Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Nossas dicas para que você melhore seu desempenho em números e cálculos

De Fernanda, publicado em 28/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Como melhorar em matemática?

Estudando para o vestibular? Quer fazer engenharia na Poli? Ou então se tornar um professor e fazer licenciatura em matemática? Ou que tal seguir uma carreira acadêmica em física, com direito à mestrado, doutorado e pós-doc? Ou simplesmente gosta de cálculos e números no dia a dia?

Ficar bom em matemática é o sonho e o objetivo de muitos estudantes, esteja ele querendo ingressar uma carreira em exatas ou em humanas. Ou até se ele tiver outros objetivos acadêmicos ou profissionais.

Não importa as suas razões, a questão é que estudar e melhorar seu desempenho em matemática é uma vantagem grande para qualquer um. Nesse mundo tão corrido, o quanto mais depressa melhor, certo?

Sempre é útil tentar atualizar o seu cérebro com novidades, conhecimentos diferentes, principalmente em matemática, com suas fórmulas e teoremas. Você sabe, por acaso, como aplicar as técnicas de cálculo mental para fazer uma compra de supermercados? Pois bem!

O Superprof está aqui para ajudá-lo! Elaboramos uma série de dicas, conselhos e truques para que você consiga aprimorar ainda mais seus estudos nessa disciplina tão temida. Alguns deles, inclusive, nem são ensinados na escola!

Quer saber mais? Vamos lá!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Como virar fera em cálculo mental?

Uma das noções de base mais importantes em matemática, além do teorema de Pitágoras, ou de conceitos como retângulo, triângulo, ângulo reto, aritmética, equação, números primos, números complexos, raiz quadrada, frações, enfim… É o cálculo mental, isso mesmo!

Fazer contas de cabeça e rápido Esqueça Einstein. Que tal calcular tão depressa como Alan?

A calculadora é um instrumento muito eficiente, claro, mas se um estudante não conseguir resolver uma equação (multiplicação, adição, divisão, subtração) de cabeça ou mesmo no papel… Ele sempre vai ter problemas nas aulas de matemática!

Mas a solução para isso talvez seja o cálculo mental!

Suas vantagens são muitas: seja durante as aulas, em cursos online, no reforço escolar, aulas particulares, provas, vestibular e até no dia a dia:

  • Você ganha tempo na hora de resolver os exercícios;
  • Você vai tirar de letra suas contas domésticas;
  • Vai calcular as proporções com facilidade;
  • Vai botar pra funcionar sua memória e seus neurônios!

A meta de todo estudante é evoluir em matemática a tal ponto que fazer contas e cálculos se torne um ato espontâneo, natural, um reflexo, certo? Exercer o cálculo mental diariamente prepara seu cérebro justamente para isso.

Em todos os casos, a prática diária e constante do cálculo mental, por cerca de dez minutos por dia, já é suficiente.

Você só precisa conhecer, de antemão, os seguintes conteúdos: tabuadas de multiplicação, raiz quadrada, complementos do número 10, regras de fatoração… E lembre-se que existem ainda muitos truques para que você consiga calcular depressa:

  • Observar o último algarismo de um número, por exemplo;
  • Decompor números grandes na hora de somar;
  • Simplificar números para subtrair;
  • Agrupar unidades, etc.

Como calcular mais rápido do que uma calculadora?

Nas aulas de reforço escolar, no apoio no dever de casa, nas aulas particulares ou regulares na escola, e até mesmo nos cursos online, há uma grande quantidade de situações onde você precisa calcular (do ensino fundamental ao superior). Seja para fazer uma operação com frações, resolver uma equação do segundo grau, ou então em geometria, uma função logarítima, encontrar uma raiz quadrada, fazer uma equação diferencial, um número inteiro, complexo, relativo… Ufa!

Como ganhar tempo com tantos números e contas? Como calcular mais depressa?

Comece revendo os conteúdos de base do cálculo mental. É fundamental decorá-los. Veja alguns recursos básicos para ajudar nessa empreitada:

  • As tabuadas de adição e de multiplicação;
  • Conhecimento dos números quadrados até 15² (=225), bem como as potências;
  • A técnica de multiplicação por potências de 10 com expoentes negativos (é preciso andar a vírgula para a esquerda) e de expoentes positivos (deslocar a vírgula para a direita);
  • Usar a propriedade « dividir por um número = multiplicar pelo número inverso » (por exemplo, dividir por 0,25 é multiplicar por 4)
  • Aprender os produtos notáveis: (a+b) ² = a² + 2ab + b², (a – b) ² = a² – 2ab + b², (a+b) (a – b) = a² – b².
  • Aprender as regras de fatoração;
  • Conhecer as ordens de grandeza.

Outra dica é começar a frequentar aulas particulares de matemática, em casa, se possível. O professor poderá lhe dar muitas dicas e apoio. Isso vai treinar e atualizar o seu cérebro.

Um estudo da Califórnia detectou que o cérebro humano tem a capacidade de memória equivalente a 1 petabyte (o mesmo que 1015 no Sistema Internacional de Unidades). Mas com tantas novidades a cada dia que passa, é preciso ter estrutura suficiente para integrar tudo isso nos seus estudos de matemática!

Isso exige, claro, tempo, dedicação, trabalho, paciência e motivação, mas os resultados vão surpreender e você vai guardá-los pelo resto de sua vida!

Por isso é fundamental revisar e praticar as técnicas de cálculo mental e de matemática aplicada. Revise seu curso, releia seus livros, converse com seus colegas, seu professor, seus pais, e não se esqueça: divirta-se aprendendo!

Qual o número ideal de aulas para ficar bom em matemática?

Velocidade e tempo na hora de studar Em matemática, cada um avança no seu ritmo. Infelizmente nem todos são ritmados como um relógio…

Depois de destrinchar as técnicas do cálculo mental, nós queremos propor aqui um assunto mais completo e generalista.

Você sabe por acaso quanto tempo você precisa para ficar bom em matemática?

Quantas aulas são necessárias (reforço escolar, apoio no dever de casa, aulas particulares…) para melhorar seu desempenho nos cálculos? Uma questão com certeza bem relativa, uma vez que algumas pessoas precisam de muito mais apoio do que outras. Mas uma coisa é certa: a frequência é muito importante. Para aprender e assimilar os diferentes conceitos da disciplina, seu cérebro precisa treinar todos os dias, ou talvez a cada dois dias, para ler, decifrar, guardar todos os conteúdos.

A matemática é uma matéria que exige uma organização rigorosa da parte do aluno. Se o estudante não for organizado, ele precisa utilizar alguma metodologia que ajude-o nessa empreitada. Para isso, o primeiro passo é entender antes de decorar. Compreender a lógica de determinado conteúdo antes de decorar uma fórmula ou um teorema. Além disso, cuidado com os exercícios corrigidos: nunca olhe a resolução antes de resolver você mesmo!

Enfim, procure prestar atenção nas aulas, ser curioso, perguntar, tirar sempre suas dúvidas e praticar com frequência os exercícios. Essas são dicas essenciais para estabelecer uma organização e se tornar bom em matemática.

Seguindo essas orientações, avançar nos estudos talvez fique tão simples como aprender a ler. Procure se concentrar na compreensão dos enunciados e no vocabulário empregado. Evite erros recorrentes, como: confiar demais na sua inteligência, ficar distraído durante as aulas, deixar a revisão para o dia anterior da prova, ou utilizar a calculadora em vez de fazer cálculo mental.

10 estratégias para melhorar seu desempenho em números e cálculos

A matemática ainda é muito importante no desenvolvimento da criança, e é por isso que ela é ofertada desde cedo na escola. Algumas instituições já introduzem a noção de cálculos antes mesmo da Educação Infantil. Isso porque é essencial aprendermos desde pequenos as noções de lógica, de grandeza, de síntese, de espaço, de memorização. Só o fato de refletir diante um problema desenvolve inúmeras habilidades.

Vamos passar às dicas práticas agora? Todas essas aulas de reforço escolar, aulas em casa e outros estudos com um professor de matemática devem valer para alguma coisa, certo? Para melhorar suas notas, por exemplo.

Mas como você consegue aprimorar ainda mais seu desempenho e aumentar seu conceito em matemática?

Seja você estudante de ensino fundamental, ensino médio, universidade, curso técnico: o objetivo é o mesmo para todos. Veja então nossos dez grandes conselhos para evoluir e avançar nos estudos:

  • Domine um tópico antes de passar para o próximo;
  • Treine regularmente sua memória com exercícios de matemática;
  • Sempre escreva no papel;
  • Estude em um lugar calmo: no quarto ou na biblioteca
  • Fale com seus colegas sobre os assuntos mais complexos: procure sempre oportunidades para explicar o que você já sabe, ajude os outros e procure ajuda;
  • Anote cada etapa da resolução do problema;
  • Escreva à lápis e passe a limpo;
  • Saiba fazer um bom rascunho;
  • Não espere a madrugada para estudar;
  • Ilustre o problema.

Os 10 melhores truques em matemática que não ensinam na escola

truques matemáticos para tirar boas notas Não tente me enganar: você sabe me dizer quais são os outros algarismos do Pi depois do 3,14?

Para completar e finalizar esse grande treino em números e cálculos, nós decidimos dar os últimos 10 truques para aprimorar seu desempenho em matemática. Artimanhas que não são ensinadas na escola, mas que são extremamente úteis no dia a dia!

  • Converter graus Celsius em graus Fahrenheit e vice-versa
  • Descobrir o dia da semana de qualquer data
  • Multiplicar números grande de cabeça
  • Multiplicar por 11
  • Como se lembrar dos primeiros algarismos do Pi
  • Elevar qualquer número ao quadrado
  • Acrescentar e subtrair frações
  • Reconhecer diferentes múltiplos
  • Converter seu salário em valor por hora
  • Elevar os múltiplos de 5 ao quadrado

E sobretudo: não desanime! A solução para ir bem nos estudos dos números não está tão longe assim. Você é perfeitamente capaz de evoluir em matemática e se tornar um excelente aluno ou um especialista nos cálculos. Siga nossas dicas e boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz