A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Saiba como encontrar aulas de música na sua cidade

Par Fernanda le 07/11/2016 Blog > Música > Violão > Onde aprender guitarra e violão?
Table des matières

A guitarra e o violão são instrumentos extremamente populares hoje em dia.

Por isso, depois de uma pesquisa extensa, trouxemos aqui neste artigo os melhores locais onde você pode encontrar aulas de violão ou guitarra em uma das 6 cidades mais importantes do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Recife.

Cada capital oferece um leque grande de opções: diferentes estilos musicais, faixas de preço (muitos de graça!) e metodologias. Você com certeza vai encontrar a opção mais adequada. Confira!

Onde estudar violão no Rio de Janeiro

Para descobrir onde aprender música na cidade maravilhosa, é fácil: identifique o quando pode pagar, sua disponibilidade e sua localização. Seja em conservatório, centro cultural, faculdade, escolas particulares ou então com professores autônomos que dão aulas de guitarra e violão em casa.

Como importante capital cultural e histórica, o Rio é local de múltiplos ritmos e harmonias. Assim, não importa qual o instrumento que você escolha para tocar, e em qual nível de estudos você esteja, com certeza há uma opção apropriada para você.

toque violão na capital carioca Descubra os melhores locais para estudar música no RJ

A Escola de Música Vlla-Lobos é a primeira opção que se apresenta. Pela Secretaria de Cultura do Estado, a escola oferece três formações musicais e também a opção de cursos livres. A Escola é mais adequada para aqueles que buscam formação teórica consistente, e sua vantagem está sobretudo no preço, pois alguns cursos são de graça.

Há também projetos sociais que promovem aulas de violão e guitarra. Destaque para a Escola de Música da Rocinha, associação que oferece todos os estilos musicais e é voltada para crianças e jovens de 6 a 20 anos, e o Projeto Villa-Lobos, que forma crianças para a música de orquestra.

Quando o assunto é Instituição de Ensino Superior o Rio de Janeiro possui alternativas de qualidade: o Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, uma das escolas mais conhecidas na cidade. Tem formação universitária em música mas também programas para iniciantes ou experientes em todos esses instrumentos musicais: bateria, bandolim, clarineta, flauta doce, flauta transversa, guitarra, percussão, piano, regência, saxofone, teclado, trombone, trompete, violão, violino, violoncelo. Outra opção é a Escola de Música da UFRJ, que possui ênfase no estilo erudito. A Universidade também oferece cursos de extensão: musicalização infantil, curso básico e curso intermediário. Por fim, o Instituto Villa-Lobos, da Uni-Rio, oferece graduação com opções de fluxograma específico para mpb, arranjo e violão.

Escola de música e conservatório: onde tocar violão? Aprender violão em uma escola de música pode ser a opção mais adequada para você.

O Rio de Janeiro possui muitas escolas e conservatórios particulares. Destaque para Escola Portátil de Música, Escola de Música Guitar Club, Escola In Concert, BSB Musical, Cigam, Intermúsica e Elite Musical.

Finalmente, há sempre a possibilidade de contratar um professor particular que possa se deslocar até sua casa. Uma excelente oportunidade para aprender violão e guitarra de uma maneira personalizada!

Belo Horizonte: onde estudar violão?

A capital mineira tem mais de 2,5 milhão de habitantes e também é conhecida pela sua cultura gastronômica. BH apresenta uma oferta extremamente rica de instituições e iniciativas que promovem o estudo gratuito ou a baixo custo de música. Destaque para os gêneros rock, chorinho, samba, erudito e jazz. Mas você certamente encontra espaço para seu estilo musical preferido.

onde tocar violão na capital mineira Em BH, há muitas opções para aprender um instrumento: escolha a sua!

Belo Horizonte possui iniciativas públicas e sociais interessantes para aqueles que desejam fazer aulas de violão ou guitarra. A Prefeitura, o Governo do Estado e diversas associações e centros culturais trazem opções diversificadas. Há o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart),  que oferece o curso Básico de música, com duração de três anos e o curso Complementar para ampliação dos estudos, ambos de graça. A Fundação de Educação Artística (FEA) é uma organização que oferece cursos de instrumentos a preços acessíveis. A Prefeitura da Cidade por meio da Fundação Municipal de Cultura, abre anualmente milhares de vagas para oficinas gratuitas da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura. Além disso, as unidades SESC MG também possuem oferta de oficinas de violão para crianças e adultos.

Quanto às Instituições de Ensino Superior, há basicamente três opções: a Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais, que está no topo de todos os rankings de melhores cursos de música do país. O Conservatório Mineiro de Música, referência para os amantes da música erudita e instrumental, com uma das melhores salas de concertos de BH; e a ESMU – Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

aprender música em Belo Horizonte Aulas de violão e guitarra na capital mineira.

Há ainda opções de escolas particulares: Escola Minueto, Escola Pro-Music, Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical, Escola Cavallieri e Melody Maker Escola de Música, entre outras.

Uma última solução – e muito boa também – e a de encontrar um professor particular em Belo Horizonte. Converse com outros alunos, informe-se sobre a formação de cada professor, procure lojas de música especializadas e peça conselhos aos vendedores – eles são bons conhecedores do assunto

São Paulo: aprenda guitarra na metrópole

Capital industrial, comercial e cultural brasileira, Sampa oferece uma infinidade de opções para quem quer aprender a tocar guitarra ou violão. Que você seja alguém experiente e com anos de estrada na música ou um simples aprendiz de guitarra, sempre vai ter um lugar para que você possa explorar todas as suas potencialidades de sua paixão.

Estudar violão em São Paulo São Paulo é o centro de muitas culturas e gêneros musicais: aproveite esse universo e estude guitarra!

Comece conhecendo os centros culturais existentes: Escola Municipal de Música de São Paulo é referência importante no país e já formou músicos renomados. Já a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim é considerada a uma das melhores de música popular no país. Além disso, a cidade oferece as unidades SESI SP e SESC SP, com múltiplas opções de oficinas, ateliês, cursos livres para todas as idades. Nas subprefeitura há também oferta de aulas gratuitas, basta se informar em sua regional correspondente. O projeto Guri é outra iniciativa social que incentiva crianças e jovens a mergulhar no universo da música.

As Universidades que oferecem cursos para aprofundar seus estudos de guitarra e violão são: ECA-USP, FAAM e FASM. Além delas, há sempre a opção de integrar uma escola particular ou conservatório: em São Paulo há um oceano de instituições que oferecem aulas para todos os instrumentos. Destaque para o Conservatório Souza Lima e a EM&T – Escola de Música e Tecnologia.

tocar violão e guitarra em são paulo Comece a tocar guitarra em São Paulo: escolha o curso adequado entre todas as opções.

Por fim, não se esqueça de tentar também encontrar um professor particular! Pode ser uma alternativa adequada às suas necessidades e expectativas. As aulas particulares de guitarra e violão são acessíveis para todos os tipos de estudantes, experientes ou iniciantes. Com um professor suas aulas vão se tornar um palco para trocas de conhecimento sobre música e sobre seu instrumento.

Onde aprender violão e guitarra em Porto Alegre?

Porto Alegre é uma cidade de quase 1,5 milhão de habitantes, famosa pela sua história no campo da música erudita, além receber a maioria dos concertos internacionais de rock no País. Sem contar os ritmos regionais, claro, que são tradição forte gaúcha. Portanto, não se preocupe: em POA há diversos locais e opções para ter aulas de violão ou do instrumento que escolher.

toque guitarra ou violão na capital gaúcha Estude música em POA e realize seu sonho!

Se você tem o objetivo de aprofundar seus conhecimentos em música, pode escolher entre as seguintes Instituições: Instituto de Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos principais centros de ensino de musica erudita no país; Centro Universitário Metodista (IPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Centro Universitário Claretiano (Ceuclar).

Outra instituição social importante foi criada pela Orquestra Sinfônica de POA: o Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa é referência master de musica erudita no Rio Grande do Sul. Possui o objetivo principal de dar acesso à formação de instrumentos e teoria musical de orquestra para crianças e jovens.

Já no campo das iniciativas públicas e sociais, muitas são as ofertas: a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura, e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul pelo Instituto Estadual de Música (IEM) promovem cursos, aulas, oficinas e ações no campo da música. Além disso, o Projeto Sol Maior promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio das artes, em especial a música e a dança.

Que tal estudar violão erudito em POA? A música clássica é tradição em Porto Alegre desde o final do século XVIII.

Há ainda as inúmeras escolas de música particulares da cidade, que podem ser uma boa opção em função do seu tempo e do seu dinheiro.

Por fim, há uma enorme variedade de professores particulares na região. Informe-se e procure o profissional que mais atende seus objetivos!

Recife: onde estudar música?

Frevo, manguebeat, rock, maracatu e música eletrônica. A riqueza das melodias de Recife contribui para a existência de um cenário musical consistente e sólido.

A começar pelo Conservatório Pernambucano de Música, que oferece cursos de formação (Iniciação Musical, Preparatório e Curso Técnico em Instrumento e Canto) e de extensão. Há também o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), que abre anualmente dezenas de vagas para cursos gratuitos de todos os instrumentos.

Aprenda guitarra no Pernambuco Que tal mergulhar fundo na música na capital pernambucana?

Mas se você quer aprofundar seus conhecimentos de música, pode optar pelos estudos na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que oferece bacharelado, licenciatura e cursos livres de extensão.

Recife e sua região metropolitana dispõe de muitas escolas particulares de música. Algumas delas: Escola de Música Minami, BL Music, Curso de Música Sonata, entre outras.

As redes estadual  e municipal oferecem opções de aulas de violão e outros instrumentos e cursos gratuitos para a comunidade, pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical e A Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE).

Mas claro que sempre existe a possibilidade de se contratar um professor particular que dê aulas de guitarra e violão em casa! Que tal tentar encontrar o seu?

Professores particulares no Recife: onde encontrar? Seja um grande guitarrista: desenvolva técnicas e estilos próprios!

Onde estudar violão e guitarra em Brasília?

Com  quase 3 milhões de habitantes, Brasília fica no coração do Brasil e é ponto de cruzamento de culturas diversas. Se você quer tocar violão ou guitarra, seja para aperfeiçoar seu nível ou então para descobrir um novo estilo musical, o Distrito Federal comporta opções boas na área.

Violão em DF: onde aprender? Na Escola de Choro Raphael Rabello, alunos aprendem os instrumentos deste gênero brasileiro a preço acessível.

O Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília(CEP-EMB) é certamente o local mais conhecido na região.

Já o Clube do Chroro, pela Escola de Choro Raphael Rabello, oferece cursos de diversos instrumentos do gênero a preços populares. Uma excelente opção!

Quanto aos cursos superiores, há opções na Universidade de Brasília (UnB) e no Centro Universitário Claretiano (Ceuclar).

Brasília também comporta muitas escolas particulares que oferecem os mais variados cursos práticos e teóricos. Quem sabe, a sua melhor opção é a aula particular de guitarra ou violão. Pense na ideia e converse com um profissional na área! Certamente você vai encontrar um professor que atenda suas vontades.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz