Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Jogos eletrônicos nos ensinam a tocar violão?

De Carolina, publicado em 12/10/2016 Blog > Música > Violão > Podemos aprender violão através de vídeo games?

Não importa a sua idade. A vontade de tocar violão ou guitarra já passou pela sua cabeça, não é?

Quando você tinha 8, 10 anos, quando você era adolescente e queria aprender tocar suas músicas preferidas ou mesmo quando adulto para viver essa louca paixão nostálgica? Sempre houve esse pequeno chamado do violão ou da guitarra dentro de você, não é?

Para muitos e principalmente para os homens, tocar violão ou guitarra está entre o top 6 das coisas mais importantes da vida depois de respirar, comer, beber, ter um teto e se apaixonar.

É como se fosse um feitiço que jogaram em você e o único jeito de acabar com ele é: aprendendo a tocar violão ou guitarra!

Como muitos, talvez você já se lançou nessa aventura que é o aprendizado do violão ou da guitarra. Você já comprou o seu primeiro violão ou a sua primeira guitarra? Já fez cursos de guitarra, cursos online e depois, de repente, seu entusiasmo e sua vontade do começo diminuíram?

Mesmo se você já conseguia tocar várias músicas, inclusive as de seus artistas favoritos, havia aquele sentimento de chegar a seu limite, que você nunca poderia aprender esse instrumento?

Felizmente, a esperança é a última que morre com a internet e os games! Eles podem te dar aquele empurrãozinho para realizar seu sonho de criança, adolescente ou adulto!

Aprenda agora a tocar violão ou guitarra como um profissional, mas brincando como se estivesse jogando videogame! Você pode se transformar no geek das seis cordas!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Guitar Hero e Rock Band, o que pensar sobre eles?

Depois de 2006 (sim, há mais de 1o anos), existem duas alternativas para tocar violão ou guitarra como um profissional, para treinar sério ou se divertir com seus amigos.

O primeiro gameplay que teve sucesso quase imediato foi o Guitar Hero (2006). Depois, em 2007, seu principal concorrente chegou ao mercado: Rock Band.

Vamos mostrar quais são as diferenças entre esses dois games, o que eles propõem para aprender a tocar violão ou guitarra.

Guitar Hero

Guitar Hero é uma série de games que pertence a Activision.

O jogo se joga com uma guitarra com 3 botões. Ela serve tanto para os iniciantes quanto para os experts das 6 cordas.

A disposição das notas na tela foi toda pensada para que você posicione seus dedos naturalmente no braço de sua guitarra. Não precisa de saber ler uma tablatura de violão ou guitarra, tocar arpejos. Eles indicam tudo o que você deve fazer: na verdade, o tutorial guitarra, Guitar Hero, te dá as chaves para improvisar, fazer seus primeiros solos, afinar sua guitarra e tocar bem blues, rock ou folk.

A guitarra é munida de botões digitais para lançar diferentes tipos de jogos.

Você pode ter qualquer microfone com uma entrada para pendrive. É só ligá-lo na sua console para jogar com um amigo ou para combinar guitarra-voz e tocar como um profissional.

Com Guitar Hero, você toca guitarra e um público reage a sua performance O 1º game para aprender guitarra: Guitar Hero

A vantagem de aprender a guitarra com o Guitar Hero é que você já está em cima do palco. Você é o rockstar e seu público está admirado com suas proezas.

Bom, a reação do público vai depender de sua performance. Isso faz com que a experiência seja mais viva, imersiva.

O lugar do show também pode mudar. Você pode tocar em estádios, festivais com milhares de pessoas ou em uma sala intimista.

Guitar Hero te dá a oportunidade de viver na pele de um star da guitarra. Você ainda pode tocar mais de 100 músicas sem parar!

Rock Band

Rock Band é um game musical desenvolvido por Harmonix. Agora, ele está em sua 4ª edição da série (Rock Band 4 foi lançado em outubro de 2015).

A vantagem é que todos os instrumentos dos antigos jogos de Rock Band podem ser utilizados e são compatíveis com o novo. Houve também o lançamento de novos acessórios!

Como em Guitar Hero, Rock Band te coloca na pele de um guitarrista e em cima de um palco.

Rock Band também agrada aos amantes da guitarra e dos videogames Já estamos na 4ª versão do game Rock Band

Diferente de Guitar Hero que você pode tocar somente a guitarra, Rock Band propõe um set completo com os instrumentos desenvolvidos para a ocasião como:

  • Uma guitarra sem fio que se parece muito com a Fender Stratocaster: guitarra com um conjunto de dois botões de uma barra rítmica e de efeitos sonoros.
  • Uma bateria sem fio com tambores sensíveis e um pedal para o bumbo.
  • Um microfone com entrada para pendrive de excelente qualidade sonora para evitar distorções.

Dois roteiros podem ser imaginados para Rock Band: o modo em que você pode formar sua banda e partir em turnê (até 4 jogadores) e o modo Show que permite de jogar em grupo mas sem a pressão de ser performático. Cada jogador pode sair da partida quando quiser.

Você pode também tocar os seus próprios solos de guitarra com o modo Freestyle Guitar Solo e, de acordo com sua performance, o público vai reagir com entusiamo ou não.

A revolução do Rocksmith

Jogos como Guitar Hero e Rock Band fizeram muito sucesso, mas sempre tinham algo de ultrapassado. Nenhum músico ficou muito “viciado” neles…

Na verdade, esses dois jogos te fazem virar músicos virtuais com brinquedos que parecem guitarras.

Hoje, um novo jogo surgiu para ajudar no aprendizado da guitarra: Rocksmith.

Esse jogo muda radicalmente a tendência dos games musicais porque nele você pode jogar com uma verdadeira guitarra.

Pois é, minha gente, saiba que se você tem dificuldade para aprender a tocar violão, os jogos ajudam e muito!

Com o game Rocksmith, você pode jogar com uma guitarra de verdade Vire um verdadeiro guitarrista com o game Rocksmith!

Rocksmith é um novo meio para se aprender a tocar guitarra de um jeito rápido e eficaz. Você só tem que ligar sua guitarra diretamente em sua console de videogame: Xbox 360, Playstation3, Ubisoft logo em Xbox One ou em seu PC ou Mac. E as aulas de guitarra começam: aprendizado das escalas maiores e pentatônica, descoberta do finger picking e principalmente a oportunidade de tocar qualquer estilo de música na guitarra como quiser.

Rocksmith vai virar seu professor de guitarra profissional: ele vai analizar seu jeito de tocar, ajustar o nível de dificuldade de acordo com suas competências. Ele vai também introduzir novas sequências à medida de seus progressos até que você saiba tocar suas músicas preferidas.

O que muda com o game Rocksmith?

Na verdade, quase tudo. Só a sensação de tocar em uma verdadeira guitarra nos leva aos céus!

Os diferentes sistemas de pontuação, os objetivos, os mini-jogos tornam o exercício da guitarra bem mais agradável e vai colocar um “sal” em suas repetições em 6 cordas.

Esse jogo é mais interativo e mais vivo que os outros dois citados anteriormente.

Ele também vai permitir que você treine seus ouvidos à guitarra.

Não é preciso saber ler o solfejo nem as tablaturas de violão e guitarra para jogar em Rocksmith. Sua tela vai mostrar as 6 cordas de sua guitarra em tempo real!

Basta você confiar no editor reconhecido pelo Ubisoft e tocar uma nova música de acordo com suas vontades.

Então, troque seu cable jack pelo rocksmith cable e “se jogue” nos riffs! Aerosmith é uma boa pedida!

Esses jogos ajudam a entender a mecânica de uma música?

O objetivo de Rocksmith é simples: ele quer propor uma experiência imersiva de aprendizagem da guitarra. Exatamente lá onde Star Hero e Rock Band ainda são superficiais.

Com o seu sistema progressivo de aprendizagem, você vai realmente desenvolver seu jeito de tocar guitarra e progredir visivelmente em algumas semanas.

Mesmo assim, não é somente com o game que você vai se transformar em um verdadeiro guitarrista…

O jogo não faz milagre e não é fácil tocar uma música perfeitamente na guitarra de primeira. Por isso, ele se adapta ao nível do jogador para não frustar os menos experientes. Rocksmith se adapta para você, mas o verdadeiro aprendizado não!

De fato, se você não sabe tocar, Rocksmith vai te indicar somente os tempos principais. Se as primeiras notas são perfeitamente executadas, o jogo vai ficando mais difícil. Ele terá acordes mais complexos como os de sétima e arpejos até você conseguir reproduzir perfeitamente a música.

Mas isso ajuda a entender com uma música, analizar sua mecânica?

Nada substitui as verdadeiras aulas particulares de violão e guitarra Aprenda a decompor uma música com a técnica do bend

O game Rocksmith reproduz cada nota e cada nuance como elas são na gravação.

Brian Adam McCune tem 31 anos. Ele deu aulas durante vários anos para alunos de fanfarra do ensino médio. Além disso, ele tocou no Carnegie Hall de Nova Iorque como percussionista, chefe de orquestra e compositor. Brian participou ativamente da experiência de Rocksmith.

Com sua equipe, McCune escutou com atenção e retranscreveu todas as músicas em cada nota e acorde do programa do jogo Rocksmith.

Claro, você pode, como ele, reproduzir cada nota de sua música preferida mas você entenderia a mecânica da sua música? Você saberia realmente reproduzir a música sem a ajuda do jogo depois? A gente duvida…

Isso substitui um professor particular?

Se jogos como Rocksmith permitem tocar guitarra e transformam seus jogadores em profissionais, há algumas brechas que mostram que esse tipo de aprendizagem de guitarra tem seus limites, principalmente no plano pedagógico.

Claro, o posicionamento dos dedos assim como a posição dos acordes são bem indicadas, mas não é o caso de todas as notas da música.

O jogo não indica em detalhes como você deve se posicionar: tem que colocar o dedão para baixo? Em qual lado do braço da guitarra? Com qual dedo você deve beliscar sua corda?

Essas questões e outras não têm respostas. Para respondê-las, você vai ter que fazer pelo menos uma pesquisa na internet.

Esse tipo de aprendizagem, vamos admitir, jamais vai substituir um professor de guitarra!

Aprender guitarra, violão, violão flamenco requer tempo, paciência, técnica, investimento e principalmente muita prática.

Graças a esses jogos, felizmente, a pergunta: “É fácil ou difícil se aprender a tocar violão?” acaba sendo simplificada!

Games nunca vão substituir verdadeiros professores de violão Um professor de guitarra a sua escuta!

Há vários pontos positivos para fazer aulas de guitarra ou violão com um professor, seja particular ou professor de uma escola de música ou em uma associação:

  • Você aprende a posicionar seus dedos no braço do instrumento
  • Você aprende a tocar com uma palheta, a arranhar suas cordas sem te machucar ou ter dor
  • Você aprende as escalas, a ler as tablaturas de guitarra e violão
  • Você aprende pelo menos algumas noções de solfejo
  • Você tem uma verdadeira relação humana, uma relação baseada na troca de sua paixão que é a guitarra com um profissional que vai te transmitir seu saber com muita atenção
  • Você recebe conselhos (a escolha de sua guitarra ou violão, a compra de seu instrumento e acessórios), os macetes para tocar bem o seu violão ou sua guitarra, sugestões para aumentar sua cultura musical
  • Você tem um guia que vai te impulsionar quando você quiser chutar o balde ou quando passar por dificuldades no aprendizado

E vários outros pontos positivos que você nunca poderá ter aprendendo guitarra com um videogame.

Mesmo se o mundo dos jogos se torna cada vez mais interativo, ele continua sendo virtual.

Os games para tocar guitarra podem ser verdadeiros complementos ao ensinamento de um professor, principalmente se você é um novato na guitarra ou no violão. Eles te ajudarão a tocar e a estimular sua vontade de praticar suas músicas favoritas. Mas você nunca terá um aprendizado completo através dos games.

Um curso de guitarra ou violão com um profissional vai te ensinar os macetes e vai te fazer progredir no plano técnico e emocional.

Não deixe de se informar para fazer cursos de guitarra facilmente, há em quase todas as cidades do Brasil.

A prática da guitarra e do violão deve ser viva, concreta e tocar uma música com outros músicos é bem mais legal que tocar na frente da televisão, você não acha?

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz