A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Onde encontrar trabalho depois de estudos em exatas?

Par Carolina le 30/11/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Quais empregos encontrar na área de matemática?
Table des matières

Caso você ainda tenha dúvidas, nós repetimos: a matemática está presente em tudo!

Na medicina, na climatologia, na mecânica, no aeroespacial, nas finanças, nas estatísticas ou ainda na proteção de dados pessoais e profissionais. Isso são somente alguns exemplos…

Na verdade, essa ciência fornece uma linguagem e ferramentas para todas as outras áreas.

Concretamente, as aulas de matemática permitem construir modelos, simulações no computador, testes, verificação de dados para as tomadas de decisões de compras, de produção ou ainda seguir carreira acadêmica.

Resumindo, a matemática abre várias possibilidades de trabalho. Você vai perder a conta de quantas ofertas de emprego vão aparecer se decidir por esse setor profissional.

Quais são os estudos em matemática?

Os estudos de matemática são direcionados para todos aqueles que adoram contar, medir, imaginar, conceber, resolver mistérios… Eles podem ser feitos em formações curtas ou longas. Isso significa que a gente pode ser um matemático sem precisar de fazer uma década de sala de aula e ser professor de matemática.

Se gosta da álgebra e da geometria, não perca tempo! Não espere aposentar para aprender a ciência dos números

A formação para matemática pode começar mais cedo que você imagina, antes de entrar na faculdade. Basta você se dedicar para a matéria e se transformar em um craque da disciplina.

Um curso técnico em mecânica, mecatrônica, química, edificações, elétrica, informática, web, metalúrgica pode te aproximar do campo da matemática sem precisar de fazer uma graduação. Isso vai depender de qual área quer atuar, se ela precisa de muitos anos de estudos ou não.

Mas fique atento! Caso queria ser contador, o curso técnico não é mais suficiente para ter o registro da profissão. Então, optar pela graduação de ciências contábeis é o mais seguro!

Mas para quem quiser seguir carreira acadêmica na área, o doutorado é quase inevitável! Ou seja, mais 6 anos de estudos (mestrado e doutorado) depois da graduação para fazer pesquisas em matemática, no mínimo.

Independente de seguir carreira acadêmica ou não, a modelagem de equações, o estudo de estatísticas e a interpretação de informações são competências cada vez mais procuradas. Então, se você é sensível aos números, seus cálculos e interpretações, o que você está esperando para começar essa linda aventura?

Alguns exemplos de diplomas em ciências exatas

  • Curso técnico em: mecânica, metalúrgica, elétrica, mecatrônica, informática, informática para internet, química, administração, automação industrial, edificações, eletromecânica, logística, manutenção e suporte em informática, rede de computadores, telecomunicações etc.
  • Graduações: matemática, química, física, engenharias (mais de 20 opções), ciências contábeis, administração, estatística, astrofísica, ciência da computação, arquitetura, agronegócios, agronomia, astronomia, biotecnologia, ciências atuariais, desenho industrial, design de games, design gráfico, geologia, meteorologia, oceanografia, sistemas de informação etc.
  • Pós-graduações: Análise ambiental para gerenciamento de recursos naturais, estatística industrial, geoprocessamento, geotécnica ambiental, informática, matemática, materiais geológicos aplicados à indústria, redes de telecomunicações
  • Mestrados e doutorados: ciência da computação, estatística, física, geologia, matemática, química etc.

Você pode exercer várias profissões com a ciência dos números Os cursos de exatas são muito variados!

Quais empregos procurar depois dos estudos em matemática?

Não se preocupe! No final do curso de matemática, as ofertas de emprego são muitas: escritórios de pesquisa, de contabilidade, consultoria, engenharia; departamentos de pesquisa e desenvolvimento,  departamento de informática de grandes empresas; laboratórios privados e públicos. Deu para ter uma ideia de como o campo de profissões é vasto para os formados em matemática, não é? Além disso, essas atividades possuem dupla competência: matemática e marketing, matemática e informática (rede e sistemas), matemática e desenvolvimento. O legal disso é que você pode praticar duas paixões ao mesmo tempo. Além de essas profissões serem muito requisitadas no mercado de trabalho.

Vamos fazer um resumo dos setores que normalmente recrutam matemáticos:

  • Bancos, finanças, seguros: trader (preparação de GMAT), mineração de dados (data mining), engenharia etc.

Não há mais estudos econômicos sem pesquisas de mercado avançadas e análise de concorrência. Você domina os riscos e ajuda a empresa a evitá-los ao máximo. Você também pode utilizar programas para prever as perdas e os ganhos. O Data mining, perfil precioso no e-commerce, é um especialista de tratamento de dados da clientela e ele ajuda a estabelecer perfis típicos de consumidores com sua dupla competência em matemática e programação. O atuário é um especialista das estatísticas e tem por missão maximizar os ganhos de seguros estudando os riscos de perdas no conjunto de contratos – um avatar de mãe Dináh, resumindo.

  • A pesquisa e desenvolvimento: engenheiro de materiais, analista de controle de voo, técnico de laboratório, engenheiro de produção, design de produto, design industrial, mecânico (automóveis e aeronáutica) etc.

Você cria novas ferramentas, testa a resistência dos materiais em determinadas condições, elabora novos designs para os engenheiros mecânicos como os aviões e os automóveis. É a ocasião que você sonhava para realizar seus projetos Lego em tamanho real!

  • A inteligência competitiva: responsáveis por pesquisas de mercado ou estatísticas.

Aqui, a gente fala em construção de base de dados e de suas explorações cada vez mais minuciosas e rápidas. Você é solicitado para estudar os impactos das campanhas de marketing, o sucesso de lançamento de um produto ou a medida de audiência das mídias (e, portanto, na otimização de investimentos publicitários).

  • A informática e as telecomunicações: a engenharia informática, engenheiro de redes e sistemas, engenheiro eletrônico etc.

Saiba trabalhar redes, sistemas, programas através dos números As ciências exatas estão crescendo no campo da computação

A dupla competência matemática e informática é cada vez mais procurada. Esse perfil deve ser capaz de fazer visualizações de gráficos e ao mesmo tempo cálculos complexos.

Você trabalha também com a transmissão e a segurança de fluxos, a otimização dos sistemas de armazenamento de dados etc.

Para os « loucos » por informática, os estudos de matemática podem levar para o desenvolvimento de chips eletrônicos utilizados para a telefonia, armazenamento.

Você pode até dar aulas particulares de matemática para transmitir sua paixão.

  • O domínio medical e científico: engenheiro de modelagem, data manager, bioestatístico, astrofísico etc.

Você participa do estudo de doenças criando e colocando em prática novas ferramentas de probabilidade para estudar o desenvolvimento de cânceres e infecções, por exemplo. Você trabalha nos estudos dos efeitos dos remédios para serem classificados em categorias ou você realiza análises estatísticas de estudos pré-clínicos. Você pode participar do aperfeiçoamento de imagens médicas e da modelagem do corpo humano afim de ajudar os cirurgiões em seus trabalhos. As estrelas sempre foram sua paixão? Seja astrofísico estudando os cosmos, seus movimentos e suas particularidades! As melhorias nos equipamentos de pesquisa e visualização também são áreas dos matemáticos.

  • O ensino e a pesquisa: professores de matemática, professor-pesquisador em matemática (universidades), funcionários públicos do IBGE, de ministérios etc.

A pesquisa em matemática atrai os apaixonados pelas aulas de matemática (doutorado exigido!) sobre as teorias dos números e os grandes mistérios das equações. Mas se quiser dar aula em ensino fundamental e médio, basta ter a licenciatura feita junto com o curso de graduação.

Se você nasceu para a vida acadêmica em matemática, você pode dar aulas e pesquisar em universidades. Porém, prepare-se, não é nada fácil chegar lá… há muita concorrência e é preciso ser bom nos cálculos!

Alguns dados interessantes sobre o ensino: mais da metade dos estudantes de matemática se direcionam para as funções públicas, sendo 3/4 professores da matéria.

  • As construções públicas e construções em geral: engenheiros, geômetra, topógrafo.

As exatas trabalham muito com as construções Os equipamentos para trabalhar com edificações nas ciências exatas

O geômetra, topógrafo, analisa o terreno a ser construído para fornecer plantas e projetos de alta precisão necessários para a construção (altura das árvores, estudos do subsolo).

Escolher um caminho original depois dos estudos de matemática

Além dos setores mais evidentes, há outros caminhos a explorar para construir sua vida profissional. Quais, por exemplo?

  • O retoque de fotos, a restauração de filmes ou quadros por técnicas modernas de cálculo de variações.
  • Investigações policiais: matemáticos e informáticos são extremamente ligados aos inquéritos. Eles procuram informações relevantes para a pesquisa em dados numéricos (engenheiros de rede de comunicação) ou desenvolvem novas bases de dados protegidas.
  • A otimização de performances esportivas em modelagem, os gastos de energia e a recuperação dos atletas, por exemplo.
  • A pesquisa em acústica musical: análise dos mecanismos da produção de sons e reproduções por computadores, retranscrição de vibrações em equações.

Não se esqueça que você sempre pode completar seu percurso na ciência dos números seguindo uma nova formação. As pós-graduações e os mestrados são perfeitos para se especializar em outro domínio relacionado com a matemática.

Se você ainda não fez o vestibular ou o Enem, siga nossos conselhos e informe-se sobre os programas de matemática no ensino médio.

Coloque todas as chances do seu lado para tirar nota boa na prova de matemática do vestibular e do Enem!

A matemática abre um grande leque de profissões e trabalhos

A matemática é bem diferente dessa imagem triste que a gente tem dela.

Ela é essencial para a pesquisa de todos os tipos e em todas as áreas, para a evolução da medicina ou para encontrar soluções eficazes para proteger nosso planeta (impacto dos gazes do efeito estufa, desenvolvimento de novas energias etc).

Existem cursos adaptados para todos os tipos de estudantes, independente se for em formações curtas ou longas (curso técnico em matemática, graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado etc).

Não deixe de seguir sua vocação natural para essa ciência apaixonante de mil e uma utilidades!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz