Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Ser professor particular para alunos da pré-escola e do primário

De Giovanna, publicado em 01/05/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como Dar Aulas Particulares ao Público Infantil?

Ao longo dos anos, o segmento de reforço escolar e auxílio escolar à domicílio se tornaram negócios economicamente prósperos.

Para os pais que estão decepcionados com o ensino tradicional e muito ocupados para proporcionar eles mesmo a ajuda na hora da lição de casa de seus filhos, recorrer ao reforço escolar pode ser a escolha ideal. Eficazes, com horários flexíveis e financeiramente acessíveis, estas novas formas de ensino, mais pedagógicas, permitem um acompanhamento mais eficaz do aluno e consolidam seu sucesso escolar.

Atualmente, 1 a cada 5 estudantes do ensino fundamental e 1 a cada 3 estudantes do ensino médio utilizam deste recurso para combater suas lacunas educacionais. 

Entretanto, esta ferramenta complementar de ensino não é voltada somente para os alunos maiores, como os que estão cursando o ensino médio. O pais de alunos que cursam o primário ou mesmo a pré-escola estão desde já recorrendo às aulas particulares.

Vejamos, então, juntos as razões pelas quais muitos estão recorrendo ao reforço escolar para os alunos mais jovens…

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Há professores particulares para crianças na pré-escola?

O mercado do reforço escolar está em pleno crescimento, existem hoje professores particulares para crianças desde a pré-escola.

Auxílio didático para crianças. Alguns pais optam pelo reforço escolar desde a pré-escola.

Desde pouca idade, estes jovens alunos podem usufruir de uma ajuda especializada que suprirá suas lacunas enquanto estudante do sistema de ensino tradicional.

Ao combinar aulas lúdicas e educativas, o objetivo dos professores particulares é de fazer com que este momento seja recreativo para a criança! Na realidade, o objetivo não é, primeiramente, adicionar mais uma pressão ao aluno, mas, ao invés disso, de acompanhar cuidadosamente seu progresso esperado durante as aulas de forma a desenvolvê-los e instruí-los.

Aprender a ler, primeiro contato com a matemática ou mesmo o desenvolvimento de jogos psicomotores, as atividades propostas são variadas e permitem um acompanhamento real e personalizado da criança. Muitos psicólogos afirmam que este período de aprendizagem é importantíssimo para o sucesso escolar dos alunos!

As aulas em casa podem, portanto, preparar melhor a criança a se adaptar ao meio escolar e a ter todas as ferramentas necessárias para quando iniciar a escola primária.

Os professores seguem um programa educativo baseado no sistema de ensino nacional para delimitar as principais necessidades dos alunos na pré-escola. Desta forma, os domínio de aprendizagem são abordados:

  • a linguagem
  • o desenvolvimento psíquico
  • a arte
  • a exploração do mundo
  • a formação do pensamento

O reforço escolar permite, também, que a criança crie uma nova abordagem construtiva junto ao adulto e que elas desenvolvam suas emoções racionais.

Assim, onde os pais podem encontrar estes professores particulares? Procure um estabelecimento de ensino privado para que você possa conhecer os profissionais e escolher a dedo o mais adequado de acordo com as necessidades da criança.

Para contratar um professor particular você deverá desembolsar cerca de R$50 a R$100 por hora.

Aulas particulares para suprir as lacunas do ensino primário

Em relação ao ensino da escola primária, no Brasil temos alguns sinais de que o aluno ainda conclui seus estudos e não se encontra totalmente preparado para prosseguir seus estudos sem problemas.

Segundo os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB (2015), o Governo Federal pode constatar que o desempenho dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental são satisfatórios, porém, para os anos finais do mesmo período (9ª série) os mesmos alunos já possuem rendimento abaixo do esperado.

Além de problemas institucionais, o mau desempenho dos alunos também pode ser um reflexo do tempo que ele passa na escola e como este tempo é aproveitado.

Uma criança no ensino fundamental passa, no mínimo, 800 horas por ano dentro da escola. Talvez, atividades focadas na necessidade do aluno não tenham destaque, pois existem um currículo a ser cumprido.

Auxílio pedagógico para crianças. A adaptação ao ritmo da escola primária pode ser muito difícil.

O ensino oferecido pelos professores também contribui para o desempenho do aluno, pois com um currículo extenso e salas superlotadas, não é possível que os professores acompanhem seus alunos tão de perto. Sendo assim, muitas vezes os alunos voltam para casa com dúvidas.

Frente a este problema, mais e mais pais recorrem ao reforço escolar. Professores particulares podem dedicar mais tempo e atenção a cada aluno. É possível seguir o progresso do aluno passo-a-passo, observar mais cuidadosamente as dificuldades de cada um e solucioná-las.

Dispondo igualmente do programa escolar nacional, estes professores estão qualificados a se concentrar nos aspectos de aprendizagem essenciais para a escola primária.

Observando as lacunas do ensino tradicional, a demanda dos pais por professores do nível primário tem crescido. Diante desta grande procura, existe uma grande parcela de professores diplomados que passaram a se dedicar ao reforço escolar particular, pois este permite uma conexão real entre o professor e o aluno e a utilização de uma pedagogia personalizada.

Recorrer a um professor nessa idade permite preparar a sequência de estudos da criança. Pois, por que não, em seguida, continuar com as aulas particulares no ensino fundamental ou aulas particulares no ensino médio.

A ensino primário, uma fase determinante na alfabetização da criança

A escola primária se mantém hoje como uma etapa essencial à formação do aluno, pois é durante este período especial que o a criança aprende a ler e escrever!

Abordado desde a pré-escola, porém aprofundado durante o primário, o ensino da linguagem passa pela fonologia, o desenvolvimento do vocabulário e o conhecimento do alfabeto.

Durante as aulas, os alunos aprendem as particularidades da língua portuguesa (com destaque para a gramática e a ortografia) que se revelam cruciais durante seu percurso escolar.

Entretanto, a alfabetização das crianças muitas vezes não está completa após sua saída da escola primária. Com o alto número de alunos com lacunas na compreensão da língua portuguesa, os pais estão preocupados com o sucesso escolar de seus filhos.

Este aprendizado determinante pode ser melhorado dentro de casa: quando nós mesmos propomos pequenos exercícios adaptados; os pais podem contribuir com um complemento ao sistema educativo tradicional.

Exercícios de escrita, textos para leitura… existem muitas lições de casa que podem ser aplicadas em casa, porém os pais nem sempre tem tempo para se dedicar a isso.

Auxílio didático para alunos com dificuldades. As aulas particulares ajudam a evitar a evasão escolar.

Desta forma, as famílias podem recorrer às aulas particulares que ajudarão suas crianças a suprir as lacunas da educação tradicional.  Além da ajuda ao dever de casa, professores propõem exercícios complementares aos dados em sala de aula. Eles garantem pluralidade dentro das competências ensinadas e ajudam os alunos a melhorarem a memória, atenção e curiosidade.

O analfabetismo também é um problema para os jovens, pois são mais de 800 milhões de analfabetos em todo o mundo.

No Brasil, são mais de 17 milhões de cidadãos brasileiros com mais de 15 anos que não sabem ler ou escrever, de acordo com dados do Governo Federal.

Para combater este problema educacional, é necessário tomar medidas preventivas desde a educação mais básica da criança. Com ajuda em casa e aulas particulares, os pais podem garantir um futuro melhor a seus filhos e complementar seus estudos que muitas vezes são incompletos nas escolas.

É possível contar com reforço escolar em casa para vários assuntos: história, matemática, línguas, etc.

Você sabia que é possível ter aulas particulares durante a universidade?

 Seguindo o programa nacional de conteúdo escolar

Assim como o professor tradicional, o professor particular deve estar de acordo com o programa nacional de conteúdo escolar. Seguindo o currículo já ensinado pela escola, o professor particular poderá, então, continuar o ensino do aluno de forma eficaz, sempre se baseando nas dificuldades que ele encontra em sala de aula.

Os desafios da Matemática, Língua Portuguesa e História

Matemática, Língua Portuguesa e História são matérias que requerem muita atenção dos alunos e, consequentemente, dos pais. Ocupam a maior parte da carga horária nas escolas e as dúvidas em relação a seu conteúdo são esperadas.

Matemática

Em relação à Matemática, o ensino inicial está focado na escrita dos números.  Sendo assim, o objetivo é reforçar os fundamentos da matemática em casa antes que o aluno evolua o aprendizado em sala de aula.

É importante verificar com a criança o seu conhecimento em relação às operações matemáticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) para que ela não se esqueça de nenhum aspecto. Se professor e aluno fundam bases sólidas de aprendizado, muito dificilmente este aluno terá dificuldades quando o conteúdo se tornar mais complexo.

Para crianças do primário, algumas bases de geometria e espaço podem ser introduzidas no programa de ensino, contribuindo para o melhor desenvolvimento cognitivo do aluno.

Língua Portuguesa

Quanto à Língua Portuguesa, esta continua a ser uma matéria importantíssima aos professores particulares, pois durante a pré-escola e as primeiras frases completas da criança, as habilidades comunicativas já podem começar a ser desenvolvidas.

Desta forma, o professor deve garantir que o aluno consiga se expressar verbalmente de forma correta, assim como em relação à escrita. Exercícios de escrita e apresentação de vocabulário novo também podem contribuir para o aprendizado do jovem aluno.

Aulas particulares para tiras dúvidas. Adiantar-se na solução das dúvidas dos alunos fará com que você ganhe tempo no aprendizado.

A importância de incentivar a leitura e a escrita

A prática regular da leitura pode ser um ferramenta decisiva para o aprendizado correto da Língua Portuguesa. Esta habilidade contribui para o encadeamento correto das palavras e melhoram a fluidez da fala e escrita.

Com ela e com o acesso a diferentes materiais de leitura, como livros, revistas, etc. o aluno entra em contato com novas palavras, diferentes formas de escrever e com um idioma muito mais acessível a ele.

Além disso, incentivar a escrita à mão é algo muito benéfico se considerarmos a facilidade com que escrevemos errado em nossos smartphones, computadores e outras ferramentas eletrônicas. Ter a real dimensão do seu idioma pode ser obtido através do contato direto, com erros e acertos na hora de ler e escrever.

História

Além da Matemática e da Língua Portuguesa, a História é não somente uma matéria crucial, mas uma ferramenta importante para a criação da noção de tempo, formação da capacidade crítica e memória.

O papel do professor nesse momento é trazer ao aluno as repostas às suas dúvidas em sala de aula e incentivar a abordagem crítica dos acontecimentos. Fazer com que o aluno reflita minimamente sobre os acontecimentos e o que ocorre ao seu redor, mas sempre respeitando a idade do aluno e seu nível de conhecimento.

Em conjunto com o sistema educacional tradicional, o acompanhamento individual e as aulas em casa, os jovens alunos poderão ter um maior apoio em sua jornada de aprendizado e maiores chances de sucesso em sua carreira escolar.

Quando novas matérias forem adicionadas ao currículo, eles estarão bem preparados para avançar em seus estudos.

Assim como os mais jovens podem ter aulas de reforço em casa, saiba que existem aulas particulares para idosos!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *