A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Como ir bem no exame do Enem de língua inglesa?

Par Carolina le 16/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como se preparar para a prova de vestibular de inglês?
Table des matières

A prova de inglês ou de outra língua estrangeira é obrigatória na primeira etapa dos vestibulares de quase todas as universidades. Ela também está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Se escolher o curso de Letras, você também poderá ter a prova de inglês de segunda etapa, ou seja, terá que redigir um texto na língua em alguns casos. Então, como se preparar para ir bem na prova de idioma do vestibular e do Enem para fazer o curso que tanto sonha?

Não dê muitas voltas, veja aqui alguns conselhos para se preparar para a prova de inglês do vestibular.

O idioma não deve ser praticado somente na classe escolar As salas de aula nem sempre são o melhor lugar para aprender a língua inglesa

Eles também vão te ajudar na aprendizagem do inglês para o resto de seus estudos.

Estude com outras pessoas para a prova

Essa solução normalmente funciona. Mas cuidado! Não vá estudar com seu melhor amigo. O objetivo é estudar, lembre-se disso. Não bater papo, dar uma voltinha no quarteirão, falar sobre o último game incrível e os quadrinhos de tal autor, etc. Então, tente se juntar a alunos que são sérios e estudam direito.

O fato de estudar em inglês em grupo, revisar as aulas de gramática, falar juntos e rever a pronúncia vai te ajudar a preencher as lacunas.

Na verdade, dentro de cada grupo de estudantes, cada um tem seus pontos fracos e fortes.

Então, cada membro vai poder preencher as lacunas de um e assim por diante.

O que é forte em pronúncia poderá dar seus pequenos conselhos de pronunciação. O outro, para o qual a gramática não tem mais (quase) nenhum segredo, explicará para aquele o raciocínio lógico para construir uma frase de tal e tal jeito.

Se você acha que trabalhar em grupo vai te fazer perder tempo para a sua revisão do vestibular, repense seus conceitos. Ele pode, ao contrário, te fazer ganhar tempo. Onde você pode perder tempo para entender alguma coisa, o outro aluno vai te explicar rapidamente o que é essa coisa.

Outros alunos podem ter a solução de seus problemas no idioma Os colegas podem te ajudar tirando suas dúvidas na língua inglesa

Fale inglês o quanto puder

Falar inglês para um aluno do ensino médio que sempre fez suas aulas no colégio (não em uma escola de idiomas) pode ser uma verdadeira humilhação. As pronúncias, os ditongos, as formulações de frases…

Alguns obstáculos linguísticos que alguns, por timidez, não ousarão fazer na frente de todos e sofrer o julgamento da sala inteira.

Porém, para revisar para a sua prova de inglês para o vestibular, seria de grande valia!

Não há como improvisar para aprender inglês. Isso necessita de refletir em inglês e de saber como materializar (ou verbalizar) seus pensamentos em uma língua que não é a sua.

Nosso conselho é, então, praticar inglês ao máximo, principalmente falando. Nem todo mundo poderá viajar para os USA, Austrália, Canadá, Reino Unido, etc… Por isso, vamos ter que encontrar outra solução!

Se você tem a chance de viver em uma cidade universitária ou uma grande capital (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife…), você poderá encontrar um anglófono. Alguns você pode mesmo encontrar em alguns Pubs ou bares de sua cidade.

Normalmente, essas pessoas precisam de uma ajudinha com o português. Por que você não propõe para essa pessoa uma troca de línguas? Isso quer dizer que você vai tirar suas dúvidas em português e ela vai te ajudar com o inglês. Isso vai te ajudar a treinar seu ouvido também.

Você pode até encontrar anúncios desse tipo em universidades (as de Letras, por exemplo), nos Diretórios Acadêmicos (DAs), em associações, Pubs, etc.

Fazendo isso, seu ganho de fluidez e confiança será incrível. Enfim, você pode também digitar no Google « falar inglês online » e ver o que você acha. Não se esqueça que com ferramentas como Skype, as coisas se tornaram mais fáceis atualmente!

Há mesmo sites especializados que vão te colocar em contato com um interlocutor inglês. Via Skype, você também terá conversas muito úteis para o seu vestibular.

Complete suas revisões na internet

Na internet, a grande referência de aulas de inglês continua sendo o site Solinguainglesa.com.br. É simples, o site é uma verdadeira biblioteca da matéria.

Ele pode ajudar muito os alunos brasileiros. Alguns professores indicam esses sites para os estudantes.

Na verdade, ele fala dos principais temas tratados em aula. Eles também oferecem fichas de revisão e aulas de inglês repertoriadas. Agora, o mais importante: ele oferece simulados de inglês das universidades mais importantes do Brasil.

O sucesso do vestibular e Enem também depende do idioma Ter aquele diploma tão sonhado também passa pelo aprendizado da língua inglesa

Outro site muito bom para quem quer trabalhar o oral em inglês e se divertir ao mesmo tempo: Mairo Vergara. O professor disponibiliza aulas em vídeos gratuitas. Além de ter um bom conteúdo, suas aulas são muito engraçadas!

Não importa qual matéria você esteja precisando, ela estará com certeza em um desses sites. Eles têm todas as regras essenciais como as da gramática, conjugação, vocabulário, metodologia…

Eles também disponibilizam alguns exercícios para fazer online. Várias frases para ser completadas estarão lá só esperando para que você as complete! Elas são corrigidas automaticamente.

Você perceberá os seus erros e o site explicará como não cometê-los de novo graças às aulas de inglês sob medida.

Você também pode descobrir o conteúdo das escolas em inglês!

Treine para as provas através de quiz

Há outros sites que contêm exercícios de inglês para treinar para as provas de vestibular.

Vamos voltar ao site Solinguainglesa! Além de exercícios, você pode encontrar jogos online no idioma! Ele também apresenta outros recursos como trava-línguas, rimas,  piadas, etc. E claro, sem esquecer dos famosos simulados.

Vários simulados estão na web para você revisar seu inglês especialmente para a primeira etapa do vestibular e Enem.

Rápido e lúdico, é sempre bom fazer um quiz! Assim, você se diverte e aprende ao mesmo tempo.

Mas não se engane! Não ache que estará preparado após acertar todos os exercícios propostos por esses sites. Você deve estudar seriamente as regras da gramática, o vocabulário para ter as bases certas para qualquer tipo de exercício no idioma.

Então, esses exercícios são bons para treinar o raciocínio e variar a forma do aprendizado. Mas eles não fazem milagre e devem ser acompanhados de muito estudo para ajudar nas provas de vestibular.

Entre de cabeça no inglês

Imersão, essa é a única solução com 100% de garantia de dar certo! Para aprender inglês, é importante estar sempre em contato com a língua. Infelizmente, é difícil partir para os Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda antes do vestibular…

Mas não se desespere! Vários elementos vão permitir que você esteja imerso na cultura anglo-saxônica sem precisar de viajar! Eles são os filmes, leituras, séries… Se você conseguir incluir a língua inglesa em suas horas vagas, seria um grande avanço!

A gente já falou da importância de conversar com pessoas anglófonas para o aprendizado da língua. É uma das primeiras coisas a se fazer.

Você pode utilizar também os outros suportes para sempre estar praticando o idioma. Primeiramente, para revisar o escrito de inglês para o vestibular e Enem, é importantíssimo ler. Isso passa pelos jornais (você encontra na internet facilmente).

Mas há milhões de sites a sua disposição e sobre os temas que te interessam: esporte, cultura, cinema, ciência, atualidades, sites de informação em inglês…

Enfim, não há nada melhor que se deixar levar por um bom romance em inglês (livros, viu gente?)…

Embarque em uma história em inglês! Se algumas palavras te travarem no começo por não conhecer o significado delas, não se deixe levar pelo desânimo! Continue insistindo e conte com  a ajuda de um dicionário inglês-português ou somente inglês para prosseguir sua leitura. Pode ter certeza que a fluidez chegará um dia!

Não se esqueça que a leitura é muito importante para identificar as palavras. Escutar o inglês também é tão necessário quanto! Nós aconselhamos de exercitar seus ouvidos com um suporte que com certeza você adora: séries e filmes.

A leitura desenvolve muito os conhecimentos no idioma Ler sempre será um bom caminho para aprender a língua inglesa

Veja os episódios de sua série preferida ou filmes anglófonos sem legenda ou com legendas em inglês. Você identificará a pronúncia das palavras graças à legenda escrita embaixo.

Treine a escrita em inglês para as provas abertas

Sim senhor, para os candidatos a vaga de letras, a prova aberta de inglês é essencial. Além disso, não há melhor maneira de fazer o cérebro funcionar em outra língua que a fala e a escrita. A vantagem de escrever na outra língua é que você tem mais tempo para refletir.

Por exemplo, a tradução literal do português para o inglês quase nunca é possível. A língua de Shakespeare possui sua própria gramática e suas próprias regras. As frases são construídas de maneira diferente.

Para preparar-se melhor para sua escrita em inglês, é necessário saber a língua. E quando falamos em saber, não quer dizer saber falar. Nem sempre falar significa dominar a língua também na forma escrita. Esqueça a ajuda de tradutores online! Eles nem sempre são bem-vindos…

Se quiser um reforço, os professores particulares do idioma são altamente recomendados! Para isso, você pode contar com o site do Superprof! Lá você encontra os melhores professores de inglês sob medida para as suas necessidades!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz