Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar
9

Quanto cobram os profes particulares dos instrumentos de corda

De Fernanda, publicado em 05/05/2017 Blog > Música > Violão > Qual o preço de uma aula de violão?

Quanto custa uma aula de violão?

Uma questão legítima, que surge quando decidimos começar a fazer aulas de violão e guitarra, é o preço dessa atividade. Sabemos que muitos alunos escolhem seus professores em função do valor e do investimento necessário.

Nessa hora, muitas dúvidas surgem: por que os preços variam tanto? Os valores mudam apenas em função da formação e da experiência dos professores? Uma aula cara é sinônimo de qualidade? Nem sempre!

Propomos, portanto, neste artigo, algumas informações mais detalhadas sobre a prática dos preços dos guitarristas profissionais: qual o valor de uma aula de um professor em São Paulo? E de um professor sem diploma de música? Quais são os diferentes perfis dos professores?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que fazer aulas de guitarra?

Começar a fazer aulas de violão sempre passou pela sua cabeça…. Mas você nunca teve a coragem de se jogar. Que pena, alguns anos de prática perdidos….

Mas não se desespere! Seja qual for a sua idade, sua aulinha de guitarra e violão está lá, à sua espera! Em breve você vai poder dedilhar esse belo instrumento com mais segurança…

Mas, além dessa fantasia de ser um grande músico ou de dominar um instrumento: você já se perguntou por que você gostaria de fazer aulas de guitarra ou violão? Você tem uma razão muito específica para estas futuras aulas?

Se ainda não sabe, nós temos muitos bons motivos para lhe apresentar. Começando com a alegria de ingressar um universo totalmente novo: o incrível mundo da música. Um mundo sensível e que se expressa de uma maneira bem particular!

Por meio de acordes, harmonia, notas musicais, ritmo, canções e emoções…. Está comprovado que fazer música libera endorfina no seu cérebro. Os famosos hormônios da felicidade, como são conhecidos.

Portanto, tocar guitarra causa uma sensação de bem-estar… Interessante, não?

Qual o valor de uma aula de guitarra? Você sabia que tocar um instrumento estimula áreas de bem-estar do nosso cérebro? Que tal começar a tocar agora?

Outra vantagem de começar aulas de verdade é o fato de seguir uma metodologia que lhe permitirá aprender a tocar guitarra bem mais rápido.

Muitas pessoas tentam aprender um instrumento como autodidatas. E por que não, afinal de contas? Mas isso certamente leva mais tempo. Acompanhado por um professor, você vai rapidamente aprender a afinar um violão, tocar com pestanas, descobrir sobre teoria musical, jazz cigano, rock, blues, jazz, fazer leitura de tablatura ou partições…

Em suma, uma metodologia que parece ser essencial para se tornar um bom guitarrista.

Quais os perfis de professor de guitarra que você encontra no Superprof?

Agora que você já pensou bastante sobre todas as razões que levam você a começar uma aula de violão, resta saber onde você pode encontrar um bom professor e quais os tipos de profissionais que existem no mercado.

O Superprof traz aqui algumas informações com base no seu portal online de professores particulares.

Lá, você vai encontrar dezenas de perfis de guitarristas e bons professores de guitarra e violão que oferecem aulas nas modalidades mais diversificadas.

Mas quanto custa uma aula? Qual é o preço para começar a estudar o instrumento?

Para responder a estas duas perguntas, vamos primeiro introduzir os diferentes perfis de professores que você pode encontrar no site.

Brasil, um país gigante e desigual

Todos sabemos disso: quando o assunto é preço de serviços, mais uma vez você vai encontrar uma variação muito grande em função da cidade, da região e do Estado. Podemos tomar como exemplo, levando em conta a diferença econômica entre os estados, a região Nordeste. Nessa região encontramos os estados que possuem maior concentração de pessoas com rendimento de até meio salário mínimo.

Talvez você já tenha se dado conta disso, mas é fato: os preços das aulas variam muito em função da localização geográfica dos professores. Alta ou baixa concorrência, custo de vida e vários outros fatores entram em jogo nessa equação.

Será que o lugar onde você mora é o mais caro ou o mais barato quando o assunto é aula de violão?

Quanto custa uma aula de violão? Qual o estilo musical e o valor praticado pelos professores da sua cidade?

Veja a seguir um panorama da média de preço da hora/aula nas principais capitais brasileiras:

  • Em São Paulo: 54 reais
  • No Rio de Janeiro: 68 reais
  • Em Belo Horizonte: 45 reais
  • Em Curitiba: 41 reais
  • No Recife: 60 reais
  • Em Brasília: 48 reais
  • Em Porto Alegre: 50 reais
  • Em João Pessoa: 52 reais
  • Em Florianópolis: 51 reais
  • Em Vitória: 51 reais
  • Em São Luís do Maranhão: 40 reais
  • Em Fortaleza: 42 reais
  • Em Aracaju: 30 reais

Se você tiver a sorte de morar no Rio de Janeiro, você pode perceber que é possível cobrar no mínimo 68 reais pela hora / aula. Se morar em Aracaju, no entanto, o preço cobrado é muito mais baixo do que nos demais locais.

Todos esses valores representam apenas a média de preço cobrado por professor. De qualquer maneira, você tem total liberdade para negociar e se informar sobre os motivos de seu professor cobrar um determinado valor.

Além disso, há ainda outros fatores que determinam o preços das aulas:

  • Há deslocamento do professor? O professor de guitarra precisa utilizar transporte público? Qual o trajeto? E, sobretudo, quantos quilômetros deve percorrer por dia?
  • Qual o tipo de cobrança? Há redução de tarifa quando você paga seis meses ou o ano de uma vez? Há tabela de preços mensais?
  • Qual o método de pagamento? Você prefere pagar com cartão de crédito, transferência bancária ou em dinheiro?
  • Há faturação? O professor pode emitir nota fiscal eletrônica? Recibo? E se houver atrasos de pagamento, ou impostos?

Experiência e formação: fatores decisivos

Você sabia que existe uma diferença de quase 25 reais entre o valor de uma aula com um professor experiente e um professor iniciante?

Pois bem, outra variante bem comum ocorre em função da idade e da experiência do professor. Claro, sabemos que anos de estudo e de formação demandam investimento do profissional. Sobretudo se ele tiver um diploma em uma escola especializada ou universidade de renome. Mas o tempo e a qualidade da experiência são critérios bem valorosos. Uma dica é conversar bastante com os profissionais que selecionar, antes de tomar a sua decisão. Pergunte onde estudaram, com quem, quais foram seus professores, o tempo e o tipo de experiência, que vivenciou, para quais e quantos alunos lecionou, a(s) metodologia(s) empregada(s), os estilos musicais com os quais teve contato.

No portal do SuperProf, é o próprio professor que determina o valor de sua hora/aula. Entre sua experiência, sua formação, sua metodologia e sua disponibilidade, ele fixa um valor que considera justo dentro do mercado de aulas particulares.

No perfil de cada professor é possível visualizar sua experiência, sua formação, sua metodologia de ensino, além dos comentários e nota deixados por estudantes anteriores. Um recurso simples, funcional e prático! Bem diferente de outras alternativas, não é mesmo?

O que perguntar ao professor de guitarra antes de se comprometer?

Com estas indicações de preços aulas de guitarra e os perfis dos professores presentes no Superprof você pode fazer a sua escolha.

Por localização, orçamento, perfil e experiência e objetivos do aula de guitarra.

Mas depois de entrar em contato com um professor de seu interesse e definir o valor para cada aula que for seguir, quais perguntas você precisa fazer para o profissional?

Aqui estão algumas dicas para ajudar você na sua pesquisa…

Seu conhecimento musical

Agora que o valor das suas aulas de guitarra está estabelecido, vamos olhar para o aspecto musical da coisa!

E, afinal de contas, é aí que reside o aspecto mais importante de todo o processo.

Uma das perguntas que aconselhamos a fazer ao seu professor de guitarra é sobre seus conhecimentos musicais. Quais são os seus gostos, seus estilos favoritos, seus músicos e guitarristas prediletos.

E por que não perguntar o que ele menos gosta?

Por exemplo: se você quiser muito aprender a tocar uma guitarra folk, nunca vai contratar um profissional fã de heavy metal ou hard rock, certo? O choque cultural pode ser contraprodutivo. Da mesma maneira, se você for um roqueiro de primeira, não vai procurar um perfil de professor especialista em jazz cigano… Perda de tempo e de dinheiro!

Por isso, não tenha nenhuma vergonha de perguntar sobre o assunto, ok?

Seu CV de guitarrista

Perguntas importantes para fazer na aula de violão. Descubra qual o gosto musical e a experiência do seu professor!

Depois de encontrar um profe com preferências e estilos musicais do seu interesse, chega a hora de conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória e experiência.

Qual é o seu currículo como guitarrista ou violonista? Será que ele tem experiências interessantes e que possam ajudar no processo de aprendizagem?

Você pode perguntar se ele faz ou já fez parte de alguma banda, se costuma fazer concertos ou se já teve uma carreira solo. Pesquise sobre o grupo no facebook, assista a vídeos se tiver a oportunidade.

Além disso, tente descobrir se ele é graduado ou pós-graduado em música. Ou se ele estudou música em algum Conservatório, sozinho como autodidata ou se frequentou alguma escola de música.

Todos estes detalhes podem ser importantes. E isso vai pesar bastante na hora de você avaliar se está pagando muito ou pouco pelo serviço.

Sua experiência como professor de guitarra!

Última pergunta bem importante: há quanto tempo trabalha como professor de guitarra particular?

Se descobrir, por acaso, que você é seu primeiro aluno, pode muito bem renegociar o preço da aula, ou pode até mesmo escolher outro profissional mais experiente, se preferir.

E por que não, apesar de tudo, confiar nesse professor iniciante, ou até mesmo experimentar as aulas de violão via webcam?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *