Página principal
Dar aulas

Aulas de yoga iniciantes em domicílio

771 profes de yoga

De onde você procura?

Aulas particulares com Superprof

Nossa seleção de professores particulares de yoga

Ver mais professores

5.0 /5

Professores Star com uma avaliação média de 5.0 estrelas e mais de 251 avaliações.

86 R$/h

Melhores preços: 98% dos professores oferecem a 1ª aula gratuita e a hora/aula custa em média R$86

6 h

Em um estalar de dedos, nossos professores te respondem em uma média 6h.

01

Encontre o seu
professor perfeito

Consulte à vontade os perfis e contacte seu super professor segundo os seu critérios (preços, diploma, avaliações, aulas em casa ou por webcam)

02

Organize suas
aulas

Converse com o seu professor para dar detalhes sobre suas necessidades e disponibilidade. Combine suas aulas e pague em segurança em sua caixa de mensagens.

03

Viva novas experiências

O Passe Aluno te dá um acesso limitado a todos os professores, tutores e treinadores durante 1 ano. Um ano para descobrir as novas paixões com pessoas fascinantes.

Nossos antigos alunos
avaliam seus profes de yoga

Veja todas as nossas aulas de yoga para iniciante

Ser acompanhado pelos melhores professores de


Curso de yoga para iniciantes: aprender o básico da prática para começar bem


Existem muitas maneiras de definir ou explicar o que é yoga. Antes de entrarmos em detalhes sobre os diferentes tipos de prática que podem ser feitos através de aulas particulares de ioga, vamos primeiro ajudá-lo a responder a uma pergunta que interessa a muitos yogis iniciantes: o que é ioga?


Yoga - ou ioga - é uma vasta coleção de técnicas e práticas espirituais que visam integrar mente, corpo e espírito para alcançar um estado de iluminação ou unidade com o universo. A Hatha Yoga, um dos muitos caminhos do yoga, é o tipo de prática considerado como o “tradicional" da aula de ioga no Ocidente. Os diferentes caminhos possíveis para yoga enfatizam diversas abordagens e técnicas, mas acabam levando ao mesmo objetivo de unificação e iluminação.


Yoga para iniciantes: exercício físico e mental


Quando se é novo em yoga, pode parecer intimidador e difícil saber exatamente onde e como começar.


Independentemente dos seus objetivos ou intenções para iniciar uma prática de ioga, o simples fato de se dedicar ao exercício das diferentes posturas da ioga é uma forma fantástica de exercício físico e mental.


Como saber se aula de yoga para iniciante é bom para você?


Não importa quantos anos você tem, quanto pesa, o que faz da vida, onde vive ou que religião pratica, pois yoga é acessível a todos. No entanto, vale ficar atento a alguns aspectos de saúde antes de começar a se dedicar a esta prática milenar.


Se você tiver uma condição médica ou uma lesão recente, pode ser desafiador ou perigoso fazer certos tipos de ioga, poses específicas ou técnicas de respiração. Geralmente, existem alternativas ou modificações que podem permitir uma prática com segurança. 


Se você está se recuperando de uma lesão ou está com problemas de saúde, é recomendável consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar uma sessão de yoga em casa ou na academia.


Se você estiver fora de forma ou extremamente inflexível, uma prática suave é o mais indicado. Pelo menos até que se tenha força e flexibilidade suficiente para sequências mais desafiadoras. 


Quais os benefícios de uma aula de yoga?


Pesquisas mostram que yoga pode ajudar a gerenciar o estresse, aliviar a depressão e a ansiedade, a melhorar o humor e também a qualidade do sono. Além disso, a prática da yoga demonstrou aumentar a flexibilidade, melhorar o equilíbrio e a coordenação, assim como reduzir dores e aumentar a força.


Como é uma aula de yoga online?


Fazer uma primeira aula de ioga pode parecer desafiador e até mesmo intimidante. Sendo assim, saber o que esperar pode aliviar a tensão e ajudar o futuro iogui a começar suas aulas com mais confiança e determinação. 


Uma aula típica de ioga dura entre 45 e 90 minutos. Ela começa com exercícios de respiração como aquecimento, passa para a execução de poses durante a maior parte da aula e termina um relaxamento através de meditação.


Yoga aula: tipos populares de ioga

Quando o assunto é a prática ioga em casa, em grupo em um estúdio especializado ou com um professor particular de yoga, os tipos a serem ensinados devem ser levados em consideração. Isso porque existem diversas variantes de ioga, cada uma delas com características específicas. As mais populares são:

  • Hatha - aula de hatha yoga pode acontecer de maneira muito variada. No entanto, ela geralmente se passa de uma forma suave;
  • Vinyasa - envolve fluxo (movendo-se de uma pose para a próxima sem parar). Muitas vezes é feita em uma sala aquecida;
  • Yin - composta de poses feitas sentadas ou deitadas, mantidas por 3-5 minutos, para liberar profundamente os músculos e o tecido conjuntivo;
  • Bikram - série de 26 poses estáticas executadas na mesma sequência em um ambiente com temperatura de 38 graus celsius. As aulas duram 90 minutos;
  • Ashtanga - estilo mais vigoroso que envolve a mudança de uma postura para a outro sem intervalos. As poses são sempre realizadas na mesma ordem.
  • Iyengar - estilo estático, com ênfase na execução de um alinhamento adequado. Adereços, como blocos, tiras e cadeiras também são usados.

Praticar yoga: acro yoga para iniciantes


O acroyoga é um tipo de ioga que combina a ioga tradicional Hatha ou Vinyasa com acrobacias. Essa modalidade originou-se no final dos anos 1990 e rapidamente se tornou popular, com as escolas de acro ioga espalhadas por todo o mundo.


Assim como a prática tradicional de ioga, a acroyoga trás vários benefícios físicos e mentais para o iogue. Sua principal característica é o uso da gravidade para promover o fortalecimento e o alongamento. Ela é geralmente considerada uma prática de yoga mais vigorosa e desafiadora do que outras formas de yoga.


Uma aula típica pode incluir aquecimento, trabalho com parceiros, sequências fluidas, inversões e massagem com ioga tailandesa.


Existem dois tipos de práticas para quem deseja se lançar na aventura de fazer acroyoga para iniciantes: Lunar e Solar.


Lunar é o estilo mais suave e terapêutico, trazendo mais das práticas de massagem tailandesa. Nela existe um receptor e um doador. A base - o doador - suporta o peso do receptor, movendo-o (para esticar e torcer) e massageando-o. O receptor é muito passivo nesta prática. O trabalho dele é entregar o controle e relaxar. Muitas vezes é mais fácil um iniciante de ioga acrobática começar com a prática lunar.


A prática solar possui foco mais acrobático e fortalecedor, pois as duas pessoas são ativas. A acroyoga solar é mais dinâmica e através dela é possível a fazer truques bem legais! 


Ao consultar um professor de ioga, verifique com ele se a acro yoga faz parte das modalidades ensinadas por ele!


Aulas de yoga para iniciantes perto de você


E que tal encontrar aula yoga em grupo ou particular com o professor dos seus sonhos em qualquer lugar do Brasil graças ao Superprof? 

O processo é super simples: basta se dirigir ao Superprof.com.br e fazer uma busca dentro dos campos indicados logo na primeira página. Ao digitar “yoga para iniciantes” - ou simplesmente “yoga" - no local indicado para a matéria que você deseja aprender, e o nome da sua cidade no local destinado ao endereço, é possível encontrar vários perfis de professores perto de você.


Curso de yoga com professores Superprof

O Superprof.com.br te coloca em contato com uma grande rede de professores qualificados a atender perfis de alunos variados, sejam eles adultos, jovens ou crianças. O aprendiz ainda pode escolher em qual tipo de yoga deseja focar seu aprendizado (acro yoga, hatha yoga, vinyasa…) e direcionar sua pesquisa de acordo com um profissional apto a ensinar a modalidade desejada. A vantagem de recorrer a um professor particular é a flexibilidade de escolha pelo foco desejado na hora do aprendizado. 

Nossos melhores artigos sobre esse tema