A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Melhore imediatamente o idioma

Par Carolina le 12/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como aprender rápido inglês?
Table des matières

Quanto tempo é realmente necessário para aprender bem o inglês?

É uma pergunta muito comum e que merece ter uma atenção especial por nós aqui do Superprof.

Infelizmente, a resposta não pode ser tão simples… não há resposta, não vamos te iludir! É porque aprender inglês depende de vários fatores que variam de pessoa para pessoa.

Veja aqui os principais fatores a serem considerados para melhorar seu inglês.

Quais são seus objetivos?

Para começar, é importante enfatizar dois pontos: saber falar inglês, dominar o inglês é uma noção muito vaga. Isso pode dizer: saber se virar em inglês, conseguir manter uma conversa sem precisar de parar a cada 10 segundos para procurar uma palavra ou ser completamente bilíngue em inglês.

Planeje o seu aprendizado do idioma Trace seus objetivos com a língua, assim será mais fácil chegar lá

Por isso, a questão do tempo da aprendizagem depende diretamente do objetivo visado. Tudo depende do nível em que começamos e o nível que queremos atingir. É um pouco lógico, você não acha?

Em todos os casos, saiba que a gente não pode se tornar bilíngue da noite para o dia. Seria mais fácil aprender sabendo, não é? Mas é preciso começar mesmo se você não sabe nada de inglês.

Não desanime, porque o percurso é longo. E não adianta querer chegar ao pódio logo de cara. Trace objetivos mais realistas possíveis.

Conseguindo realizar seus primeiros objetivos, você pode tentar se aperfeiçoar continuamente. As pessoas bilíngues normalmente praticam o inglês desde muito tempo. Elas não chegaram lá rapidamente. Elas também foram dominando a língua de maneira progressiva.

Um último conselho (e não custa nada repetir): fixe objetivos realistas. Isso é um bom começo para seus avanços no idioma darem resultados positivos.

Complementando, também é possível:

  • ver filmes em inglês,
  • memorizar palavras em inglês,
  • avaliar seu nível de inglês,
  • melhorar sua pronúncia em inglês.

Ser paciente e elaborar um plano de ação

É preciso tempo para aprender uma língua estrangeira! Esse tempo pode variar de acordo com a língua, a motivação e a facilidade que a pessoa tem para o aprendizado de línguas em geral.

Algumas línguas são mais difíceis que as outras, não tenha dúvida! Normalmente, a dificuldade se encontra na distância que elas têm da nossa língua materna. Quanto mais pontos comuns elas têm, mais fácil será a compreensão, logo o aprendizado.

Aprender o mandarim demora mais que aprender o inglês, por exemplo. Acho que nem precisamos justificar o porquê, não é mesmo?

O inglês é considerado uma língua relativamente fácil. A conjugação inglesa é uma das mais fáceis, mas o vocabulário… ele é muito rico e a gramática, às vezes, árdua.

Mas o inglês está em todos os lugares! Tanto que nem aqueles que não conhecem nada, conhecem pelo menos a « base ». As palavras, as construções gramaticais etc. Essa onipresença da língua inglesa na paisagem cria uma proximidade que ajuda na apropriação do idioma.

Mesmo se o inglês é uma língua relativamente fácil, você vai precisar de tempo para aprendê-la.

Fazer amizades inglesas, norte-americanas ensinam muito sobre o idioma e cultura Amigos que falam a língua inglesa podem ajudar muito no aprendizado

Aliás, se você se pergunta: « quanto tempo é necessário para aprender inglês » é porque você já tem consciência de que vai precisar se dedicar dias, meses e anos!

O nível básico em inglês

Acredite! Há pessoas que nunca aprenderam inglês. Ou seja, elas não tiveram aulas do idioma na escola nem em outro lugar. É raro, mas elas existem! Isso porque o aprendizado da língua é obrigatório em todas as escolas.

Mas nós vamos partir do princípio que você teve aulas de inglês, pelo menos na escola. Então, você não está partindo do zero.

Portanto, a maioria das pessoas têm uma certa base. Algumas já esqueceram quase tudo que aprenderam na juventude. Ou seja, cada um tem um nível na língua.

Por isso, a questão « quanto tempo é necessário para aprender inglês » flutua também em função do nível em que partimos.

Uma pessoa que parte do zero vai demorar mais tempo que uma com uma certa base, claro! Quanto mais conhecimento de base, menos tempo para aprender (mas também depende do objetivo: intermediário, avançado, fluente…).

Mas se o fator do nível inicial é evidente e o mais importante, ele está longe de ser o único…

A memória e a facilidade de aprendizagem

Nem todo mundo tem a mesma capacidade de aprendizagem e de memorização. A gente é desigual nesse terreno…

O tempo para aprender o inglês depende da capacidade cognitiva de cada um.

O aprendizado de uma língua requer uma boa memória: você deve aprender listas de vocabulário, regras de gramática, regras de conjugação, sintaxe das frases, etc.

Mas, para te deixar mais tranquilo, saiba que é possível trabalhar a sua memória.

Se você não tem uma boa memória, não é uma fatalidade!

Existem técnicas para melhorar sua capacidade de memorização ou ainda aperfeiçoar seu inglês escrito. Procure saber sobre o tema!

O gosto pelas línguas: um fator determinante

Algumas pessoas adoram as línguas e têm uma facilidade incrível para aprender novos idiomas.

É mais fácil aprender algo que gostamos! Isso é válido para todas as matérias de aprendizagem. O gosto que a gente tem por determinadas matérias é um fator determinante de motivação. A gente quer muito mais e tem uma determinação muito mais forte quando a gente começa a aprendizagem de algo que a gente gosta.

Aprender algo que não nos interessa é muito mais difícil. Você já deve ter tido essa experiência na escola ou recentemente.

Um conselho: para aprender mais rápido o inglês, faça uma lista de todas as vantagens que terá ao dominar bem a língua. Existem muitas! E aqui não é o lugar de fazer essa lista, até porque as razões são subjetivas e dependem de cada pessoa.

Mas se você estiver consciente das vantagens de saber inglês, com certeza ficará mais motivado para aprender. Dessa forma, vai aprender mais rápido!

O ritmo de trabalho e a regularidade

Quando a gente se pergunta: « quanto tempo é necessário para aprender inglês », a gente imagina as respostas do tipo: 3 meses, 6 meses, 2 anos, etc. A gente pensa em termos de meses e anos.

Mas na realidade, é melhor pensar em horas de trabalho. O que quer dizer aprender inglês em 5 anos? Você sabe quanto tempo essa pessoa dedicou para a língua nesses 5 anos? E se outra teve resultados parecidos na metade de 5 anos?

Resumindo, a gente pode ter tido aula de inglês durante 7 anos (na escola, por exemplo) sem saber falar uma palavra de inglês.

Não perca tempo e pratique logo a língua inglesa Tempo é muito precioso e importante para conhecer novos idiomas

Então, é preciso:

  • Refletir em número de horas. Para informação, a gente estima o tempo de 1000 a 1200 horas de trabalho para dominar o inglês partindo do zero.
  • Estudar regularmente: a chave do sucesso não é simplesmente o número de horas de trabalho, mas a regularidade de aprendizagem. Ela é indispensável porque ela permite a memorização do conteúdo. Quanto mais regular, mais a aprendizagem será satisfatória.

Achar o bom método de aprendizagem

Não basta racionalizar em termos de quantidade e mesmo regularidade. A qualidade também é muito importante!

Ela é essencial para a escolha do método de aprendizagem. A questão é a seguinte: como aprender inglês com qualidade?

Existem várias maneiras de aprender inglês e diferentes métodos. É impossível determinar qual é o método mais eficaz.

A eficiência de um método depende das pessoas e de seus mecanismos de aprendizagem. Informe-se sobre os diferentes métodos e tente achar qual é o melhor para você.

Porém, desconfie de métodos supostamente milagrosos (que prometem, por exemplo, o inglês fluente em 3 meses estudando 5 minutos por dia).

Além dos métodos esporádicos cuja qualidade é relativa às pessoas que os utilizam, a gente pode destacar dois métodos globalmente eficazes para todo mundo: estudar ou morar no exterior e as aulas particulares.

Morar em um país anglófono

A gente nunca aprenderá inglês mais rápido que praticando! Você gastará menos tempo para aprender inglês na prática que estudando em livros, manuais, fichas.

Para praticar inglês, não há melhor método que morar em um país onde a língua oficial é o inglês.  Você vai aproveitar de uma imersão perfeita com, por exemplo, aulas de manhã, visitas a museus à tarde e jantar com a família à noite. Os intercâmbios linguísticos são sempre experiências extremamente enriquecedoras e inesquecíveis.

Morar em Londres, Dublin, pode ser a salvação da sua língua inglesa Viajar para um país anglófono é, de longe, o melhor método para saber o idioma

Não somente do ponto de vista do inglês, mas também no plano humano e cultural. Se você se pergunta: « quanto tempo é necessário para aprender inglês? » é porque talvez você tenha urgência em aprendê-lo. A gente disse no começo, aprender uma língua requer tempo.

Se quiser, há várias agências especializadas em intercâmbio como a CI. Você pode criar seu modo de intercãmbio de acordo com suas necessidades, vontades e bolso (apesar que sempre custa caro morar fora…).

Mas para reduzir consideravelmente esse tempo global de aprendizagem, existe um segredo: multiplicar suas temporadas em países anglófonos.

Fazer aulas com um professor particular

Existe outra maneira de exercitar o inglês na prática: fazer aulas particulares.

Essas aulas são ocasiões de troca na língua de Shakespeare.

Mas além disso, as aulas particulares de inglês constituem um complemento ideal para a aprendizagem solitária.

Seu professor poderá te aconselhar de maneira individual, te guiar e fazer recomendações personalizadas que serão mais eficazes para você. Além de poder se deslocar até a sua casa ou dar aulas por Skype.

Nessa perspectiva, você vai se perguntar com certeza: « Como escolher meu professor particular de inglês? ». Superprof tem a dica!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz