Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Tocar guitarra com uma só mão?

De Giovanna, publicado em 28/04/2017 Blog > Música > Violão > É possível tocar violão somente com uma das mãos?

Aprender a tocar guitarra quando temos duas mãos fisicamente aptas, não é sempre uma tarefa fácil, mas esta continua a ser algo realmente acessível a todas as pessoas motivadas.

Com muito treino, exercícios, motivação e ajuda, podemos chegar a um nível de conhecimento e aprendizado muito bom após alguns meses de estudos regulares.

Então, como tocar guitarra com apenas 5 dedos?

Quando usamos somente uma das mãos, a pergunta se complica um pouco: será necessário encontrar um meio para segurar a guitarra, assim como uma maneira para tocas as notas, seja com uma palheta, seja com os dedos.

Tocar guitarra sem usar uma das mãos. Tocar com uma mão só lhe parece um grande desafio?

Para conseguir executar os acordes, temos outro problema. A ajuda de uma outra pessoa será realmente bem-vinda (ex. aulas de violão).

 

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O apoio para tocar guitarra sem uma das mãos

Para tocar guitarra ou violão utilizando somente uma das mãos, é essencial que o instrumento esteja sobre um suporte estável:  para esta função, você pode utilizar seus joelhos como apoio, assim como faz o músico e guitarrista inigualável Ben Harper (embora ele use as duas mão para tocar também), ou pode utilizar um suporte externo: basta que você coloque seu instrumento sobre ele e toque suas diferentes notas e músicas com o auxílio de um bottleneck, por exemplo.

Bottleneck é uma pequena peça, de metal, vidro ou outros materiais, que o guitarrista utiliza sobre as cordas da guitarra. Ao deslizar esse acessório sobre as cordas, é possível conseguir novos sons e diferentes distorções.

Este acessório é muito utilizado por guitarristas dos estilos country e blues.

Para quem está começando a tocar violão, as informações que vamos apresentar aqui serão um pouco difíceis de seguir…

Posicionar-se corretamente

Não importa a situação, fique sempre atento à sua postura ao tocar guitarra ou violão: mantenha suas costas retas em relação ao encosto de uma cadeira ou sente-se em um banquinho, posicione o instrumento musical de forma reta e o mais próximo possível de seu tronco.

Mantenha a parte traseira plana do vilão bem próxima de seu corpo. Se não estiver conseguindo, peça ajuda a alguém (ex. seu professor de violão) para manter seu violão ou guitarra nesta posição.

 

Tocar com uma só mão e utilizando uma palheta

Para fazer com que as notas soem de forma distintas, dado que você seja um guitarrista iniciante, será mais prático utilizar uma palheta.

 

Tocar violão com uma mão utilizando uma palheta. Os acessórios são importantes para executar diferentes técnicas.

 

A palheta é um pedaço de plástico, de formato triangular, que é geralmente utilizado para tocar as notas individualmente ou para “arranhar” as cordas da guitarra ou violão, de modo a produzir um acorde. Para que isso aconteça da forma correta, você precisará de um violão afinado.

A palheta é um acessório muito barato e pode ser encontrado em diferentes lojas de música, ou através da Internet. Além disso, será possível encontra-las em diferente cores e estampas.

A forma como você segura a palheta será algo importante para tocar bem. Para isso, você deve fechar seu dedo indicador e seu polegar em forma de pinça, fazendo com que a palheta fique posicionada entre seus dois dedos.

A palheta também deve ficar em posição perpendicular a seu punho.

A técnica da palhetada alternada

Para tocar violão ou guitarra sem utilizar uma das mãos, nós poderemos começar pela técnica da palheta alternada.

Você irá tocar as cordas soltas, isto é, você fará com que elas soem da forma mais pura.

A palhetada alternada é uma técnica muito utilizada para qualquer que seja o estilo musical.

A ideia é muito simples: você deve, com a ajuda de uma palheta, tocar a corda de baixo para cima de maneira alternada e contínua, o que terá como efeito a distinção entre as notas.

Este exercício, aparentemente simples, não é tão fácil assim e exige muita prática, flexibilidade do punho e atenção para fazer com que cada corda soe como ela deve soar.

Quanto mais você souber lidar com esta técnica, mais você ganhará fluidez, precisão, mas também, resistência.

 

 O salto de cordas utilizando somente uma mão no violão

Para se concentrar na técnica de palhetada alternada e para fazer com que as cordas soem utilizando somente uma mão, é possível alternar as cordas realizando “saltos”.

Com isso, você poderá trabalhar melhor sua precisão.

A vantagem deste técnica é facilitar a forma de tocar a palhetada alternada sobre toda as cordas, incluindo aquelas que não são adjacentes.

Isto parece simples, assim de primeira, mas requer certa destreza.

Conselhos para a técnica de palhetada alternada

Aqui vão alguns conselhos sobre o que pode ser feito para que você tenha bons resultados com esta técnica:

  • Respeite a ordem da palhetada alternada, isto é, faça o movimento de tocar a corda sempre uma vez para baixo e outra para cima
  • Não tenha pressa, comece de forma suave e, depois, vá aumentando o tempo segundo a sua facilidade
  • Não utilize uma palheta muito fina, que tenha menos do que 3mm de espessura
  • O movimento da palheta deve ser feito com o seu punho e sem que você movimente o seu cotovelo
  • Trabalhe, se possível, em companhia de um metrônomo para que você se habitue a tocar as cordas em um mesmo ritmo
  • Faça estes exercícios todos os dias
  • Pergunte a você mesmo: como devo tocar violão/ guitarra?

 Tocando em legato com uma só mão

Pode ser que você já tenha ouvido a música <<Thunderstruck>> da banda australiana AC/DC, não? Nesta música, muito conhecida, Angus Young parece tocar todas as notas em sua guitarra utilizando somente uma das mãos.

As notas parecem estar voando, como se estivessem todas ligadas.

Este efeito é o chamado legato. Esta técnica combina, geralmente, duas outras técnicas que são: hammer e  pull-off.

O termo legato tem sua origem na língua italiana e significa <<ligado>>. Quando esta técnica é combinada com o deslizar os dedos sobre as cordas, por exemplo, o legato permite que você toque melodias utilizando somente uma das mãos.

O legato ajuda a obter um resultado extremamente melódico e fluido que nos faz lembrar das melodias de um saxofonista.

Inúmeros guitarristas de renome utilizam esta técnica e podemos listar aqui: o virtuoso Joe Satriani, Steve Vai ou mesmo Shawn Lee, guitarrista e compositor americano que ficou famoso por tocar com a banda The Eagles, ou mesmo os garotos que tocavam com Frank Zappa.

Obviamente, você deve possuir uma guitarra elétrica e conecta-la a uma grande fonte de distorção para fazer com que a corda ressoe desta forma.

Não hesite em colocar os sons agudos no máximo, de escolher o captador e você poderá “martelar” as casas utilizando somente sua mão esquerda – aquela que você posiciona sobre o braço do instrumento. Você deve puxar a corda imediatamente após soltá-la.

 

A técnica de tapping com uma mão só

Esta técnica, que é majoritariamente tocada com as duas mãos, pode ser também adaptada para ser tocada com uma única mão.

Também será necessário que a sua guitarra esteja conectada a uma boa fonte de distorção.

O tapping consiste em “martelar” as cordas com a mão direita (caso você seja destro).

O tapping permite obter linhas melódicas muito rápidas e expandir a forma como você toca, pois você procura tocar notas mais altas sobre o braço da guitarra (Como tocar guitarra mais rápido?)

Como executar o tapping apenas com uma das mãos

Você irá tocar uma corda com o seu dedo indicador ou seu dedo médio da mão direita (entre dois trates).

Não há a necessidade de utilizar uma palheta por via de regra, mas certas músicas alternam tapping e outras técnicas. Sendo assim, será preciso que você toque o tapping com seu dedo médio enquanto segura a palheta entre seu dedo indicador e seu polegar.

Para fazer com que a sua corda soe, você deve batê-la de forma muito precisa e com força. No momento em que a corda estiver solta, você deve fazer uma pequena inflexão em direção ao alto ou ou à parte inferior (conforme for lhe for mais cômodo) como se você fosse realizar um pull-off.

O som será, então, muito mais preciso.

Esta é uma técnica geralmente executada com um som saturado.

Os músicos que mais utilizam esta técnica são: Eddie Van Halen (veja e escute a música <<Eruption>>), assim como Steve Vai (veja o vídeo abaixo), Joe Satriani e Jennifer Batten, guitarrista que acompanhou Michael Jackson.


Outro músico que dominou esta técnica, mas já no estilo jazz, foi Stanley Jordan.

Duas outras pequenas técnicas são possíveis de se aprender, como o hammer no qual você deve tocar as notas batendo nas cordas que estão somente em sua mão esquerda, e o pull-off  que é tocado puxando levemente a corda para baixo e liberando muito rapidamente, produzindo um som nítido e preciso.

 

Tocar guitarra somente com uma das mãos é um desafio, mas é possível!

Como podemos ver, existem diferentes possibilidades para se tocar guitarra usando somente uma das mãos, porém são possibilidades limitadas para se tocar uma música inteira com estas técnicas.

Para aqueles que podem tocar com uma mão só, mas também com as duas, isso se torna um verdadeiro desafio. Por outro lado, permitirá que você aprenda muito sobre você, seu instrumento e o quanto é capaz de aprender coisas novas e surpreendentes.

Técnicas para tocar sem usar uma das mãos. Tocar guitarra pode se tornar um grande desafio

 

Você estará obrigatoriamente mais atento aos diferentes sons que você irá produzir e isto influenciará na qualidade com a qual você toca.

Será necessário que você tenha a ajuda de alguém para alternar as diferente técnicas.

Por último, retornamos ao básico, caso você queira tocar com uma ou com ambas as mãos: toque regularmente, todos os dias se possível (será melhor fazer desta forma do que tocar durante 3 horas durante um único dia e esquecer a existência de seu instrumento pelo resto da semana; vale também iniciar um curso de guitarra), comece sempre a tocar de forma suave e vá aumentando o tempo conforme você se sentir confortável.

E você até poderá tentar cantar e tocar guitarra ao mesmo tempo utilizando uma única mão.

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *