriscando os primeiros acordes, é o afinador online!

A maioria dos sintonizadores estão em inglês. Isso pode mudar o nome das notas nas cordas da sua guitarra. Fica mais ou menos assim:

  • Mi grave se torna E;
  • La se torna A;
  • Re se torna D;
  • Sol se torna G;
  • Si se torna B;
  • Mi agudo se torna E.

Para quem está começando, o ideal é escolher um dos seguintes sintonizadores online:

  • Tictone;
  • HGuitare;
  • Cameratabs;
  • Tabs4acoustic;
  • Fender.

Lembrando que os dois primeiros sintonizadores online dessa lista são sintonizadores diatônicos, os melhores para quem está começando , ou seja, captam o som da sua guitarra através do microfone do computador e fornecem o feedback.

Os demais são sintonizadores cromáticos que permitem a você fazer ajustes fora do padrão, da forma que preferir, mas não gravam o som da sua guitarra. Eles simplesmente lhe dão a nota e cabe a você reproduzí-la na corda que você está ajustando.  Nesse caso, seu uso requer um pouco mais de capacidade em termos de ouvido musical. Afinal, você precisará perceber quando a corda está afinada, sem que o dispositivo “avise”.

Conforme dissemos acima, iniciantes devem, portanto, começar usando afinadores diatônicos. Vale também lembrar que não existe um melhor que os outros: o seu estilo e o uso que você faz da ferramenta são os fatores que vão determinar qual é a melhor para você.

Grave seus acordes no computador

Para progredir na improvisação, compor músicas ou simplesmente se divertir, é possível gravar os seus acordes. Para isso, você vai precisar de:

  • Uma guitarra ou violão, é lógico;
  • Um sistema de gravação de som: smartphone, microfone, câmera, placa de som (não é necessário se preocupar em conseguir equipamentos profissionais: basta um dispositivo com câmera simples para começar a gravar);
  • Um gravador: que pode funcionar via software no seu PC.

Gravando pelo computador Os antigos gravadores foram substituídos por ferramentas online para gravar acordes.

A gravação pode ser feita usando um microfone (método direto) ou uma placa de som (método indireto).

A placa de som se conecta diretamente ao seu PC e depois ao amplificador da sua guitarra a partir de um cabo. Lembre-se de fazer as configurações corretas para obter um resultado de qualidade.

Vários programas estão disponíveis para instalação em seu computador. Cada um é diferente em sua interface, mas o objetivo é sempre o mesmo: salvar, editar e mixar suas criações.

Alguns softwares são gratuitos, outros são pagos (existem diferentes faixas de preços). Cabe a você experimentar vários para descobrir qual é o melhor para você:

  • Audacity;
  • Reaper;
  • Nero Wave Editor;
  • Traverso Daw;
  • FL Studio 11;
  • Sonar;
  • Presonus Studio One.

Os comandos no teclado são praticamente os mesmos para todos eles, o que permite passar facilmente de um para outro, sem ter que começar a aprender do zero novamente.

Está pronto para escolher o seu e começar a gravar?

Crie suas músicas no Mac

Ainda que você afirme que a grande maioria das pessoas ainda utiliza o sistema Windows, há uma parcela crescente de pessoas usando o iOS. Para capturar o som de sua guitarra, pode ser usado  o mesmo processo do tópico acima.

É claro que existem outras possibilidades, incluindo o gravador e o home studio real, mas especialmente nesse último, é preciso ter espaço e dinheiro para investir.

Arquivamento de canções A criação de músicas pode ser gravada e mantida em um sistema iOS.

Eu recomendo fortemente que você invista em uma placa de som para aumentar a qualidade de suas gravações (se você estiver praticando em uma guitarra ou electro acústica, é claro).

No entanto, é importante aprender a configurá-la para usufruir do melhor de seus recursos e para que o software suporte o som do seu instrumento.

Certifique-se de selecionar a entrada correta na trilha de áudio do software e na placa de som do instrumento, selecione a frequência de amostragem e a quantização, mas também ajuste a latência e ative o monitoramento antes de iniciar a gravação.

Com o software, você pode ouvir suas criações, gravar várias faixas ao mesmo tempo (se tiver vários microfones), editar, adicionar efeitos como distorção ou reverberação, mixar e finalmente compartilhar sua composição diretamente na Internet.

Aqui estão os diferentes softwares que você pode usar no Mac. Alguns também podem ser baixados no Windows:

  • Garage Band;
  • Cubase;
  • Logic Pro X;
  • Ableton;
  • Reason;
  • Pro Tools.

Atenção: apenas o primeiro da lista é totalmente gratuito! Os demais contam com uma versão livre para teste e depois você precisará baixar o programa pago. O preço varia de acordo com o software escolhido e o nível (várias edições estão disponíveis do iniciante ao profissional).

Deixe sua imaginação fluir para oferecer criações originais para as pessoas do seu círculo, ou mesmo mostrá-las para o mundo.

Que tal começar a fazer aulas de violão para progredir mais rápido?

Comece tocando músicas fáceis

A música brasileira precisa ser valorizada! Não que você não possa curtir canções em inglês ou mesmo francês, mas para quem está aprendendo a tocar violão ou guitarra, existe uma lista de opções que pode ser tocada logo no início, quando você ainda estiver “arranhando” seus primeiros acordes.

É possível criar playlists no Spotify com canções que agradem aos seus ouvidos e sejam fáceis de tocar ao mesmo tempo. Assim, o aprendizado será prazeroso e motivador.

Comece a pensar: quais são os seus artistas favoritos?

Quando você escolhe uma música para tocar na guitarra, é melhor optar por uma que você goste. Afinal, o aprendizado musical deve ser algo agradável e não mais uma parte obrigatória da cansativa rotina de cada dia.

Tenha cuidado, no entanto, para escolher uma música que esteja em seu nível: existem diferentes graus de dificuldade, muitas vezes dentro de uma mesma música. Se não houver compatibilidade com o seu nível, a animação inicial pode tornar-se uma verdadeira fonte de frustração e insegurança.

Acordes simples e rápidos Para começar a tocar, escolha canções consideradas fáceis.

O melhor é desmembrar a música e aprender parte por parte, para avançar no seu próprio ritmo. Lembre-se também de começar tocando em um ritmo lento no início para assimilar bem as notas. Tentar aprender tudo de uma vez, ou começar por uma canção que você gosta, mas é cheia de acordes difíceis de executar só serve para desencorajar você de prosseguir com os estudos. À medida que você vai percebendo seus pequenos progressos, aprender vai se tornando uma meta a cada dia mais possível.

A lista de opções fáceis para começar a aprender vai de Titãs a Anitta, e você pode ainda ousar tocar alguma canção francesa de época. Aqui, vale priorizar o seu gosto musical, sem se importar com a opinião dos outros. Lembre-se: tocar deve ser a parte boa do seu cotidiano, jamais uma obrigação.

Não hesite em pesquisar na internet por “canções fáceis para tocar no violão”, e você terá muitos resultados para escolher de acordo com suas afinidades musicais. Pode ser até que você se surpreenda com alguma música que faz parte da sua história.

Viu só como é possível aprender a tocar o seu novo violão ou guitarra com a ajuda de algumas ferramentas tecnológicas? E você ainda pode contratar um professor particular para tomar aulas de violão e contar com a tecnologia para complementar e acelerar o seu aprendizado.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar