Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Como um bom guitarrista pode encontrar trabalho?

De Carolina, publicado em 03/10/2016 Blog > Música > Violão > Como ganhar dinheiro tocando violão ou guitarra?

Você toca bem ou muito bem violão ou guitarra e quer fazer disso o seu ganha-pão?
Com o passar do tempo – a História da guitarra e do violão mostra bem isso – a profissão de “músico” ganhou cada vez mais notoriedade e benefícios.

Descubra agora os trabalhos sob medida para os músicos de alto nível!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Tocar em um grupo e fazer shows em pequenas salas: interpretar e compor

Antes de mais nada, se você acha que tocar violão a um nível profissional é impossível, saiba que isso é apenas mais um mito sobre este instrumento de cordas. O trabalho compensa! Treine, se dedique, e você terá um nível bom para se apresentar e animar a multidão!

Porém, se você sabe tocar violão ou guitarra, é bem provável que você seja apaixonado pela música (ou que você dê cursos de violão). Vários músicos fazem cover como esses jovens que tocam na garagem para se divertirem com os amigos e tomar uma (sabe como é?).

Alcançando um certo nível, os intérpretes decidem compor suas próprias melodias e letras. Isso permite que eles expressem suas emoções mais profundas por meio do violão ou da guitarra através de riffs violentos ou solos lagrimosos, como quiser! Portanto, se você sabe tocar violão ou guitarra, você pode ser um compositor!

Quer montar um estúdio desse para tocar violão e/ou guitarra? Ganhar dinheiro tocando violão ou guitarra pode ser na sua casa

Graças a internet, quase todo mundo pode gravar o seu álbum. Para isso, basta fazer uma campanha de crownfunding (Catarse ou Benfeitoria por exemplo). Seu disco pode se tornar o seu meio de comunicação! Você pode divulgá-lo fazendo um tour nos principais bares de sua cidade, por exemplo. As pessoas vão escutar o seu trabalho e, se elas gostarem, vão acompanhar suas novidades, ir em seus shows, etc. Isso também pode te ajudar a entrar em contato com produtores e quem sabe assinar um contrato com uma gravadora? Aposte em um bom som potencialmente viral. Ele pode te levar direto às luzes dos holofotes em apenas algumas semanas. Claro, isso se a população da internet te aprovar…

Esse caminho foi seguido por vários cantores de sucesso hoje como Justin Bieber, Anitta e Luan Santana. Os três foram descobertos por produtores, DJ e fãs através de vídeos postados no Youtube. Atualmente, eles participam das principais premiações da música nacionais e internacionais, têm vários fãs, milhares de seguidores no Instagram, Facebook, Twitter e por aí vai… Isso sem falar nas contas bancárias astronômicas que eles têm somando shows, publicidades, produtos, etc. É tanto dinheiro que a gente nem imagina!

Além de tudo, o violão faz bem para a saúde!

A ideia mais evidente: virar professor de violão ou guitarra

Para ser professor de violão ou de guitarra, você pode encontrar várias soluções:

  • Ensinar em uma escola de música dando cursos de violão ou guitarra.
  • Dar aulas no conservatório.
  • Criar vídeos de tutoriais e divulgá-los no seu site e no Youtube, etc.
  • Ensinar violão e/ou guitarra dando aulas particulares (como no Superprof!) na sua casa ou na casa de seus alunos.

Mas como chegar a esse nível de aprendizado para ser um professor? Não vamos negar que para ensinar, você precisa conhecer muito de violão ou guitarra. Não adianta ser bom só para compor, por exemplo. Você tem que conhecer profundamente as teorias musicais, os acordes, os arpejos, o solfejo, ritmos, bases, ler partituras, tablaturas, etc, etc. Cansou? Mas não desista! Ter um bom professor e amar muito a música já são dois pontos essenciais. Você ainda quer ser professor de violão ou guitarra? O caminho mais certo é fazer uma faculdade de música. Assim, você pode optar pela licenciatura e dar aulas para o ensino fundamental e médio, por exemplo. É verdade que fazer o curso superior de música abre muitos outros caminhos, não é bom só para dar aulas. Você pode trabalhar desde em uma orquestra até fazer single para propagandas.

Dar aula particular de Quer montar um estúdio desse para tocar violão e/ou guitarra pode ser uma saída Sempre tem alunos para aprender violão ou guitarra!

A faculdade de música te deu medo? Calma! Pode ficar tranquilo que você pode ser um bom professor de violão ou guitarra sem ter diplomas. O mais importante é ter gosto pela música e pela transmissão de conhecimentos. Os alunos que querem fazer curso de violão ou guitarra são muitos!

A sua experiência pode contar mais que os seus títulos! Não se esqueça de colocar os eventos dos quais participou em evidência e tudo o mais que for valorizar seu perfil de violonista ou guitarrista.

Enfim, coloque em sua cabeça que um bom “feeling” também é capital. Se você não gosta de contato humano, não é paciente, passe para o próximo parágrafo! As aulas de violão e guitarra devem ser prazerosas, não um calvário!

Tocar violão nas festas no interior ou em eventos culturais

Essa ideia não tem nada de baranga, principalmente se considerarmos o sucesso que essas festas fazem! A gente pode pensar no carnaval, mas também em datas comemorativas como aniversário da cidade, dia da padroeira, etc. Se várias prefeituras optam por um DJ (amador ou profissional), algumas cidades convidam grupos ou músicos para animar o evento.

Tocar violão e/ou guitarra pode dar renda no carnaval? Bloco Aproach em Belo Horizonte é bem conhecido /Foto: André Fossati

Claro que o carnaval é a melhor época para tocar nas cidades pequenas. Quase todas elas têm pelo menos um palco na praça principal e algumas atrações durante o período de festa. Pronto para sacrificar quase uma semana de farra para ganhar dinheiro fazendo o que ama? Então este é o momento de ligar para sua tia do interior, pedir para ela falar de você e sua banda com o secretário “beltrano” da prefeitura.

Os festivais de inverno também são cada vez mais comuns no interior. Sempre há muitos shows, peças de teatro, apresentações culturais em geral. Vale a pena dar uma pesquisada e saber onde eles acontecem, quem são os organizadores, produtores e entrar em contato.

Festivais sempre há de todos os estilos! Se você sabe tocar violão com uma mão e guitarra com a outra, você pode fazer uma apresentação experimental. Ou se não, tocar em shows de metal como aqueles que você grita e faz barulho com a guitarra só no improviso.

Viver do violão tocando em aniversários e casamentos

O violão pode ser uma grande arma de sedução. Por que um noivo ou uma noiva não contrataria um bom violonista para conquistar ainda mais o seu cônjuge no seu casamento?

Quando a gente quer viver de nossa paixão, a gente não conta as horas de prospecção! Se você quiser tocar em festas de aniversário e casamento, você vai ter que falar de você para o máximo de pessoas possível! Sem isso, não tem trabalho! O boca-a-boca continua um excelente meio para que as pessoas conheçam seus talentos. Aproveite sempre quando puder dar aquela palhinha e deixe vários cartões de visitas a disposição! Não hesite em colocar anúncios na padaria ou no jornal da cidade.

As vezes acontece das pessoas caírem no charme de um violonista ou de um grupo de música que se apresentam em plena rua e pedem para eles tocarem em um aniversário. Um bom método? Seria mais ou menos como aquela história de taxi que não sai para rua não arruma passageiro?

Quer ganhar dinheiro tocando violão e/ou guitarra em casamentos? Tocar violão e/ou guitarra em casamentos dá uma grana!

Outra opção é os barzinhos. Todos que se prezam tem música ao vivo, não é? Então, vá aos bares perto de sua casa. Eles podem estar precisando de um bom músico voz e violão para atrair a clientela. Pode ser uma saída, o que acha? O que não pode faltar é a divulgação na web. Se os anúncios de papel podem atingir um certo púbico, vários clientes potenciais se matam no Google para achar alguém ou uma banda legal. Veja aqui 3 conselhos para bombar sua notoriedade:

  • Criar seu próprio site para se apresentar aos internautas e permitir que eles tenham acesso a vídeos de apresentações e shows. Não se esqueça de utilizar técnicas de referenciamento natural “tagueando” direitinho os seus vídeos!
  • Atualize sempre o seu canal Youtube para mostrar seu repertório e para ser facilmente compartilhado nas redes sociais.
  • Inscreva-se e coloque seu anúncio em sites especializados em festas de casamento, aniversário, etc.

Tocar violão no metro (Rio de Janeiro, São Paulo) ou em locais públicos

O metro não é o lugar dos sonhos, mas quando a gente pensa nas milhares de pessoas que passam todos os dias e que poderiam escutar você tocando suas belas canções, a gente pensa duas vezes na ideia! Colocamos as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro porque são as únicas que têm metros mais desenvolvidos. Dentro do ônibus não rola, né? Mal cabe a gente…

Você pode pegar seu case, um boné ou um chapéu (mais estiloso) e encontrar um lugar para tocar que não atrapalhe a passagem. O ideal é dentro da estação de metro, porque quase não há espaço dentro dos vagões (a gente fica lá dentro como se fosse em lata de sardinha…).

Cantor Phillip Sales toca violão no metro de Brasília Tocar violão no metro dá dinheiro? Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Você pode escolher também uma praça ou uma esquina que tem bastante movimento. Talento você já tem (a gente supõe, né?), só falta escolher um repertório bacana! Pode ter certeza de que, de grão em grão, a galinha enche o papo! E você encherá seu bolso com as moedinhas dadas pelos transeuntes felizes por escutarem uma música agradável em seus trajetos.

Quem sabe você não será reconhecido e se tornará um dos maiores guitarristas?

Ser youtuber musical profissional não acontece só com os outros

O trabalho de Youtuber não é reservado somente para os que têm veia cômica como Kéfera Buchmann ou Júlio Cocielo do canal Canalha. A gente também encontra youtubers especializados em beleza, moda, namoro e muitos outros que ganham um excelente salário no fim do mês graças a publicidade. Pois é, o Youtube não deixou de lado o potencial suculento dos vídeos que fazem sucesso!

Veja o vídeo do violonista Leandro Kasan do solo de violão de Nothing Else Matters do Metallica. Ele tem mais de 3 milhões de visualizações:

Ao propor a venda de alguns segundos antes de seus vídeos, o maior canal da web concorda em dar algumas migalhas para seus vassalos (no caso as pessoas que fazem o vídeo, você por exemplo!). Então, você pode aproveitar dessas migalhas e oferecer aulas de violão e/ou guitarra online sem sair de casa e sem ter que arrumar a bagunça da sua casa (1 dólar 1000 visitas).

A vida não é bela? Se você encontrar o sucesso online, não se esqueça de declarar tudo direitinho no seu imposto de renda, ok? O pente fino também rola solto para as estrelas…
Aproveite para reproduzir os seus estilos preferidos de guitarra e violão!

Participar de um programa de televisão tocando violão ou guitarra

Os programas musicais na televisão são grandes armas no combate dos canais para ter mais audiência (The Voice, Superstar, X Factor Brasil). Sem esquecer que eles passam normalmente em horário nobre, horário que tem mais gente assistindo a TV.

Imagine você aparecendo no Plim,Plim em horário nobre? Seria bafo na certa, né? Então, por que não sonhar em fazer carreira de violonista ou guitarrista na televisão? Por incrível que pareça, nosso exemplo de violonista e guitarrista não vem de um desses programas de música, mas do Programa do Jô.

É ele, o Carlos Tomati que faz parte do sexteto da atração global. Ele ficou conhecido através de suas apresentações com a banda entre uma entrevista e outra. Hoje, além do sexteto do Jô, ele participa do Tomati Power Trio que toca frequentemente em São Paulo.

Há vários trabalhos para quem toca violão ou guitarra

Finalmente, existem mais tipos de trabalhos acessíveis que a gente imaginava para quem sabe tocar violão ou guitarra.

Tudo é uma questão de personalidade e motivação. Alguns vão preferir a calma de uma sala de aula e outros vão querer estar nas maiores salas de espetáculos do Brasil.

Bom, vamos ser honestos. Há também o Q.I. (Quem Indica) e a peixada que entram em jogo nessa parada. Mas com talento, a gente pode tudo! Você quer ser violonista ou guitarrista profissional? Então, entre de cabeça!

Não deixe de conferir também o nosso artigo que te conta a História da guitarra e do violão!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz