A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Como ser professor particular na principais cidades brasileiras

Par Fernanda le 23/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como e onde dar aulas particulares no Brasil?
Table des matières

Você saberia pintar um retrato da sala de aula brasileira hoje em dia? E se disséssemos que é uma escola de recursos escassos, professores desmotivados e alunos sem interesse? Isso sem mencionarmos os conteúdos: o que de fato é ensinado e assimilado?

Esse retrato terrível tem fundamento: acabam de ser divulgados os resultados da pesquisa da Prova Brasil 2015 pelo portal de educação QEdu, a partir de questionários com milhares de integrantes do corpo docente e estudantes do ensino fundamental.

Segundo o relatório bienal, 8 de cada 10 alunos concluintes do ensino fundamental não aprenderam o adequado em Matemática. Ainda, apenas 45% dos educadores do 9º ano conseguiram desenvolver ao menos 80% do conteúdo disciplinar previsto. Dados assustadores, e que só agravam a esperança de uma melhoria socioeconômica do país.

Mas não estamos aqui para assustá-los. Queremos, com esses dados, mostrar o quanto ainda é primário o investimento em educação, seja ela pública, privada ou particular. O Superprof fez um levantamento do mercado de aulas particulares nas seis principais capitais brasileiras, com dicas para que você professor descubra onde e como exercer suas habilidades pedagógicas. Seja em organismos privados, seja na Internet ou em projetos sociais, há opções para todos os perfis.

Dar aulas particulares em São Paulo

Megalópole de oportunidades, de conhecimentos, de cultura e de riqueza: seus mais de 12 milhões de habitantes constituem uma das 10 cidades mais populosas do mundo.

São Paulo é a capital dos negócios. É também em São Paulo que se localizam os professores mais bem remunerados no país. A média da hora aula na capital paulista é 59 reais.

Claro, nada mais coerente, uma vez que o custo de vida é bem elevado: restaurantes, educação, segurança, transporte, entretenimento, saúde… Aqui tudo tem seu preço. E você, como professor, também deve cobrar o seu. Sabia que se você der aulas em empresas pode dobrar o preço da sua hora aula? Pois bem, sua margem de lucro pode ser alta por aqui.

Como a procura por cursos particulares só cresce, a concorrência é extremamente acirrada. Você vai encontrar os professor mais bem qualificados, com formação e experiência certificados em todas as áreas.

Onde dar aulas em domicílio em São Paulo? Capital dos negócios, São Paulo também é a capital das oportunidades quando o assunto é aulas particulares.

Além de instituições privadas de reforço escolar, São Paulo também oferece um ampla oportunidade de atuação junto a profissionais e empresários. Numa megalópole do conhecimento, quanto mais original e especializado for o seu conteúdo, mais chances você tem de sair à frente no mercado.

Dar aulas particulares no Rio de Janeiro

Centro cultural, vitrine internacional, em parte designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, berço musical brasileiro, nos seus bairros mais tradicionais desfilam executivos, intelectuais, artistas e trabalhadores de todos os mais diversos setores. Segunda maior metrópole do Brasil, o Rio abriga hoje mais de 6 milhões de habitantes.

Antiga capital do Estado do Brasil, a capital carioca é também símbolo de cultura, entretenimento e conhecimento. Ali se localizam escolas, universidades, instituições educacionais reconhecidas no país e no mundo.

Se você deseja de tornar professor particular na cidade maravilhosa, muitas são as alternativas. Você sabia, por exemplo, que a média do valor da hora aula no Rio de Janeiro é 55 reais?

Além de escolas privadas e organismos particulares de reforço escolar, muitos são os projetos sociais existentes em comunidades cariocas hoje em dia.

Onde você pode atuar como professor particular na capital carioca? Ah, os arcos da Lapa! Além das belezas naturais e arquitetônicas, o Rio é berço de projetos educacionais!

Com cerca de 6 milhões de habitantes, o Rio de Janeiro ainda é uma cidade que reflete a desigualdade social brasileira, com conflitos sociais importantes. Existem muitas comunidades instaladas em zonas vulneráveis, e muitas crianças e adolescentes com dificuldades em diversos âmbitos. É nesse contexto em que muitas associações e projetos sociais cariocas atuam, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da educação, do esporte e da arte.

Se você sempre teve o desejo de colaborar com uma causa social, essa é a oportunidade de levar suas habilidades e competências como professor a crianças e adolescentes.

Dar aulas particulares em Belo Horizonte

Se você mora em Minas Gerais e pretende começar sua carreira como professor particular em BH, saiba que suas oportunidades são múltiplas! Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, passando pelo Ensino Médio, preparação ao Enem e Vestibular, ao Ensino Superior, há muitos estudantes e pais que buscam reforço escolar ou tutoria especializada.

Belo Horizonte é uma cidade que reune milhares de estudantes todos os anos nas mais diversas áreas do conhecimento. Com cerca de dois milhões de habitantes, a capital mineira conta com 181 escolas municipais e 90 escolas estaduais, além de universidades e escolas particulares. Um público amplo para o mercado de aulas particulares.

A primeira dica para encontrar alunos é nas proximidades de sua própria residência, ou então via Internet. Ou seja, no seu bairro, na sua região. Você sabia, por exemplo, que a média do valor da hora aula em Belo Horizonte é 48 reais?

Veja algumas dicas para começar a sua busca:

  • Elabore cartazes e flyers e distribua na farmácia, mercado, padaria, escolas e universidades;
  • Faça uma busca de sites especializados em anúncios de professores particulares;
  • Divulgue seus serviços nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram;
  • Escreva em blogues e fóruns educacionais;
  • Inscreva-se no portal do Superprof!

Onde dar aulas particulares em Belo Horizonte. Em BH existem projetos que promovem inclusão social por meio da educação: Escola Integrada, o projeto Incluir e até mesmo as unidades Sesc, que oferecem aulas acessíveis.

Se você é universitário, aposentado, desempregado, autodidata, especialista, profissional, engenheiro ou linguista, não importa: descubra sua própria metodologia de ensino e comece já a procurar seus clientes!

Dar aulas particulares em Brasília

Graças a Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, as construções do Distrito Federal se tornaram patrimônios urbanístico e arquitetônico e até hoje movimentam milhares de visitantes ao longo de todo o ano.

Com seus mais de 4 milhões de habitantes em região metropolitana, Brasília também é uma cidade estudantil. Acolhendo grandes universidades, escolas particulares e públicas e projetos educacionais, a cidade atrai estudantes de todo o país em busca de conhecimento, cultura e qualidade de vida.

Na área educacional o agito não é diferente. Se você deseja exercer a profissão de professor particular, você está no lugar certo.

Muitas são as opções de instituições privadas que ministram aulas de reforço escolar em Brasília. É uma boa alternativa para você, que procura estabilidade, agenda cheia e salário fixo no final do mês. Há escolas como Filhos Educação, Kumon, Tutores, Ensina Mais Complemento Escolar… A vantagem de ingressar esses organismos é, sobretudo, aquele salário fixo no final do mês. No entanto, você não vai desfrutar da autonomia que dar aulas em domícilio traz.

Outra alternativa são os projetos sociais. Aqui você pode atuar como educador social, voluntário, professor ou pedagogo e ajudar crianças, adolescentes e adultos em necessidade. Muitas universidades desenvolvem programas de extensão nesse sentido, a exemplo da Universidade de Brasília.

Dar aulas particulares no Recife

Onde dar aulas particulares no Recife? A capital do frevo também oferece muitas oportunidades para você que tem habilidades pedagógicas!

Quarto aglomerado urbano mais populoso do país, a região metropolitana do Recife conta com quase 4 milhões de habitantes atualmente. Toda essa riqueza cultural também atrai estudantes e jovens de todos os cantos do Brasil e do mundo. A cidade é famosa por agregar importantes universidades públicas e privadas, a exemplo da Universidade Federal do Pernambuco. Em suas escolas municipais, há mais de 144 mil alunos matriculados.

Embora Recife seja conhecida pela capital dos intelectuais, há uma falta de infraestrutura evidente. Nesse sentido, paralelamente, observamos um crescimento considerável de projetos sociais, educacionais e programas de incentivo à leitura na cidade. Alguns exemplos: Instituição Plano B, Projeto Comuniarte, Projeto UFRPE, Projeto Samuel…

Ourta opção que garante autonomia de horário e uma remuneração coerente é se inscrever em sites especializados na Internet. Para se ter uma ideia, o valor médio da hora aula na manguetown é 47 reais.

Dar aulas particulares em Porto Alegre

Ponto acolhedor de imigrantes de diversas localidades, POA é reconhecida pelos diferentes títulos recebidos e que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

Caso você tenha interesse de começar a sua vida como professor particular em Porto Alegre, saiba que você tem um grande público por aqui! A capital gaúcha acolhe muitos estudantes em busca de reforço escolar, cursos preparatórios (Enem, vestibular), aulas de música e de esportes.

Em primeiro lugar, não hesite em utilizar todos os recursos possíveis para encontrar seus clientes particulares o quanto antes. Hoje em dia você pode divulgar seus serviços em diversos sites especializados. Analise tudo que a internet coloca à sua disposição, desde que ajude a espalhar a notícia:

  • Blogs educacionais
  • Fóruns
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn)
  • Classificados Gratuitos Online
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Ou… Superprof!

Além disso, há sempre a opção de ingressar escolas particulares e privadas de reforço escolar (como Ao Cubo, Annabel, Tutores, Kumon…). Você certamente terá uma semana cheia de aulas e no final do mês aquele salário garantido. No entanto, vai ter de encarar um chefe (pois é…) e vai precisar seguir as regras existentes em qualquer ambiente corporativo.

Quem sabe você não se inspira e decide se dedicar aos programas sociais existentes em POA? Saiba que dezenas de ONGs e associações investem diariamente para eliminar a exclusão social das comunidades. Participe também dessa empreitada!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz