Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

O guia para dar aulas na língua inglesa!

De Carolina, publicado em 23/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como se tornar professor em inglês?

O ensino não é somente uma profissão, mas uma verdadeira vocação.

Se você está lendo essas linhas, é porque questiona o seu futuro. Além disso, que você pensa em ser professor?

Você tem uma verdadeira fibra pedagógica e tem paciência para transmitir seus conhecimentos para todos os tipos de alunos?

A escolha mais lógica é de privilegiar a disciplina que a gente tem mais afinidade e facilidade.

Se isso para você quer dizer dar aulas de inglês, então, vamos olhar mais de perto quais são suas motivações para tal. Quais são as diferentes maneiras de se tornar professor, e, enfim, toda a riqueza dessa profissão em igual!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que se tornar professor de inglês?

Há várias razões que impulsionam os jovens a compartilhar seus conhecimentos. Tradidi quod accepi (eu transmito o que eu recebi)! A frase em latim pode designar o papel dos pais mas também o do professor!

A gente poderia dizer que todos os professores têm um certo altruísmo? Sem essas boas almas que consagram suas vidas ao ensino, nós seríamos burros e ignorantes…

Um professor, na sua pequena escala, pode ser uma grande corda que vai longe! Atravessando os séculos para dar a todas as crianças o conhecimento indispensável para que eles possam se tornar adultos, exercer sua liberdade e ter um espírito crítico.

Preste atenção e seja um bom educador de idiomas De degrau em degrau, você vai conseguir ser um excelente professor de língua inglesa

Quando ensinamos o inglês, é claro que não podemos inventar o conteúdo que transmitimos aos alunos. Os professores não inventaram a língua inglesa, mas aprenderam antes de transmiti-la.

Então, cada professor tem um grande desafio pela frente: ele poderá escolher livremente quais serão os seus suportes e métodos para dar aula. Claro que essa liberdade é relativa, dependendo da instituição onde ele dá aulas. Mas, mesmo se há um material didático imposto, ele poderá dar o seu toque para a sua aula.

Atualmente os educadores têm ferramentas de peso com a presença quase onipresente das novas mídias digitais. Então, como a maioria dos alunos está completamente integrada nessa tecnologia, cabe a ele de usá-la para melhorar suas aulas.

Elas podem ter um caráter moderno, eficaz e lúdico. Essa é a bela faceta da profissão que vai satisfazer às personalidades mais criativas.

Uma outra razão para ser professor de inglês é a grande demanda dessas aulas.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) procura uma grande quantidade desses profissionais. Nesse caso, junte seu amor pelo inglês com a vontade de compartilhar seus conhecimentos!

Quais cursos fazer para ser professor de inglês?

Os critérios mudam regularmente, mas uma coisa é certa: para ser um bom professor de inglês, é necessário ter um bom (diga-se excelente) nível da língua desde o começo de seu curso superior.

Geralmente, a gente tem boas notas nas matérias que amamos. Então, um boletim com boas notas de inglês é um bom sinal.

Então, parece óbvio, mas é bom repetir: não há como ensinar inglês sem conhecer uma palavra da língua.

Depois de um bom histórico de inglês durante o colégio e o ensino médio e uma boa nota na prova de inglês do vestibular, o melhor a fazer é seguir um curso de letras.

A gente também pode optar por uma temporada nos Estados Unidos, na Inglaterra ou um outro país predominantemente anglófono (Índia, Canadá, Austrália, África do Sul…).

Um diploma de licenciatura ou bacharelado em Letras é o suficiente para dar aulas no ensino fundamental e médio.

É a via normal para se tornar professor! Mas calma, você poderá escolher outros caminhos para dar suas tão sonhadas aulas de inglês.

Aula de inglês no ensino fundamental

Desde que a escola é escola (praticamente), o ensino de inglês e outras línguas estrangeiras é bem criticado. As escolas dariam muita ênfase para a escrita, a gramática e a linguística em detrimento do oral e da fluência… Infelizmente, as duas coisas “ignoradas” pelo o ensino obrigatório são as mais procuradas pelo mercado de trabalho.

As escolas estão precisando de bons professores de idioma Só falta você para dar aulas de língua inglesa no ensino fundamental!

Então, uma reforma educacional parece urgente nesse sentido principalmente por causa das exigências atuais das empresas e instituições. Então, o que o Ministério da Educação e os estabelecimentos particulares estão esperando? Sinceramente, não sabemos. Mas parece que as coisas não vão mudar tão cedo…

Bom, mas o ideal é que os alunos aprendam o inglês nas escolas. Eles começam o aprendizado da língua no 6º ano do ensino fundamental. Então, quer dizer que eles dedicam uma boa parte de seus seis anos de estudos obrigatórios (de 4 a 17 anos) para a matéria.

Ou seja, não é pela falta de tempo dedica à matéria, mas pela qualidade de ensino. Todos nós imaginamos que não deve ser fácil ensinar uma língua para 30, 40 alunos de uma vez. Mas muitos de nós têm a impressão de ter estudado somente o “verb to be” nas tantas aulas de inglês na escola.

Quem sabe falar inglês hoje certamente aprendeu por outros meios: escolas de idiomas, aulas particulares, intercâmbio, experiência no exterior, etc.

Por isso, um bom professor de inglês nas salas de aula não seria pedir muito. Há, então, muita coisa a ser feita nessa área de ensino nas escolas fundamentais.

Aulas de inglês no ensino médio

Aqui, os desafios não são muito diferentes dos vistos acima. Porém, com uma diferença: as aulas de inglês no ensino médio são mais voltadas para as provas de vestibular e Enem.

Com isso, os professores direcionam mais suas aulas de acordo com o conteúdo que cai nas provas das principais universidades. Parece que aqui a gente aprende menos (ou menos vezes) o verb to be.

Os alunos, por sua vez, também estão mais interessados nas aulas porque eles sabem que precisam tirar uma boa nota na prova para passar no curso da universidade que eles querem.

Aulas de inglês no ensino superior

Você gosta muito de estudar as línguas e quer sempre se aprofundar mais? Então, o ensino superior pode ser o caminho certo.

Para começo de conversa, você precisa ter no mínimo um mestrado se quer dar aulas para faculdade ou universidade.

Estudar muito é essencial para quem quer dar aulas de idioma na universidade Caso queira seguir carreira acadêmica como professor de língua inglesa: nunca desista!

O ideal é fazer também um doutorado para ter mais chances nos concursos para professores de universidades públicas (estaduais e federais).

Ou seja, mas seis anos de estudos depois da graduação no total de dez anos de estudos de ensino superior.

Mas cada um desses anos vai valer a pena! Você ensinará a língua inglesa em todos os seus pormenores. E ainda, os alunos serão mais interessados (pelo menos é o que a gente presume, não é?) porque eles vão ter escolhido estudar aquilo.

Você também pode se aprofundar nos estudos de literatura inglesa. Shakespeare, por exemplo, pode ser seu melhor amigo e companheiro de todas as horas nas aulas na universidade.

O percurso de um professor no ensino superior é realmente apaixonante! Então, se estiver disposto a encarar tantos anos de estudos, não tenha dúvidas! Você vai aprender muita coisa interessante e vai transmitir isso tudo para seus alunos.

Aulas particulares, por que não?

Há sempre a opção clássica de dar aulas particulares! Essa opção tem muitas vantagens e as principais delas são:

  • Flexibilidade: você escolhe seus horários e pode organizar seus dias e quando vai dar aulas.
  • Liberdade: você não vai depender de um coordenador nem de um método imposto pelo MEC. Você poderá escolher qual método utilizar para as suas aulas.
  • Conforto: você pode encontrar alunos que moram perto da sua casa e nem vai precisar se deslocar muito!
  • Complemento: você pode associar as aulas particulares com outra atividade profissional.

Outra vantagem das aulas particulares é que você não precisa ter um diploma específico. O que mais conta aqui é o fato de ter experiência com a língua.

Então, para começar, nada mais fácil! Nós te aconselhamos a se inscrever no site do Superprof!

O idioma deve ser aprendido na hora certa Como, o que, quando, onde e quando começar a dar aulas de língua inglesa?

Lá você pode encontrar vários alunos online e ganhar seu ganha-pão ou um dinheirinho extra com as aulas!

Se você for realmente bom, os alunos vão chover no seu telhado!

Não se preocupe porque a demanda por aulas de inglês é muito grande. Seja para os alunos com dificuldades na matéria, profissionais, pessoas que querem viajar para o exterior, etc.

Ainda não está convencido?

Tornar-se professor de inglês é ótimo! Se você ama as civilizações anglófonas e a língua (quase) universal, é um verdadeiro prazer consagrar toda a sua carreira para ela. Uma escolha que a gente arrepende muito raramente.

Basta você escolher qual é a modalidade de ensino que mais te convém. O ensino público é um dos principais caminhos seguidos pelos professores.

Mas se a pedagogia não é o seu forte, não tenha medo! Você facilmente poderá aproveitar sua facilidade no inglês em outra profissão. O mercado de trabalho está constantemente precisando de pessoas que falem bem inglês.

Então, saiba que as portas estão abertas com a fluência na língua inglesa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz