Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Valorize a língua portuguesa para encontrar um trabalho

De Carolina, publicado em 05/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Sirva-se do português para arrumar um emprego!

Saber bem a língua portuguesa, mesmo ela sendo nossa língua materna, não é fácil para todo mundo.

Já na infância, o aprendizado do português faz parte da nossa trajetória escolar continuando muitas vezes até o ensino superior.

Porém, não é novidade para ninguém que o ensino no Brasil, principalmente o público, é muito defasado. Não só em português como em todas as matérias: matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês…

O buraco está bem mais embaixo, poderíamos dizer assim. Nós ainda encontramos analfabetos no Brasil, enquanto vários países já erradicaram isso há séculos. De acordo com o G1, 8% dos brasileiros acima de 15 anos eram analfabetos em 2015 (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Sem contar com os analfabetos funcionais, aqueles que reconhecem algumas letras mas não sabem ler textos simples, interpretar textos e fazer cálculos. Aí, os números invertem! De acordo com uma pesquisa do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa realizada no início de 2016, somente 8% da população brasileira sabe ler, compreender e interpretar diferentes tipos de textos, gráficos, contas.

Infelizmente, esse número é uma realidade e reflete a desigualdade social que temos no nosso país.

Por isso, o domínio da língua portuguesa é tão importante na hora de conseguir emprego. Se você já não é considerando um analfabeto funcional como 92% da população nacional, você já tem grandes chances no mercado de trabalho.

Aprenda as regras da gramática portuguesa e encontre um emprego Infelizmente, a população brasileira não domina a sua própria língua por causa da má qualidade da educação e desigualdade social.

É justamente esse último ponto que queremos explorar neste post: se você domina a língua portuguesa, como colocar esse argumento a seu favor na hora de procurar um emprego?

Outra questão importante a ser refletida: para quais áreas é importante ter um bom domínio da língua?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Chances de conseguir um emprego com um português ruim

O português está longe de ser uma língua fácil de aprender. Porém, como dizemos acima, o fato da educação no Brasil ser ruim complica ainda mais o seu aprendizado.

O problema é que somos o maior povo lusófono no mundo! A lusofonia, ou seja, países que falam português conta com 9 países e aproximadamente 267 milhões de pessoas que falam a língua.

O Brasil tem uma população de 202 milhões de pessoas, Moçambique tem 24 milhões, Angola também tem também 24 milhões e Portugal tem 10 milhões (números aproximados). Ou seja, só o Brasil contém mais de 75% dos lusófonos. O que prova que não estamos mandando bem na língua de Camões e Machado de Assis…

Portanto, a língua portuguesa é ser nossa língua materna, mas não é por isso que sabemos usá-la da forma correta. Deveríamos representar melhor nossa lusofonia, já que somos o povo que mais fala a língua no mundo.

Adjetivos, advérbios, verbo pronominais, pretérito-mais-que-perfeito, futuro do pretérito, pronomes, verbos auxiliares, verbos transitivos, intransitivos, objeto direto, indireto, preposição, figuras de linguagem…

Tantas noções gramaticais e léxicas complexas para utilizar e assimilar em português! Até para nós, brasileiros.

É toda essa complexidade que faz com que os lusófonos não tenham um bom nível na língua.

Mas não ache que é só com a gente! Quase todas as línguas de origem latina têm essas mesmas dificuldades: espanhol, italiano, francês, romeno…

Não deixe de visitar as cidades portuguesas Nosso idioma teve origem em Portugal e foi adaptado pelos brasileiros. No exterior, falamos brasileiro, não português, para muitos estrangeiros, sabia?

Erros de ortografia, falta de vocabulário, conjugação errada, linguagem de SMS, whatsapp… Muitas coisas a serem corrigidas se você está procurando emprego!

Mas não tem desculpa! O mínimo erro de português no currículo pode ser fatal! Muitos descartam candidatos com currículos com erros de ortografia, conjugação, etc. Por isso, toda atenção é pouca na hora de redigir o seu CV.

Pense como as empresas: seus empregados são sua vitrine. Então, se você não domina bem a língua, você não dará uma boa imagem para o estabelecimento.

Se seus emails, relatórios, cartas estão cheios de erros, a imagem da empresa pode ser atingida.

Não ter um bom nível de português pode fechar algumas portas no plano profissional.

Se você acha que seu conhecimento na língua não está bom, por que não fazer algumas aulas particulares de português?

Saiba que o português também permite entrar nas grandes universidades do país?

A língua portuguesa no currículo

Como o domínio da língua de Machado de Assis pode estar presente no seu currículo?

Afinal, todos nós sabemos que é importante cuidar da forma e do conteúdo do seu CV para procurar emprego, não é?

Para destacar-se dos outros candidatos, você deve mirar na originalidade. Seu currículo deve ressaltar no meio de tantos outros. Mas atenção para não exagerar na originalidade, ok?

Evite o mau gosto: várias tipos de letras de fontes diferentes, muita cor, muito itálico, negrito…

Mais que a forma, será o conteúdo do CV que vai contar na hora de selecionar os candidatos para as vagas.

É nesse momento que o português perfeito pode fazer a diferença!

Atenção aos erros de ortografia, sintaxe, pontuação… por favor, nada fora do lugar!

Antes de criar o conteúdo do seu currículo, veja aqui 9 conselhos para tornar o seu CV mais atrativo.

O idioma do Brasil tem origem na Península Ibérica A bandeira portuguesa também simboliza a nossa língua que nasceu lá

Neste post, nós estamos mais interessados nas competências linguísticas e o domínio da língua portuguesa:

  1. No começo do documento, escreva uma frase de efeito para se apresentar: vocabulário rico, boa sintaxe e zero erro de ortografia.
  2. A gramática e a conjugação do francês não têm nenhum segredo para você: destaque essa vantagem!
  3. Você fez alguma aula de português? Um teste específico que mostra suas competências na língua? Coloque em seu currículo!
  4. Peça aquele seu amigo craque em português para dar aquela conferida e ver se não tem nenhum errinho.

Falar bem o português na hora da entrevista

Seu currículo sem nenhum erro de português foi selecionado! Agora, você e mais alguns candidatos deverão passar por uma entrevista.

Quem disse que as exigências com o português acabaram? Nada, não se esqueça de falar muito bem o português!

Agora ficou mais difícil de esconder suas falhas na língua. Para o seu currículo, aquele seu amigo bom em português ajudou e corrigiu os seus erros, não foi?

Então, a hora da entrevista é a hora da verdade! Mas saiba que seu amigo também pode te ajudar nessa!

Se estiver inseguro com a língua ou com o que vai dizer na hora da entrevista, ensaiar é o melhor caminho!

Você vai destacar os passos mais importantes no seu trajeto profissional: formações, estágios, empregos anteriores. Além disso, você vai pesquisar sobre a empresa onde quer trabalhar e guardar alguns pontos principais sobre ela.

Escreva isso no papel e fale tudo isso no espelho!

Pense também nas perguntas mais frequentes que os analistas de recursos humanos fazem: por que você deixou tal trabalho? Por que você quer entrar em tal empresa? Por que você acha que é o candidato ideal para vaga?

Ensaie as respostas para todas essas perguntas. Depois, peça a ajuda de seu amigo! Ele pode fazer o advogado do diabo, ou seja, vai te escutar falar, corrigir seus erros de português e rebater algumas perguntas e respostas.

Se você for bom em português, os empregadores também vão notar isso em sua entrevista. Por isso, é sempre importante dominar bem a língua.

Mas há algo que não conta com a competência nem as experiências de trabalho da pessoa: o nervosismo. Por isso, tente controlar a sua ansiedade para não ficar muito nervoso e demonstrar insegurança na entrevista.

O stress também pode provocar brancos na sua cabeça e fazer você

Viu como a língua portuguesa é uma verdadeira arma de marketing?

O idioma também é importante na hora de encontrar trabalho Para ter férias tranquilas, encontre primeiro um bom emprego e fale bem a sua língua!

Para colocar todas as chances do seu lado, veja aqui algumas palavras ou expressões a serem evitadas no dia da sua entrevista:

  • Ansiedade: é melhor não mostrar ansiedade para a pessoa que está te entrevistando. Ela pode pensar que você não aguentaria momentos de pressão no emprego.
  • “Trabalhar em uma empresa onde posso crescer”: você conhece pouco a empresa e não sabe necessariamente se vai ter oportunidades de crescer. Então, evite falar isso caso você quer a vaga que eles estão oferecendo, não uma outra que você nem sabe se ela existe ou não.
  • “Não gostava do meu último emprego”: é muito comum escutar pessoas dizendo que não gostam do seu ganha-pão. Mas não se esqueça, ele é seu ganha-pão e você está se candidatando para outro. Se você demonstrar na entrevista que não gostava do seu anterior, o analista pode pensar que as chances de você não gostar do próximo também são muitas.
  • “Meu único defeito é ser perfeccionista”: esse defeito pode parecer uma qualidade, mas não é verdade. Além disso, é muito artificial dizer que seu único defeito é querer ser perfeito em tudo.
  • “Eu realmente preciso desse emprego”, “estou passando por um momento difícil”: a pessoa que está na sua frente procura alguém que corresponde à vaga. Ela não é assistente social, não quer saber quem precisa mais ou não do emprego.
  • Palavrões: controle o uso dessas palavras porque elas não são bem-vindas no meio profissional.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *