Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como os brasileiros e os alemães estão ligados ?

De Joseane, publicado dia 04/07/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Relações internacionais em alta

A ligação entre os brasileiros e os alemães  vem de muito tempo, de 1824, no início do processo de colonização alemã no Brasil. A colonização foi a alternativa encontrada pelo governo para promover a ocupação da região sul do país. Com a chegada dos imigrantes no sul do país, muita coisa mudou. E o quase “isolamento” daquelas terras permitiu que os imigrantes preservassem muito de sua cultura, formando o que chamamos de população teuto-brasileira.

Registros apontam que em 1825, a Prússia reconheceu a independência do Brasil, com isso, possibilitou a abertura de um consulado brasileiro em Hamburgo, em 1826. No entanto, as relações diplomáticas entre os dois países foram rompidas, logo depois que a Alemanha atacou os navios mercantes do Brasil. Na segunda Guerra, a neutralizada declarada pelos brasileiros foi quebrada no instante em que os submarinos alemães atacaram os navios brasileiros. As relações diplomáticas só foram restabelecidas no pós-guerra.

Outro ponto relevante na ligação entre os dois países foi a recente viagem de Angela Merkel, primeira-ministra alemã, ao Brasil. No encontro, estavam reunidos a chanceler alemã, em companhia de sua valiosa comitiva de ministros e secretários de estado e Dilma Rousseff. Nesse momento, eles deram início ao processo de consultas intergovernamentais de alto nível Brasil-Alemanha. Esse processo significou mais um importante passo no estreitamento das relações entre os dois países.

Como os brasileiros e os alemães cooperam diariamente?

Hoje o Brasil é visto como um dos países mais influentes economicamente, sendo considerado a oitava maior economia do mundo e a primeira maior economia da América Latina. O que nos coloca em uma posição de destaque frente ao mundo, fazendo com que muitos países queiram fazer parcerias com a gente- quem ver até diz que estamos mandando bem (mas bom, não vamos polemizar aqui).

O Brasil possui uma das maiores economias do mundo Não vamos polemizar, segue o baile…

Nossa economia engloba os três setores: Primário, secundário e terciário, o que significa dizer que a base da economia está direcionada à extração de matérias primas, à indústria, à venda de serviços e bens matérias. Lembrando que o país está em crescente expansão no comércio, se destacando imensamente e principalmente no ramo do turismo.

Mas mesmo com tantas coisas para nos orgulharmos, há muito o que aprender com nossos parceiros, sobretudo com a Alemanha, nossa maior parceira econômica. Sem falar que ela é a quarta maior potência econômica do mundo e a maior influência em termos financeiros.

As boas relações entre os dois países tem sido tão bem sucedida e promissora que a prova é o fato de que a Alemanha seja a principal parceira do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial do Brasil no mundo inteiro, ou seja, são relações econômicas e bilaterais. Os dois países tem se beneficiado dessas cooperações,  utilizando ferramentas que fomentam relevantes alianças para o desenvolvimento cultural, pessoal e profissional de ambos. Com destaque para o intercambio cultural.

Como os brasileiros e alemães estão ligados culturalmente

A ligação entre o Brasil e a Alemanha começa com a chegada dos imigrantes e colonizadores alemães no Brasil, em 1824. Os germânicos deixaram aqui sua contribuição na formação da cultura brasileira, assim como os índios, africanos, portugueses, italianos entre outros. A colonização alemã no Brasil foi mais característico ao sul do país.

Aprenda alemão e tenha oportunidades no mercado profisisional A influência alemã é remarcável no Sul do Brasil

O quase “isolamento” das terras do sul do país permitiram aos imigrantes alemães a preservação de sua cultura original. Com isso, os imigrantes conseguiram difundir sua religião, sua língua, sua arquitetura, sua maneira de se vestir e sua alimentação aos seus descendentes naquela região. Graças a isso, ainda hoje os descendentes alemães mantiveram suas raízes.

Na 1° Guerra Mundial, o Brasil suspendeu pela primeira vez as relações diplomáticas com a Alemanha. Na 2° Guerra Mundial, o Brasil tentou se manter neutro, mas seu posicionamento teve que ser mudado após ter seus navios atacados pelos submarinos alemães. Chegando ao reconhecimento do estado de beligerância.

Em 1942, houve o segundo rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Alemanha. Os dois países só restabeleceram a relação diplomática em 1951, com a construção da sede da embaixada Alemã em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Até hoje é possível perceber a influência alemã em algumas comunidades do Rio Grande do Sul , essas comunidades preservaram quase fielmente sua cultura.

Estudo alemão e melhores as suas chances de viver no exterior.

Relação entre Brasil e Alemanha em diferentes pontos

A Alemanha e o Brasil possui acordos e laços nos mais distintos aspectos sociais, a seguir:

Na economia

Existe uma valiosa afinidade entre o Brasil e a Alemanha histórica e há muito tempo ambos estabelecem diversas parcerias. Justamente por terem interessem em comum, as empresas alemães estão buscando se estabelecer em solo brasileiro. De acordo com especialistas no assunto, ao todo são mais de 1.600 empresas alemães espalhadas pelo país. Essa estreitamento das relações entre os dois países é fruto das condições favoráveis oferecidas pelo Brasil para as empresas alemães, com grande destaque para as empresas da área de energia renovável, tecnologia e inovação.

Fique fluente em alemão fazendo aulas particulares Se “Volkswagen” é tudo que você sabe dizer em alemão…tá na hora de procurar um professor particular

Educação e cultura

Onde aprender a língua de Camões: Lembrando que existe na Alemanha o famoso Camões um Instituto de cooperação e da língua Portuguesa, esse curso  de português para estrangeiros está espalhado por diferentes pontos do mundo, promovendo o ensino da língua portuguesa.

Onde aprender a Língua de Goethe: o Goethe Institut é responsável por difundir pelo mundo a língua alemã, instituto oferece o curso de alemão em aproximadamente 160 estabelecimentos espalhados pelo mundo.

Estreite sua relação com a língua de Goethe e Camões, tenha aulas de alemão e português.

Como seguir um currículo português e alemão

A parceria entre Alemanha e Brasil vai além de puramente econômica, ambos estão fortalecendo uma linda parceria nos programas de intercâmbio cultural. A Europa vem se destacando na hora dos jovens optar por um bom lugar para fazer o intercâmbio. Na hora de optar pelo melhor país para estudar, os jovens preferem os países mais desenvolvidos economicamente.

Estude alemão durante intercâmbio na Alemanha Invista no seu futuro profissional, obtenha um diploma de nível internacional

Nesse sentido, a Alemanha é sempre uma opção bem atraente para os brasileiros. Mas o Brasil também tem seus encantos, e por isso o país acaba despertando a atenção dos candidatos estrangeiros. Seja por nossa cultura autêntica, nosso charme ou  nosso desenvolvimento econômico em plena ascensão, o que não falta são candidatos intercambistas querendo baixar aqui na nossa área.

Sem dúvida, a parceria entre Brasil e Alemanha visa a troca de experiência pessoal, profissional e cultural. Mas para aproveitar totalmente o programa de intercâmbio, os estudantes precisam saber o minimo do idioma do outro país. Os estudantes brasileiros precisa amadurecer a ideia de fazer um curso de Alemão e os estudantes interessados em estudar no Brasil precisam fazer aulas de português para estrangeiro.

Programas de incentivo educacional que vão enriquecer o seu currículo

Bolsa Chanceler alemã para Futuros Lideres

bolsa Chanceler alemã para Futuros Lideres do Brasil é uma bolsa que possibilita jovens lideres brasileiros a estudar na Alemanha sem pagar nada. O programa é parte da iniciativa da Angela Merkel, Chancelar da Alemanha, para influenciar dez jovens líderes brasileiros a aperfeiçoar suas aptidões. Esses estudantes selecionados irão estudar na Alemanha com ajuda de custo do governo alemão.

Um dos objetivos do programa é despertar o interesse dos estudantes a serem agentes transformadores no seu país de origem. O intercâmbio multicultural tem a finalidade de capacitar os estudantes profissionalmente. Dependendo da formação do candidato, o programa oferece aos aprovados a ajuda de custo mensal de 2.150 euros ou 2.750 euros.

Além da ajuda financeira, a experiência de morar fora do país oferece ao candidato a oportunidade ímpar de acrescentar conhecimento aos seu currículo. Vale lembrar que aprender o idioma de nosso parceiro comercial é um diferencial na hora de conseguir um bom emprego. Nessas horas fazer um curso de alemão é muito válido.

Programa de intercâmbio Erasmus

O programa de Intercâmbio Erasmus promete levar o estudante a conhecer o mundo. A viagem ao estrangeiro através do programa é uma ótima oportunidade para aprender outro idioma. A bolsa de intercâmbio Erasmus é um sistema de cooperação internacional, criado em 2004.

O programa tem o financiamento da união europeia para promover a mobilidade dos estudantes do ensino superior. A finalidade do programa é facilitar que os estudantes e pesquisadores de todo o mundo possam ter sua formação completa nas melhores universidades europeias. O programa também possibilita que estudantes europeus possam estudar nas universidades do Brasil.

Segundo o site Erasmus Mundus, estudantes do ensino superior devem solicitar as bolsas que podem ser concedidas para: graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. Os servidores que atuam no ramo da educação também podem se candidatar a uma das vagas. Como a educação é o tema central do programa, o programa também viabiliza o intercâmbio entre diretores de escolas do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e particulares.

Centro Alemão de Ciências e Inovação

O Ministério das Relações Externas da Alemanha em cooperação com o Ministério da Educação e Pesquisa criaram uma ferramenta muito importante para contribuir no processo de construção da parceria entre Brasil e Alemanha: o Centro Alemão de Ciências e Inovação.

A finalidade do centro Alemão de Ciências e Inovação é dar visibilidade aos dois governos. Isso é uma chance de expandir a visibilidade da Alemanha aqui no Brasil. Visto que a Alemanha é um portante polo tecnológico e científico.

Saia na frente, faça aulas de alemão com um dos professores do Superprof

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar