A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

É possível ser professor particular por videoconferência?

Par Carolina le 10/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares pela webcam?
Table des matières

Você já sabe como encontrar alunos para dar aulas particulares em domicílio.

Sua agenda já está cheia. Você dá aulas quase todos os dias e para pessoas de diferentes níveis (do primário ao ensino médio), para diferentes diplomas (de ensino médio, graduação, curso técnico) ou prepara alunos para o vestibular e concursos públicos.

Porém, há um problema. Você deve mudar e seus deslocamentos para as aulas semanais vão te fazer perder tempo e dinheiro.

Seus alunos vão estar muito longe para que você possa continuar suas aulas em domicílio.

Você será obrigado a indicá-los para outro professor particular, ou… você poderá dar aulas à distância!

Não importa qual aula você vai dar: aula de matemática, física, química, português, inglês, espanhol, música… é sempre possível dar aulas pela webcam!

Mas como?

É o que vamos ver ao longo deste post. No final, além de já poder dar aulas particulares, você poderá dar aulas à distância pela webcam e aumentar sua clientela!

Informe-se sobre o universo das aulas online

Nada mais flexível que trabalhar pela internet Seu escritório é na praia? Se você der aulas online, por que não?

Convenhamos, nós não vamos dar aulas para a universidade à distância como muitas o fazem atualmente. Nós vamos dar aulas de português, ciências, matemática, física, química, inglês, música…

Antes de começar, saiba quais ferramentas são indispensáveis:

  • um computador: ter uma câmera e um microfone para gravar suas aulas e ver seus alunos no computador, tudo é possível como em uma aula presencial
  • boa conexão internet: para as aulas não serem cortadas a todo o momento e para que ela seja compreensível
  • Skype: esse aplicativo permite ligar em videoconferência a partir de um computador, tablet ou smartphone. Baixe-o gratuitamente, crie uma conta e peça seu aluno para fazer o mesmo. Pronto, vocês já podem começar a aula
  • FaceTime (se tiver um iPhone, iMac ou Mac), whatsapp, e vários outros softwares permitem a chamada em vídeo. Você pode testar qual é o melhor para você e seu aluno.
  • Paypal: para os pagamentos à distância, nada melhor que o Paypal. Simples, rápido, gratuito e seguro. Todo mundo é capaz de utilizá-lo e nada mais fácil para receber o pagamento de suas aulas particulares sem precisar de criar um boleto

Se você já tem sua clientela estabelecida, sem problemas! Basta você propor suas aulas à distância para substituir as aulas em domicílio.

Porém, se você está começando no universo das aulas particulares, dê uma olhada no nosso post: « como encontrar alunos para dar aulas particulares ».

Várias plataformas permitem dar aulas particulares online e encontrar alunos. Não se esqueça que você também pode propor suas aulas no Superprof!

Basta marcar « pela webcam » quando tiver que determinar o local das aulas.

O preço das aulas pela webcam é mais barato?

No Superprof, é você que fixa o preço de suas aulas. A gente constata que as aulas dadas pela webcam não são mais baratas que as dadas em domicílio.

Por exemplo, na pesquisa: « aula de inglês » em Belo Horizonte, as aulas em domicílio são em média R$ 50 e as aulas dadas pela webcam são em média R$ 70. Você vai sair ganhando!

Você pode mesmo fazer curso com um nativo da língua que quer aprender Vários professores estão disponíveis presencialmente e pela webcam

Ainda mais, você pode beneficiar de várias vantagens:

  • nenhuma perda de tempo nos transportes públicos ou nos engarrafamentos: que felicidade! Você não ficará preso nas filas intermináveis nos momentos de pico de saída da escola, justamente a melhor hora para dar suas aulas particulares! Basta você sentar na frente de seu computador na sala de sua casa ou no escritório e esperar que seu aluno entre em casa para as atividades extra escolares
  • mais econômico: você não vai precisar mais comprar tantas passagens ou vai diminuir os gastos com combustível! Você ainda não vai precisar pagar o estacionamento perto da casa de tal aluno
  • acabou-se o problema da distância: você poderá dar aulas onde quiser. Você estará no Rio de Janeiro e seu aluno em Xangai na China. Bom, se o problema do espaço foi resolvido, o do tempo não foi. Por isso, fique atento ao fuso horário de alguns países para não dormir no ponto em suas aulas internacionais (por que não?)
  • mais flexibilidade: se sobrar aquela 1 horinha entre a hora do almoço e seu compromisso às 15h, você pode dar aula para seu aluno sem precisar de se preocupar com o tempo de deslocamento. E se seu aluno estiver de férias fora de sua cidade, mas tiver tomado recuperação, você também pode dar aulas para ele via webcam. Isso também funciona caso estiver viajando para o trabalho, por exemplo.

Agora que você já sabe quanto custa suas aulas particulares, você sabe onde lecioná-las?

Aulas particulares pela webcam são eficientes?

Não deixe para amanhã para começar a aprender do sofá de sua sala! Cursos pela webcam pode ser o fim de sua luta para melhorar seu espanhol!

Você pode encontrar pessoas céticas a eficiência das aulas particulares.

A gente pode resolver esse problema propondo a primeira aula gratuita. Com isso, o aluno poderá avaliar a qualidade de sua aula sem compromisso.

Esse método também é um jeito de testar se a aula à distância funciona ou não para seu aluno e para você.

Mas o que diferencia uma aula presencial de uma aula online? Ok, você não estará do lado de seu aluno. Mas você vai vê-lo e escutá-lo de qualquer forma. Isso é o mais importante! Você vai poder conversar com ele, trocar dicas e experiências como em uma aula presencial.

A gente pode pensar que estar na frente de uma tela pode distrair o aluno e permitir que ele faça outra coisa e não prestar atenção na aula. Mas, na verdade, a aula presencial não impede isso… Pode acontecer do aluno estar na sua frente mas… no mundo da lua! Além disso, a aula pela webcam não impede que você troque informações com ele.

Nathalie Alonso testou uma aula de inglês por Skype e disse ao site francês Cadreemploi: « Finalmente, eu tive uma surpresa muito agradável com esse método: sem precisar me deslocar, eu pude fazer uma aula de conversação no meu horário de almoço entre duas reuniões ».

Então, esse método se encaixa perfeitamente para pessoas que são muito ocupadas ou não querem receber um professor em casa. Além disso, ele permite dar aulas sob medida para cada aluno!

Não podemos esquecer do essencial: a eficiência e o sucesso das aulas dependem da motivação do aluno. Como para as aulas particulares em domicílio, não é?

Investir em um material de som e imagem de boa qualidade

Um bom equipamento é investimento certo para o professor particular « Telefone sem fio » é melhor que o microfone do seu computador

Preste atenção em alguns detalhes antes de dar aulas particulares à distância:

  • conexão internet: saiba se na sua cidade há um bom provedor. Não fique em dúvida entre o plano mais barato e o mais caro se o segundo garantir uma internet melhor. Além disso, seu aluno também vai precisar de ter uma boa conexão, se não, a aula via Skype não será possível…
  • comunicação: a gente comunica de maneira diferente com alguém que está do nosso lado e com alguém que está na frente do computador. Isso pode ser um problema para seu aluno no começo. É uma outra maneira de ser acompanhado e isso requer um tempo de adaptação, mas por que não?

Portanto, é indispensável investir em um material de imagem e áudio de boa qualidade. Isso também faz parte das etapas para se tornar um professor particular.

Na verdade, a webcam do seu computador talvez não seja boa o suficiente nem o microfone integrado. Um bom microfone que não capta todos os ruídos da sua casa faz toda a diferença! Imagine se o cachorro do vizinho não parar de latir logo na hora que você vai dar sua aula particular por Skype?

Nossas dicas?

  • Investir em uma webcam separada de seu computador de boa qualidade. Imagens boas são essenciais para aulas de violão, piano, violino, bateria. Além disso, a vantagem é que você pode posicionar sua câmera onde quiser para o aluno ver melhor quando estiver tocando.
  • Se você tem uma câmera que filma em boa qualidade, você pode conectá-la ao seu computador e fazer as imagens através dela.
  • Compre também um fone de ouvido com microfone, headsets, de preferência sem fio. A vantagem de ter o microfone perto da boca é que você terá menos ruídos externos que vão afetar a qualidade da aula.

No momento de escrever o seu anúncio online, mencione também a qualidade do seu material!

Vantagens do computador no decorrer da aula

Nas aulas particulares em domicílio, seus principais aliados são os livros didáticos, exercícios e os papéis em geral. Mas para suas aulas à distância, várias ferramentas vão te ajudar a melhorar seu método e vão ser rapidamente indispensáveis:

  • Compartilhar tela: no Skype, é possível compartilhar sua tela com o seu aluno. Assim, durante uma aula de matemática, por exemplo, você poderá mostrar exercícios de curvas ou de geometria complexos sem problema!
  • Google Doc: uma das maneiras mais simples de compartilhar documentos. Além disso, ele permite que você crie pastas e compartilhe com diferentes alunos. Para se conectar, é preciso ter uma conta no Gmail. O aluno e o professor podem escrever no documento word ao mesmo tempo. Ideal para fazer os exercícios juntos e corrigi-los em tempo real.
  • email e aplicativos com Whatsapp: se seu aluno deve te enviar algum exercício, nada mais prático que um email. Se não, o aluno pode tirar uma foto do exercício feito à mão e enviá-la pelo Whatsapp.
  • Geogebra: muito útil para os matemáticos e para ensinar geometria para a construção de figuras complexas e de curvas.

Luz, câmera, ação?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz