Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Descubra a música na capital pernambucana

De Fernanda, publicado em 28/10/2016 Blog > Música > Violão > Onde aprender guitarra em Recife?

Recife é definitivamente um centro artístico e um dos melhores lugares para se aprender a tocar violão. Com uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, a cidade é polo cultural reconhecido no Nordeste, tendo dado origem ao longo da história a inúmeros músicos e ritmos que integram hoje o patrimônio cultural brasileiro. Frevo, manguebeat, rock, maracatu e música eletrônica. A riqueza das melodias está incorporada na cidade e contribui para a existência de um cenário musical consistente e sólido.

Portanto, se você mora em Recife e deseja se lançar nos estudos da guitarra ou do violão, você está no lugar certo!

Ritmos musicais do Recife: onde tocar? O frevo foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.

Não importa a sua idade ou o seu estilo preferido (jazz, rock, caipira, eletrônico, blues, reggae, clássico): é sempre possível aprender violão e, com o tempo, tocar bem.

Tocar guitarra ou violão também traz muitos benefícios: no aspecto físico, você vai aprender a relaxar e ganhar desenvoltura nos dedos, mãos, punhos, ombros e braços; no aspecto psicológico, vai incrementar fortemente sua capacidade de atenção e de concentração, além de exercitar a memória e enriquecer seu universo cultural e musical.

Tudo bem: você acabou de decidir que quer aprender violão em Recife. Mas e agora? Por onde começar? Será melhor estudar numa escola particular, em conservatório, na Universidade ou com um professor independente?

Aqui você vai encontrar dicas valiosas para seguir sua carreira musical!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Conservatório Pernambucano de Música

Com mais de 85 anos de história, o Conservatório é o local mais conceituado do Recife quando o assunto é aulas de violão e outros instrumentos. Seu fundador foi o professor e maestro Ernani Braga, que em 1930 teve a iniciativa de criação de um espaço de educação musical em uma capital de grandes iniciativas culturais como o Recife. Hoje, com cerca de 1.250 alunos e 95 professores, o CPM é administrado pelo Governo Estadual de Pernambuco e oferece cursos regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Curso Técnico em Instrumento e Canto) e cursos de extensão.

Onde estudar violão no Recife? O Conservatório Pernambucano de Música é uma das opções mais acessíveis e de qualidade na cidade.

Além disso, promove diversos eventos, concertos, masterclass e projetos especiais, permitindo a participação de alunos. O CPM oferece cursos nas seguintes áreas: canto erudito, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, violão popular, violão erudito, contrabaixo acústico, violino, viola, violoncelo, bateria, percussão erudita, percussão popular, piano erudito, piano popular, teclado, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, saxofone, trombone, trompa e trompete. Os alunos que não possuem prática de instrumentos devem ter entre 7 e 14 anos de idade (Avenida João de Barros, 594. Boa Vista. Tel.: 81 3183-3400).

Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO)

Vinculado à Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, o Centro de Educação Musical de Olinda foi criado em 1983 pelo maestro Mário Câncio, para oferecer ensino de música às crianças. É uma escolas de música bem conceituada em Pernambuco. Oferece os seguintes cursos: Educação Musical Infantil (de 6 a 12 anos de idade); Curso Médio em Música (técnico profissionalizante para pessoas de 13 a 40 anos de idade); Curso de Apreciação Musical (acima de 45 anos). Além disso, promove a Semana da Música e administra grupos como a Banda Sinfônica do CEMO, a Big Band do CEMO, os Pequenos Cantores de Olinda, o Coro Revívere e o grupo Filhos do Choro. O ingresso para as aulas de música acontece por meio de sorteio (Av. Pan Nordestina, s/n. Olinda. Tel.: 81 3241-5065).

Estudo guitarra na região metropolitana do Recife Em Olinda, o Centro de Educação Musical oferece vagas para cursos gratuitos anualmente.

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Se você quer aprofundar seus conhecimentos de música e se tornar um professor particular de violão ou guitarra ou um profissional experiente, frequentar uma Instituição de Ensino Superior é uma excelente alternativa. Além disso, muitas Instituições oferecem cursos livres, portanto vale a pena se informar.

Os cursos de música da UFPE foram criados em 1958 na Escola de Belas Artes, antiga Universidade do Recife. Hoje, o Departamento de Música oferece três cursos de graduação: Bacharelado em Instrumento, Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música. O formando em instrumento pode escolher entre os seguintes: violão, guitarra, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trombone, trompete, percussão, piano, cravo, flauta doce, flauta transversa. Na pós, há mestrado e doutorado.

O departamento também oferece cursos de extensão em: percussão, piano criativo, A Música na Liturgia Medieval, Trompete, Laboratório de Violinos, Cravo, além dos projetos Chimes e educação musical, Canto coral e educação musical e Música e Dança. Além disso, desenvolve outras atividades como pesquisa, mostras, recitais e a Semana da Música, entre outros. Administra grupos musicais estáveis, como o Flauta de Bloco, Big Band, Orquestra Experimental de Frevo, Orquestra de Câmara e Grupo de Trompetes (Avenida da Arquitetura, s/n. Campos Universitários. Tel.: 81 2126-8308).

Escolas particulares de música no Recife e arredores

Que tal aprimorar suas técnicas e seu conhecimento teórico? Recife possui uma ampla diversidade de escolas que oferecem abordagens em todos os aspectos musicais: estudo da teoria musical, leitura de partitura e tablatura, harmonização, mixagem, home studio, composição e regência. Além de aulas práticas com o instrumento de sua escolha, claro!

A vantagem de estudar nessas escolas é que você tem um programa de estudos pré-estabelecido que mesclam teoria e prática. Além disso, você sempre vai ter um profissional experiente que acompanha sua trajetória e sua prática.

Escola de Música Minami: fundada em 1983, a Escola Minami é conceituada na região. Possui boa infraestrutura, com aulas para todos os níveis em baixo, bateria, canto, piano, guitarra, violão, violino, trompete, trombone e saxofone. O programa de instrução musical tem duração de 3 anos, com aulas em grupo. A idade mínima para ingresso é 7 anos. Promove eventos diversos como workshops e concertos (Rua Carlos Porto Carreiro, 159. Boa Vista. Tel.: 81 3421-1070)

BL Music: fundada em 1998, sua metodologia se baseia na prática instrumental.  A BL Music oferece cursos livres, cursos de extensão (carga horária maior), intensivos (férias), práticas de conjunto, musicalização infantil e apreciação musical. Violão, guitarra, contrabaixo, cavaquinho, bandolim, violino, flauta, sanfona, percussão, entre outros (Rua do Futuro, 222. Graças. Tel.: 81 3427-9398).

Acordes Escola De Música: a escola aceita alunos a partir de 5 anos de idade. Cursos de diversos instrumentos, como guitarra, violão, baixo e musicalização infantil. A Escola oferece aulas individuais ou em dupla (Avenida Conselheiro Aguiar, Galeria Porta Do Sol, 3217. Boa Viagem. Tel.: 81 3088-4972)

Curso de Música Sonata: com sede em Casa Forte e Boa Viagem, oferece cursos de diversos instrumentos, musicalização para crianças e bebês e teoria musical. Aulas em grupo, individuais ou em domicílio. A Sonata integra o Instituto Brasileiro de Violão Percussivo (IBrVP), fundado pelo músico Leo Aguiar, local de ensino, pesquisa e produção de atividades relacionadas ao Violão Percussivo no Brasil. (Avenida Dezessete de Agosto, 2527. Tel.: 81 4101-9343)

Espaço Cultural Muzi: além de aulas de violão, a escola possui cursos de instrumentos e teoria de música popular. Contempla aulas de iniciação musical, teoria musical, cavaquinho, violino, flauta, guitarra, baixo, bateria, teclado, canto e violão. (Avenida Dr José Augusto Moreira, 51. Casa Caiada, Olinda. Tel.: 81 3492-2477)

Iniciativas sociais públicas: aulas de música

Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical: gerida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, possui um corpo docente de 62 professores, oferece os seguintes cursos – Técnico em instrumento musical ou arranjo e composição (duração de 3 anos), formação inicial (duração de 1 ano para jovens e alunos com 8o ano do Ensino Fundamental completo) e educação musical (para alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental). Os cursos são gratuitos e o processo seletivo acontece via edital. A Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical ainda promove o Festival Aurora Musical, com apresentações, palestras, vivências, oficinas de música popular e erudita (Rua da Aurora, 447. Boa Vista. Tel.: 81 3231-6433).

A Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE): a Escola surgiu com a movimentação da comunidade da Várzea que desejava ensinar arte para crianças moradoras de rua. Hoje, por meio da rede de educação da Prefeitura do Recife (PCR), oferece cursos gratuitos nas áreas de música, teatro e dança. Cerca de mil vagas para oficinas em canto coral, iniciação musical, música e técnica vocal, entre outros, além do Curso Básico Profissional em Música. Os cursos tem aulas práticas e teóricas que totalizam dois anos de duração. Visando uma educação inclusiva, acolhem alunos de todas as idades, oriundos da rede pública de Ensino Municipal e Estadual, alunos com deficiências e terceira idade (Rua Barão de Muribeca, 116, Várzea. Tel.: 81 3355-4093).

Toque guitarra e violão em Recife! A EMAJPE é um projeto sociocultural da Prefeitura que incentiva crianças e jovens à música.

Professores particulares em Recife: uma boa ideia!

Claro, sempre existe a possibilidade de se contratar um professor particular que dê aulas de guitarra e violão em casa.

Procure anúncios na Internet em sites especializados, nos jornais locais, classificados, em lojas especializadas de música, ou então se cadastre nos portais de reforço escolar online. Essa última alternativa é uma boa opção para encontrar diversos profissionais de qualidade, experiência e paixão pela guitarra ou o violão. O portal serve como intermédio entre o professor e o aluno, garantindo que os usuários encontrem educadores e estudantes de acordo com suas necessidades mais específicas.

A vantagem de aprender com professores particulares no Recife é a possibilidade de aprender no seu ritmo, podendo se dedicar a uma técnica em especial ou de fazer uma pausa quando bem entender. Além disso, você pode escolher seu professor em função da sua disponibilidade, seu orçamento, seu estilo musical e seus objetivos em geral.

Professores particulares no Recife: onde encontrar? Seja um grande guitarrista: desenvolva técnicas e estilos próprios!

O professor estará do seu lado e acompanhará sua trajetória, corrigindo possíveis erros, trazendo novidades e estilos diferentes, fazendo-o descobrir novos horizontes.

Além disso, você pode escolher juntamente com o professor qual o melhor método para trilhar sua carreira musical, compartilhando sua paixão e trocando ideias e experiências diversas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz