Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Saiba o que é o Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

De Carolina, publicado em 30/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como fazer o certificado espanhol SIELE?

Você adora línguas e principalmente o espanhol? Quer trabalhar em uma área onde precisa falar a língua da maioria de nossos países vizinhos?

Então, não perca tempo! Comece aprendendo espanhol desde já! Pois quanto mais cedo aprender uma língua, mais fácil ela será para você.

Mas e quando você já aprendeu o espanhol o suficiente e chega a hora de colocá-lo em prática? Para conversar com nativos, sem problemas! Você os encontra e começa a hablar facilmente. Mas quando você precisa de provar para uma instituição ou empresa que você fala, entende, lê e escreve bem a língua? E em qual nível?

Por isso eles criaram os exames que medem a proficiência da língua para os falantes não nativos. Assim, você comprova que sabe a língua em todas as suas vertentes e não tem problemas em se comunicar através dela.

Essa situação acontece muito em multinacionais ou quando as pessoas fazem estudos relacionados com algum país hispanófono. Para conseguir a vaga de uma graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado relacionado com a língua, é preciso ter um desses certificados na maioria das vezes.

Quando você quer fazer parte ou seus estudos integrais em espanhol, o certificado é quase unânime!

Porém, qual escolher? Existem uma dezena de certificados de espanhol, uns mais específicos que os outros.

Uns são direcionados somente para verificar a proficiência da língua para tratar de negócios, empresas. Outros servem para fins acadêmicos e muitos servem para os dois fins.

Neste post, vamos falar do SIELE. A vantagem desse teste com relação a todos os outros é que ele é feito completamente online.

Leia muito no idioma para ir bem na prova Os temas dos exames de língua espanhola variam, mas são previsíveis

Outra coisa positiva é que ele foi concebido em parceria com duas universidades da América Latina: Universidad Nacional Autónoma de México e a Universidad de Buenos Aires. Por enquanto, esse foi o único teste que vimos que envolvem instituições do nosso continente. Os outros são desenvolvidos normalmente por universidades da Espanha.

Então, vamos aprofundar no SIELE?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O que é o SIELE?

O Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española, o SIELE, é uma iniciativa do Instituto Cervantes, da Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e da Universidad de Buenos Aires. Além deles, mais de 75 universidades da Espanha e da América Latina estão no projeto para assegurar a qualidade do teste.

Entre todos esses parceiros se encontra o Instituto Cervantes (IC) que é um órgão criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes espanhol para difundir a língua espanhola e sua cultura em diferentes países.

Eles se uniram para realizar um exame de proficiência da língua espanhola completamente online! Todos podem fazê-lo de qualquer lugar do mundo, seja você um estudante, profissional, pesquisador…

Seu objetivo é medir a proficiência na língua espanhola como língua estrangeira. Eles utilizam o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas como base para definir os níveis dos alunos, ou seja, A1, A2 (básico), B1, B2 (intermediário), C1 (avançado), C2 (fluente).

Por que escolher o SIELE?

O exame é feito pelo computador e se adapta às necessidades de cada um.

Isso porque você pode tanto avaliar sua fluência global na língua espanhola quanto avaliar cada competência separadamente. Por exemplo, você pode fazer o teste somente para testar suas capacidades orais, escritas, de compreensão oral ou escrita ou testar todas essas capacidades de uma só vez.

Além disso, ele é feito em parceria com universidades da América Latina e Espanha. Isso quer dizer que ele considera as diferenças do idioma em cada continente. Para ser mais exato, o SIELE avalia 3 variações do espanhol oriundas de regiões diferentes.

Isso é muito importante porque ele absorve as nuances da língua. Para ficar mais claro para nós, brasileiros, imagina se você fosse um estrangeiro e soubesse o português do Brasil, certo? Porém, quando passasse pelo exame, ele fosse uma prova em português de Portugal? Seria mais difícil, não é?

Então, essa que é a vantagem de fazer esse teste se você aprendeu espanhol da América Latina. Mas, enfim, uma coisa não anula a outra! Isso não quer dizer que você não iria conseguir se sair bem em um teste feito por uma instituição espanhola. Com certeza, eles abordam o idioma de maneira neutra, incluindo os pontos comuns (que é a maioria) entre os diferentes espanhóis.

Qual é o conteúdo do teste?

O SIELE é realizado online, mas se quiser fazê-lo, você terá que se inscrever em um centro de exame. Você não terá problemas em encontrar um centro nas principais capitais.

Mude para a América Latina e saiba o idioma O Peru pode ser um excelente local para você ficar craque na língua espanhola

O teste possui quatro provas: Compreensão de leitura (CL), Compreensão auditiva (CA), Expressão e interação escritas (EIE) e Expressão e interação orais (EIO).

Vamos detalhar cada uma delas

  • Compreensão de leitura (CL): ela é dividida em 5 partes tendo 38 questões no total. Elas possuem vários textos de diferentes níveis de complexidade e, após ler os textos, você responde algumas perguntas de interpretação. Você tem 60 minutos para realizar essa prova e ela vale 250 pontos no total. O resultado sai imediatamente.
  • Compreensão auditiva (CA): ela é dividida em 5 partes e com 38 questões no total. Você vai escutar alguns áudios e vai responder questões relativas a eles. Você tem 55 minutos para fazer essa prova que vale 250 pontos. O resultado dela sai imediatamente.
  • Expressão e interação escritas (EIE): você vai escrever dois textos em espanhol de acordo com cada enunciado. Você tem 50 minutos para executá-los. Eles serão gravados e avaliados posteriormente pela equipe examinadora.
  • Expressão e interação orais (EIO): O candidato realiza 5 tarefas. Ele vai escutar alguns áudios com perguntas e vai respondê-las oralmente. Ele também deve fazer duas apresentações orais. O tempo máximo para essa prova é de 15 minutos. Eles serão gravados e avaliados posteriormente pela equipe examinadora.

O candidato tem a opção de fazer as quatro provas ou pode optar por quatro combinações diferentes:

  • S1 Compreensão de leitura + Compreensão auditiva
  • S2 Compreensão de leitura + Expressão e interação escritas
  • S3 Compreensão auditiva + Expressão e interação orais
  • S4 Expressão e interação orais

Caso quiser fazer as 4 de uma vez, o tempo total é de 3 horas com um intervalo de 15 minutos após a realização da CA.

Como se preparar?

O exame possui quatro provas, como especificamos acima. Vamos falar detalhadamente sobre cada prova e sobre cada tarefa.

O que é importante gravar aqui são os temas de cada tarefa. Após saber sobre cada tema, procure assuntos relacionados na internet e treine em casa.

Improvise simulados em casa, assim você terá bastante sucesso na hora H do exame!

Compreensão de leitura

  • Tarefa 15 questões – nível A1
    O candidato deverá ler cinco textos contendo de 40 a 80 palavras.
    Duas questões serão sobre ideias gerais e três questões mais específicas sobre os textos.  Você terá três opções de respostas de múltipla escolha.
    Temas: mensagens, textos eletrônicos, material informativo e promocional (matérias jornais, revistas, folhetos, anúncios publicitários).
  • Tarefa 25 questões – nível A2
    Tarefa muito parecida com a 1 mas com textos maiores de 250 a 300 palavras.
  • Tarefa 3 8 questões – nível B2
    O candidato deverá ler textos contendo 100 a 120 palavras e responder a 8 questões sobre eles.
    Temas: curiosidades, informações práticas como guia de viagens, experiências, notícias, biografias, ofertas de trabalho.
  • Tarefa 48 questões – nível B2
    Ler textos incompletos e completá-los com palavras.
    Temas: matérias de opinião, notícias, cartas, âmbito público, acadêmico e profissional.
  • Tarefa 512 questões – nível C1
    Ler textos incompletos e completá-los com palavras.
    Temas: questões gramaticais, textos grandes e complexos sobre temas específicos retirados de revistas, livros e artigos científicos de âmbito acadêmico e profissional.

Compreensão auditiva

Os áudios são reproduzidos duas vezes. Você escutá-os e os responde logo em seguida. Após a resposta, você vai passar automaticamente para o próximo áudio.

Aqui pode ser um lugar ideal para você aperfeiçoar no idioma Vá para a capital catalã para aprender a língua e passar no teste

Atenção porque você não pode voltar nas questões já respondidas!

  • Tarefa 15 perguntas e respostas – nível A1
    Temas: conversas do cotidiano de âmbito pessoal – máximo 2 minutos para cada conversa.
  • Tarefa 2 – 5 perguntas e respostas -nível A2
    Temas: notícias de rádio sobre aspectos do cotidiano. Âmbito público – máximo 3 minutos para cada conversa.
  • Tarefa 3 – 8 questões – nível B1
    Temas: Oito monólogos – informal, curiosidades, experiências pessoais. Âmbito público e profissional.
  • Tarefa 4 – 8 questões – nível B2
    Responder perguntas sobre as entrevistas.
    Temas: Entrevistas de rádio e televisão. Âmbito público – máximo 4 minutos para cada.
  • Tarefa 5 – 6 questões – nível C1
    Escutar monólogo e responder às questões.
    Temas: conferência, discursos sobre projetos, experiências. Âmbito acadêmico – máximo 4 minutos.
  • Tarefa 6 – 6 questões – nível C1
    Escutar monólogo e responder às questões.
    Temas: conferência, discursos sobre projetos, experiências. Âmbito acadêmico – máximo 6 minutos.

Expressão e interação escritas

A intenção aqui é ver as capacidades do candidato de escrever e compreender. Ele deverá fazer duas tarefas.

  • Tarefa 12 textos – níveis A1 a B1
    1º texto: escrever uma resposta para um determinado email ou com comentário no fórum de um blog.
    2º texto: A partir de um texto, o candidato responde entre 100 e 150 palavras.
  • Tarefa 2 – 2 textos – níveis B2 a C1
    1º texto: escrever uma matéria de opinião ou uma carta para um jornal de 250 e 300 palavras a partir do enunciado.
    2º texto: o candidato escolherá entre duas opções de manchete de jornal. Ele terá que escrever um texto de 250 e 300 palavras sobre a que escolher.

Expressão e interação orais

A intenção da prova é avaliar as capacidades orais do candidato de falar e compreender o que escuta. Ele deverá fazer cinco tarefas.

Faça um teste para saber como está seu vocabulário O certificado do idioma pode ser sua porta de entrada para um emprego novo

  • Tarefa 14 questões – nível A1
    Responder oralmente quatro perguntas de caráter pessoal.
  • Tarefa 2 – 2 falas através de uma foto – nível A2
    1ª foto: fazer um breve monólogo a partir da fotografia.
    2ª foto: escolher entre 2 fotos e descrever uma delas.
    Tema: fotos da vida cotidiana.
  • Tarefa 3 – 2 respostas – nível B1
    Responder a duas situações – uma de âmbito pessoal e outra de âmbito público (duas opções de situações cada).
  • Tarefa 4 – 3 perguntas – nível B2
    O candidato escolhe um tema, lê o texto e responde oralmente a 3 perguntas.
  • Tarefa 5 – – nível C1
    Fazer um monólogo sobre o tema da tarefa 4.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *