Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

As principais dicas para aprender a tocar o instrumento

De Carolina, publicado em 12/10/2016 Blog > Música > Violão > 8 tutoriais para começar a aprender violão

Você quer aprender o violão ou a guitarra? Você deseja imitar seus guitarristas preferidos como Jimmy Page, Jimi Hendrix, Andreas Kisser, Kirk Hammet ou ainda Eric Clapton?

Pois é, mas a grande questão que nos intriga é: por onde começar?

Felizmente, na era da internet, vários blogs e vídeos no Youtube têm inúmeros tutoriais que vão te ajudar em sua aprendizagem. Então, a partir daí você já pode obter uma boa base antes de começar com tudo!

Mas como escolher quais destes vídeos ou artigos assistir ou ler? Por onde devemos começar a aprender o instrumento de 6 cordas?

As bases de todo aprendizado em violão ou guitarra:

2 questões essenciais:

Pergunte a si mesmo estas duas questões antes de começar o violão ou a guitarra:

  • Você quer fazer cursos de formação musical ou solfejo? Esse tipo de aprendizagem é excelente para descobrir o mundo da música, para decifrar a linguagem musical.
  • Você quer aprender sozinho ou com a ajuda de um professor? Aqui, duas opções são possíveis, mas isso depende de suas expectativas, do nível que você quer chegar tocando violão ou guitarra.

Se quiser aprender sozinho, existem vários tutoriais para começar o violão ou a guitarra na internet. Mas quem sabe, não poderia ser mais apropriado ter como métodos, livros, ebooks podem ser suas primeiras armas?

Se quiser passar pela opção “professor de violão ou guitarra”, várias soluções são possíveis: entrar em uma escola de música, conservatório, associações musicais que propõem cursos, oficinas ou ainda fazer aulas com um professor particular com professores independentes.

Primeiras armas para aprender violão ou guitarra Aprender a tocar violão ou guitarra

Veja as 10 dicas essenciais para entender melhor como começar o violão ou a guitarra e poder tocar nas melhores condições.

Você pode encontrar vídeos explicativos em alguns sites especializados e se você quiser aprofundar seus conhecimentos. É bem fácil de encontrá-los. Não deixe de entrar em contato com um professor de violão ou guitarra que poderá te dar cursos particulares e te ensinar outros macetes úteis. Um bom professor do instrumento que deseja tocar pode se tornar o grande diferencial. É claro que a sua determinação também está sempre em jogo! Esse é o principal!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Ler e tocar os acordes de violão ou guitarra

É uma das principais bases para aprender a tocar violão ou guitarra: você vai ter que aprender a tocar os principais acordes do instrumento que desejar dedilhar.

A gente aconselha aprender os acordes maiores, menores e os de sétima.

Depois, vale a pena dar uma atenção especial a outros acordes, como, por exemplo, os harmônicos ou o treinamento dos arpejos.

Folheie os livros especializados, olhe os vídeos na internet ou pergunte a seu professor como posicionar seus dedos no braço do violão, da guitarra ou mesmo de outro instrumento de cordas, se for o caso, como o cavaquinho, a cítara, ou o violino.

Ler a tablatura de violão ou guitarra

Esse ponto está ligado com o anterior.

Aprenda a ler uma tablatura para posicionar seus dedos: os números indicados te mostram quais dedos utilizar em cada casa (o indicador é o número “1”, o médio é o “2”, o anelar é o “3” e o mindinho o “4” ).

Quanto ao dedão, não se preocupe, ele é normalmente indicado com a letra “T” (para “trumb” em inglês).

A diferença de uma partitura e uma tablatura é a representação física dos gestos para tocar a música, dê uma olhasda na imagem abaixo:

A tablatura facilita o aprendizado de violão e guitarra Toque a sua música preferida com as tablaturas!

Essa simplificação facilita no aprendizado mas também pode trazer alguns inconvenientes, por exemplo, perder informações sobre o que você está tocando é uma delas.

Com a tablatura, você sabe onde tocar tal nota, onde colocar seu dedo no braço do violão ou da guitarra.

Não se esqueça desta regra para tocar e ler as tablaturas: você toca somente aquilo que está escrito, ou seja, se uma corda não possui nenhum número, ela não deve ser tocada. Lembre-se disso.

Encontre o ritmo de uma música

Como encontrar o ritmo de uma música se ele não estiver indicado na tablatura?

Não existe fórmula mágica para identificar um ritmo de uma música para violão ou guitarra. Senão seria muito fácil e perderia a graça ;P .  Então, você tem duas opções: ou você compra o songbook oficial que pode te indicar como tocar a música, ou você afina os seus ouvidos musicais e sua capacidade para reconhecer os ritmos. Não se esqueça de treinar sem parar para reproduzir o que você acabou de escutar.

A chave para reproduzir uma música no nível rítmico é não querer reproduzir exatamente o que escutar. É melhor dar a sua interpretação daquilo que você escutar. Isso é a grande característica dos grandes músicos quando retomam alguma música famosa de maneira sublime. A originalidade e a sua personalidade são extremamente importantes na música!

São também o seu interesse e sua capacidade de concentração que vão te ajudar a melhorar neste ponto, além, é claro, da criatividade que emanar de você.

Dê preferência a estilos de música nos quais o ritmo é importante, mas relativamente simples, como o rock, pop, metal, folk etc.

Comece com os arpejos

Tocando os principais acordes no violão ou na guitarra (maior, menor, ré maior, sol maior e outros), você vai poder malhar seus dedos, desenvolver uma fluidez e uma agilidade para posicioná-los sobre o braço de seu violão ou  e sua guitarra.

É também uma excelente ocasião para aprender a tocar sem olhar para sua mão esquerda! Será que você é capaz? Sem dúvidas…

Existem dois tipos de arpejo para o violão ou a guitarra: os arpejos de acompanhamento que são tocados em uma rítmica (ao invés de arranhar todas as cordas juntas, você toca uma de cada vez) e os arpejos utilizados para os solos que são normalmente usados para o jazz.

É importante começar a tocar bem devagar, relaxar a sua mão direita, mexer somente os dedos e não as mãos e ser regular com o seu ritmo.

Depois, quando se sentir mais seguro, você aumenta o ritmo.

Fazer a sequência de acordes

Você sonha em tocar as suas músicas favoritas? Arranhar seu violão ou guitarra na frente de seus amigos ou animar as festas?

Para aprender a dar sequência aos acordes de sua música preferida, só tem uma solução: a repetição.

Você vai ter que repetir várias vezes até que o mecanismo se torne natural.

O objetivo é de desenvolver automatismos, os reflexos do mesmo jeito que você aprendeu a escrever ou a amarrar os seus sapatos.

Não deixe de olhar tutoriais na internet ou perguntar para o seu professor de violão ou guitarra como dar sequência a seus acordes de uma boa maneira para não criar maus hábitos.

Comece com acordes simples como o Mi menor e o Dó maior.

Uma coisa óbvia, mas que não custa repetir: dê sequência somente aos acordes que você conhece, senão, aprendá-os primeiro.

Treine lentamente, repare cada gesto e aumente a cadência.

Trocar as cordas do violão ou da guitarra

Aprenda a trocar você mesmo as cordas de seu violão ou guitarra.

As cordas metálicas se oxidam e elas precisam de ser substituídas!

Veja os tutoriais na internet ou pergunte a seu professor para te ensinar os principais gestos para trocar as cordas de seu violão ou de sua guitarra.

Mas quando trocar as cordas de seu violão ou guitarra? Isso depende de vários fatores: a regularidade com a qual você toca, o tempo que seu violão ou sua guitarra ficou parado (ou não), o desgaste das cordas, a impossibilidade de afinar etc.

Desenvolver sua técnica com o violão ou a guitarra

Claro, você começou a tocar violão ou guitarra mas sua técnica continua rudimentar, seus gestos ainda não são naturais.

Não se preocupe! Essa etapa é tão importante como aprender a andar antes de correr! Com o violão ou guitarra, isso não poderia ser diferente!

Tocar devagar, às vezes com o ritmo mais lento que o previsto, aprender a decompor as músicas, a observar, a posicionar seus dedos no braço do instrumento e a recomeçar outra vez se for preciso.

A repetição e a insistência serão grandes aliadas nessa aprendizagem da técnica do violão ou da guitarra!

Preste atenção nos pequenos detalhes que podem te ajudar como ter uma boa postura sentado, segurar bem o seu violão ou guitarra, posicionar bem suas mãos, seus dedos, saber solicitar os bons músculos.

Manter sua motivação

No começo, você quer aprender a tocar violão ou guitarra, tem as músicas na cabeça e quer tocá-las custe o que custar!

Você tem que escolher também o melhor método para aprender a tocar violão ou guitarra.

Mas com o tempo, você percebe que aprender a tocar violão ou guitarra quer dizer também vencer obstáculos, dificuldades…

Os amigos ajudam a tocar violão ou guitarra Toque entre amigos!

Para manter sua motivação para tocar violão ou guitarra, não deixe de te dar sempre uma segunda chance. Encontre outros músicos, peça conselhos fazendo cursos particulares de violão ou guitarra, inspire-se em outros guitarristas ou violonistas no Youtube ou ao vivo, visualize-se chegando onde quer chegar com a música.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz