A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Ser professor particular na capital gaúcha

Par Fernanda le 23/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares em Porto Alegre?
Table des matières

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre, apesar de ser a capital do estado mais meridional do país, hoje é certamente centro de movimentos culturais e artísticos importantes.

Ponto acolhedor de imigrantes de diversas localidades, POA é reconhecida pelos diferentes títulos recebidos e que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

A cidade também abriga muitas universidades e faculdades, sendo que duas de suas maiores instituições educacionais estão sempre presentes em ranking universitários nacionais e internacionais: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Caso você tenha interesse de começar a sua vida como professor particular em Porto Alegre, saiba que aqui você tem um grande público! A capital gaúcha recebe muitos estudantes em busca de reforço escolar, cursos preparatórios (Enem, vestibular), aulas de música e de esportes.

Por isso, descubra neste artigo todas as dicas e conselhos sobre como dar aulas na capital dos gaúchos!

Escolas privadas de reforço escolar em Porto Alegre

Dar aulas de complemento escolar se tornou um negócio muito lucrativo nos últimos anos.

Como dar aulas particulares em POA. Para aprimorar ainda mais sua metodologia de ensino, converse sempre com seu alunos sobre suas maiores dificuldades.

Se você quer se tornar um professor particular em POA, opções não faltam. Em primeiro lugar, você pode optar por ingressar em escolas ou organismos privados que oferecem aulas de reforço escolar e tutoria especializada.

Nessas escolas, você desfruta de algumas vantagens: um ambiente escolar que reúne alunos de todos os perfis, uma agenda sempre cheia, um salário fixo no fim do mês, uma boa imagem para seu currículo… Claro, como em tudo na vida, há o lado negativo: você precisa passar por um processo seletivo, deve comprovar sua experiência e seus diplomas, seguir a burocracia da empresa, ter um chefe… Além disso, sua remuneração não será tão satisfatória assim, pois as escolas cobram uma comissão importante sobre seus serviços.

Fica a seu critério escolher o local mais adequado às suas expectativas pessoais e profissionais. Conheça algumas instituições privadas de reforço escolar em Porto Alegre:

  • Ao Cubo: a escola Ao Cubo Oficina de Estudos tem como principal missão tirar da cabeça das pessoas a ideia de que a Lógica e a Matemática são bichos de sete cabeças. Para isso, oferece aulas particulares, orientação, acompanhamento, reforço escolar, assessoria, treinamento e ensino direcionado de: Algoritmos, Matemática, Lógica, Geografia, História e Português. Além disso, oferece outros cursos para crianças, adultos e idosos: preparatórios para testes no exterior, para empresas, a distância com hangout ou skype, de xadrez, disciplina e estratégia, do uso das tecnologias de smartfones, computadores e aplicativos, excel, desenvolvimento de site, redes sociais e google, entre outros. 
  • Annabel: a Annabel é especializada nos estudos em turno inverso ao ensino regular (contraturno). Possui o objetivo de proporcionar resultados nos três eixos fundamentais que compõem o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do ser humano: escola, família e aluno. Há o projeto homeschool (auxilia o aluno a estudar de duas a três horas diárias como complemento escolar), homeschool Idiomas, aulas particulares de diversas disciplinas, além de palestras e formações.
  • Espaço Arte de Aprender: a Arte de Aprender é um centro que oferece atendimentos psicopedagógico e psicológicos, educação especial, supervisão pedagógica e psicopedagógica, reforço escolar, orientação profissional a jovens e adultos, apoio a universitários e oficinas de aprendizagem diversas.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. Em Porto Alegre, são 12 unidades.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, são 2 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Porto Alegre, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.

Divulgue seus serviços educacionais em Porto Alegre pela Internet

Publique seu anúncio em sites espacializados

Não hesite em utilizar todos os recursos possíveis para encontrar seus clientes o quanto antes. Hoje em dia você pode divulgar seus serviços em diversos sites especializados. Analise tudo que a internet coloca à sua disposição, desde que ajude a espalhar a notícia:

  • Blogs educacionais
  • Fóruns
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn)
  • Classificados Gratuitos Online
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Ou… Superprof!

Acompanhamento escolar, auxílio no dever de casa, reforço escolar, cursos preparatórios para Enem ou vestibular… Existe procura em todas as áreas de conhecimento. Veja os cursos mais procurados pelos estudantes:

  • Aula de matemática
  • Aula de língua portuguesa
  • Aula de língua estrangeira (inglês, espanhol)
  • Aula de física
  • Aula de química
  • Aula de geografia
  • Aula de violão
  • Aula de piano

Como encontrar alunos em Porto Alegre? Em poucos minutos você consegue criar um perfil online e divulgar seus serviços pela Internet.

Seja um Superprof gaúcho!

Para ter a certeza de estar em boas mãos no mundo digital, você tem uma solução: se inscrever no portal online do Superprof! A plataforma reúne professores particulares e alunos num mesmo ambiente virtual e é 100% confiável!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de receber elogios e comentários de alunos, além de estabelecer o preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Procure levar em conta o valor que outros professores praticam na mesma localidade, em função da área de conhecimento. Por exemplo: a média do valor cobrado pelos professores de piano em Porto Alegre é de 57 reais, enquanto o preço médio da hora aula de um professor de matemática é 46 reais.

Você pode publicar seu anúncio gratuitamente: o site não cobra tampouco nenhuma comissão sobre as aulas que você ministra. Você continua com sua independência e autonomia de professor particular. Veja alguns depoimentos:

  • Superprof ajuda a encontrar muitos alunos!
    Marina, Profe de matemática, física e química, Contagem-MG.
  • Só alunos sérios com o Superprof!
    Beatriz, Profe de Psicologia, Brasília.
  • Não nascemos n°1, nos tornamos com o Superprof!
    Pedro, Profe de violão e guitarra, São Paulo.
  • Profes podem publicar anúncios gratuitamente no Superprof!
    Bruno, Profe de espanhol e italiano, Curitiba.
  • Superprof se tornou a atividade principal de muitos profes!
    Daniel, Profe de inglês, São Paulo.

Dê aulas particulares em associações e projetos sociais de POA

Como em qualquer cidade grande, a desigualdade social atinge Porto Alegre, deixando comunidades e uma boa parcela da população à margem do acesso à educação de qualidade.

Se você sempre quis utilizar suas habilidades pedagógicas e seus conhecimentos para ajudar alguém com necessidade, essa é a sua hora. Porto Alegre abraça muitas iniciativas e projetos que visam promover a inclusão social por meio da educação.

Onde exercer a profissão de educador na capital gaúcha. Que tal ajudar o próximo com aulas de reforço escolar?

Conheça alguns locais e programas dos quais você pode participar na capital gaúcha:

  • ACM / YMCA: é uma organização global sem fins lucrativos, fundada em 1844 em Londres/Inglaterra. No Rio Grande do Sul, a ACM é declarada de utilidade pública, reconhecida por todas as esferas governamentais. Com uma dezena de unidades, oferece atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de torná-los agentes na transformação da própria comunidade. O público é atendido no turno inverso ao da escola, através de atividades esportivas, artísticas, recreativas, pedagógicas e informática, além de atividades de educação ambiental e o serviço social com atendimento individual e familiar.
  • EduAction: a EduAction é uma ONG internacional que, através da educação intercultural, amplia as possibilidades e capacidades de transformação de indivíduos e comunidades educativas locais em um contexto global. O programa atende mais de 320 escolas públicas na Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Os voluntários participantes facilitam um programa de oficinas sobre temas globais – como Diversidade Cultural, Cidadania e Empreendedorismo. As oficinas são ministradas em português e ocorrem durante o período regular de aulas, agregando transversalidade e multiculturalidade ao currículo escolar.
  • Projeto WimBelemDon: O WimBelemDon tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, oferecendo diversas oficinas como forma de promover o desenvolvimento integral de cada participante do Projeto. São oferecidas oficinas de tênis, esportivas recreativas, socioemocionais (grupos operativos), psicologia do esporte, práticas de bem-estar e relaxamento, laboratórios de aprendizagem, alfabetização e contação de histórias, oficinas culturais de artes e culturais de cinema.
  • Pão dos Pobres: a ONG oferece um programa de turno inverso escolar (CATI). Nele, mais de 500 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos participam de diversas oficinas, que incluem atividades artísticas, esportivas e sociais escolhidas por elas mesmas. Há ainda o Programa de Oportunidades e Direitos, o Acolhimento Institucional e o Centro de Educação Profissional.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz