Guilherme - Prof matemática - Porto Alegre

Guilherme

Embaixador

  • Preço hora/aula R$80
  • Tempo de resposta 4h
  • Número de alunos 50+
Pedir aulas

Aulas de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Cálculo e Matemática básica com Engenheiro Civil, Mestre e Doutorando em Recursos Hídricos pela UFRGS (+ de 8 anos de experiência como professor particular)

Embaixador

É "la crème de la crème" dos professores. Perfil de qualidade, diploma verificado e resposta garantida. Guilherme marcará sua primeira aula de Matemática.

Sobre a aula

Meu principal diferencial de aula reside em 4 aspectos principais: Know-How (a melhor maneira/método e como fazê-lo), experiência, qualidade e confiança.

Elaboro minhas aulas e materiais de forma eficiente e prática, de tal maneira que facilite o aprendizado e instigue o conhecimento de verdade nos mais diversos perfis de aluno (desde os que têm mais facilidade a aqueles que encontram grandes dificuldades). Também sempre procuro trazer um pouco da minha experiência como Engenheiro em minhas aulas, fazendo conexões, discussões e observações pertinentes, além da apresentação de vídeos e animações, facilitando a associação do conteúdo.

matérias

  • Matemática
  • Geometria
  • Cálculo
  • +3

    Estatística

    Outra Ciência

    Mecânica dos Fluidos

línguas

  • Português

níveis

  • Todos os níveis

Mais sobre Guilherme

Sou Engenheiro Civil, Mestre e Doutorando em Recursos Hídricos (formado pela UFRGS), com ênfase em Mecânica dos Fluidos Computacional (CFD) e Hidráulica de Condutos Forçados e Superfície Livre.

Atuo desde 2013 como professor particular, ministrando aulas para o Ensino Superior em Engenharia. Já realizei 3 Estágios Docentes em Mecânica dos Fluidos e Hidráulica e já atuei como Docente do Ensino Superior, ministrando as disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Topografia.

Desde o final do meu Ensino Médio já ministrava aulas para meus colegas, descobrindo assim minha vocação para docência. Tal inspiração foi ainda mais motivada durante a minha graduação, onde tive contato com os mais diversos tipos de professores e pude sentir na pele como uma didática clara e eficiente fazem a diferença na formação de um profissional. Desta forma, carrego como meta o seguinte lema: "Ser para meus alunos aquele professor que motiva a ir além, a superar seus limites, instigando e promovendo o conhecimento e o aprendizado de verdade".

Tarifas

pacotes

  • 5h: R$400
  • 10h: R$800

webcam

  • 80R$/h

Mais detalhes sobre Guilherme

  • 01

    Tem quanto tempo que você possui interesse pela matéria que você leciona e por dar aulas particulares?

    Meu interesse por matemática e cálculo surgiu desde o primeiro ano do Ensino Médio, em 2004, o que foi o principal motivo para eu escolher estudar Engenharia Civil. Durante a graduação, cursei a Disciplina Mecânica dos Fluidos (2012) e, na sequência, Hidráulica (2013), matérias estas pela qual me apaixonei e decidi estudar e me aprofundar no assunto por conta própria. Desde o ensino médio, eu já organizava grupos de estudo e dava aulas para meus colegas. Após a conclusão da disciplina de Hidráulica, no ano de 2013, passei a ministrar oficialmente aulas particulares e em grupo para os alunos da graduação.

  • 02

    Conte-nos um pouco sobre a matéria que você leciona: o que você mais você sente prazer em ensinar e o que, eventualmente, te agrada menos?

    Como leciono principalmente três disciplinas, irei responder esta pergunta para cada uma delas.

    MECÂNICA DOS FLUIDOS: é uma das disciplinas que é considerada por muitos alunos como uma das mais difíceis do curso, possuindo altos índices de reprovação e desistência. Esta disciplina é o alicerce principal de todas disciplinas subsequentes dos Recursos Hídricos, motivo este pelo qual eu me interesso por diversas partes, mas, dentre estas, eu gosto muito da análise diferencial e equações governantes. Pois são nessas seções que conseguimos visualizar os escoamentos e todos os fenômenos a eles associados. Não existe uma área que me agrade menos, existem algumas que ainda estou me aprofundando e ainda não sou especialista, que são a termodinâmica dos fluidos e a aerodinâmica, nas quais pretendo desenvolver e ampliar meu conhecimento em breve.

    HIDRÁULICA: é uma disciplina de aplicações de todos os conceitos vistos em Mecânica dos Fluidos em partes importantes da engenharia, como o sistema de condutos, dimensionamento de estruturas hidráulicas e aparelhos de medição, projeto de canais, sistemas de bombeamento e outros. É uma disciplina que muitos alunos ainda encontram bastante dificuldade e geralmente é pouco aprofundada na graduação. Nesta disciplina, minha grande paixão são os escoamentos à superfície livre (água em contato com ar), que contemplam os escoamentos em rios, lagos, lagoas, canais, vertedores, oceanos, redes de drenagem, etc. Um dos fenômenos mais incríveis que acho fantástico desta área é o ressalto hidráulico, o qual demarca a passagem de um escoamento rápido para o regime lento, sendo caracterizado por intensa turbulência e grandes oscilações de pressão. Uma das ramificações da Hidráulica que não me agrada muito é a Hidráulica Fluvial, que estuda os sedimentos transportados pelos escoamentos. Nesta área, existe uma complexidade enorme de fenômenos e ainda todos os modelos são baseados em testes experimentais, apresentando uma faixa de incertezas bastante variável, o que pode comprometer diversos processos de cálculo, exigindo assim um conhecimento bastante aprofundado na área para julgar se os métodos são ou não consistentes.

    CÁLCULO: esta disciplina é o alicerce fundamental de todas áreas das ciências exatas, principalmente da Engenharia. Nela se aprendem os diversos métodos e ferramentas matemáticas disponíveis para se modelar um problema físico, químico, econômico, etc. Para muitos, é tida como o primeiro “bicho papão” do curso, o que geralmente reflete algumas dificuldades de matemática básica dos alunos. As minhas partes favoritas do cálculo são as derivadas e integrais, pois elas são o norte dos diversos problemas físicos que modelo em Mecânica dos Fluidos. Uma parte que não me agrada muito são as equações diferenciais, pois, na minha opinião, é a parte mais “decoreba” do cálculo e os métodos não são muito fáceis de se provar.

  • 03

    Quais são seus modelos ou inspirações? Pode ser desde um professor, até um artista ou obra que tenha te inspirado!

    Minhas duas principais inspirações como professor, que carrego com muito carinho até hoje, foram as minhas professoras de Cálculo I e Cálculo II, que me deram aula, respectivamente, no primeiro e segundo semestre da graduação. Elas eram professoras substitutas e tinham didáticas incríveis, despertando o interesse e a participação dos alunos. Elas eram tão boas que alunos de outras turmas, regidas por professores titulares, vinham assistir suas aulas para sanar dúvidas. Outro fato bastante interessante dessas duas professoras é que as turmas delas estudavam muito pouco para as provas e iam muito bem, tirando as maiores notas. Enfim, elas foram a prova viva de que um professor com didática incrível torna uma matéria difícil em fácil, uma vez que instiga e promove o aprendizado de verdade, tornando a disciplina atrativa para o aluno. Minhas bases sólidas e paixão por cálculo com certeza são consequências destas maravilhosas professoras.

  • 04

    Quais são, na sua opinião, as qualidades necessárias para ser um excelente profissional na sua especialidade de ensino?

    No que diz respeito ao ensino, eu acredito que as principais qualidades necessárias são a paixão por ensinar, a didática, a empatia, a compreensão, a inclusão, o caráter, a ética, a responsabilidade e o aperfeiçoamento contínuo. Para mim, o mais importante em um professor, acima até mesmo do seu currículo, é como ele conduz o ensino: como ele faz o elo de ligação entre os livros, artigos científicos e práticas profissionais e leva o conhecimento de forma efetiva até os alunos. O bom professor deve ir muito além de só escrever no quadro ou passar slides. O mesmo deve debater e ouvir os alunos, contar suas experiências, trazer fatos, vídeos e saber “ler” a sua turma (saber identificar as principais dificuldades dos alunos e como contorná-las) e, é claro, sempre se manter atualizado dentro da sua área, o que inclui estudar novas técnicas didáticas. O professor tem a importante missão de despertar o interesse do aluno, o que, por consequência, leva ao aprendizado de verdade, e refletirá positivamente na qualificação profissional do mesmo no futuro.

  • 05

    Você teria alguma história e/ou curiosidade engraçada relacionada à sua profissão ou às aulas para compartilhar?

    Um fato engraçado que, por pouco, não se tornou um desastre, ocorreu durante meu estágio docente em Hidráulica, em 2017. Durante um experimento que conduzia no canal do laboratório de ensino, eu estava mostrando aos alunos como a abertura da comporta afetava o deslocamento para frente ou para trás de um ressalto hidráulico. Nisto, também mostrei as características dos escoamentos lentos e dos escoamentos rápidos.

    Porém, em um determinado momento um aluno me falou: “Professor, o laboratório está alagando”. No mesmo instante, eu, apavorado, fui ver o que estava acontecendo e, neste meio tempo, percebi que, enquanto eu mostrava os fenômenos
    hidráulicos aos alunos, eu esqueci de trazer a comporta para sua abertura original. Logicamente, como a abertura estava muito pequena, a água foi se acumulando na seção anterior à comporta e estava começando a extravasar do canal.

    Nesse momento, eu fui correndo rapidamente até a manivela da comporta, que necessitava de uns 30/40 giros para abrir, e trouxe a comporta para sua abertura original, mas, neste meio tempo, uma pequena parte do laboratório estava molhada.

    Quando a professora titular chegou ao recinto, perguntou o que havia acontecido e eu comentei o ocorrido. A mesma deu uma leve risada e falou: “Normal, são coisas de novato!”. Deste fato, aprendi que o professor deve ser “multitarefa” e fazer várias coisas ao mesmo tempo, caso contrário, algo pode passar despercebido.

  • 06

    Confesse pra gente, você também já passou por alguma dificuldade na escola/faculdade na matéria que você leciona...

    Em cálculo, eu sempre fui muito bem, minhas notas nunca foram inferiores a 8, aliás não aceitava tirar menos de 9 pois era fundamental para mim ser aprovado com conceito A. Inclusive, em uma das provas, havia tirado 8 e minha média final havia ficado em 8,8 (conceito B). Pedi para a professora arredondar e ela disse que não podia, então disse para ela me botar de recuperação.

    Estudei muito e na recuperação consegui tirar 9,5 na prova, conquistando meu A. Porém, tanto nas disciplinas de Mecânica dos Fluidos quanto Hidráulica, eu tirei 2,5 nas primeiras provas, pois, assim como muitos alunos, não entendia nada. Foi este o gatilho inicial que me fez perceber que eu precisava ir além, que eu precisava estudar por conta própria sem depender das aulas.

    Desta forma, aluguei uns 4 livros diferentes na biblioteca e fiquei 7 dias ininterruptos estudando a teoria. Nisso, consegui aprender de verdade e descobrir minha paixão pela área, razão esta pela qual tirei 10 nas recuperações de cada área. O professor da disciplina até brincou que eu iria me tornar professor de Hidráulica. Dito e feito, hoje aqui estou eu!

  • 07

    Ajude-nos a te conhecer um pouco melhor, conte um pouco sobre suas paixões!

    Eu sou apaixonado por viajar, conhecer novos lugares, principalmente praias. Amo tomar um banho de mar e passar uma tarde toda na beira da praia. Também gosto de aventuras, como fazer trilhas e acampar. Adoro jogar videogame, principalmente jogos de ação e terror (sou fissurado na franquia Resident Evil). Também adoro ir ao cinema com meus amigos, principalmente se for para assistir um filme de terror e tiver aquele balde de pipoca pra acompanhar.

    Mas minha grande paixão, que bate firme como a paixão por ensinar, é a culinária. Eu adoro cozinhar pra minha família e pros meus amigos. Assim como faço para minhas aulas, eu estudo muito técnicas de cozinha e diversas receitas para a criação de pratos chiques e muito saborosos (nível “Masterchef” que fala, né?).

  • 08

    O que faz de você um Superprof (além de ter respondido a esta entrevista 😜)?

    O que faz de mim um Superprof é o meu lema de vida: “Ser para meus alunos o professor que não foram pra mim, um professor que faz a diferença!”. Tenho dentro de mim a motivação e o grande feedback positivo por parte dos meus alunos a respeito da minha didática, dos meus materiais e das minhas aulas, pontos estes que me dão forças para seguir em frente e querer ser o melhor naquilo a que me proponho.

    O contato que eu tive com os mais diversos perfis de aluno, aliado às principais dificuldades que eu senti durante a minha graduação, me possibilitou construir uma linha de ensino que se mostra atrativa e eficiente, motivando e instigando o aluno a ir além, sabendo que ele pode sim vencer todos os seus limites.

Encontre seu professor de matemática
105,143 profes disponíveis

  • Aulas de Matemática fundamental e avançada, Raciocínio Lógico, Resolução de problemas- Porto Alegre/RS- Profª Mestra

    Maria Alice

    Jardim Itu Sabará (Porto Alegre)

    5 (148 avis)
    • 110 R$/h
  • Mestre em Educação em Ciências (Graduado em Física e em Engenharia de Energia) para Reforço Escolar e preparação para ENEM/Vestibular.

    Gabriel

    Praia de Belas

    5 (30 avis)
    • 80 R$/h
  • Mestra em Engenharia Mecânica (UFRGS) dá aula de reforço em matemática :) - Ensino Fundamental e Médio

    Amália

    Centro Histórico

    5 (10 avis)
    • 60 R$/h
  • Aula de matemática para Ensino Fundamental, Médio, concursos e vestibulares. Ex aluno do Colégio Militar e atualmente graduando na UFRGS

    Fabrício

    Farroupilha (Porto Alegre)

    5 (7 avis)
    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Professora licenciada em Matemática, experiência docente de 13 anos em ensino fundamental, médio e graduação. Oferecendo aulas particulares presencial ou remota.

    Cassinara

    5 (7 avis)
    • 60 R$/h
    • 1h grátis
  • Engenheiro, Mestre em Eng. Civil e Licenciando em Matemática (UFRGS) oferece aulas particulares e em pequenos grupos, de Matemática, Física e Engenharia.

    Matheus

    Independência

    5 (7 avis)
    • 75 R$/h
  • Aulas de Matemática para o ensino fundamental e médio Aulas presenciais e Online

    Rodrigo

    Independência

    5 (7 avis)
    • 45 R$/h
    • 1h grátis
  • Estudante de Economia - UFRGS dá aula de matemática (até nível E. Médio) em Porto Alegre (Centro e região)

    Lucas

    Azenha

    5 (6 avis)
    • 40 R$/h
    • 1h grátis
  • Mestrando em Engenharia Mecânica oferece aulas de matemática e física em Porto Alegre para reforço geral ou provas específicas.

    Vinicius

    Centro Histórico

    5 (5 avis)
    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Pedagoga, com experiência em ótimas escolas de Porto Alegre, oferece aulas de reforço de português, matemática e alfabetização. Público alvo: crianças de 3 - 12 anos. Metodologia flexível e adequada a

    Bruna Luísa

    Porto Alegre

    5 (4 avis)
    • 40 R$/h
    • 1h grátis
  • Aulas de matemática - Porto Alegre-RS. Doutorando do curso de Engenharia Civil (UFRGS).

    Maurício

    Centro Histórico

    5 (4 avis)
    • 40 R$/h
    • 30min grátis
  • Reforço Escolar de Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com Pedagoga

    Lise

    Porto Alegre

    5 (3 avis)
    • 65 R$/h
    • 1h grátis
  • Prof. Gabriel (PUCRS) -> Aulas particulares de Física e Matemática para Fundamental, Ensino Médio e ENEM/Pré-vestibular.

    Gabriel

    Porto Alegre

    5 (3 avis)
    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Formada em Engenharia Química e trabalho há 28 anos no ensino da matemática e ciências afim.

    Isabel

    5 (2 avis)
    • 60 R$/h
    • 1h grátis
  • Aulas Matemática, Física, Química, Nível:Médio, Vestibular em Porto Alegre, Ex-Professor do IFRS,  Engenheiro e Mestre - UFRGS

    Willian

    Centro Histórico

    5 (2 avis)
    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Engenheira química de formação e doutoranda na UFRGS. Não fique com dúvidas!

    Karinne

    Independência

    5 (2 avis)
    • 40 R$/h
    • 1h grátis
  • Aulas de matemática com acompanhamento escolar, atendimento especial e pacotes promocionais, graduando de economia pela FURG.

    Guilherme

    Centro Histórico

    5 (2 avis)
    • 20 R$/h
    • 1h grátis
  • Estudante de Física Médica ( quinto semestre ) dá aulas de reforço para estudantes de ensino médio ou superior.

    Arthur

    Independência

    5 (2 avis)
    • 25 R$/h
    • 1h grátis
  • Aulas de reforço a domicílio na área de  exatas (química, física e matemática).  Profissional com graduação e pós-graduação em química pela UFRGS com experiência de 11 anos no ensino de jovens e adult

    Joao

    Porto Alegre

    5 (1 avis)
    • 46 R$/h
    • 1h grátis
  • Bacharelando em engenharia de controle e automação pela UFRGS, ex-monitor de algebra linear, de vetores e geometria analítica na UFRGS...

    THEC-MACI IVANE

    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Ver mais professores