A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

A língua inglesa do Enem sem mistérios

Par Carolina le 18/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como estudar para a prova de inglês do vestibular?
Table des matières

Quando as datas dos principais vestibulares e Enem saem, a prova de inglês ou de outra língua estrangeira é a menos dá medo nos alunos.

Porém, a matéria em si está longe de ser simples e requer muita atenção. Caso contrário, seria uma pena perder pontos por causa de falta de conhecimento no idioma.

Mesmo assim, muitos estudantes ignoram essa importância e dão mais importância para as provas de português, matemática, física, química… E o inglês é deixado em segundo plano.

Erro bobo! A nota na prova de línguas pode determinar o seu resultado e fazer você passar no vestibular daquela universidade e curso que tanto queria!

Você não iria arrepender se não passasse por causa da prova de inglês?

Inglês nas escolas é possível?

O inglês é a língua mais ensinada no mundo. No Brasil, a língua está incluída no currículo escolar a partir da 6ª série do ensino fundamental.

É muito difícil não passar pelo inglês em sua vida escolar, seja no ensino fundamental, médio e superior.

Aulas de inglês nas escolas, exercícios de expressão escrita, expressão oral, compreensão escrita e oral…

Tudo é feito para se ter um aprendizado global e acessível para os alunos. Os professores de inglês seguem esse sistema para que os alunos possam treinar e conseguir os melhores resultados nas provas do vestibular.

Porém, é fácil constatar que o nível de inglês dos alunos que passam no vestibular está longe de ser bom… Por isso, é preciso fazer mudanças no ensino para que os vestibulandos tenham boas notas para o vestibular e um bom nível de inglês para a vida adulta.

Estude o idioma para sair na frente no mercado de trabalho Gráficos, números e a língua inglesa são essenciais em muitas profissões

Como avaliar o nível de competência? Através de um sistema simples determinado pelo quadro europeu comum de referências para línguas:

  • Nível A1:
    Nível de escola elementar. Aprendizagem de bases, algumas palavras…
  • Nível A2
    Nível com 5 eixos: compreensão oral, expressão oral, interação oral, compreensão escrita e expressão escrita.

A fonética, a sintaxe, a cultura e a história dos países anglófonos também são estudadas.

  • Nível B1, nível ensino médio.

O programa escolar de inglês do ensino médio se difere do ensino fundamental. Ele valoriza outras coisas, entre elas, a pronúncia oral em inglês.

O teste de nível de inglês dos alunos é avaliado através dos mesmos critérios que o teste de nível do colégio. Porém, os exercícios são mais complexos.

Dicas para ir bem na prova de inglês no vestibular

Você não sabe que horas vai estudar inglês para o vestibular depois rever matemática, português, física, química? Não se esqueça que essa prova é tão importante quanto as outras!

Então, como se preparar para a prova de inglês para o vestibular?

  • Estude em grupo

Aprender juntos permite avançar mais rápido. Cada um pode contribuir com o aprendizado do outro com seus pontos fortes. A vantagem é que nem todo mundo é bom nas mesmas coisas! Então, quem é forte em gramática ajuda o outro que é bom em vocabulário e vice-versa.

Então, pegue uma matéria que cai no vestibular e estude entre colegas!

  • Fale inglês!

Os alunos normalmente não ficam à vontade quando devem falar em inglês. Para ter mais confiança no seu taco, você deve falar sempre quando pode.

Com a prática, você vai desenvolver um automatismo e ficará mais à vontade para falar.

Misture-se com a população anglófona, frequentemente presente em cidades universitárias. Com certeza a melhor formação possível.

  • Estude online

Complemente suas aulas na escola estudando na internet. Várias aulas de inglês estão disponíveis gratuitamente em inúmeras plataformas.

Fichas de revisão, exercícios corrigidos, temas de vestibulares, dicas para aprender rapidamente… Entre no site solinguainglesa e aproveite!

  • Teste online

Se você ainda não está preparado para fazer o TOEIC nem o TOEFL, tente os testes online disponíveis gratuitamente.

Vários exercícios corrigidos estão disponíveis na internet.

  • Viva o inglês

Mergulhe ao máximo nessa cultura inglesa, norte-americana, etc! Veja séries, filmes e leia a mídia anglófona.

Tenha bons resultados no vestibular estudando com um amigo A língua inglesa pode ser aprendida com o colega

  • Faça aulas particulares

Se você tiver muitas lacunas ou quer chegar no melhor resultado possível, faça aulas personalizadas e particulares para tirar suas principais dúvidas.

Prova de inglês para o vestibular e Enem

Mas como funciona a prova de inglês para o vestibular?

  • Prova de múltipla escolha

A prova sempre contém um texto. Ele pode ser um texto de um jornal, um artigo científico, uma publicidade, um poema, uma crônica…

Normalmente a prova é composta de várias perguntas de interpretação de texto. Você deve respondê-las de acordo com o conteúdo. Então, a primeira dica preciosa é ler atentamente o texto para não ter que voltar sempre quando tiver uma dúvida.

Nessas horas, você não pode pensar nas outras provas! Você tem que estar inteiramente concentrado para entender tudinho que estiver no texto.

Não trave em uma palavra que não conhece o significado, vá em frente! Na maioria das vezes a gente entende o sentido dela graças ao contexto. Então, não adianta tentar lembrar dela porque isso será uma grande perda de tempo.

Outras questões muito importantes são as de gramática. Os verbos irregulares são arroz de festa, então, aprenda a lista de cor.

Outras palavrinhas que sempre gostam de aparecer na prova são as conjunções, as linking words. Aprenda até as mais raras porque elas caem com frequência.

Outros pontos gramaticais sempre presentes nas provas de vestibular de inglês são a voz passiva: « The street was blocked by the police« . Normalmente, elas são utilizadas para chamar a atenção da ação e não de quem fez a ação.

A prova de idioma no vestibular é muito importante Agenda e caneta nas mãos! Programe o horário de estudar a língua inglesa

Reported speech, ou seja, os discursos indiretos, são as famosas fofocas em inglês! Sabe quando você tem que dizer que a amiga que contou algo:

« She said that we had spoken with her about the test yesterday ».

Como estudar para a prova de inglês do vestibular e Enem

Você deve aprender a se organizar para revisar rapidamente e, principalmente, de maneira eficaz.

Veja aqui alguns conselhos para fazer a prova de inglês do vestibular e otimizar o seu tempo:

  • Faça fichas de revisão: elas devem ser temáticas e coloridas. Brinque com as cores para elas te ajudarem a memorizar o essencial.

Elas devem principalmente ser muito resumidas. Então, faça suas fichas em forma de listas.

  • Enriqueça o seu vocabulário: faça as listas temáticas e tente ler o máximo em inglês na internet.
  • Divirta-se! Estudar é bom, mas estudar se divertindo é melhor ainda. Você não terá a impressão de estudar se passar um bom momento.

Veja filmes e séries sem legenda ou com legenda em inglês.

  • Fale inglês (não custa repetir): além de treinar sua expressão oral em inglês, você vai refletir na língua falando. Fazer exercícios também é muito importante, mas força seu raciocínio somente para o tema do exercício. Já falar, vai forçar muito mais seu raciocínio para coisas que não estejam necessariamente nos exercícios.
  • Faça simulados: há muitos simulados baseados nas provas de vestibulares mais concorridos e do Enem. Então, não perca tempo e acostume com o tipo de questão das provas e veja onde erra mais para corrigir e ter melhores resultados na prova de verdade!
  • Organize-se: faça uma agenda, com horários programados para cada matéria e para cada tema.

Principalmente, não pense que está perdendo tempo estudando inglês. Muitos candidatos ignoram a língua e pode ser que seu diferencial esteja justamente aqui onde nem muitos deram atenção.

Outra coisa que não custa reforçar: administre seu estresse. Pense que não há mais nada a ser feito na hora H. Você se preparou e está preparado para lacrar!

Inglês para comércio exterior e outros cursos superiores

Saber falar inglês é indispensável para muitas áreas profissionais. Se você quiser ser tradutor, jornalista, trabalhar com turismo, saiba que falar inglês é essencial.

Como o nome mesmo já diz, comércio exterior é uma das profissões dependentes desse idioma, pode ter certeza!

Mas não somente! Várias outras profissões precisam do domínio da língua inglesa.

O inglês é uma das principais línguas faladas no mundo, principalmente no meio dos negócios.

Para conversar e fazer negócios com os clientes internacionais, o domínio da língua é primordial.

Toda profissão precisa de pessoas que sabem falar outros idiomas Negociar na língua inglesa é essencial atualmente

Os empregados falam claramente: ter um bom nível de inglês é tão importante quanto saber negociar. Afinal, como você vai conseguir convencer o cliente sem falar um idioma que ele conheça?

Então, se quiser trabalhar com comércio exterior, ser executivo de grandes empresas ou trabalhar na diplomacia, melhore consideravelmente seu nível de inglês. Nunca é demais praticá-lo cada vez melhor!

Você pode entrar em universidades com o curso de comércio exterior, por exemplo, através do vestibular ou com uma determinada nota do Enem.

Pense também em fazer testes reconhecidos mundialmente como o TOEIC, TOEFL, IELTS. Assim, você terá sempre uma prova de seu nível no idioma.

Se você conseguir uma boa nota nesses exames quer dizer que você tem um bom nível de inglês. Além disso, você já vai estar preparado para encarar as exigências do mercado de trabalho!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.