Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Dê aulas em casa e ganhe liberdade na sua vida profissional

De Fernanda, publicado em 22/02/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > A autonomia de trabalhar como professor particular

Prepare-se para decolar em direção à liberdade profissional absoluta… Que tal? Ser livre na sua profissão é o sonho de muitos, não é mesmo?

Se você é estudante universitário, ou então um jovem adulto, certamente gostaria de ter um pouco mais de liberdade na hora de organizar a sua vida profissional!

Estudos confirmam que o principal motivo que leva as pessoas a buscarem uma vida como trabalhador autônomo é a liberdade para administrar seu próprio tempo. Outro motivo é o de não ter mais que aguentar um chefe!

Se você está lendo esse artigo é que provavelmente já se questionou sobre isso, certo? Como nossa especialidade é o mercado de aulas particulares, aqui você vai encontrar algumas dicas sobre como adquirir sua autonomia e desfrutar dela do melhor jeito possível.

O primeiro passo é: se você for assalariado ou estudante, comece já a dar aulas particulares no seu tempo livre.

Ao dar uma hora de aula particular à noite algumas vezes por semana ou durante os fins de semana, você pode:

  • aprender mais sobre o setor de reforço escolar;
  • exercer e consolidar suas habilidades pedagógicas;
  • ter tempo para procurar seus clientes.

Quando você achar que é o momento certo, poderá se dedicar integralmente à atividade (coaching escolar ou professor particular).

Em breve você vai descobrir a emoção de acompanhar o desenvolvimento escolar de um estudante. Sobretudo se você puder ver os resultados efetivos do seu trabalho e de sua dedicação.

Conheça agora 4 boas razões para se tornar um professor particular autônomo.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Dê aulas particulares e seja chefe de si mesmo

Não ter mais chefe: um sonho de muitos brasileiros.

Abrir o próprio negócio e virar seu próprio chefe é o desejo de 28% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo instituto Data Popular. De acordo com o levantamento, 38,5 milhões de brasileiros desejam se tornar empreendedores. Os principais motivos que incentivam a abertura da própria empresa são: aumentar a sua renda mensal, crescer profissionalmente e não ter chefe.

A pesquisa também aponta que 78% das pessoas que desejam se tornar empreendedores já começaram a se preparar para abrir o próprio negócio. Destas, 38% ainda estão pesquisando a área em que desejam atuar, enquanto 28% estão guardando dinheiro para investir e 12% estão se aperfeiçoando com cursos e estudos.

O levantamento do Data Popular também traça um perfil desse futuro empreendedor brasileiro. 53% das pessoas que pretendem empreender são homens, enquanto as mulheres contabilizam 47%. No total, 50% dos que querem abrir a própria empresa são da classe média, 28% da classe alta e 22% de baixa renda.

Quanto à faixa etária, 54% dos que pretender empreender têm entre 18 e 35 anos. Outros 27% têm mais de 45 anos, enquanto 19% têm de 36 a 45 anos. Metade tem ensino fundamental completo, 37% cursaram o ensino médio e 13% têm ensino superior.

Abra uma empresa e dê aulas particulares em casa! Se tornar professor particular é uma boa maneira de criar seu próprio negócio.

Mas o que pode levar as pessoas a se tornarem professores particulares? Um dos principais motivos é transmitir seus conhecimentos e habilidades pessoais para pessoas que farão bom uso deles. Em outras palavras, dar aulas de reforço escolar faz de você uma pessoa muito útil!

Aulas particulares: administrando sua agenda, seu preço e suas finanças

Podemos listar três grandes vantagens de ser um professor particular:

  • administrar seu tempo com liberdade;
  • definir o preço de suas aulas;
  • administrar seu orçamento (bom, é verdade que bem que poderíamos pular esse item…)

Administre seu tempo

Segundo pesquisa realizada em 2016 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, quando o assunto é o horário de trabalho, sete em cada dez brasileiros (71%) gostariam de poder adequar a rotina às necessidades pessoais. O levantamento aponta, no entanto, que são justamente os trabalhadores que têm carteira de trabalho assinada os que menos conseguem concretizar esse desejo: dos entrevistados, apenas 38% dizem ter flexibilidade, contra 76% dos empregados sem vínculo CLT.

O mesmo cenário se reproduz quando a pergunta é sobre a possibilidade de escolha do local de trabalho. Enquanto 73% das pessoas entrevistadas dizem querer trabalhar de casa ou num ambiente alternativo à empresa ou ao escritório, apenas 42% dos trabalhadores com carteira assinada têm essa possibilidade. Por outro lado, 74% daqueles que não possuem vínculo na modalidade CLT possuem mais flexibilidade na hora de escolher seu local de trabalho.

A pesquisa mostra ainda que 58% dos entrevistados gostariam de reduzir o intervalo de almoço e, em contrapartida, sair mais cedo para, por exemplo, evitar o horário de pico no trânsito, enquanto 63% concordariam em trabalhar mais horas por dia para poder tirar folgas depois.

Ora, o que aponta essa pesquisa? Que a grande maioria das pessoas procura horários mais flexíveis para conciliar vida profissional e pessoal!

Isso vai ao encontro do que defendemos na profissão de professor particular: você pode exercer as suas atividades quando bem entender. No começo, claro, você terá mais dificuldade para recusar ofertas de alunos novos. Mas com o tempo, depois de estabelecer sua clientela, você ganhará a autonomia necessária para decidir seus horários e sua agenda do jeito que quiser.

Pratique um preço adequado

Para administrar seu orçamento da melhor maneira possível, nós aconselhamos que você estabeleça um valor por hora ou um valor por dia. Para calcular esse valor, pense em quanto você pretende ganhar por mês, quais são seus gastos e impostos que deverá pagar.

Outra dica é consultar o valor médio de uma aula em sua cidade. Veja se ele se adequa à sua experiência, sua formação, suas necessidades e a disciplina ministrada. Faça as adequações necessárias ao seu perfil.

Não se esqueça de que os valores também variam em função do nível de estudos dos alunos: ensino fundamental I e II, ensino médio, curso preparatório ou especializante exigem preços diversificados.

Leve em conta todos esses elementos para pensar no preço final da sua hora aula e dos seus serviços.

O microempreendedor: contabilidade na ponta dos dedos

Para alguns, pensar em orçamento é sinônimo de pesadelo. A contratação de um contador também não é uma ideia que agrada a muitos. Pois bem, a boa notícia é que se você obtiver o estatuto de Microempreendedor Individual, não terá de lidar com nada disso. Na verdade, os MEIs precisam apenas realizar uma declaração de rendas anual. Além disso, mensalmente, ele precisa emitir o Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI), que é o instrumento para se fazer o pagamento mensal das obrigações tributárias.

Facilidade da MEI com a contabilidade. Sabia que para manter a sua microempresa você não precisa de contador?

Enfim, você não precisa realizar nenhum cálculo complicado. Claro, se você começar a aumentar seu faturamento e ultrapassar o teto de 60 mil reais anuais, você sempre pode alterar seu estatuto para o Simples Nacional.

Seja professor e siga seus ideais

Ao contrário de um profissional de educação vinculado a uma rede pública ou privada, o professor particular é livre para trabalhar como bem entender.

É você que gerencia seus projetos, do início ao fim. Ninguém vai lhe dizer como você precisa dar uma aula de matemática, ou delimitar os conteúdos da sua aula de português, ou pedir para você incluir tal ou tal componente na sua aula de química.

Dar aulas em casa também é liberdade de princípios. Se desvincular das metodologias prontas: a inovação do professor particular.

É a ocasião ideal para você seguir apenas as metodologias de ensino nas quais acredita. Você pode adaptá-las, reinventá-las, ou até mesmo criar o seu próprio método. É um novo universo educacional, onde a rigidez dá lugar à criatividade, maleabilidade e inovação.

E ninguém (além dos pais dos alunos, claro), irá cobrar as suas decisões. Você é o único responsável pelo caminho que deverá trilhar e pelos seus resultados.

A liberdade de tirar férias quando quiser

Existe coisa pior do que ter o seu período de férias negado ou adiado? Você já comprou as passagens… Seus amigos já reservaram o Airbnb… Ou então as crianças já estão sonhando com a praia… E, um belo dia, seu superior lhe anuncia que em julho, infelizmente, não dá. Que pesadelo!

Sem falar naquelas férias obrigatórias, quando a empresa decide fechar no final do ano, durante as festas, forçando os funcionários a tirarem seus preciosos dias em um período não desejado.

Quem nunca passou por essas situações?

O trabalhador autônomo pode decidir quando vai parar de trabalhar. Seja livre para escolher o dia que quiser sair em férias.

Você sabia que mais de 39% dos trabalhadores brasileiros afirmam não ter desfrutado de férias nos últimos 12 meses? Isso é o que aponta a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, um estudo anual feito pelo site de emprego Catho para traçar um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos trabalhadores.

Pois bem…. Saiba que enquanto professor particular isso não precisa acontecer. Nem vai, não é mesmo? Você pode, por exemplo, aproveitar as férias escolares para tirar uns dias de descanso. Há uma grande chance de que os seus alunos também saiam de férias nesse período. Aproveite para renovar o espírito e voltar com todo o pique para reiniciar as atividades.

De qualquer forma, é fundamental que você faça muito bem o seu planejamento, com antecedência, e converse com todos os seus alunos para que esse período não seja surpresa para ninguém. Não é por que você é autônomo que pode, de um dia para outro, viajar para Ubatuba sem avisar ninguém 😉

Esse artigo fez você sonhar um pouco com esse novo modelo de vida? Pois então pare de adiar e deixe as desculpas esfarrapadas pra trás. Comece já a sua grande mudança! Inscreva-se em nosso site. É fácil e rápido.

Conheça algumas modalidades de ensino em casa:

  • aulas de guitarra, violão, piano ou teoria musical;
  • aulas de yoga ou condicionamento físico;
  • aulas de língua portuguesa ou matemática como reforço escolar;
  • aulas de inglês ou espanhol, caso você seja bilingue.

Muitos são os alunos que procuram por um professor particular:

  • Para passar em um exame, concurso, prova ou vestibular;
  • Para entender um conteúdo específico;
  • Para melhorar seu desempenho em uma disciplina específica.

Ideal para adquirir sua liberdade e sua autonomia!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz