Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Aulas particulares de guitarra: entre para essa aventura!

De Fernanda, publicado em 22/11/2016 Blog > Música > Violão > Como dar aulas de violão?

Existem muitas maneiras de criar uma carreira consistente como professor e, ao mesmo tempo, praticar a sua maior paixão, compartilhando seu conhecimento e suas preferências musicais com seus alunos.

Ser professor de música – um assunto que você domina e que tem paixão – pode ser a profissão dos seus sonhos! Mas por onde começar? Qual preço estabelecer para suas aulas? Onde e como encontrar alunos? Posso lecionar para todos os níveis de estudos? Quais os métodos de ensino existentes? Existem dificuldades no meio do caminho? Onde posso divulgar meus anúncios de cursos?

Hoje em dia, muitas são as possibilidades e metodologias de ensino para os professores: aulas individuais, via webcam, em grupo…

Veja nesse artigo as principais dicas para ingressar nesse mundo maravilhoso que é a música!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Primeiro passo: defina o valor de suas aulas

Um professor de guitarra e de violão hoje em dia é um profissional respeitado. Ele precisa ser qualificado; ele tem experiência, prática, e também uma formação musical muito boa.

Começar a dar aulas de música exige forte dedicação pessoal de qualquer um, além de competências e habilidades específicas. É por isso que a remuneração do professor tem de estar à altura de todo esse investimento pessoal.

Seja no portal do Superprof ou em qualquer outro canal, você vai precisar de bons argumentos para convencer futuros guitarristas ou violinistas. Como, por exemplo, oferecer um preço razoável por suas aulas.

Como estabelecer um valor para sua aula de violão Qual o preço de uma aula de música?

Para estabelecer seu preço, é preciso conhecer a situação da profissão do autônomo. O professor particular tem algumas especificidades: como ele é autônomo, não ganha pelas férias (aliás, frequentemente vemos professores dando cursos durante as férias escolares); ele também não estabelece contratos duradouros com seus alunos, o que daria mais estabilidade; e na maioria das vezes ele não ganha quantias altas de dinheiro.

Além disso, o professor tem de investir com outros gastos, como o deslocamento até a casa dos alunos, a compra de materiais pedagógicos ou de apoio (partitura, tablatura), o aluguel de uma sala se for o caso. Sem contar todos os impostos que ele tem de pagar.

São muitas as variáveis dentro dessa equação que é a remuneração do professor de aula particular de violão e guitarra. Muitos são os fatores condicionantes do valor de uma hora do tempo de ensino do professor. O cálculo inclui idade, localização, mas também o nível de domínio do instrumento.

Veja a seguir um panorama da média de preço da hora/aula nas principais capitais brasileiras:

  • Em São Paulo: 54 reais
  • No Rio de Janeiro: 68 reais
  • Em Belo Horizonte: 45 reais
  • Em Curitiba: 41 reais
  • No Recife: 60 reais
  • Em Brasília: 48 reais
  • Em Porto Alegre: 50 reais

Em média geral, o preço de uma aula é de 54 reais a hora / aula.

Para estabelecer seu preço, pense em valorizar todos seus atributos. Por exemplo: você já teve outras vivências dando aulas de violão ou guitarra, sejam individuais ou em grupo? A experiência conta muito na hora do aluno escolher seu professor e pagar por seu curso.

Além disso, antes de propor um « Curso básico de violão », como aqueles oferecidos no site CifraClub, reserve um tempo para criar uma lista com todas as modalidades que você poderia ensinar: violão clássico, guitarra, violão de sete cordas, violão de cordas de aço… Anote também os estilos musicais que você domina. Se os estilos forem coerentes com sua trajetória pessoal e profissional, o seu currículo será ainda mais atraente para os alunos.

Segundo passo: encontre alunos para seu curso de violão

Como e onde encontrar seus alunos? Essa é a primeira pergunta que nos fazemos quando decidimos nos tornar professores particulares de música.

Primeiramente, dê uma olhada à sua volta: é muito comum conhecer no mínimo um guitarrista razoavelmente talentoso, talvez até uma dezena de músicos que já tenham certa experiência e que são capazes de dar um curso. O violão, hoje em dia, é um dos instrumentos mais tocados no Brasil e no mundo. Sendo assim, também não seria uma surpresa descobrir que você não é o único a querer começar uma carreira de professor de violão. Caia na real: a oferta de professores de violão é abundante! Principalmente porque não existe uma lei que regulamente os critérios mínimos para se dar aulas particulares de música. De maneira geral, não há nenhum diploma específico exigido para o ensino individual de música. O convite à aventura é para todos e todas!

Mas não desanime. Com nossas dicas, você vai encontrar o seu caminho na busca de alunos para suas aulas.

Em primeiro lugar, procure no seu meio social mais próximo: você pode conversar com seus familiares, seus amigos e conhecidos, e pedir para que estes, por sua vez, divulguem para suas redes. Você com certeza conhece alguém ou o filho de alguém que tenha interesse em tocar violão, não é mesmo?

Como atrair alunos para suas aulas de violão Encontre seus futuros guitarristas!

Conheça a seguir algumas dicas para encontrar alunos de guitarra ou de violão:

  • Faça um boca-a-boca, divulgue para todos seus conhecidos, peça para que seus amigos divulguem para seus amigos;
  • Invista nas redes sociais: a Internet é hoje o canal de comunicação mais potente e eficaz. Facebook, Twitter, Instagram: use e abuse dos seus conhecidos vistuais e publique mais de uma vez seus anúncios;
  • Recorra ao método tradicional: imprima cartazes, folhetos e flyers e distribua nas redondezas. Divulgue no comércio local, como padarias, mercados, farmácias, mercearias…
  • Inscreva-se em um portal de reforço escolar: esse método vem ganhando força atualmente e revelou ser um dos canais mais consistentes e especializados em aulas particulares. Esses portais têm a vantagem de conectar diretamente alunos e professores de música e de outras matérias;
  • Procure escolas de música, centros culturais, conservatórios, além de projetos culturais e sociais em sua cidade;
  • Aulas particulares: nessa opção você define o preço de suas aulas e adapta o curso em função do nível de estudo dos seus alunos;
  • Para conseguir encontrar um número razoável de alunos, é preciso adequar o valor que você cobra aos preços do mercado. A lei da oferta e da procura ganha peso aqui: se você cobra muito caro, os alunos vão procurar aulas mais baratas. Por isso, é importante pensar bem na hora de estabelecer o preço da sua hora.

Terceiro passo: dê aulas de guitarra via webcam

Com a Internet, ficou muito mais fácil dar aulas de guitarra e de violão online. Graças aos apaixonados pela guitarra, aos pacientes estudiosos ou professores de plantão, hoje encontramos todos os tipos de tutoriais disponíveis no Youtube e em outros sites especializados. Para se ter uma ideia de como esse esquema de vídeo funciona, selecionamos dois canais que fazem muito sucesso em todos os estilos musicais:

Guitar Player Brasil: um site voltado principalmente para guitarristas, mas que traz estilos variados como blues, jazz e rock (28.541 inscritos).

CifraClub: videoaulas de violão, guitarra, contrabaixo, bateria, canto e teoria musical produzidas pelo maior site de cifras e tablaturas do país, o CifraClub (3.254.029 inscritos).

Mas além dos vídeos tutoriais gravados ou até mesmo os vídeos ao vivo, existe a possibilidade de dar aulas a distância via webcam.

Com uma webcam de boa qualidade e uma conexão confiável, ensinar online tornou-se tarefa simples e fácil: é possível mostrar como se toca uma música, detalhar exercícios ou ainda corrigir o posicionamento das mãos do aluno.

Basta instalar uma câmera em seu computador e ter uma conta de usuário do Skype: pronto, você já está conectado a milhares e milhares de futuros guitarristas. Você pode até estar na casa de um amigo, no sítio dos seus pais ou em férias: sempre vai ser possível reservar uma horinha para dar sua aula de música.

Mas não se esqueça de se certificar sobre a sonorização, ou seja, se você está fazendo muito barulho para os vizinhos. Nesse caso, vale a pena investir no isolamento acústico do ambiente em que der seu curso.

Da aulas de violão pela Internet Que tal se tornar um professor online?

A grande vantagem da Internet é que você não tem horários fixos para cumprir. Se você é daqueles que funcionam melhor à noite, pode encontrar alunos que sejam como você e prefiram estudar mais tarde. Fique livre para marcar suas aulas às 20 horas, por exemplo. Ou quando quiser. O importante é se certificar que é permitido fazer barulho onde você estiver.

Além disso, você sabia que dar aulas via webcam pode ser um excelente recurso para acabar com a timidez? Para professores e alunos que têm pavor de falar em público, de serem avaliados por uma pessoa, ou simplesmente têm dificuldades de comunicação, as aulas a distância são um bom treino.

Por fim, outra possibilidade bem interessante que a Internet oferece é a de ganhar dinheiro com a publicidade dos vídeos no Youtube. Isso começa a ser rentável a partir de 1.000 visualizações. Mas para aumentar ainda mais suas possibilidades, não se esqueça de otimizar seu vídeo e a descrição dele.

Enfim, dar aulas de violão ou guitarra por webcam é uma oportunidade única, principalmente para aqueles que querem ensinar e não têm muito tempo ou disponibilidade.

Você determina o preço da sua aula, você trabalha quando quer, de onde quer, escolhe seus alunos e seus próprios métodos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz