A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Dar aulas particulares: o trabalho ideal para estudantes

Par Fernanda le 22/02/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Por que tantos estudantes se tornam professores particulares?
Table des matières

A crise política e econômica brasileira assustou muitas famílias. O ano de 2016 também não foi nada agradável para o bolso de muitos estudantes. Muitos fatores e acontecimentos influenciaram na opção de vida e na escolha do futuro de jovens do Brasil inteiro. A grande pergunta que todos passaram a se fazer foi: E agora? O que faço da minha vida?

Pois bem, em um período de instabilidades como esse, um emprego como o de professor particular pode ser uma boa alternativa para estudantes e universitários em geral. Por quê? Descubra nesse artigo todas as vantagens que essa profissão tem para aqueles que possuem uma vida estudantil e precisam de um dinheiro extra no final do mês.

Dar aulas particulares para pagar seus estudos

Você sabia que cerca de 70% dos jovens brasileiros, segundo pesquisa desenvolvida pelo Instituto DataPopular, trabalham para financiar seus estudos?

Sabemos que não é nada fácil sustentar a vida depois que terminamos o Ensino Médio. Muitas vezes a família não tem condições de ajudar o jovem e, pelo contrário, passa a exigir que ele comece a trabalhar para contribuir com as despesas familiares. Uma realidade dura mas muito frequente hoje em dia.

Muitos são gastos que um estudante universitário tem atualmente. Aluguel, mensalidade, ajuda à família, material acadêmico, deslocamento, alimentação, vida social… Apesar de todos os benefícios que o estudante ainda possui (meia entrada, redução de tarifas diversas), manter sua vida estudantil não é nada fácil.

Como um estudante se mantém financeiramente? Ser estudante e pagar todas as contas está longe de ser algo fácil.

E quais as soluções possíveis para os jovens que procuram um emprego durante seus estudos? É claro que existe sempre a possibilidade de fazer « bicos », ou seja, os trabalhos informais. Mas eles frequentemente são mal pagos e com horários de difíceis de conciliar.

Então que tal se tornar professor particular e começar a dar aulas em casa?

Em termos de dinheiro, as aulas particulares sempre serão atividade mais bem pagas que os demais trabalhos informais. Veja no portal do Superprof, por exemplo: a média da hora aula, não importa a disciplina ou matéria de ensino, está a 53 reais. Em função da sua especialidade, a média da hora aula pode variar:

  • Aula de matemática: 48 reais
  • Aula de português: 48 reais
  • Aula de inglês: 53 reais
  • Aula de física: 48 reais
  • Reforço escolar: 47 reais
  • Aulas de espanhol: 53 reais
  • Aula de canto: 60 reais
  • Aula de piano: 67 reais
  • Aula de violão: 52 reais
  • Aula de informática: 49 reais
  • Aula de desenho: 45 reais
  • Aula de yoga: 80 reais

Nada mal como remuneração, não é mesmo? É essa uma das principais razões que faz da profissão de professor particular ser uma das atividade mais atraentes para estudantes de todos os cursos universitários.

Ainda mais se você pensar que esses valores, em função da quantidade de aulas que você der, podem muito bem pagar parcialmente ou integralmente a mensalidade do seu curso.

Dar aulas para garantir a sua qualidade de vida

Seja para reforço escolar, aulas de recuperação, aulas de idiomas, esportes, música, cursos preparatórios ou outras especialidades profissionalizantes, as aulas particulares estão em alta hoje em dia.

Nada como ver os números que apresenta o portal online do Superprof: há quase um milhão de professores particulares conectados pelo portal e que oferecem seus serviços em diversas especialidades! Números que assustam mas também que comprovam que a demanda por aulas nessa modalidade está cada vez maior. É com certeza um mercado em acensão.

Ser professor particular é a melhor opção para o estudante financiar sua vida! Para conseguir pagar as baladinhas com os amigos, é preciso ter uma fonte de renda…

Ser professor particular é, na verdade, um emprego muito bem qualificado para os universitários. Isso porque você continua lidando com conteúdos e ainda pode contribuir para que outras pessoas aprimorem seu desempenho escolar. Se você é estudante e deseja aumentar sua renda mensal, ser professor de reforço escolar tem muitas vantagens:

  • você dispõe de uma flexibilidade nos horários e pode planejar suas aulas em função da sua disponibilidade;
  • você tem a possibilidade de rever conteúdos da sua própria especialidade ao ensinar para seu aluno;
  • você terá condições de trabalho ideais, em um ambiente tranquilo, e que não é nada cansativo;
  • você terá o prazer de transmitir seu conhecimento a alguém e ter um papel importante no seu processo de ensino-aprendizagem.

Mas e então, quais são seus talentos? Se você estuda letras, pode dar aulas de português ou de outros idiomas, mas também revisão, redação, cursos preparatórios para o Enem ou vestibular… Se você é da área de exatas, saiba que muitas pessoas buscam ajuda em Matemática, Física, Química… Em música: quantas pessoas não têm pelo menos um conhecido interessado em tocar violão ou outro instrumento? Ou então, quando o assunto é informática, são tantas as demandas hoje em dia com a Internet, redes sociais…. Enfim, o leque é amplo e todos os assuntos podem ser tema de aulas interessantes e atrativas! Descubra a sua especialidade!

Dar aulas particulares também é desenvolver seus conhecimentos

Sabemos que muitas são as exigências para o estudante de graduação alcançar aquele tão sonhado diploma, que irá garantir sua carreira e seu futuro. Pois bem, então por que não exercer uma atividade que pode contribuir ainda mais para os seus estudos?

Em vez de passar horas e horas cansativas debruçado sobre apostilas, revisando para as avaliações e todos os trabalhos que devem ser entregues ao longo do seu curso…. Uma possibilidade é repassar seus conteúdos como professor particular!

Como assim, não entendi!

Quando estamos mergulhados em nossos cadernos das aulas de matemática, ou então de história ou geografia, de inglês, alemão, ou qualquer outra disciplina, é frequente não conseguirmos o distanciamento necessário para apreender os conteúdos. Ora, ao dar aulas particulares para outras pessoas, você obrigatoriamente terá de repassar componentes básicos do fundamental até o ensino médio, e isso pode ajudar muito nos seus estudos de ensino superior. Rever as bases de cada disciplina pode ser uma boa maneira de reforçar ainda mais seus estudos. Sem contar que só o fato de você explicar algo para alguém já contribui para o seu próprio entendimento.

Dê aulas e se prepare para ser professor em tempo integral!

Dar aulas particulares pode ser uma excelente preparação para sua vida profissional enquanto professor. Não espere o estágio da faculdade para ter sua primeira experiência profissional.

Você frequenta um curso de licenciatura ou o curso de pedagogia e deseja se tornar um educador, ou seguir vida acadêmica e dar aulas na universidade? Pois bem, não espere o momento do estágio obrigatório para ter sua primeira experiência como professor! Comece a dar aulas em casa, seja como reforço escolar, ou de inglês, português, até música.

Isso vai lhe trazer uma experiência real e você poderá praticar metodologias de ensino diversificadas com os diferentes perfis de todos seus alunos particulares. Em vez de começar enfrentando de cara uma classe de 4o estudantes, você vai ter a oportunidade de estar frente a frente com seu aluno.

Ao dar aulas particulares você também descobre o que é acompanhar de perto o desenvolvimento de alguém: desde o início, observando suas primeiras dificuldades, até o momento que você vai começar a perceber os primeiros resultados de seu trabalho. Ou seja, colher os primeiros frutos de sua dedicação!

Saiba que como professor particular, você também vai treinar uma das principais habilidades necessárias à sua futura profissão: a oralidade. Isso sem precisar passar por aquele frio na barriga diante de dezenas de alunos!

Aulas em casa: uma experiência valiosa para o seu cv

Mesmo se você não quiser seguir a carreira de professor ou educador pelo resto de sua vida, dar aulas particulares é uma atividade que pode contribuir muito na construção e consolidação da sua vida profissional.

Quais os benefícios de dar aulas particulares para o seu currículo? Aprenda a valorizar sua experiência como professor num processo seletivo!

O simples fato de ter ministrado aulas sob medida e frente a frente com diferentes pessoas, de perfis diversificados, já é algo que comprova muitas habilidades e competências valiosas para o mercado de trabalho em geral.

E isso pode contar como um ponto positivo durante um processo seletivo, por exemplo.

Ser capaz de ensinar um conhecimento que você detém, no caso a sua especialidade, é demonstrar que você domina o conteúdo com maestria. Além disso, comprova a sua didática, a sua capacidade de transmitir saberes para pessoas com perfis diferenciados.

Sem contar que você faz prova de outras habilidades como facilidade de comunicação, planejamento, gestão de projetos e organização, entre muitas outras. Qualidades valiosas e que poderão impressionar os Recursos Humanos de muitas empresas!

Bom, agora que você descobriu que ser professor particular pode ser a solução para os seus problemas (financeiros e profissionais!), veja algumas dicas de como decidir sobre sua metodologia de ensino e os recursos a serem utilizados. Veja alguns de nossos conselhos:

  • Faça uma adaptação de sua linguagem ao universo dos jovens: descubra suas gírias e fale a mesma língua, para que vocês se entendam apesar da diferença entre gerações;
  • Prepare minuciosamente suas aulas, pensando em adaptar os conteúdos e a metodologia às necessidades do aluno;
  • Lembre-se sempre abordar atualidades, contextualizando o conhecimento, para que o aluno se sinta motivado e envolvido;
  • Traga livros, filmes, músicas, jornais, dicas de blogues e redes sociais que apresentem o conteúdo de um novo jeito; isso vai dar uma injeção de ânimo em suas aulas.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz