Página principal
Dar aulas

Aulas de violão para iniciantes

🥇 A nata das aulas particulares

💻 7062 professores de violão

🔒 100% seguro

✏️ Passe Aluno ilimitado

De onde você procura?

Aulas particulares com Superprof

Nossa seleção de professores particulares de violão iniciante

Ver mais professores

5.0 /5

Professores Star com uma avaliação média de 5.0 estrelas e mais de 1975 avaliações.

50 R$/h

Melhores preços: 99% dos professores oferecem a 1ª aula gratuita e a hora/aula custa em média R$50

3 h

Em um estalar de dedos, nossos professores te respondem em média em 3h.

01

Encontre o seu
professor perfeito

Consulte à vontade os perfis e contacte seu super professor segundo os seu critérios (preços, diploma, avaliações, aulas em casa ou por webcam)

02

Organize suas
aulas

Converse com o seu professor para dar detalhes sobre suas necessidades e disponibilidade. Combine suas aulas e pague em segurança em sua caixa de mensagens.

03

Viva novas experiências

O Passe Aluno te dá um acesso limitado a todos os professores, tutores e treinadores durante 1 ano. Um ano para descobrir as novas paixões com pessoas fascinantes.

Nossos antigos alunos
avaliam seus profes de violão

Veja todas as nossas aulas de violão para iniciante

Como conseguir uma aula de violão para iniciante?

Esse instrumento é o mais democrático de todos: com ele, você pode tocar diversos estilos de música, várias canções diferentes e de maneira independente (sem precisar de um outro instrumento ou outro músico), sozinho, acompanhado, sem energia elétrica (não se esqueça dos luais na beira da praia ou em uma cachoeira!). Música para todos e em qualquer lugar, não é maravilhoso!

Tudo isso serve como motivação para você fazer aulas de violao para iniciantes. Mas por onde começar? O primeiro passo parece ser comprar um violão. Isso não é difícil. Em qualquer loja de instrumentos você pode encontrar o que mais corresponde a seus critérios. Se quiser uma dica, não compre o modelo mais bonito, mais performático, ou seja, mais caro. Você não precisa de muito para a aula de violao para iniciantes. Sem querer duvidar de sua força de vontade, muito investimento no início pode se transformar também em muito prejuízo. Seja humilde e compre um modelo simples. 

Encontrando o violão perfeito pra mim

Outra dica é olhar em sites ou lojas de venda de instrumentos usados. Assim, a possibilidade de ter um violão bom e barato é maior. Além disso, você vai colocar um instrumento deixado de lado em atividade e isso não tem preço! Lembre-se que o maior investimento para a aula de violao para iniciante não é o quanto vai gastar em dinheiro, mas em tempo e dedicação. No início, o violão em si não é o mais importante.

Depois disso, aprenda o básico. Por exemplo, você conhece as partes de um violão? É bem comum a gente escutar metáforas como “corpão violão” como na música dos Mamonas Assassinas. E isso não é por acaso… A cabeça ou a mão é a primeira parte quando olhamos o instrumento de cima para baixo. O pescoço ou braço é a parte mais fina onde vemos todas as cordas. Parece um pescoço de girafa ou um braço mesmo, não é? E a parte mais volumosa pode ser chamada de corpo ou peito do violão. Assim, fica fácil memorizar cada parte pensando no corpo de um ser humano!

E o que tem na cabeça ou mão do violão? São as tarrachas! São elas que seguram as cordas e servem para afinar o violão. As cordas parecem meio óbvias, né? Você sabe do que se trata mesmo fazendo aulas de violão para iniciante… Elas estão mais em evidência no braço ou pescoço do violão. Mas entre a cabeça e o pescoço, há a pestana. Ela é essencial para deixar as cordas bem firmes. Já no pescoço, tem também as casas que são separadas pelas trastes (linhas em alto relevo no braço do violão). 

E o buraco que tem bem no meio do corpo do violão? Chama-se roseta. E a tábua da roseta é a parte de madeira que reveste o instrumento. Embaixo, a ponte ou cavalete serve também para fixar as cordas do seu violão. Isso tudo já é conteúdo para uma aula violão para iniciantes…

E as cordas? Você sabia que elas podem ser feitas de vários materiais? O mais comum é de nylon ou aço. Para aula de violao iniciantes, o mais aconselhável são as de nylon porque são mais macias para compor os acordes e tocar as cordas. 

Quais as bases de uma aula de violão para debutante?

Agora que você aprendeu um pouco sobre as partes do violão, como começar a tocar? Você precisa saber um pouco mais de teoria! Os acordes são um conjunto de notas... 

O quê? Mas o que são as notas? Cada som que você pode produzir pressionando uma corda em determinada casa do violão. Não parece muito claro, mas você vai chegar lá com alguns exemplos e imagens. Normalmente, as pessoas compõem os acordes com a mão esquerda (sim, há mais destros que canhotos no mundo...). E a mão direita? A gente utiliza para tocar as cordas do violão e produzir o som. Há várias maneiras de tocar as cordas como dedilhar, usar uma palheta. Para reproduzir bem o acorde que você quer, é importante pressionar bem os dedos nas cordas certas. Esse é o primeiro passo para tocar uma música no violão!  

Quer você seja jovem ou não, não há melhor sensação que aprender a tocar um instrumento. Embora muitos tentem aprender a tocar, infelizmente é comum para iniciantes desistirem depois de apenas alguns meses. Aulas de violão para iniciantes podem parecer monótonas no início. Não desanime! Pense que você tem que aprender tudo, começar do zero: a linguagem do violão, os gestos certos, a teoria, a prática. Por isso, o mais importante para uma aula de violão para iniciante é a paciência.

Quantos desafios! É melhor estar preparado porque não vai ser fácil! É preciso esforço e interesse. Caso contrário, você não vai tocar nem uma música no violão como é o caso de muita gente que pensa que vai tirar de letra já no início do aprendizado…