Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Ensine a língua espanhola sem ter curso superior

De Carolina, publicado em 12/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como se tornar professor de espanhol sem formação?

Você não fez curso superior em letras, mas quer dar aulas de espanhol?

Você poderia dar aula nas escolas públicas sem ter o diploma de bacharel ou magistério da língua? É possível?

A gente não quer desanimá-lo! Na espera da obtenção de um certificado, você pode encontrar alternativas para ensinar e se formar…

A língua espanhola é muito interessante de ser ensinada Gosta de comer churros? Gosta de falar o idioma? E quer dar aulas e não sabe como?

Aliás, é uma boa maneira de testar suas aptidões reais. Você desenvolve suas competências de professor e reforça a motivação para seguir o seu caminho: dar aulas de espanhol!

Descubra, então, como dar aula para os alunos sem ter um diploma de letras em espanhol.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O que é o diploma de letras para os professores?

Para entrar no sistema público de ensino no Brasil, é necessário fazer um concurso. Um professor efetivado (passou e foi chamado para ocupar a vaga do concurso) é um funcionário do Estado.

Existem uma dezena de concursos, de acordo com a disciplina: matemática, francês, espanhol, química, física, inglês, história, geografia, artes, filosofia…

Para passar em cada um deles, o candidato precisa ter diploma de ensino superior e licenciatura para dar aula na educação básica. A exigência fez uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases que rege a educação no país. A mudança começou a valer a partir de 2009.

Passar em um concurso público de professor

Os estudantes que querem se orientar à profissão de professor fazem, geralmente, um curso superior na matéria que eles gostariam de lecionar. Por exemplo, se um professor quer dar aulas de física, ele faz um curso superior de física.

Cada concurso funciona de acordo com os editais. Porém, muitos acontecem da mesma forma. O candidato faz sua inscrição pela internet ou nos postos de atendimento.

Depois, ele faz o exame para o determinado concurso e a equipe avalia os títulos do professor. Após a lei que muda a Lei de Diretrizes e Bases, os candidatos devem ter formação de licenciatura de nível superior.

Ensinar espanhol como professor substituto

Você não fez o curso de graduação na disciplina que quer cursar? No caso do espanhol, letras?

Você poderá eventualmente dar aulas como professor substituto ou contratado. Para isso, você precisa igualmente de um diploma de ensino superior na área de humanas. Experiência na língua também conta para poder dar aula no ensino público como professor substituto.

Os professores substitutos ou contratuais são educadores não certificados que dão aulas para escolas primárias, colégio e ensino médio. Eles ocupam temporariamente a vaga de um professor efetivado pelo concurso público.

Face à falta de titulares, a educação pública não tem outra escolha para preencher as vagas a não ser contratar os serviços de professores não concursados.

As vantagens:

Várias pessoas utilizam essa oportunidade para darem os primeiros passos como professor. Se você obter uma vaga de professor substituto de espanhol ou contratado, você terá uma visão concreta dessa profissão. Assim você terá certeza se quer mesmo ser professor concursado e vai correr atrás da formação necessária.

Lecionar o idioma pode ser o caminho É possível ser professor da língua espanhola sem diploma?

Os inconvenientes:

Os professores substitutos farão substituições ocasionais e terá poucas horas de aula. Um professor contratado, mesmo se for por um longo período de tempo, ele não ocupa a vaga de um titular. Então, um professor concursado pode pegar a vaga de volta ou conquistá-la.

Ele também não possui o mesmo cargo e a mesma remuneração do professor titular.

Ensinar espanhol em escolas para adultos

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) inclui o espanhol entre as matérias dadas para os alunos. Na verdade, eles devem escolher entre o inglês e a língua espanhola.

Então, além do ensino básico e o médio, os professores da escola pública também podem optar para dar aulas para adultos que já passaram da idade escolar, mas que não tiveram a oportunidade de estudar na época. Porém, para dar aulas para o EJA, o professor deve prestar concurso público ou entrar como professor substituto.

Dar aulas de espanhol no ensino privado

As exigências para a formação aqui são menores, mas não com relação à competência!

O professor não precisa necessariamente ter uma licenciatura em ensino superior e ter cursado letras. Ele pode ter um diploma da área de humanas, por exemplo, e ter experiência com o ensino da língua.

Outra possibilidade são as escolas de idioma! Para dar aulas de espanhol em escolas de idiomas, você nem precisa ter o diploma superior.

Você pode ter vivido em um outro país da América Latina ou na Espanha, por exemplo. Há muita procura nesse meio, então, pode ser que você consiga dar aulas em uma instituição privada do gênero!

A vantagem de estar em uma escola de línguas é que você dá aulas para salas com muito menos alunos (em média 15).

A flexibilidade dos horários são muito maiores e você pode dar aulas nos finais de semana.

Aulas particulares de espanhol

Os alunos estão tendo muito mais aulas de espanhol que há 10 anos atrás. Isso por causa da lei nº 11.161, que obrigava o ensino do idioma no ensino médio.

Aprenda como dar aulas sem ter necessariamente a formação ideal Você quer ser educador de língua espanhola mas não sabe por onde começar?

Ele pode ser dado no ensino fundamental do 6º a 9º ano, porém, é facultativo.

Porém, muitas escolas não o obedecem porque a matéria pode ser dada nos períodos de “contraturno”, ou seja, fora do turno regular.

Por exemplo, se o aluno tem aula de manhã, as aulas de espanhol podem ser ministradas a tarde e vice-versa. Infelizmente, isso acaba causando muita evasão dos alunos nas aulas da matéria.

Mesmo com esse problema, aumentou muito a quantidade de estudantes de espanhol. Por isso, dar aulas particulares da matéria poderia ser uma boa saída para quem quer lecionar o idioma.

Para dar aula particular, você não precisa de nenhum certificado. É claro que um diploma conta na hora do aluno escolher com qual professor terá aulas.

Mas o mais importante é a experiência. Se o professor já der aulas particulares de espanhol durante um tempo e ser um bom profissional, com certeza não vão faltar alunos.

Ter morado em um país que fala a língua também conta muito para ter bastante aluno da língua.

Além da flexibilidade com relação à formação, o profissional também pode programar os horários em que ele vai dar aulas.

É claro que os horários do professor particular vão ter que estar de acordo com a faixa etária para a qual ele leciona. Por exemplo, se ele dá aulas de espanhol para o nível básico, ele terá que dar aulas de manhã e no final da tarde se os alunos tiverem aulas no período da tarde.

Já para os adultos, os professores podem tentar dar aulas durante o horário de almoço de algumas empresas, à noite quando os empregados já tiverem saído do trabalho ou nos finais de semana.

Isso vai depender da disponibilidade dos alunos!

Além disso, ele poderá dar aulas em sua casa, se quiser! Assim, o professor não vai precisar pagar aluguel de sala ou trabalhar para uma escola de idiomas.

Se o aluno estiver de acordo, ele também pode se deslocar diretamente para a casa do aluno. Por isso é bom encontrar estudantes que morem perto de você ou trabalhem perto de seu escritório, casa.

Assim, ninguém gasta muito tempo com deslocamento: nem você nem o seu aluno!

Algo muito interessante também é a escolha do material didático. É o professor que determina qual é o método que ele vai utilizar com cada aluno. Isso é impossível nas escolas de ensino fundamental, médio, seja públicas ou particulares.

Além disso, ele vai poder adaptar o conteúdo de acordo com o aluno e seu objetivo em aprender a língua.

Se o aluno prestar prova de vestibular de língua estrangeira de espanhol, você vai dar aulas sobre o conteúdo que cai nas provas das universidades que ele vai tentar.

Ensinar o idioma para alunos de forma individual pode ser uma boa maneira de avançar Aulas particulares podem ser um bom caminho para ensinar a língua espanhola quando não se tem diploma

Se ele quiser viver um tempo em um país da América Latina, por exemplo, você vai enfatizar na conversação, vocabulário, regras básicas de gramática.

Mas se o objetivo é aprender o espanhol dos negócios, você vai ter que ensiná-lo o vocabulário das negociações, indústrias, empresas.

Por isso, nós sempre incentivamos dar aulas particulares, principalmente se você não tiver uma formação superior em letras.

Claro que somos suspeitos, afinal, somos um site que divulga anúncios de professores particulares!

Mas confiamos no nosso peixe e nos resultados das aulas. Como elas são mais fáceis de serem moduladas, os alunos podem aprender mais rápido o conteúdo que se ele estivesse em uma sala normal com mais 30 estudantes (como em muitos casos).

Se for um bom profissional, você pode receber mais que sendo um professor em escola pública ou particular. Então, as aulas particulares podem ser um bom investimento!

Claro que no começo você vai ter poucos alunos. Mas ao longo do tempo e do boca a boca, eles aparecerão e você será um professor particular de espanhol!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz